Ir ao conteúdo

Como aumentar o número de dispositivos conectados a uma rede Wi-Fi?


Julianna Leão

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware.

 

Possuo um modem roteador TP-Link modelo TD-W8951ND. Temos esse aparelho há alguns anos, e ele sempre funcionou bem atendendo a todos os dispositivos da casa, apenas compramos uma antena para substituir a que já vem nele para ampliar o sinal. Acontece que, com o tempo, fomos adquirindo mais dispositivos, como notebooks, smartphones e um tablet. Percebemos que, quando tentamos conectar todos os aparelhos ao mesmo tempo (uma média de 10 dispositivos), apenas alguns se conectam. Os últimos a tentar se conectar não consegue estabelecer uma conexão, dá erro quando tentamos conectar. Ao que parece, nosso roteador tem um número máximo de aparelhos que ele pode atender, e atingindo esse limite, ele não estabelece mais nenhuma conexão, a não ser que um dos que já estão conectados se desconecte, "abrindo espaço" para outro. 

 

Gostaria de saber se essa suspeita procede, e também como posso resolver esse problema, ou seja, quero que todos os aparelhos possam se conectar ao mesmo tempo. Devo comprar um modem roteador novo ou posso resolver isso apenas pelas configurações do atual?

 

Obrigada desde já  :)

Postado

@Julianna Leão

 

 

Olha, não sei se é o seu caso, mas as vezes pode ser uma limitação na distribuição de IPs pelo DHCP. As vezes para limitar os números de aparelhos que se conectam em algumas redes que eu eu dou uma "olhada" eu prefiro deixar poucos IP disponiveis no DHCP... então oha isso no seu router aí: Endereço Ip Inicial e Endereço IP final. 

Postado

@Julianna Leão

 

Você pode fazer como o @doors.paulo disse, mas todo jeito terá que acessar o painel de controle do modem para fazer as atualizações e reconfigurações. Pode testar para ver se é isso entrando no painel de controle do modem.

 

Essa parte de limitação que mencionei, fica em LAN. Veja o manual em inglês de router: http://www.tp-link.com/Resources/document/TD-W8951ND_4.0_User_Guide.pdf

 

Pág 27

 

Se você não sabe como entrar no painel de controle do router para fazer essas configurações por padrão o ip é : 192.168.1.1.   e senha e nome de usuário são: admin  Para mas detalhes configura a página 12 do manual.

 

Eu nunca mexi nesse modem e estou pensando que poderia ser isso. Mas acho pouco provável. Post o print da tela em em LAN para vermos como esta a configuração aí.

Postado

Olá OpaioX, desculpe pela demora em responder.

 

Segue a print da tela de configs do meu modem. Se faz alguma diferença, utilizei o único computador que usa o modem de forma cabeada, e pelo qual instalamos o aparelho.

Postado

@Julianna Leão

 

Eu não estou sabendo lhe orientar direito porque eu nunca mexi nesse roteador. Mas me parece que você estava acessando de maneira errada. Os menus estão em cima. Tente clicar em Interface Setup e depois em LAN.

 

 

Olha esse print do manual: 

 

 

 

modem.jpg


 

 

 

@Julianna Leão  Editei:

 

 

 

 

Bom, vou tentar adiantar caso você consiga chegar nesta tela abaixo, me diga se IP Pool Count esta com qual valor?

 

modem2.jpg

 

 

Isso porque em alguns roteadores q tenho acesso é na parte em LAN (DHCP) que existe a opção Starting IP Adress e End IP Adress. Porém, o seu roteador so tem Starting IP Adress. E como meu inglês é ruim eu não sei o que significa IP Pool Count nem mesmo traduzindo no google.

 

Logo, se estiver com número 10 em IP Pool Count pode ser esse o problema. Se não, eu não sei o que pode ser. Daí terá que aguardar alguém mais experiente para lhe ajudar.

 

 

@Julianna Leão

 

Editei de novo:

 

O termo IP Pool Count parece estar relacionado sim a quantidade de IPs  disponiveis na rede local. Pesquisei mais sobre o termo e pode ser isso se estiver com menos de 10. Se estiver como padrão -  pelas imagens do manual são 100 -  o problema então não seria esse, de limitação de dispositivos conectados.

Postado

É, então não sei o que pode ser. Só queria verificar isso, pois poderia ser. Vai que alguém limitou isso aí... agora é aguardar opiniões de pessoas mais experientes.

 

Lamento eu não poder ajudar  :-(

Postado

Infelizmente, alguns routers da TP-Link tem essa frescura. 

O problema se encontra no firmware dele e, geralmente, só atualizando ou trocando para um firmware alternativo é que resolve. 

 

O meu router, quando chegava nos 10 dispositivos, também ficava desse jeito. Primeiro atualizei para a versão mais nova disponibilizada pela TP-Link. Com isso, todos os dispositivos conseguiam se conectar na rede, mas a rede ficava muito instável. 

