Ir ao conteúdo

Processador TDP 125W em placa mãe com TDP 95W

rsjhon

Posts recomendados

Postado
Olá galera, então estou tentando resolver uma coisa aqui, faço manutenção em uma lan house que tem pcs com placas mães com suporte a precessadores de TDP 95W, só que na época eu não havia o conhecimento sobre os TDPs e acabei instalando processadores com TDP 125W, assim como muitos relatos, no inicio não havia problemas, mas depois de um ano ocorreu muitos, travamentos ocorre de vez em quando em máquinas com esses processadores por causa da alta temperatura, sem a placa mãe dando o suporte adequado.

Então a pergunta é: Tem como amenizar isso? Diminuir o calor gerado pelo processador? A dminuição da frequencia dos precessadores é uma boa pra ajudar?

Ah, os pcs são ajudados com ar condicionados e eles tem uma boa refrigeração pois tem dois coolers de 12 cm na leteral e mais servindo como exaustor na traseira. Imagino que se num tivesse isso, os problemas ocorreriam bem mais cedos.
No aguardo da ajuda de vocês, desde já agradeço.
Postado

Olá galera, então estou tentando resolver uma coisa aqui, faço manutenção em uma lan house que tem pcs com placas mães com suporte a precessadores de TDP 95W, só que na época eu não havia o conhecimento sobre os TDPs e acabei instalando processadores com TDP 125W, assim como muitos relatos, no inicio não havia problemas, mas depois de um ano ocorreu muitos, travamentos ocorre de vez em quando em máquinas com esses processadores por causa da alta temperatura, sem a placa mãe dando o suporte adequado.

Então a pergunta é: Tem como amenizar isso? Diminuir o calor gerado pelo processador? A dminuição da frequencia dos precessadores é uma boa pra ajudar?

Ah, os pcs são ajudados com ar condicionados e eles tem uma boa refrigeração pois tem dois coolers de 12 cm na leteral e mais servindo como exaustor na traseira. Imagino que se num tivesse isso, os problemas ocorreriam bem mais cedos.

No aguardo da ajuda de vocês, desde já agradeço.

Olá!

Uma coisa que deve ajudar bastante a coitada da placa mãe, é substituir o cooler box, já que eles ficam soprando o ar quente do dissipador do cooler na direcão da mobo. 

Vai gastar uns R$40,00 por máquina pra colocar pelo menos um cooler genérico.

Outra coisa que pode ajudar, teria que testar pra ter certeza, e inverter a rotação do cooler box para ele puxar a caloria longe da mobo.

• Moderador
Postado

Olá!

Uma coisa que deve ajudar bastante a coitada da placa mãe, é substituir o cooler box, já que eles ficam soprando o ar quente do dissipador do cooler na direcão da mobo. 

Vai gastar uns R$40,00 por máquina pra colocar pelo menos um cooler genérico.

Outra coisa que pode ajudar, teria que testar pra ter certeza, e inverter a rotação do cooler box para ele puxar a caloria longe da mobo.

O processador aquece muito. Inverter o sentido do cooler dele seria muito arriscado. Baixar o clock certamente reduz a temperatura, mas não atrapalharia o desempenho no uso da Lan? A solução ideal seria mesmo um cooler mais eficiente, já que trocar por um processador recomendado ficaria inviável.

Postado

O processador aquece muito. Inverter o sentido do cooler dele seria muito arriscado. Baixar o clock certamente reduz a temperatura, mas não atrapalharia o desempenho no uso da Lan? A solução ideal seria mesmo um cooler mais eficiente, já que trocar por um processador recomendado ficaria inviável.

Inverter a rotação do cooler é um mistério, varia muito, depende de gabinete, fluxo de ar em geral, processador e cooler. Pode ser um tiro no pé e ter que reverter o processo, ou pode ser milagrosamente eficiente, como já vi relatos de queda de 12 graus na temperatura. Arriscado não é, o que não pode fazer é inverter a rotação, fechar a máquina e dispor ela para ser usada sem fazer testes primeiro.

Baixar a tensão provavelmente vai diminuir a performance, mas é uma questão de "quanta performance a máquina precisa para rodar todos os jogos oferecidos de maneira agradável"

Postado

Valeu ae pelas respostas...

Então inverter o cooler do precessador também não acho uma boa... Pra explicar melhor pra vocês são dois coolers de 120mm na lateral jogando ar para dentro (na direção do processador e da placa de video) e um de 90mm na traseira jogando pra fora e imagino que o cooler de 120mm da fonte tb ajude no processo de jogar o ar pra fora. Foi um processo que até eu fiz me baseando em um tuto que tem aqui no clube de hardware.

