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Como fazer PCI?


nick4xd
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    Pode usar 30th sim. Observei a última versão que você postou, achei que a pcb vai ficar muito grande, então fiz aqui baseado no último versão do circuito que eu tinha postado, o teclado ficou invertido em relação a sua última postagem, também ficou com uma conexão sem realizar então vai ter que colocar um jump (ele está em vermelho no circuito). O que modifiquei da “V3” para “V4”:
    - Conector para o transformador muito grande, coloquei um conector só para fazer o furo e soldar os fios do transformador, o mesmo não irá na placa pelo tamanho.
    - Você alterou o tamanho do rele, o mantive.
    - Você mudou os botões de 3 para 2 pontos de conexões, o mantive.

    - Coloquei um desenho de um dissipador de calor (só pela zuera).

   Como não sei se você sabe ver a pcb em 3d, postei a imagem dessa versão.
 

Kit Senha PCB V4 (Proteus).rar

post-653675-0-38689300-1397158535_thumb.

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Cara, não tenho nem como te agradecer, você basicamente fez tudo pra mim hahaha.. Eu queria por meu nome na placa para identificar e ver a qualidade da confecção da placa por luz negra.. Mas acho que vou por o seu hahaha.. 

 

Para finalizar:

 

- Devo exportar o desenho de forma: Negativa e Espelhado? (Devido ao teclado, ou se eu espelhar ai sim vai ficar errado?)

 

- O Jumper será que encontro com um de 6mm de espaçamento entre as pernas? (Pois é essa distância mais próxima que consegui deixar)

conector-jumper-com-alca.jpg

 

Minha placa fenolite tem exatamente 20x15, acho que se eu encaixar direitinho posso fazer sem ficar nada para fora...

 

Mais uma vez obrigado, vou manter o tópico aberto até que o circuito esteja pronto e funcionando.. E postarei aqui para mostrar a você..

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   kkkkkk, Pode colocar seu nome, nós estamos aqui para ajudar, ensinar, ser ajudado e aprender, como consegui um pouco de tempo deu para fazer bastante coisa, o importante é que nos seus próximos projetos, você já vai ter experiência, e praticamente tudo que eu fiz você vai ter condição de fazer (talvez tudo), pois, veja só você aprendeu a lidar com o proteus (outro software só muda o jeito de fazer, o principal é o mesmo em tudo), simular circuito, montar circuito, montar pcb, etc. Só isso já resolve os erros básicos que você estava fazendo (crítica construtiva), por falta de experiência (não que eu seja experiente, sou um mendigo perto dos caras desse fórum).

  

    Quanto ao jump, não precisa usar jump removível, pois esse jump irá a conexão que fornece 5v para o CI 4017, ou seja, sua alimentação. Use um fio como jump, só isso, ou melhor, quanto você for soldar os resistores terá que cortar os terminais em excesso use esse mesmo para fazer jump, ou seja, os pedaços de resto das pernas dos componentes.
    Já como imprimir depende do método que irá fazer a pcb, no método térmico vira-se a parte com a tinta para a placa, com isso é só imprimir normal (como já está, vista superior sem espelhar), no método fotográfico a parte é igual ao térmico, a impressão também e virada para o cobre, logo não precisa de espelhamento, só as cores que tem que ser invertidas, para fazer isso é só ir no ARES em Output=>Export graphics=>Export Bitmap, marque a caixa invert, marque os layers necessários no caso “Bottom copper”, e escolha o melhor DPI possível.

Kit Senha PCB V4 (PCB Cor inv).bmp

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Ah Ok.. 

Então é isso, se tudo der certo, mostro como ficou aqui no post e crio outro tópico disponibilizando esse sistema "físico" (pois a senha é fixa / não é Arduíno) para outras pessoas poderem se divertir haha...

Obrigado Paulo, até breve, acho que semana que vem ou a outra eu concluo a placa! 

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Paulo, tem como eu definir um texto que seja diferente de GND? Por exemplo, ao escrever algum texto na placa com a layer bottom copper, ele aparece invertido, até aí OK. Só que, ao definir o GND no Power Plane Generator, ele sobrepõe o meu texto, tornando-o invisível..  gostaria de saber se tem como eu colocar um texto sem que o GND o sobreponha...

 

E mais um detalhe, imprimi o lado de cima e as trilhas em folhas rascunho separadas e ao sobrepor uma na outra, elas não se encaixam perfeitamente, tendo exatamente o mesmo tamanho e na mesma posição da folha... 

 

zqi4dec.jpg

 

Ps: Se eu tentar alinhar um componente, algum outro fica fora...