 

Estava pensando em instalar o DD-WRT, que já utilizava em um router antigo da Linksys e me atendia muito bem. Porém, eu encontrei o tópico do @marcelogon sobre o Gargoyle. Resolvi testar, pois parecia ser mais estável e existia suporte para o meu router. 

 

Após instalar, já cheguei a conectar mais de 20 dispositivos ao mesmo tempo, com boa velocidade e estabilidade. 

Caso se interesse, esse é o link do tópico: Firmware Gargoyle

Postado

doors.paulo,

 

Estou para adquirir um TP-LINK TD-W8960N e usarei até 12 "gadgets", entretanto considero isso - de certa forma - impossível, pois não é todo mundo que irá conectar note+celular+terceiro aparelho, certo ?

 

Isto deve ser mais "adequado" para uma lanhouse, suponho ?  :)

Postado

doors.paulo,

 

Estou para adquirir um TP-LINK TD-W8960N e usarei até 12 "gadgets", entretanto considero isso - de certa forma - impossível, pois não é todo mundo que irá conectar note+celular+terceiro aparelho, certo ?

 

Isto deve ser mais "adequado" para uma lanhouse, suponho ?  :)

 

É que, só no meu apartamento, estava assim:

 

1 HTPC

2 Notebooks

3 Smartphones

1 Tablet

1 Desktop

 

Ou seja, só os dispositivos dos moradores já davam 8 dispositivos. 

Quando minha namorada vem passar o fim de semana em casa, adicione mais um smartphone e um notebook e já temos os 10 dispositivos. 

Depois, passei a dividir a internet com o pessoal do apartamento ao lado, o que já adicionou mais alguns aparelhos na conta (6, pelo o que eu vi), totalizando 16 dispositivos, coisa que era impossível com o firmware original. 

Mas claro, esse é o meu caso. 

 

Se, no seu caso, tiverem menos dispositivos, um router com o firmware original deve dar conta do recado. 

Postado

Gente, houve "reviravoltas" no meu caso.

Acontece que meu modem-roteador deu problema. O sinal estava muito fraco há algum tempo, e neste sábado ele caiu tanto que só quem estava há alguns metros dele conseguia se conectar. Abrimos o aparelho e constatamos que o fio que conetava os circuitos à antena havia se rompido. Neste caso, precisamos de um novo aparelho. Mudando bastante de assunto, o que vocês sugerem? Que eu compre modem e roteador separados ou os dois juntos novamente? Lembrando que a área que desejo cobrir é grande, e que, se possível, atenda à minha demanda de um aparelho que permita que eu conecte mais dispositivos ao mesmo tempo sem instabilidade no sinal.

Aceito sugestões de compra.

 

EDIT:

Acabei de testar o meu modem-roteador TP-LINK em questão e ele ainda funciona apenas como modem, ou seja, a internet cabeada não foi afetada, apenas a wireless. Vejo que não é necessária, então, a compra de um novo modem, apenas um roteador. Como posso configurar o meu aparelho para servir apenas de modem para posteriormente conectar um roteador a ele?

Postado

O sinal estava muito fraco há algum tempo, e neste sábado ele caiu tanto que só quem estava há alguns metros dele conseguia se conectar. Abrimos o aparelho e constatamos que o fio que conetava os circuitos à antena havia se rompido. Neste caso, precisamos de um novo aparelho. 

 

Não seria melhor levar em uma eletrônica para fazer a soldagem desse cabo?

Se o lugar for honesto, sairá BEM mais em conta que um novo router. 

Porém, se ainda assim quiser comprar um novo, informe até quanto pretende gastar. 

Postado

Não tem assistência técnica da TP-Link na minha cidade, e eu estava insatisfeita com a performance da wireless desse modem router, porque minha residência é grande e ele não a alcançava por completo com estabilidade. Pretendo adquirir um roteador de boa qualidade e de longo alcance que trabalhe em conjunto com o meu antigo aparelho, que funcionará apenas como modem agora.

Postado

Julianna,

 

Acredito que o doors.paulo recomendou uma eletrônica mesmo, não uma assistência técnica da TP-Link, pois se trara somente de um fio, certo ? Sairá bem mais em conta...

 

No entanto, deixo registrado que - pessoalmente - eu prefiro os modelos tudo-em-um. Tanto pela facilidade na configuração de somente um aparelho, quanto pelos cabos e "T"s eliminados necessários pela utilização de dois aparelhos...

 

Sugiro um modelo que tenha possibilidade de troca de antena (destacável) e preferencialmente que já venha com 2 antenas. Eu iria justamente sugerir um Tp-Link TD-W8960N que possui antenas destacáveis de 3dbis, mas como você solicitou outras marcas, o Intelbras GWM 2420 N ou o Dlink DSL-2730 podem ser uma boa opção. Estes dois últimos possuem antena fixa, se eu não me engano... o que impossibilita de trocar por outras mais potentes, caso haja necessidade.

 

:)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!