E se diminuir o clock vai diminuir muito a performance, olha, o mais provavel que não, os processadores de tdp 125w que estão instalados são os phenom II x4 965 e 970 que possuem clocks que variam entre 3,4ghz e 3,5ghz. E ainda o pessoal jogam games leves, é mais combat arms, crossfire, point blank, warface...

Postado

Valeu ae pelas respostas...

Então inverter o cooler do precessador também não acho uma boa... Pra explicar melhor pra vocês são dois coolers de 120mm na lateral jogando ar para dentro (na direção do processador e da placa de video) e um de 90mm na traseira jogando pra fora e imagino que o cooler de 120mm da fonte tb ajude no processo de jogar o ar pra fora. Foi um processo que até eu fiz me baseando em um tuto que tem aqui no clube de hardware.

E se diminuir o clock vai diminuir muito a performance, olha, o mais provavel que não, os processadores de tdp 125w que estão instalados são os phenom II x4 965 e 970 que possuem clocks que variam entre 3,4ghz e 3,5ghz. E ainda o pessoal jogam games leves, é mais combat arms, crossfire, point blank, warface...

É então complicou.. Experimenta comprar um cooler pra uma máquina e ver no que resulta. Acho que, infelizmente, vai ser a opção mais barata para resolver o problema.

Postado

Eu nunca passei por isso, mas eu acho que a única solução seria fazer um undervoltage nesses processadores, porque rodar assim não só força a placa-mãe, diminuí a vida útil, causa travamentos, como você corre o risco de queimar. A dissipação de calor é o de menos na minha opinião. Não?

Postado

Sim, diminuir a tensão do vcore deve ajudar bem, ao menos a temperatura é certo cair, creio que isso também alivie a placa mãe.

Eu usei por bastante tempo um phenom x2 como x4 e com vcore mais ou menos uns 0,5 V menor.

Postado

Valeu galera, vou tentar o lance do undervolt, ai vou ficar monitorando pra ver se diminui muito a performance, porque no caso já diminui um pouco o clock.

Postado

Que condição difícil de uso, em! Placa mãe que não suporta o TDP, cooler stock bem mediano e o calor do verão pra atrapalhar na situação! Espero que esteja usando uma fonte de boa qualidade(algo que seria ainda mais útil nessa situação em que você se depara com tantos travamentos e reinícios automáticos nos PCs) seus PCs da Lan House...

Você poderia tentar dar underclock+undervolt no seu processador pra deixar as características dele iguais aos do processador da mesma cartegoria com o TDP de 95W. Os phenoms iriam a frequência de 3.2Ghz-3Ghz, que é a frequência dos Phenom II mais fortes de 95W(modelos 945 e 955). Faça um teste de estabilidade nos Phenoms nas frequências entre 3,2-3Ghz pra ver a que ponto eles ficam estáveis. Configure os FAN profiles na BIOS pra "agressive", "turbo", "performance" ou qual opção indicar a rotação mais forte do cooler do PC pra esse teste.

...Inverter o cooler é uma ideia genial, mas vai lá saber se dá certo, não?...

Postado

Galera então, os processadores já se encontram em 2.8GHz, fui ver o lance do v-core, fiz vários testes e um deles foi: colocquei v-core a 1.15, tava de boa com alguns testes feitos, coloquei crysis pra rodar, estava com alguns travamentos, coloquei em qualidade média, ficou bom e a temperatura não ultrapassava 51ºC. Depois de algum tempo testando, acabei deixando 1.2 o v-core com clock a 2.8ghz, a temperatura chega a no máximo 54ºC. 

Agora é esperar pra ver como vai ser com o tempo, gostaria que o adm deixasse um tempo o tópico aberto pra eu postar os resultados, se a mobo aguentou, se queimou, se continua de boa, sem travamento nenhum, esse tipo de coisa | Assim adicionando mais experiencias aos envolvidos que aqui participaram.

E vamos ter a resposta se DEU CERTO OU NÃO DEU CERTO hehe.

Postado

Com mais calma dá pra botar eles nos 3,2Ghz sem ter que nem mexer no FAN profile ou dar undervolt. Se achar pouca a velocidade do PC(Acreito que nesta configuração em 2.8Ghz você já não vá mais ter problemas com calor e travamentos), dá pra tentar subir mais a velocidade. Você só não pode ultrapassar o limite dos 62 gráus pra temperatura do processador, e não deve usar o processador com o Vcore baixo demais.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!