Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Variável 0-350vcc


paulosev

Posts recomendados

Agora é partir para a montagem e testes.

Antes mesmo de você montar pode até simular partes do circuito no simulador STspice.

 

Por exemplo:

O chaveamento do IGBT e o comportamento da bobina.

O comportamento do mosfet.

Eficiência dos drivers.

 

Eu gosto do LTspice IV, pois além de simular circuitos de potência com precisão, ele não simula online.

Ele faz todos os cálculos e armazena todas as formas de onda. Por isso não exige muito processamento do PC.

http://www.linear.com/designtools/software/

 

Os outro simulam online e ficam processando o tempo todo, Parece que quando o computador não dá conta do processamento eles dão até erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Muito, muito Obrigado @albert_emule :aplausos::jump::joia: . Como eu to feliz.

   Então conforme ia montando eu já ia simulando (e errando pra *****). Estou usando o proteus para simular, ele não fazer nem cocega no meu Processador. Só que mesmo assim dá um erros de vez em quando, por derivadas infinitas (o processador não passa dos 5%).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal!

 

Paulosev, você chegou a montar realmente esse circuito? Eu preciso de uma fonte variável de 0 -> 250Vcc, com uns 150mA e acionada pelo Arduíno e a sua solução me serviria perfeitamente, porém, já fiz três montagens com resultados catastróficos! o 2SA1626 estoura de uma maneira que chega a dar medo!  :o

 

Estou fazendo a montagem conforme o circuito que você me enviou, estou usando o TIP50, o 2SA1626, o diodo MUR460 e um indutor de 630uH/ 5A e capacitor de 330uF. Alguma ideia do que pode estar dando errado?

 

Alguém no fórum com alguma sugestão?

 

agradeço!

 

 

 

 

   Muito, muito Obrigado @albert_emule :aplausos::jump::joia: . Como eu to feliz.

   Então conforme ia montando eu já ia simulando (e errando pra *****). Estou usando o proteus para simular, ele não fazer nem cocega no meu Processador. Só que mesmo assim dá um erros de vez em quando, por derivadas infinitas (o processador não passa dos 5%).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Paulosev, você chegou a montar realmente esse circuito? Eu preciso de uma fonte variável de 0 -> 250Vcc, com uns 150mA e acionada pelo Arduíno e a sua solução me serviria perfeitamente, porém, já fiz três montagens com resultados catastróficos! o 2SA1626 estoura de uma maneira que chega a dar medo!  :o

 

Estou fazendo a montagem conforme o circuito que você me enviou, estou usando o TIP50, o 2SA1626, o diodo MUR460 e um indutor de 630uH/ 5A e capacitor de 330uF. Alguma ideia do que pode estar dando errado?

 

Alguém no fórum com alguma sugestão?

 

agradeço!

 

Vou lhe ensinar um truque e seu transistor jamais vai queimar rsrsrs.

 

Use no seu circuito, este circuito composto pelo R220, BC337. BC327, R5K e R010R. É na verdade um SCR discreto.

No seu caso terá que redimensionar os resistores de 0,10R e o resistor de 5K. Estes resistores são os sensores de corrente. Ao diminuir o resistor de 5K, você aumenta a sensibilidade do SCR e faz ele acionar com menos corrente. Ao diminuir o resistor 0,10R você aumentará a corrente em que o SCR irá acionar.

 

O princípio de funcionamento consiste em que, quando um transistor chaveia uma tensão num indutor, esta aumenta em rampa crescente. Quando a rampa da corrente atinge um valor que faça o resistor de 0,10R dá queda de tensão de 0,7V a base do transistor lá do SCR irá conduzir e este SCR irá disparar.

Ao disparar cortará o pulso do PWM evitando a queima do chaveador.

 

Sabemos que o transistor bipolar aciona com tensão de 0,7V.

Este SCR ainda deixa uma queda de tensão na faixa de 1V e alguma coisa.

Você terá que adaptar o circuito para bipolar de alguma forma.

Talvez um zener de 3V na base do chaveador, pois quando o SCR cortar o pulso ante do zener de 3V, mesmo o SCR deixando 1,4V de tensão, o transistor chaveador não acionará pois o zener só irá conduzir com 3V.