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Paulo, tem como eu definir um texto que seja diferente de GND? Por exemplo, ao escrever algum texto na placa com a layer bottom copper, ele aparece invertido, até aí OK. Só que, ao definir o GND no Power Plane Generator, ele sobrepõe o meu texto, tornando-o invisível..  gostaria de saber se tem como eu colocar um texto sem que o GND o sobreponha...   

    Defina o GND no Power Plane Generator primeiro e depois onde ficou sem trilhas você escreve seu texto, pois pelo que entendi você que escrever seu texto no cobre, esse programas são definidos para escrever não no cobre, mas sim em uma impressão sobre o verniz, seja uma placa de única face ou dupla face, mas nada impede de você fazer uma “gambiarra” e escrever no cobre você pode usar o próprio layer bottom copper, mas como disse onde não tem trilha, ou usar outro layer para escrever (também onde não tem trilha), para ficar invertido é só dar mirror.

 

 

E mais um detalhe, imprimi o lado de cima e as trilhas em folhas rascunho separadas e ao sobrepor uma na outra, elas não se encaixam perfeitamente, tendo exatamente o mesmo tamanho e na mesma posição da folha...

  Você não esta alinhado com a borda da placa o desenho das trilhas quando invertido as cores definem uma parte preta, ou seja, o papel se quiser ver a marquem e só na hora de exportar deixar marcado o layer Board Edge, em anexo deixei o pdf da placa com essa borda, ai da para você alinha corretamente.

Kit Senha PCB V4 (PCB 2 Cor inv).pdf

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Paulo, voltando um pouco nas mensagens do tópico, dei uma lida naquele link que explicava do porque a tensão depois de retificada e filtrada era maior que a de saída do transformador, e você disse que a tensão elevava-se para 16V +/-, só que, eu fiz os cálculos e obtive 14,84V {(12V - 1,4) x 1,4} O cálculo está correto ou no caso do meu circuito tem algo diferente?

 

Também vi em outro tópico que eu criei que você havia me passado o link de compra dos pacotes arduíno, eu já comprei todos, e gostaria de saber qual é a maior aplicação do arduíno.. 

 

Obrigado!

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Paulo, voltando um pouco nas mensagens do tópico, dei uma lida naquele link que explicava do porque a tensão depois de retificada e filtrada era maior que a de saída do transformador, e você disse que a tensão elevava-se para 16V +/-, só que, eu fiz os cálculos e obtive 14,84V {(12V - 1,4) x 1,4} O cálculo está correto ou no caso do meu circuito tem algo diferente?

 

    Acontece que devido a esse tipo de transformador o dois diodos não estão conduzindo ao mesmo tempo. Na figura abaixo você pode ver a forma de onda de cada saída do transformador (duas do canto não a do meio, ou seja, as que vão para os diodos) antes do diodo, pode ver que as ondas são inversas:

Saida%20Transformador.jpg?psid=1

 

    Já a figura abaixo você vê a forma de onda de saída se usar um único diodo, não unido os dois para formar o positivo, o diodo está trabalhando perfeitamente, cortando a parte da onda negativa, ou seja ele está retificado meia onda:

Conduo_1_Diodo.jpg?lgfp=3000

 

  Se unir os dois diodos como a onda de entrada em cada diodo estão positivas, em tempos diferentes ele forma a onda que está na figura abaixo, percebe-se que quando um diodo para de conduzir o outro entrada em condução, formando uma tensão sempre variado positivamente em uma onda de formato meia senoidal, não tendo como na figura anterior aquela parte da tensão constante.

Conduo_2_Diodo.jpg?lgfp=3000

 

  Com isso dá para compreender que os dois diodos não estarão em condução ao mesmo tempo, não gerando uma queda de tensão de 1.4V(2*0.7V), mas sim 0.7V, acontece que essa queda de tensão também não possui esse valor, ele é somente adotado para facilitar cálculos em cima de estimativa, pois a queda de tensão no diodo depende da corrente que está passado por ele:

- http://troniquices.wordpress.com/2011/06/07/0-6v-0-7v-afinal-qual-e-a-queda-de-tensão-num-diodo/

    Essa corrente depende também da temperatura e da frequência da variação da tensão de entrada, ou seja é bem complexo por isso que os fabricantes dos componentes tem que fazer um documento listando essa informações, esse documento se chama datasheet, abaixo você pode ver um gráfico que tirei do datasheet do diodo 1N4007, essa varição da queda de tensão em relação a corrente.

queda%20tens%C3%A3o%20pela%20conrrente%2

 

  Existe um conceito de tensão de pico e tensão Rms:

- http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/inglês-para-eletronica/795-voltage-rms-and-average-ing009

