Ir ao conteúdo

Placa mãe Gigabyte GAH61MDS2H não reconhece Radeon HD7770 e nem 8GB de memória

carlosgmv

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, já sou usuário do fórum desde 2008, e acabei de montar meu novo PC para jogos mas a placa de vídeo não está funcionando e ainda por cima só está lendo uma memória ao invés de duas. Só tristeza até o momento.

A configuração do meu PC é a seguinte:

Placa mãe GigaByte p/ Intel GA-H61M-DS2H LGA1155 (tem 2 slots memória e suporta até 16 GB)
Processador Intel Ivy Bridge Core i5-3330 3.00GHz 6MB LGA1155 BX80637I53330
Placa de vídeo VGA Sapphire ATI Radeon HD 7770 1GB DDR5 PCI-Express 11201-17-20G
2 Memória Corsair 4096 MB (4GB) 1333MHZ DDR3 - CMV4GX3M1A1333C9
Fonte ATX 3R System Iceage IA500HP80 500W - Bivolt

Estou usando o Windows 7 ultimate, versão 64 bits (então está preparado para reconhecer 8GB de memória). O computador está funcionando através da placa de vídeo onboard. Quando eu vou em "Gerenciador de Dispositivos", só mostra a placa onboard. Já instalei o Everest, e ele também não enxerga a Radeon, é como se ela não existisse. Quando eu desabilito a placa onboard no SETUP, o PC não reconhece a Radeon nem a Onboard, e aí o computador liga mas não mostra nada no monitor (ai nesse caso liguei o cabo do monitor direito na radeon, mas nada...), ai tive que resetar a BIOs pra voltar ao normal.

Quanto às memórias, é o seguinte, só um dos canais está funcionando, o channel B, portanto qualquer umas das duas memórias só funciona no canal B, mas se eu adicionar a outra no channel A, assim que liga o computador, cerca de 5 ou 6 segundos depois o PC desliga e depois uns 10 segundos ele tenta ligar novamente, mas desliga 5 segundos depois. Parece ser uma proteção que está desligando o PC para evitar alguma sobrecarga. A mesma coisa acontece se eu colocar apenas 1 memória no channel A. Só está funcionando mesmo 1 memória no channel B.

Alguém pode imaginar o que está acontecendo? pois estou muito frustrado. Tenho algumas suposições:

1) Eu não sei tem a ver com o fato de a placa mãe ter um slot PCI Express x16, e a Radeon ser PCI-Express 3.0 (acho que não tem nada a ver);
2) Na caixa da placa mãe está escrito: "Design for PCIe Gen.3. PCIe Gen.3 depende da CPU e da compatibilidade da placa de extensão". O que seria isso?
3) Seria o caso de eu ter que fazer uma atualização de BIOS?

4) Seria possível a placa mãe ter vindo com defeito de fábrica no slot de memoria e o PCI express?

Bem, é isso, agradeço muito mas muito mesmo se alguém puder me ajudar.

Postado

1) Eu não sei tem a ver com o fato de a placa mãe ter um slot PCI Express x16, e a Radeon ser PCI-Express 3.0 (acho que não tem nada a ver); 

Isso importaria para questões de desempenho, por exemplo se sua placa-mãe tem slot PCI Express 2.0 e essa VGA é PCI Express 3.0, talvez uma aplicação muito exigente deixasse de dar seu melhor, pois a VGA estaria sendo limitada pelo slot 2.0 da placa-mãe . Outro que hoje em dia também pode limitar esse desempenho da VGA é o processador, más não é o caso desse Ivy Bridge, ele suporta o PCI Express 3.0 como você pode ver abaixo .

http://ark.intel.com/products/65509/intel-core-i5-3330-processor-6m-cache-up-to-3_20-ghz

De qualquer forma só conta para o desempenho, não é a causa dela não estar funcionando .

2) Na caixa da placa mãe está escrito: "Design for PCIe Gen.3. PCIe Gen.3 depende da CPU e da compatibilidade da placa de extensão". O que seria isso?

Essa é mais uma questão de desempenho, o informe está dizendo que a placa-mãe tem um slot PCI Express 3.0 á x16 más isso é só o slot, para alcançar todo o potencial do PCI Express 3.0 (acho que isso ainda não é possível) a placa de vídeo chamada ali de "placa de extensão" e o processador também devem estar em conformidade com o PCI Express 3.0, e como já adiantei hoje em dia, até o processador também limita a questão do PCIe . Nada a ver com seu problema .

3) Seria o caso de eu ter que fazer uma atualização de BIOS?

um louco faria isso com uma placa-mãe recém comprada, isso é pra último caso quando não se tem mais pra onde correr  ... acione a garantia, é obrigação deles te reembolsarem, isso está escrito em algum lugar por ai .

4) Seria possível a placa mãe ter vindo com defeito de fábrica no slot de memoria e o PCI express?

Olha, isso é bem difícil, problema em slot de placa de marca  não é comum, nos dois então é quase uma loteria do mal, tipo muito azarado :cry:, más também impossível não é .

Postado

Ola, placas de video mais novas podem ocorrer de sua placa mãe não reconhecer, ai è sò atualizar a bios pois as placas de video são retrocompativeis.

Memorias quando não são compatíveis a placa mãe não liga nem com um e muito menos com dois. você esta com uma placa mãe com defeito.

Postado

Teve alguma falta de energia depois que voce adquiriu este PC? Na hora da instalação do SO instalou os drivers da mobo com o CD que vem nela? Sua fonte tem sérios problemas em baixa tensão,podendo queimar os componentes da placa mãe,inclusive memórias.Mesmo que não seja ela "ainda",troque de fonte assim que puder.(entre no fórum de fontes e energia) Há casos de explosão desta fonte também,veja no google"fonte ICEage explodiu",tem muitos casos.Boa sorte!!

Postado

Cuidado! o próprio site CDH advertiu que existe duas placas parecidas essa https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA500HP80-500-W/1911/1 é a 3R System Iceage IA500HP80 500W e a 3R System Iceage IA6500HP80 650W https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079 que foi nomeado em 3R System Iceage IA5000HP80 500W que depois dos reparos, recebeu o selo 80 plus bronze http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/3R%20SYSTEM_IA%205000HP80%20PLUS_ECOS%202195_500W_Report.pdf

Postado

Curioso, eu tenho uma dessa com um 3330 também e tive que atualizar a BIOS para ser reconhecido, fora isto normal, esta com 2 Gskill trident e funcionou perfeito, provavelmente utilizarei uma 750ti neste PC. Pelo que eu ví pode ser problema da mobo mesmo, mas tenta dar uma limpada no slot de memória, não existe incompatibilidade com a VGA camarada, é problema mesmo, você atualizou a BIOS ?

Esta fonte é ruim, troque-a assim que puder por uma Corsair cx430, eu tive uma desta tempos atrás e foi o maior desgosto da minha vida em relação a fontes, porque ela foi cara e deixou na mão.

Postado

cara primeiro de tudo atualiza a bios q esse chiset ai é um pouco aintigo pra a 7770 segundo tua mobo ta com defeito em um slot porque se fosse compatibilidade haha n pegava nenhum dos 2 slots cara na minha opinião tua placa-mãe ta bichada velho se faz pouco tenpo leva na loja e troca por outra e se n tiver sem grana busca uma com um chipset b75 q tu vai ver a diferença

aa esqueci de falar essa fonte tua ai é uma bomba manoh busca uma da cosair valeu? qualquer coisa volta aqui

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...