Ir ao conteúdo

Circuito com diodo zener

CIS

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com duvidas num pequeno circuito com um diodo zener. Não é um circuito pratico, é questão de prova de um curso técnico de Automação Industrial, e gostaria que os mais experientes aqui do fórum, se possível aqueles já graduados pudessem expor suas opiniões para eu tentar entender . O desenho esta em anexo.   Desde já agradeço.

Scan_20140328_005611.pdf

Circuito prova.docx

Postado

@CIS,

Falta alguma informação nessa questão.

Não quer dizer que a corrente sobre o zener é de 0,7 A pois é impossivel passar 60v pelos resistores em série R1 e R2 e ainda sobrar 0,7A pelo zener.

Verifique novamente essa questão.

Paulo

Postado

A questão é essa mesmo. O enunciado pede para calcular o valor de R4. Estou tentando aqui tirar essa duvida : Dá pra calcular o valor d R4, apenas com os dados fornecidos ? e como fazer isso ?  Como disse , é um circuito apenas teórico... e como eu errei esta questão na prova, quero saber mais das possibilidades para questionar o professor. Obrigado pela sua opnião Paulo.

Postado

@CIS,

Olha, só com as informações constantes no enunciado, é IMPOSSIVEL determinar o valor de R4. Os dados sobre o diodo Zener espeçificam a tensão dele e a corrente máxima que ele suporta. Coisas que anulam a questão :

- Não sabemos a tensão sobre o diodo Zener, pois a corrente pode ser baixa demais para que exista a regulação.

- impossivel passar uma corrente maior do que cerca de 100 mA no diodo, mesmo se o resistor tiver valor zero.

Sei não.... Tá parecendo mais um caso de professores totalmente despreparados, fazendo questões absurdas....

Paulo

Postado

Valeu Paulo, muito obrigado. Muito bom sua colocação e foi o que pensei no dia em que fiz a prova.  

Vou deixar aberto o tópico para ver se alguém mais fala alguma coisa. 

Será que o Mulder-Fox, O Mister Nintendo, o VTRX, que sempre me ajudaram com os pics  podem opinar ?? 

Postado

Como assim ?  COTUCA ??

Faço o curso no modo presencial, numa escola técnica aqui no norte de minas -  FUNAM - Fundação Alto Médio São Francisco, na cidade de Pirapora - MG.

Postado

Passei longe então... É que esse exercício me parecia muito familiar de um professor que tive no meu curso técnico (ele tinha um costume interessante de montar exercícios 'irresolvíveis').

Postado

Kkkkkk eu vou te contar... E cada absurdo de professores que não sabem eletronica e ficam dando aulas por ai como se eles soubessem eletronica para ensinar os outros...

Esses professores infelizmente devem ser aqueles alunos que n aprenderam eletronica, não conseguiu emprego eai as escolas contrata eles.. Afinal só sobra eles pra contratar porque os que aprenderam mesmo estão ganhando muito mais q um professor!

Isso é um absurdo, deviam fechar todas essas escolas!

o cqra coloca 60V no trafo, nem especifica se é AC... Poderia ser Vp... Loticamente deve ser 60vac mas so locando 60V ja é questao anulada!

Segundo que com os resistores q tem ai nunca vai ter 0,7A... Pode dar a tensão de zener mas n com essa corrente! E se essa e apenas a corrente max, o R4 poderia ser qualquer valor teoricamente que daria a tensão de zener!

Postado

Valeu mroberto98. Obrigado.

Projeto_afg , vai falar sobre a questão ??

Na correção desta questão o professor fez os seguintes passos:

somou R1+R2+R3  =  200 +400 + 300 =   900 ohms

calculou a corrente do circuito   60 / 900 = 0,066 A

calculou a queda de tensão em cada resistor   R1 = 200 x 0,066 = 13,2 V

R2 = 400 x 0,066 = 26,4 V

R3 = 300 x 0,066 = 19,8 V

Usou a tensão de R3 subtraindo a tensão do zener : 19,8 V - 2,6 V = 17,2 V , e atribuiu o resultado (17,2 V)  ao resistor R4  e

calculou o valor de R4 usando  :  17,2 V /  0,7 A =  24,57 ohms . 

Essa foi a correção desta questão.

Será que alguém concorda com isso ??

Postado

@CIS,

voce deve ter feito essa pergunta de sacanagem, só pode ser !!!!

Quer dizer que pelo Zener tá passando 0,7 A ???? E de onde vem essa corrente, se o máximo que pode passar por R1 ou R2 são 0,06 A ???

Meu Deus, e o cara se intitula professor....

Nem vou repetir de novo tudo o que falei diversas vezes aqui.

Mais uma vergonha ! Devia denunciar esse incompetente pro CREA !

