Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um computador pela primeira vez


miramez

Posts recomendados

Pessoal, procurei pela melhor categoria a fim de postar este tópico, e não achei outra mais específica. A questão é:

vou montar um computador pela primeira vez, e gostaria de ter em mente o que devo saber para evitar erros, e fazer a coisa certa. Podem me ajudar?

 

 

Gabinete:  CoolerMaster Storm Scout II

Fonte:  Corsair HX650

Cooler:  Zalman CNPS9900

Ventoinhas adicionais:  2 CoolerMaster XtraFlo 120mm 4pin.

Memória:  Kit Dual Channel - 8gb (2x4) Kingston HyperX 1866mhz

HDD:  1Tera HD Híbrido (sshd) Seagate 7200rpm 64mb

SSD:  Corsair Neutron GTX 120gb

Vídeo:  nVidia GeForce GTX650 1ghz

Processador:  Core i7-3770 LGA1155

MB: Asus P8Z77-V WiFi LGA1155

 

Pois bem...  nunca montei um pc. Porém, não sou completamente leigo. Minhas principais dúvidas:

 

1. Como montar a MB e plugar os cabos dos outros dispositivos corretamente.

2. Procedimento para atualizar a bios com segurança

3. Se é necessário realizar algum procedimento de jampeamento, etc

4. Como ligar corretamente os fios LED do gabinete na placa mãe.

5. Como utilizar corretamente as portas SATA III de 6gb  (minha MB tem 2 nativas e 2 controladas pela AsMedia.)  No caso, pretendo instalar 2 SSD e 1 HDD. Onde eu teria melhor performance com o HDD? Ligando em uma porta de 6gb controlada com Asmedia, ou numa porta nativa de 3gb/SATA II?

 

Enfim, o que devo saber para evitar cometer cagada?

 

Abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Como montar a MB e plugar os cabos dos outros dispositivos corretamente.

2. Procedimento para atualizar a bios com segurança

3. Se é necessário realizar algum procedimento de jampeamento, etc

4. Como ligar corretamente os fios LED do gabinete na placa mãe.

5. Como utilizar corretamente as portas SATA III de 6gb  (minha MB tem 2 nativas e 2 controladas pela AsMedia.)  No caso, pretendo instalar 2 SSD e 1 HDD. Onde eu teria melhor performance com o HDD? Ligando em uma porta de 6gb controlada com Asmedia, ou numa porta nativa de 3gb/SATA II?

 

1. Não tem segredo, é só brincar de Lego

2. Não sei quão necessário é isso, já montei muitas máquinas e nunca tive que atualizar BIOS

3. Antigamente precisava por conta dos HDs, hoje não precisa-se.. Pelo menos é o que acho

4. Segue o que está escrito em cada plug do cabo e também na placa mãe ao lado dos conectores, pode usar o manual da placa mãe nessa parte. Acredito ser a parte mais chata

 

 

Procure ver algum vídeo no YouTube de como se montar, seria bom que alguém te ensinasse antes porque não é algo tão simples e que se feito de maneira errada pode te causar maiores problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Novato!

Esqueci de comentar sobre o procedimento para instalar os SSD/HDD e configurar na Bios?  Como ainda não estou testando na prática, na minha mente penso eu ser assim... (veja se estou correto)

 

Depois de instalar todas as peças no gabinete, ligar o PC, entrar na BIOS e configurar o SSD em modo AHCI. Mas, e para o HDD hibrido? AHCI ou Idle?

Depois disso, passar a formatar o hd e instalar o windows, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso em relação a sua intenção de utilizar 2 ssd.  Vejo necessario utilizar apenas um com o sistema operacional instalado e outro hd para amazenar os arquivos.

desta forma voce ligaria tanto o ssd quando o hdd  nas portas sata 3 disponiveis.

qual será a finalidade de seu computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A finalidade será um SSD para Windows, e outro para Hackintosh de modo que eu faça dual boot tanto para Windows7 quanto para MAC OS.  Os dois sistemas operacionais pretendo instalar nos SSD, e o HD servirá como dados para os dois. 

 

Por isso, pensei em utilizar os 2 SSD em portas nativas SATA III e o HD numa SATA II.  Mas, como minha MB tem mais duas portas SATA III controladas pela AsMedia, queria saber em qual o desempenho seria melhor:  ligar o HD numa nativa SATA II ou numa controlada pela asmedia SATA III.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já montei, liguei a maquina, deu tudo certo. mas esse cooler padrão da intel nao é muito bom quando se roda coisas pesadas.

e ainda nao comprei monitor. os monitores de hj estão todos porcarias, telas que manipulam as imagens, acrescentam filtros... tira a caracteristica de uma imagem original.  terei que pesquisar bem antes de adquirir.


já montei, liguei a maquina, deu tudo certo. mas esse cooler padrão da intel nao é muito bom quando se roda coisas pesadas.

e ainda nao comprei monitor. os monitores de hj estão todos porcarias, telas que manipulam as imagens, acrescentam filtros... tira a caracteristica de uma imagem original.  terei que pesquisar bem antes de adquirir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...