 

Por que não usar logo um SCR?

É que este discreto é bem rápido. Ele consegue acionar com velocidades em torno de 130 nano segundos. 

 

Mostre seu circuito para que eu possa adaptar o SCR sensor nele. 

1932395_498167433644568_1791716378_n.jpg

Redimensionar os resistores sensores é muito fácil:

Sabemos que o SCR discreto aciona com tensão a a partir de 0,7V certo?

Se usarmos lei de Ohm e dividimos a tensão de 0,7V pelo resistor de 0,10R, saberemos que com este resistor o SCR só irá desligar quando no mínimo a corrente atingir 7A.

 

Já com um resistor ou associação que desse 0,7R, a corrente de desligamento iria cair para 1A.

Com resistor de 1R a corrente cairia 700mA. Acredito eu que seria o ideal para seu caso.

Aquele resistor de 5K você colocaria ele com 10R para o SCR ficar o mais sensível possível. Só não pode ligar diteto, pois aí a corrente já seria alta para a base do transistor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lhe ensinar um truque e seu transistor jamais vai queimar rsrsrs.

 

Use no seu circuito, este circuito composto pelo R220, BC337. BC327, R5K e R010R. É na verdade um SCR discreto.

No seu caso terá que redimensionar os resistores de 0,10R e o resistor de 5K. Estes resistores são os sensores de corrente. Ao diminuir o resistor de 5K, você aumenta a sensibilidade do SCR e faz ele acionar com menos corrente. Ao diminuir o resistor 0,10R você aumentará a corrente em que o SCR irá acionar.

 

O princípio de funcionamento consiste em que, quando um transistor chaveia uma tensão num indutor, esta aumenta em rampa crescente. Quando a rampa da corrente atinge um valor que faça o resistor de 0,10R dá queda de tensão de 0,7V a base do transistor lá do SCR irá conduzir e este SCR irá disparar.

Ao disparar cortará o pulso do PWM evitando a queima do chaveador.

 

Sabemos que o transistor bipolar aciona com tensão de 0,7V.

Este SCR ainda deixa uma queda de tensão na faixa de 1V e alguma coisa.

Você terá que adaptar o circuito para bipolar de alguma forma.

Talvez um zener de 3V na base do chaveador, pois quando o SCR cortar o pulso ante do zener de 3V, mesmo o SCR deixando 1,4V de tensão, o transistor chaveador não acionará pois o zener só irá conduzir com 3V.

 

Por que não usar logo um SCR?

É que este discreto é bem rápido. Ele consegue acionar com velocidades em torno de 130 nano segundos. 

 

Mostre seu circuito para que eu possa adaptar o SCR sensor nele. 

1932395_498167433644568_1791716378_n.jpg

Redimensionar os resistores sensores é muito fácil:

Sabemos que o SCR discreto aciona com tensão a a partir de 0,7V certo?

Se usarmos lei de Ohm e dividimos a tensão de 0,7V pelo resistor de 0,10R, saberemos que com este resistor o SCR só irá desligar quando no mínimo a corrente atingir 7A.

 

Já com um resistor ou associação que desse 0,7R, a corrente de desligamento iria cair para 1A.

Com resistor de 1R a corrente cairia 700mA. Acredito eu que seria o ideal para seu caso.

Aquele resistor de 5K você colocaria ele com 10R para o SCR ficar o mais sensível possível. Só não pode ligar diteto, pois aí a corrente já seria alta para a base do transistor. 

 

 

Muito obrigado pela dica!

 

Eu gostei bastante de circuito usando mosfet Alberto, estou até pensando em montar algo nesse estilo. O TJB dissipa muito e precisa de uma corrente até apreciável, alem de que o controle do mosfet é feito por tensão.

 

Minha ideia é montar um boost segunda o circuito simulado abaixo, qual a opinião?

 

Estou usando o IR2101  (único CI driver de mosfet que achei no comércio) como driver para o mosfet IRF 450 (Vds 500V Ron =0,4 Id=14A  Id_pulso=56A) e estou usando um feedback por software para o Arduíno setar a tensão de saída em 250Vdc. Na simulação parece que funciona bem!

