Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RZTELES

RESOLVIDO Pasta térmica ainda é necessário?

Recommended Posts

Estou prestes a montar um novo PC e quero tirar uma dúvida.

 

Pasta térmica ainda é útil para refrigeração/controle de temperatura?

 

Li em alguns lugares que, com novos processadores, coolers e fans, isso tá em desuso. Embora lendo alguns tópicos do fórum a pasta foi a solução para alguns problemas de superaquecimento.

 

Se ela ainda é útil, qual é a melhor?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehe é necessária e essencial...não sei onde leu isso, mas se você ao menos morasse no Alaska ou em algum lugar muito gelado (temperatura negativa) talvez....disse talvez, seja capaz da cpu rodar sem precisar de pasta térmica.

 

Artic Cooling MX-4 é muito boa e não muito cara e é até fácil de encontra no brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se estiver com dificuldades de encontar pastas térmicas de "grife", até mesmo uma Implastec  serve, mas não deixe de aplicar o material. E na quantidade correta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada!

 

Só pra endossar a opinião da camaradagem do fórum, eu só não acho como também é um insumo da qual não economizo para comprar. Quanto maior a dissipação térmica do chip, seja CPU, GPU, chipset, uma pasta térmica de qualidade se faz necessário. Porém, não dispenso a minha Implastec de plantão para testes e afins...

 

Teles, os dissipadores de seus coolers vem pasta (ou elastômero) previamente aplicada, isso pode explicar essa informação da qual os processadores atuais não requerem aplicação de pasta. Só se dispensaria alguma substância com essa função se as superfícies do dissipador e da CPU estivessem completamente lisas, garantindo 100% de contato entre elas. Mas como isso ainda não é possível, se faz necessário a pasta para igualar e melhorar o contato entre ambos, assim potencializando o contato e, consequentemente, um melhor rendimento na transferência de temperatura da CPU para o dissipador.

 

As pastas que conheço:

 

-Akasa 455 (Parada mais básica, um pouco melhor que a Implastec. Deve valer uns 10 reais.)

-Ceramique 2 (É que eu uso atualmente pra qualquer tipo de componente, muito boa! Vi na Waz por 20 pratas, vale o investimento)

-Noctua NT-H1 (Ainda tá fechada esperando o próximo desmonte do micro, mas pelos reviews que vi, a comprei pra ver se é boa mesmo. Paguei 21 na Waz)

-Coolermaster E2 (Gastei 22 contos pra nada...não gostei da "dourada" nem um pouco...)

 

Abraço Teles e um salve para todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe pela demora na resposta.

 

Agradeço pelas informações e principalmente pelas opções de pastas apresentadas.

 

Se algum moderador quiser fechar o tópico, fique a vontade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×