Ir ao conteúdo

Estabilizador e Fonte - duvida na tensão 110 e 220v

Silvio Fischer

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas,

Comprei esse estabilizador: http://www.enermax.com.br/produtos/prod_exs.html

o que acontece, percebi que ele é só monovolt, ou seja, só 220v. Até hoje eu usava modem que transformava a tensão em 110v e ligava ela na minha fonte na opção 110v.
Minha fonte tem a opção de 220v, para eu não ficar sem usar o estabilizador novinho e que promete mais segurança que meu antigo estabilizador, eu posso por minha fonte na opção de 220v? Meu pc não sofrerá nenhum dano?

Tenho uma dúvida tremenda, comprei a ***** do estabilizador monovolt em 220v e to nesse medo de ligar tudo em 220v.

Agradeço a ajuda de todos!

Postado

o certo mesmo seria nem você ter gasto dinheiro comprando estabilizador q isso é gasto de dinheiro em vão... basta você comprar um bom filtro de linha e ligar tudo nele, tá mais do que protegido contra tudo

agora é comprar um filtro de linha bom, nao aquelas reguas de 10 reais no centro da cidade..

veja um topico sobre essas questoes aqui mesmo no Clube do Hardware

Postado

Só que eu já comprei o estabilizador não posso agora por outro motivo jogar ele fora, não to achando dinheiro no lixo. Queria saber se eu ligando tudo em 220v, se rodaria normal meu pc.

Postado

O texto é gigante, não teria como você me responder mais resumidamente a minha dúvida? Queria só saber se na minha energia de 220v, ligar meu estabilizador 220v na minha fonte na opção 220v, se vai ligar tudo normal.

Vou resumir pra você: estabilizador danifica a fonte do PC e não deve ser utilizado. Simples assim.

Tire o estabilizador fora e ligue a fonte direto na tomada. Antes de fazer isso, garanta que a chave de seleção da fonte está mostrando o valor correto da sua tomada (se sua tomada for 220v, a chave de seleção da fonte tem que aparecer 220).

Postado

Puts, Tenso eu ter jogado 150 reais fora, no site do estabilizador ele fala que Proteger contra os distúrbios no fornecimento de energia elétrica que provocam danos aos equipamentos.Solucionar problemas de variação de tensão – muito alta (sobretensão) ou muito baixa (subtensão) – da rede. Essa proteção é importante, pois a má qualidade no fornecimento de energia pode causar perda de dados ou destruir equipamentos.

Postado

Todos os vendedores/fabricantes de estabilizadores colocam essa historinha ai. Desconsidere e tente devolver o estabilizador e trocar por outra coisa da loja. Recomendo pesquisar antes de comprar algum componente voltado para informatica.

Postado

Sempre usei ate hoje estabilizador e nunca perdi fonte alguma com ele... de toda forma, existe uma oscilação gigante na energia da minha casa, acredito que ligar direto na tomada não seria uma boa solução, meu estabilizador sempre fica dando aqueles estalos mostrando oscilação de energia...

Postado

Só que eu já comprei o estabilizador não posso agora por outro motivo jogar ele fora, não to achando dinheiro no lixo. Queria saber se eu ligando tudo em 220v, se rodaria normal meu pc.

Tente devolver onde comprou. Você tem direito a isso pelo código de defesa do consumidor (se não passou muito tempo, claro). 

Agora, quanto à jogar dinheiro no lixo, pode saber que o custo para trocar os possíveis componentes danificados pelo estabilizador passará fácil de R$ 150,00. 

Postado

Sempre usei ate hoje estabilizador e nunca perdi fonte alguma com ele... de toda forma, existe uma oscilação gigante na energia da minha casa, acredito que ligar direto na tomada não seria uma boa solução, meu estabilizador sempre fica dando aqueles estalos mostrando oscilação de energia...

Meu tio fuma a 20 anos e também nunca morreu...

