Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pic reiniciando ao tocar no pino


Posts recomendados

Vamos tentar alguma coisa sem alterar quase nada o seu código,pois ja esta funcionando:

No fuses:

#FUSES NOBROWNOUT  #FUSES NOMCLR

Deixe RA5 como entrada e aterre:

 

Na parte do botão:

      if(bt_pre_aquecimento==0)         {            delay_ms(10);               iniciar_pre_aquecimento(tempo_pre);               while(bt_pre_aquecimento==0);	//se botão ainda pressionado,espere aqui.         }

Não sei se assim ficará melhor para voce a leitura do botão.

Qual fonte de alimentação está usando?

Se for chaveada,tipo a do PC,o reset e instabilidade do circuito fica comprometido pois geralmente estas fontes não são totalmente isoladas.

Caso esteja usando uma fonte assim,experimente uma fonte analógica ,digamos 9 volts,ligada a um regulador tipo LM7805,para fornecer os 5 volts.

Usando o oscilador interno do PIC,a fonte de alimentação deve ser verificada.

Altere os resistores para 4K7,menos os dos Leds.

 

PS:Esqueci de um detalhe,ja que está usando o CCS,para garantir,habilite as entradas como Digital:

  setup_comparator(NC_NC_NC_NC);

Isso no início do Main.

Parece que voce vai usar reles,caso use,poste a ligação elétrica deles pois é nescessario ligar diodos inversamente a bobina senão vai reiniciar o circuito a cada comutação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha placa tem dois rele de 5V (eu coloquei os diodos de proteção para os transistores), no entanto eu coloquei um rele para ligar outro rele que é de 110V( só pra testar) e ás vezes ele zoa o display ou reinicia o pic quando acionado, tentei ligar o rele de 110V direto e só o campo eletrico já interfere, fiz isso porque a maquina da firma usa um transformador de 0 a 45V por mais ou menos 10A (eu acho), bem grande e esse é o layout que eu tinha feito antes das alterações:

http://imageshack.com/a/img62/2179/29pv.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio Relvas,

Pegue um capacitor de disco ceramico de 100nF e solde ele direto embaixo do Pic entre os pinos de alimentação e terra.

Mas de qualquer maneira o layout não está feito observando as regras básicas : isolamento dos terras de potência e de sinal. Reparei que a trilha de terra sai do regulador, vai até o Pic, e de lá continua indo até os reles, ou seja, quando voce ativa os reles, existe um belo ruído no GND do Pic.

Se o capacitor que falei não resolveu, experimente CORTAR a trilha do GND logo depois do PIC, e solde um fio adequado que saia do terminal GND do capacitor C1 até o trecho dos reles, que ficou isolado quando você cortou a trilha.

Assim, estaremos separando os GND's, e o circuito deve ficar bem mais estável.

Eu ainda colocaria um outro capacitor ceramico de 100nF em paralelo com C1.

Não ví os diodos nos reles, acredito que você também soldou por baixo, não é ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por reabrir e unir os topicos, tentei colocar um capacitor de 100nF perto do PIC mas não adiantou, o estranho é que o programa na maioria das vezes não reinicia apenas o display fica todo aceso, eu ainda não tentei cortar a trilha e os diodos estão soldados no lado das trilhas, vou tentar fazer outro desenho das trilhas, mais alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio Relvas

 

  Que fonte esta usando? Se for chaveada, ai pode residir o problema e se for alto oscilante pior ainda!!!  Coloque um regulador de tensão na entrada do circuito com capacitores eletrolíticos (47uF ou 100uF) e tanto na entrada como na saída do regulador um parzinho de capacitores de poliéster metalizado de 100nF... 