  Indo direto ao ponto a tensão final que interessa para a fonte é a tensão de pico, tensão rms é aquela que quando você mede com multímetro normal a rede da 127Vca/220Vca, a saída do transformador terá uma saída de 12Vca rms, para converter tensão rms em tensão de pico, é só multiplicar por raiz de dois (1.4142), essa tensão rms sofrerá uma queda pois um diodo está em condução, vamos disser que o circuito depois dos diodos está tendo uma corrente de 500ma a queda de tensão do 1N4007, será de 0.9V, desse modo a tensão rms após o diodo será de Vsrms=Vi-Vd=>12-0.9=>Vsrms=11.1Vca, com o acrecimo de um capacitor ele irá se carregar com a tensão de pico, ou seja ela será Vspico=Vsrms*1.4142=> Vspico 15.6976Vcc, isso com uma corrente de 500ma, no entanto a capacitor também gera uma queda de tensão, para não complicar não levarei em conta, pois não mudará significantemente a tensão de saída. Quanto maior o valor da capacitância do capacitor mais estável e próximo a tensão de saída ficará do valor calculado.

  Porém, se você medir a tensão da fonte sem carga com o multímetro, o valor será diferente do valor calculado, pois a corrente do circuito mudará e a queda de tensão em cima do diodo será outra, isso ocorre porque o multímetro, mede a tensão baseada a função que estabelece a relação entre a resistência, tensão e corrente de um circuito elétrico, está é “V=R*I”, para o multímetro medir a tensão ele fixa o valor da corrente,para um valor de tensão, medianteum valor fixo de resistencia, com isso dá para saber a variação da tensão (corrente max fixa, resistencia fixa), nos multímetros digitais essa tensão é enviada para um microcontrolador que possui um ADC (conversor analógico digital), imagine que esse microcontrolador leia uma tensão de 0-5v, com um ADC de 10bits, ele converterá 5v em 1023, na figura abaixo da para você ter uma ideia melhor sobre isso, o que interessa é o fato de o divisor de tensão do multímetro fixa uma corrente, o da figura abaixo quando em 15v, a corrente é 0.001A, vamos supor que eu use esse circuito para medir a corrente, a queda de tensão em cima do diodo será em torno de 0.6V, logo a saída será (12-0.6)*1.4142=>16.12V, era por isso que disse que a saída seria em torno do 16v, mas como você viu essa tensão vai variar conforme a corrente da carga, quando maior a corrente da carga menor será a tensão, por isso que se usa um estabilizador de tensão, a tensão de entrada do regulador pode cair até 14.5V que ele continuará regulando para 12V.

Multimetro_Medindo_Tenso.jpg?lgfp=3000

 

 

Também vi em outro tópico que eu criei que você havia me passado o link de compra dos pacotes arduíno, eu já comprei todos, e gostaria de saber qual é a maior aplicação do arduíno..

 

   Legal :),O Arduino é uma plataforma de bibliotecas para e com um microcontrolador (vendida em uma placa), no modelo uno é o ATmega328p, todas as placas usam microcontrolador AVR. O interessante é que a placa que vem montado o microcontrolador, é Open Hardware e as bibliotecas e IDE, são Open Source, com isso você pode modificar/copiar o hardware ou/e bibliotecas como quiser, podendo criar sua própria versão, e é tão popular que você acha documento /tutorial para praticamente tudo que você quiser fazer, sem disser que a uma imensidão de hardware que alguém leu o datasheat e implementou um biblioteca para facilitar a vida de alguém que quer usar, ai você não precisa ler o datasheet, e programar do zero pode usar a biblioteca que alguém vez, ainda tem as shields que são hardwares adaptados para usar com o arduino, no conceito de plug/play (encaixa, usa a biblioteca e pronto). Essa ideia de Unir a praticidade de hardware/Software com código aberto e preço baixo é o que levou o Arduino a seu sucesso.

  Quanto ao que você pode fazer com ele, bem é a mesma coisa de perguntar o que você pode fazer com um computador, sabendo programar e fazer o programa que quiser, ou seja, o que sua imaginação quiser, da para fazer com arduino, claro que nem para tudo ele serve dependendo do que você quiser tem que usar alguma coisa com mais memória Ram,Flash, poder de processamento, etc, mas dá para fazer muita coisa com ele, muita coisa mesmo. Mas que bom que você comprou ele, vou deixar alguns site abaixo para você ver alguns projetos:

 

Cubo de Led

- http://www.instructables.com/id/Led-Cube-8x8x8/?lang=pt

Dispositivo para Deficientes Visuais

- http://www.instructables.com/id/Haptic-Feedback-device-for-the-Visually-Impaired/

