Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Tomazelli

É possível variar a limitação da corrente de saída? Preciso de um carregador versátil, que eu possa carregar vários tipos de baterias, sendo elas de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e baterias de 60Ah. Eu havia pensando em adicionar mais um LM338 configurado como limitar de corrente, algo parecido com isso o circuito proposta abaixo, mas gostaria de saber se é possível fazer isso de forma mais simplificada.  

Power-Supply-1.png

• Membro VIP
Postado

Esquemático com problemas..

O IC1 já faz essa limitação de corrente com 5 diferentes valores, escolhidos nos resistores da chave seletora.

O maior problema ai é que a corrente limite vai ter de passar por essa chave. Muito difícil achares chaves seletoras que aguentem os 3A da máxima corrente.

Postado

A chave eu poderia conseguir de velhos carregadores de bateria, que chaveiam diversos enrolamentos de trafos e conseguem aguentar várias correntes. Ou então chave alavancas para conseguir a combinação das correntes que preciso. 

A ideia é unir esse circuito (porém usando um LM338, para 5A) ao circuito do post inicial para carregar baterias de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e 60Ah.

Postado

Com esse desenho consegue fazer com chave de baixa corrente.

Sem título.png

adicionado 2 minutos depois

Tem que usar comparador. Se usar operacional, inverter as entradas, ligar a saida do operacional na base de um NPN, o emissor ao GND e o coletor no nó das resistências.

adicionado 6 minutos depois

Com um pouco de imaginação e utilizando o comparador que sobrou consegue fazer com que a saída vá para a tensão de flutuação quando a corrente de carga ficar abaixo de 10% da corrente limite.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em ‎30‎/‎05‎/‎2018 às 11:23, Johnny Teles disse:

A ideia é unir esse circuito (porém usando um LM338, para 5A) ao circuito do post inicial para carregar baterias de 2,5Ah, 7Ah, 10Ah, e 60Ah.

Então use esse circuito dai mesmo ou a aplicação recomendada no datasheet do mesmo.

Olhe ai http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf na página 20 Figure 37. 5-A Current Regulator

R1, ai no datasheet, é um daqueles resistores lá da chave comutadora. O cálculo do valor de cada um deles é:

R = 1,2 / Corrente

Exemplo, para 2 Amperes R = 1,2 / 2 = 0,60 ohms 

• Curtir 1
Postado

Decidi não usar o LM338 pra limitar a corrente devido ao custo do mesmo, cerca de 25 reais da minha cidade contra uns 3 reais do comparador de tensão. Consegui chegar nesse circuito abaixo usando o circuito do início do tópico e parte de "potência" do ckt do Sérgio. Os comparadores A e B já estão explicados no inicio do tópico, já o C é responsável pela limitação de corrente usando o resistor de 0R1 como referência, tive um pouco de trabalho para calcular os divisores de tensão usando resistores comerciais, é a primeira vez que mexo com comparadores de tensão e divisor de tensão. O comparador "D" está ali só pra fazer graça. Terei que alterar também os divisores de tensão do comparador "A" para que a corrente de fim de carga seja de 25mA, 70mA, 100mA e 500mA. Pretendo usar uma chave rotativa "dupla" para alterar a corrente de fim de carga junto a limitação da carga. Se observarem algum erro ou melhoria por favor me avisem.

2qnqyko.jpg

Caso eu queira usar um potenciômetro ao invés da chave rotativa, como devo proceder com o cálculo?

bkp16.BMP

Postado
1 hora atrás, Johnny Teles disse:

Terei que alterar também os divisores de tensão do comparador "A" para que a corrente de fim de carga seja de 25mA, 70mA, 100mA e 500mA. Pretendo usar uma chave rotativa "dupla" para alterar a corrente de fim de carga junto a limitação da carga. Se observarem algum erro ou melhoria por favor me avisem.

É simples: faça um divisor resistivo entre o cursor da chave seletora e o terra. Supondo que deseje 10% da corrente de carga, 1k + 9k1 já te dá a resposta. Note que estará colocando 10k em paralelo com o resistor do braço inferior dos divisores que tem na chave. Dessa forma, é desejável que o valor máximo desses resistores inferiores seja de no máximo 5% desses 10K, isto é <510R para ter pouca influência ou simplesmente fazer esse divisor com valores nmais baixos, por exemplo: 100R + 910R e incorporar esse valor em paralelo no cálculo do resistor do braço inferior de cada um dos divisores. A solução de se fazer tal divisor com valores muito elevados não me parece boa, já se está trabalhando com valores muito baixos de tensão, o circuito ficará muito sensível, mas pode arriscar.

Boa sorte

Postado

@Sérgio Lembo  desculpe abusar de sua boa vontade mas não consegui compreender muito bem, teria algum exemplo?

Quanto ao resto do circuito,acredita que está tudo ok? Nas simulações do proteus o circuito se comportou totalmente dentro do esperado. (usei uma resistência variável para simular a carga)

Postado

Se utilizar resistores mais altos a influência deles no cálculo que já fez nas referências será desprezível porém poderá ficar com o circuito instável. Com esses valores vai ter um resistor de 1010 Ohms em paralelo com cada um dos resistores do braço inferior, vai te forçar a recalculá-los.

Sem título.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!