  Tive um problema parecido uma vez...  Ao aproximar a "mão" (isso mesmo, aproximar a mão, não precisava nem tocar) o circuito simplesmente ficava louco!!!, taquei capacitor de filtro e desacople por onde era possível e imaginável e nada de funcionar...  A solução?  Foi montar tudo dentro de uma caixa de plastico retangular com o interior TODO forrado de papel alumínio muito bem aterrado, isolado de qualquer "atuador" eletromagnético ou qualquer coisa capaz de infligir um ruido ali, os reles e motores ficavam do lado de fora da caixa, os fios passavam por uns furinhos e dentro da caixa os fio também eram envolvidos de papel alumínio aterrado ao GND da fonte... funcionou bem depois disso, até removi os capacitores de desacople que havia colocado e uns mais!! 

 Se quiser tentar isso, pode procurar por uma caixa metálica (ajuda e economizar papel alumínio huahau), suspenda sua placa com espaçadores de baquelite e solde um fio conectando o chassis da sua caixa de montagem ao GND... 

 

 Espero que minha dica lhe seja útil.

Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa noite amigos, eu vi que o problema da minha placa está no pino MCLR que é muito sensivel, então seguindo a dica de outro tópico eu o coloquei direto no vdd, melhorou muito agora o pic não trava nem reinicia mas as vezes quando o rele desatraca aparecem caracteres estranhos na tela do lcd, alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Boa noite amigos, eu vi que o problema da minha placa está no pino MCLR que é muito sensivel, então seguindo a dica de outro tópico eu o coloquei direto no vdd, melhorou muito agora o pic não trava nem reinicia mas as vezes quando o rele desatraca aparecem caracteres estranhos na tela do lcd, alguma solução?

Em paralelo com a bobina do relé, você colocou um diodo em posição reversa à alimentação do relé?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio Relvas,

 

Creio que achamos o problema.... O ruído do relé está atrapalhando os sinais nos pinos, ou está induzindo ruido na placa do LCD.

 

Experimente fazer o seguinte :

 

1 - Solde um capacitor de 100nF diretamente nos pinos de +5V e GND na placa do display.

 

2 - Pegue um fio, e enrole ele em volta dos fios do display, como se voce fosse fazer uma bobina. Faça bastante voltas. Uma das pontas desse fio voce vai soldar no GND da placa principal. A outra voce deixa desligada. Isto é uma blindagem tosca para diminuir um pouco a interferência.

 

Veja se resolve....

 

Hoje, em meus projetinhos caseiros, eu soldo um conversor I2C no display, e converso com o display através de apenas quatro fios, que saem de um cabo com blindagem aterrada na placa principal.... abaixo a velocidade do I2C para 50 Khz e pronto, já usei até 1 metro sem nenhum problema de interferência.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio Relvas,

Problemas com o Pic ? Nunca tive, e creio que ninguém aqui teve !

O problema sempre é externo ao Pic ! Circuito sem os devidos cuidados, placa de circuito impresso mal projetada, blindagens e aterramentos descuidados, estes sim são os problemas que temos.....

Na categoria Circuito sem os devidos cuidados, tem uma quantidade impressionante de coisas que podem dar errado. Desde o fio da fonte de alimentação, filtragens, proteções, resets, watchdog, aquecimento, circuito oscilador, loops de correntes, etc......

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio Relvas,

Está bem cheia de probleminhas....

- quando voce energiza os relés, as correntes envolvidas passam pelos pinos de alimentação e terra do PIC ANTES de chegarem ao ponto de referência, que é o regulador 7805.

- trilhas de terra e de alimentação muito finas. Tem de ser mais grossas para diminuir a impedância para diminuir a captação de ruídos.

- separe as trilhas tanto de terra como de alimentação em duas categorias : baixa corrente e alta corrente. Elas só devem se juntar diretamente nos pinos do regulador 7805. As de alta corrente levam aos relés.

- eu usaria mais um regulador 7805, um seria exclusivo para alimentar os relês. Não gosto nem um pouco de gerar "ruidinhos" na mesma linha de alimentação do microcontrolador e do display.

- e eu colocaria um capacitor eletrolítico pequeno, de uns 47 uF, exatamente colado no +5V do Relé e o terra que interliga os dois emissores dos transistores de chaveamento.

Já seria um grande passo para evitar possíveis problemas !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!