Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe "dual


RASchiavinato

Posts recomendados

Fala pessoal !!!

Tenho uma dúvida, que pode ser besta para muitos ehe

As placas-mãe "dual", ou seja, aquelas que suportam 2 processadores, pode trabalhar apenas com 1??

Quais são os modelos existentes desses tipo de placas?

Vou voltar a trabalhar com 3D e edição, e dependendo de quanto for uma placa dessas, e se suportar trabalhar apenas com 1 processador, estou pensando em comprar e depois de um tempinho, colocar mais um processador.

Ai funciona como? se eu tenho um P4 2.8 por exemplo, o 2º processador tem que ser 2.8 tambén ou pode ser inferior e/ou superior???

valeu !

Rogério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algumas aceitam trabalhar só com um processador, outras não...

Mas eu sinceramente acho que placa dual não vale a pena. O ganho de desempenho é pequeno e só aparece em aplicações específicas, como programas de simulação matemática escritos para máquina dual, e o custo é muito maior.

Vale mais a pena investir numa boa máquina no geral do que gastar com 2 processadores.

Ou seja, com a grana que você botaria uma máquina dual, você pega uma máquina muito rápida e ainda sobra para botar um monitorzão, muita memória, 2 hd´s em raid, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como você vai trabalhar com aplicações 3D, eu acho melhor você investir em memoria e processador.

Um bom processador é o P4 E.E. por causa de seu cache

Memoria e essencial, compre um kit, pois os pentes são iguais, e ai você pode usar em dual channel para melhor rendimento kit 2x 512DDR400 OCZ

Um placa mãe com suporte a dual chanel...MSI, ASUS, SOYO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na renderização de imagens 3D o ganho com um sistema dual é muito grande (muitas vezes em torno de 70% com a adição do segundo processador). Dois processadores de 2GHz renderiam como um de 3.4GHz. Dois de 2.8GHz renderiam como 1 de 4.7 GHz.

No caso da Intel os Xeon são todos caros. Mas P4EE é muito caro e quem sugere ele não sabe o que está falando. O custo é praticamente o dobro do P4 comum e o desempenho nessas aplicações 3D (3DSMax, Maya, Lightwave, etc) não chega a ser nem 5% melhor que o comum.

A máquina mais rápida que você pode montar é com o Opteron, mas o custo também é muito grande. Só vale a pena quem realmente precisa (para quem tempo é dinheiro e vale a pena gastar mais)

Fora isso, em durante a criação a placa de video é tão ou mais importante que o processador. Bastante memória também é essencial.

Conheço muita gente que fazia o seguinte. Compram placa-mãe dual para Athlon MP, processadores Athlon XP (tem que ser FSB 266MHz) e fazem a modificação transformando eles em Athlon MP (só precisa fechar uma ponte) e assim gastam muito pouco (2 Athlon XP 2600+ de 2.133GHz custam muito pouco) e ficam com uma excelente máquina para renderização de imagens 3D.

Mas a fonte de uma máquina dual também precisa ser boa. Se bem que na página da Maxxtro eles garantem que a de 500W aguenta um sistema Athlon MP dual até que bem recheado.

Mas depende o que você vai usar essa máquina. Com certeza um sistema uniprocessado sai mais barato e tem bom desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@21 jun 2004, 22:37

Na renderização de imagens 3D o ganho com um sistema dual é muito grande (muitas vezes em torno de 70% com a adição do segundo processador). Dois processadores de 2GHz renderiam como um de 3.4GHz. Dois de 2.8GHz renderiam como 1 de 4.7 GHz.

No caso da Intel os Xeon são todos caros. Mas P4EE é muito caro e quem sugere ele não sabe o que está falando. O custo é praticamente o dobro do P4 comum e o desempenho nessas aplicações 3D (3DSMax, Maya, Lightwave, etc) não chega a ser nem 5% melhor que o comum.

A máquina mais rápida que você pode montar é com o Opteron, mas o custo também é muito grande. Só vale a pena quem realmente precisa (para quem tempo é dinheiro e vale a pena gastar mais)

Fora isso, em durante a criação a placa de video é tão ou mais importante que o processador. Bastante memória também é essencial.

Conheço muita gente que fazia o seguinte. Compram placa-mãe dual para Athlon MP, processadores Athlon XP (tem que ser FSB 266MHz) e fazem a modificação transformando eles em Athlon MP (só precisa fechar uma ponte) e assim gastam muito pouco (2 Athlon XP 2600+ de 2.133GHz custam muito pouco) e ficam com uma excelente máquina para renderização de imagens 3D.

Mas a fonte de uma máquina dual também precisa ser boa. Se bem que na página da Maxxtro eles garantem que a de 500W aguenta um sistema Athlon MP dual até que bem recheado.

Mas depende o que você vai usar essa máquina. Com certeza um sistema uniprocessado sai mais barato e tem bom desempenho.

dessa dos MP eu não sabia...

tipo... eu acho que um Athlon xp 3200+ com 1GB de ddr 400, uma abit nf7-s 2.0 ou similar, uma vga Quadro, mas mais novas... um hd sata western raptor 10000 rpm ( você escolhe a capacidade )... uma fonte 500 watts tt ou qualquer outra de marca conceituada ( para mais informações acesse o area do site que te da informações de fontes)........

esse já é um poderso sistema que eu acho que te atenderia bem....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!