 

Não abandonei a ideia do TJB, mas  to vendo outras possibilidades.....

 

post-721220-0-35642700-1401807065_thumb.

 

Obrigado  a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela dica!

 

Eu gostei bastante de circuito usando mosfet Alberto, estou até pensando em montar algo nesse estilo. O TJB dissipa muito e precisa de uma corrente até apreciável, alem de que o controle do mosfet é feito por tensão.

 

Minha ideia é montar um boost segunda o circuito simulado abaixo, qual a opinião?

 

Estou usando o IR2101  (único CI driver de mosfet que achei no comércio) como driver para o mosfet IRF 450 (Vds 500V Ron =0,4 Id=14A  Id_pulso=56A) e estou usando um feedback por software para o Arduíno setar a tensão de saída em 250Vdc. Na simulação parece que funciona bem!

 

Não abandonei a ideia do TJB, mas  to vendo outras possibilidades.....

 

attachicon.gifMosfet_arduino.png

 

Obrigado  a todos pela ajuda!

 

Segue:

Seu mosfet não queimará mais rsrsrsrs.

 

Só liguei o sensor no lugar errado kkkk. Era para ligar no resistor de 1R.

Depois eu corrijo.

Pronto. Esta devidamente corrigido:

 

Vejo que você está alimentando com 15V.

Quando a saída estiver com 250V e 150mA, a entrada terá picos de até 4,5A.

Por isso é melhor você deixar o resistor de 0,10R mesmo. Só faça o controle da sensibilidade através do trimpot de 10K.

 

 

 

 

Qual freqüência está usando no circuito?

Observe que os dados da simulação acima é para 20Khz  

post-533544-0-15696100-1401820573_thumb.

post-533544-0-72313300-1401821641_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lsmorato O mosfet no seu circuito está se danificando por um dos dois motivos:

Indutor saturando diante da potência. Providência: Instalar indutor com núcleo de ferrite maior.

Freqüência muito baixa para a indutância instalada. Neste caso siga o exemplo da simulação:

 

20Khz para 700uH de indutância.

post-533544-0-72313300-1401821641_thumb.

 

 

Em todo caso, o circuito que lhe indiquei, protegerá seu mosfet contra qualquer curto-circuito.

Este circuito com SCR discreto foi largamente testado com acionamento de cargas de até 300 watts em 160V dc. Eu mesmo teitei.


Não se esquema que 150mA em 250V é igual a 40 watts e irá fazer drenar uma corrente de uns 3 a 4A em 12V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Eu vou implementar fisicamente o circuito com o mosfet e junto o SCR discreto!

 

Estou usando o PWM com 30Khz e o mosfet não queimou (afinal, nem montei ainda :D  ) quem estava explodindo era o TJB 2sa1626.

 

To sabendo da corrente a ser drenada Alberto, to usando uma fonte de 15V 5A e o indutor satura com 12A ( verificado com osciloscópio)

 

Assim que eu tiver mais resultados eu volto a postar, 

 

Muito obrigado pela prestativa ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma coisa mais simples:

Já pensou em utilizar um transformador normal de uns 9Vx1A, chavear a entrada por pwm e retificar e filtrar a saída 220V ?

Só pra ilustrar peguei esta imagem, mas não precisa de 2 transistores, basta 1 em emissor comum com coletor ligado a 1 terminal primário do trafo e o outro terminal do primário ligado a 9 ou 12VCC.

Pwm na base, claro.

terá até mais de 20mA na saída.

dc-to-ac-inverter-by-ic-555-and-tip41-ti

Achei o que eu queria mostrar:

art0584_01.jpg

Não esquecer de colocar uma ponte de diodos de mais de 400V na saída e um capacitor de filtro cima de 450V também.

O trafo e a fonte deve ser de pelo menos 1A para obter os 20mA na saída.

Assim fica tudo isolado.

 

Obs: terá de reduzir esta frequência do PWM.

 

Se alguém puder simular o circuito no proteus, informar o resultado, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!