Se você lesse o link que te passamos veria que é exatamente esse estalo que mata sua fonte. você tem que se preocupar com oscilação de tensão com a geladeira, com o microondas, com qualquer outra coisa, menos com o PC. Sua fonte resolve tudo isso aí tranquilamente.

Se você quer proteção, tem que usar um filtro de linha (já foi recomendado aqui varias vezes) com proteção contra surtos de energia, piois é isso que queima seu PC.

Postado

Se a fonte for razoavelmente competente, ela mesma dará conta de ajustar isso internamente. 

O que ocorre, é que a fonte, por ser um dispositivo eletrônico, percebe e arruma essa diferença MUITO mais rápido do que o estabilizador, que é eletro-mecânico. 

Ou seja, a fonte percebe a variação e arruma. Depois de um tempo, o estabilizador percebe a diferença, e arruma de novo. Assim, a fonte percebe mais uma variação, causada pelo estabilizador, e vai lá arrumar de novo. Isso sem contar que os "tlec tlec" dos estabilizador causam uma bela de uma porrada de energia na fonte que, com o tempo, vai acabar estragando. 

Resumindo de maneira simples, é basicamente isso. 

Postado

Sim, estou fazendo isso.. na verdade eu tava vendo agora como trocar o estabilizador por uma fonte de pelo menos 500w real, que transmita segurança, mas no site da americanas.com aonde comprei o estabilizador não vende essa fonte, por que noa confio na minha que é meio genérica, entendem o medo? Por que tenho 2 pcs, uma com uma fonte de 500w real preta, com um cooler gigante e cabos todo protegidos, e uma com essa fonte genérica, é ela que tenho medo, mesmo assim é mais recomendável ligar direto no filtro de linha?

Postado

Sim, estou fazendo isso.. na verdade eu tava vendo agora como trocar o estabilizador por uma fonte de pelo menos 500w real, que transmita segurança, mas no site da americanas.com aonde comprei o estabilizador não vende essa fonte, por que noa confio na minha que é meio genérica, entendem o medo? Por que tenho 2 pcs, uma com uma fonte de 500w real preta, com um cooler gigante e cabos todo protegidos, e uma com essa fonte genérica, é ela que tenho medo, mesmo assim é mais recomendável ligar direto no filtro de linha?

Primeira coisa: não existe essa de "watts real". Isso é um péssimo vício de linguagem usado por vendedores que querem empurrar fonte porcaria pra comprador desavisado (o mesmo que deve ter feito usar estabilizadores).

Segundo: nenhuma fonte precisa de estabilizador. Vale lembrar que isso também vale para TV's e afins, que possuem fontes internas.

Terceiro: fonte genérica não é recomendado. Mas provavelmente você não precise de tanta potência. Se quiser recomendação de fontes, poste sua configuração.

Postado

Então, eu fiz uma grande *****, tudo ta sendo um grande rolo na verdade, por que sou super inexperiente. Ganhei esse estabilizador, não sabia que era monovolt (220v), liguei ele numa fonte, só que a fonte tava em 110v, resumindo, queimou ela, era uma fonte boa, preta, com um cooler enorme, com cabos protegidos e parecia bem organizado, comprei na epoca por 180,00, ela dizia ser 500watts real,  pelo visto percebo que ando sendo roubado. Pois bem, queimou ela, e ai que eu tinha essa outra fonte guardada genérica, por que não to podendo comprar nada agora.

Meu pc é um core i5, eu tinha comprado a fonte de 180 reais por que eu tinha comprado uma placa de vídeo de 256 bits (que ainda estou pagando), e ai precisava de uma fonte melhor, já com essa fonte genérica, eu nem ligo a placa de vídeo e agora vocês dizendo que  eu ligue direto na tomada, é que não vou ligar mesmo.

• Membro VIP
Postado

Bróder, leia o tópico que passei no meu post anterior, não estou dizendo para ler todo o artigo, mas leia o tópico(pode ir para o final dele se quiser), lá há muitos relatos iguais ao seu, e com as dúvidas respondidas. 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!