Ir ao conteúdo

Internet extremamente lenta quando conectado a roteador

gcdaq

Posts recomendados

Postado

Após uns dias de chuva pesada a internet ficou extremamente lenta, resolvi conectar direto do modem no computador e a velocidade normalizou. Tinha, na época, um roteador intelbras WRN 240.

O plano contratado é de 10mb (NET) e as velocidades reais são:

modem-roteador-pc: de 1 a 2mb, com muita sorte 3. Wireless idem.

modem-pc: 9-10mb.

Desde então trocamos o roteador por um outro do mesmo modelo, não resolveu o problema. Então tentamos outro mas não era compatível e agora estamos com um tp-link TL-WR841N e o problema persiste.

Os firmwares estão todos atualizados, já tentei desativar firewalls, me certifiquei de que não há nenhum QoS

Nem eu nem o técnico que já veio aqui pela quarta vez hoje sabemos mais o que fazer.. alguma ideia?

• Membro VIP
Postado

No caso isto ocorre independente se a conexão é por cabo ou wireless?

A rede Net utiliza um sistema de controle via MAC, em alguns casos é obrigatório clonar o MAC para que funcione corretamente.

Se for via wireless, não é necessariamente um problema, mas sim um comportamento do sistema wireless. Isto pode ocorrer porque existem redes com o mesmo canal, interferências, etc.

Postado

Acontece por cabo também desde que a conexão passe pelo roteador. Direto no modem não tem problema algum.

O MAC foi clonado e acredito que os roteadores tenham sido configurados corretamente, segundo o técnico não tem mais o que fazer nesse aspecto

Cheguei a cogitar interferência mas quais as chances de isso acontecer com 4 roteadores diferentes? Nada mudou aqui em casa ou nos arredores que pudesse causar uma interferência até onde sei

Postado

Como eu disse, direto do modem no pc não há problema algum:
1LESFpq.jpg

O modem é um Arris TM602A e o roteador atual um TP-Link TL-WR841N (anterior: Intelbras WRN 240)

Postado

Bem como está claro que o problema é o caminho do modem->roteador->resto , você vai precisar ir testando tudo nesse caminho , como os cabos usados , a configuração do roteador , se ele está com defeito , placa de rede do PC , configuração de rede do windows , enfim tudo nesse caminho.

Como você já trocou o roteador , estou achando que é configuração mesmo , mas tenta verificar , já vim um software da Asus capando conexão de um PC , então pode ter essas variáveis.

Postado

Amigão, eu tb tenho NET e o modem é um motorola e o meu roteador tb é um tp-link.

Pra você usa o roteador nessse modem é necessário configurar o roteador na parte WAN como dynamic IP.

Vamos fazer o seguinte.

- Liga o cabo no modem direto no seu pc e acessa o site meuip.com copia a imagem.

- Clicar no desenho do windows e escreve na caixa branca "CMD" e em seguida coloca esse comando "ipconfig" e copia a imagem.

- Agora coloca o modem ligado no seu roteador tb ligado no se pc acessa a tela de configuração do seu tp-link (no meu caso acesso pelo 192.168.1.1 login admin e senha admin) e copia a imagem da parte WAN.

- Pegue todas as imagens e poste aqui no forum pra que possamos analisar melhor o caso.

• Membro VIP
Postado

Bom, se já trocou de roteador, com certeza o problema não está nele.

No passado quando instalei um roteador para um colega, encontrei este problema. O sistema de clonagem MAC do firmware ou algo semelhante não funcionava corretamente, a velocidade sempre ficava limitada para outros dispositivos.

Na ocasião, migrei o roteador para o dd-wrt, clonamos e funcionou melhor. Para facilitar o redirecionamento de portas, fixei o IP para o roteador.

Enfim, quase certeza que é algum "filtro" aplicado pela rede NET, porque se fosse simplesmente pelo roteador, a troca encerraria o problema.

Postado

Bom, acabei de testar com o roteador conectado diretamente ao notebook e a velocidade estava normal.

Eu havia descartado problemas na placa de rede do computador pois direto no modem funcionava normalmente.. é possível um problema na placa de rede que afete apenas o roteador e não o modem?

edit: acabei de constatar que a velocidade no wireless está normal, o que me leva de volta à pergunta anterior, alguma ideia?

Postado

Bom, acabei de testar com o roteador conectado diretamente ao notebook e a velocidade estava normal.

Eu havia descartado problemas na placa de rede do computador pois direto no modem funcionava normalmente.. é possível um problema na placa de rede que afete apenas o roteador e não o modem?

edit: acabei de constatar que a velocidade no wireless está normal, o que me leva de volta à pergunta anterior, alguma ideia?

Vamos em partes:

1 - Bom, acabei de testar com o roteador conectado diretamente ao notebook e a velocidade estava normal.

Estão o problema não está no modem e nem no roteador se fosse daria o mesmo problema em qualquer pc. note e tablet.....

2 - Eu havia descartado problemas na placa de rede do computador pois direto no modem funcionava normalmente..

Nunca descarte detalhes as vezes é nele que você vai achar o problema.

3 - é possível um problema na placa de rede que afete apenas o roteador e não o modem?

Nesse caso não. A sua placa de rede deve está mal configurada ou só aceitando o modem,

Vamos colher mais informações.

Vá em "Conexões de Rede" veja se o icone dos pczinhos está com mensagem "não identificado" ou algo assim quando é ligado no roteador mande uma imagem (independente do que vai aparecer).

Vá de novo no CMD e faça o comando "ipconfig" mande a imagem.

Clique com o botão direito em cima do icone do pczinhos juntos, vá em propriedade, clicar em cima de "Protocolo TCP/IP.......(TCP/IPv4)", clicar no botão "propriedades", mande um print da imagem que irá aparecer.

Postado

Pelo que vi a sua placa de rede está pegando o ip correto, mesmo assim acredito que seja a sua placa de rede.

Infelizmente estou no trabalho e não consegui fazer os seguintes comandos no meu pc.

1° ipconfig /flushdns

2° ipconfig /release

3° ipconfig /renew

novamente

4° ipconfig /flushdns

Depois passe um feedback do que aconteceu.

• Membro VIP
Postado

Sim, existe a possibilidade do problema estar na placa de rede.

O que se pode tentar fazer é selecionar uma velocidade nas configurações, tente por exemplo configurar em modo 100 Mbits / Half.

Postado

Depois de muito fuçar nas configurações da minha placa de rede parece que o problema foi resolvido.

Por ora, caso algum moderador queira, pode fechar o tópico. Muitíssimo obrigado pela ajuda de todos!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!