Paulo

Postado

Se eu estudasse nessa escola eu denunciaria esse professor para assim tomar a licença dele!! Isso é un absurdo!

Paulo, o CREA ta rindo uma hora dessa... O CREA ta recebendo mesmo o dinheiro deles! Então aqui no Brasil tudo é numa boa!

não tem nem conversa!

Postado

É o que o @aphawk falou, não existe como passar 0,7A pelo zener, a corrente máxima que o R1 e R2 permitem passar seria 0,1A (curtocircuitando R2 direto com o terra).

Bom, o jeito certo de resolver exercícios com diodo zener é o seguinte:

Dimensionar um resistor em série com o zener de forma que ele opere com a maior corrente ou potência que ele aguenta, dessa forma ele fica numa faixa em que grandes variações de tensão de entrada provoquem pequenas variações na tensão de saída:

zener-characteristic.jpg

O diodo zener não é ideal, a tensão de polarização reversa varia levemente conforme a corrente aplicada, para minimizar ao máximo essa pequena variação devemos trabalhar no 'limite' do diodo.

No caso do seu circuito, a forma correta de se dimensionar seria fazer com que se passe 0,7 A pelo zener, só que isso não é possível, logo a melhor forma de polarizar seria R4 = 0, em que a corrente seria a máxima porém menor do que 0,7A.

Se for levar tudo em consideração, o seu circuito não fornece 60 volts dc, na verdade é um retificador de meia onda com um capacitor de filtro, a tensão RMS iria variar conforme a carga:

post-541077-0-91600800-1396024032_thumb.

Ai iria ficar bem complicado de resolver...

Postado

Ok pessoal, valeu pelos esclarecimentos. Vou procurar o professor e trocar uma ideia com ele sobre isso, e não resolvendo vou procurar a diretoria da escola...

Quero manter o tópico em aberto caso mais alguém queira comentar ou completar um comentário. Aqui sim tem professores....

O Clube do Hardware deveria emitir certificados....rsrsrsr

Postado

@Projetos_afg e @mroberto98 

Pois é !!! Se fosse para resolver como tem de ser feito, levando tudo em consideração, teria de saber se a tensão do transformador é RMS ou pico a pico, e levar em conta a carga e descarga do capacitor, aí sim ia ser uma excelente questão de prova valendo 4 pontos. Mas com todas as informações que ainda estão faltando, pois teria de ser fornecido mais alguma informação.

Tem de denunciar não só o professor, mas a própria FUNAM, porque contratar um burraldo como esse é da responsabilidade deles !

Depois eu fico culpando os novos formandos, mas de uns meses para cá eu ví que os alunos não tem culpa, afinal, ainda pagam para aprender, e recebem essa droga de ensino. 

No ultimo levantamento que fizeram, de 64 países, ficamos em 58, atrás de alguns países africanos.... como é que esperamos que a vida de todos nós fique melhor ?  Sem ensino, sem saneamento básico, sem saúde ? 

Posso até ser punido pelo que eu falo, porque já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que acontece a mesma coisa :

Provas feitas E corrigidas por professores que não tem o menor interesse em saber se estão ensinando correto, para eles é só um emprego.

Essas coisas me acabam com o fim de semana, me dá nojo de ver, raiva, sei lá mais o que.... ah sei sim, vontade de ir morar longe daqui, cada vez mais !

E pensar que muitos de nós aqui damos uma boa parte de nossa vida apenas para ensinar, para ajudar, sem ganhar um centavo para isso, apenas querendo fazer a nossa parte para melhorar o país...

Temos aqui dentro do CDH uma quantidade enorme de pessoas bem intencionadas, para combater esse péssimo ensino, mas infelizmente poucos conheçem os nossos Fóruns. 

Sobre o CREA, nem sei o que é isso mais... é só mais um sindicato para cobrar a sua anuidade de nós, trouxas, ainda bem que eu já briguie com esses caras até desistirem de me cobrar, pois é igual a uma violentação isso.

@CIS,

Experimente perguntar para o seu professor de onde que ele tirou essa corrente de 0,7 A , ele tem de anular essa questão péssima. Se ele insistir nisso, procure a delegacia de ensino de sua cidade, e mostre tudo o que está aqui, tudo o que escrevemos e mostramos, mas seja totalmente anônimo, ou podem te prejudicar no seu curso.  Alguém tem de parar esse professorzinho de escolinha de primário , com essas fundaçõeszinhas que não prestam nem para ensinar o alfabeto....

Paulo

• Membro VIP
Postado

Será que alguém concorda com isso ??

Só sendo louco para concordar com isso dai.....

Mostre isso dai para o professor charlatão e mande ele de volta a escola.   Meu cachorro, aqui no chao, chegou a colocar as patas sobre o focinho ao ver essa resposta do louco..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...