Automação Residencial

- http://www.instructables.com/id/Haptic-Feedback-device-for-the-Visually-Impaired/

Sistema de Controle de Acesso (parte do seu projeto)

- http://www.youtube.com/watch?v=OQkXF1go6sw

- http://colanocodigo.blogspot.com.br/2013/07/acionando-travatranca-eletronica-com.html

- http://arduinobymyself.blogspot.com.br/2012/03/arduino-sistema-de-segurança-controle.html

- http://ferpinheiro.wordpress.com/2012/10/03/teclado-3x4-e-lcd-16x2-com-arduino/

“Radar”(Sonar)

- http://makezine.com/2013/10/07/an-arduino-radar-installation/

  Bizarrices

- http://hackaday.com/2014/04/03/lightbyte-animated-shutters/

- http://hackaday.com/2014/02/28/computers-playing-flappy-bird-skynet-imminent-humans-flapping-arms/

- http://hackaday.com/2014/02/13/a-clock-that-plots-time/

- http://hackaday.com/2014/01/23/all-terrain-rc-car-has-more-torque-than-your-grandpas-wheelchair/

- http://hackaday.com/2014/01/15/androidarduino-face-following-rc-car/

- http://hackaday.com/2013/12/21/quick-candy-sorting-machine/

- http://hackaday.com/2013/12/20/moody-useless-machine/

- http://hackaday.com/2013/12/13/portable-musical-stairs/

- http://hackaday.com/2013/10/25/fire-breathing-jack-o-lantern-of-death/

- http://hackaday.com/2013/08/18/liquid-nitrogen-finally-makes-an-arduino-project-cool/

   Em fim são tanto projetos que vou deixar alguns link gerais:

- http://hackaday.com/category/arduino-hacks/

- http://info.abril.com.br/noticias/blogs/zonalivre/hardware/5-projetos-matadores-com-arduino/

- http://hacknmod.com/hack/top-40-arduino-projects-of-the-web/

- http://facacomarduino.blogspot.com.br/

- http://www.instructables.com/id/Arduino-Projects/?lang=pt

  Alguns Livros:

- http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2012/12/livros-sobre-programacao-de-arduino.html

  

  Tem arduino até em satélite:

- http://en.wikipedia.org/wiki/ArduSat

- http://blog.arduino.cc/2013/08/12/ardusat-successfully-launched-in-space/

  Espero que isso te ajude a ter uma ideia melhor do arduino.

 

Obs: desculpa pelo texto enorme :D .

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Olá Paulo, obrigado pela explicação, meu interesse em arduíno dobrou, assim como minha vontade de aprender mais. Só tirando uma outra dúvida, agora sobre capacitores, no circuito, eu usei C6 e C4 como capacitores poliester (100nF) queria saber se isso interfere muito.. Já estudei um pouco sobre capacitores mas foi ano passado e estou sem minhas anotações.. Se souber se há algum problema nesses dois capacitores me avise.. 

 

Hoje a tarde eu comprei os componentes que faltava, vou montar sobre uma folha e mando uma foto aqui mesmo, pode perceber que há dois capacitores poliester. Só resta agora o transformador e os produtos para confecção...

 

exzyetY.jpg

 

 

rTsdMF5.jpg

 

 

Em relação ao R10, vou soldar dois fios no lugar e trazer para uma protoboard e testar três resistores diferentes para ver qual tem melhor resultado de tempo.. E o R9 (ligado ao LED), só tinha 270R, o 240R, que era mais próximo, não tinha...

 

Já comprei um multímetro também, e amanhã de manhã tentarei medir a corrente da fechadura..

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meu interesse em arduíno dobrou, assim como minha vontade de aprender mais.

 

   Que bom, vou deixar em anexo um projeto de voltímetro e amperímetro com arduino, vou deixar em anexo um projeto simples de um voltímetro e amperímetro com (se quiser montar quando seu arduino chegar só precisará de 4 reitores), inseri no proteus o microcontrolador do arduino e fiz uma fonte bem simples, se você mudar o valor na simulação do potenciômetro “RV1”, perto do LM317, você irá ver no display a tensão e corrente mudar.

 

Só tirando uma outra dúvida, agora sobre capacitores, no circuito, eu usei C6 e C4 como capacitores poliester (100nF) queria saber se isso interfere muito.. Já estudei um pouco sobre capacitores mas foi ano passado e estou sem minhas anotações.. Se souber se há algum problema nesses dois capacitores me avise.. 

 

Hoje a tarde eu comprei os componentes que faltava, vou montar sobre uma folha e mando uma foto aqui mesmo, pode perceber que há dois capacitores poliester. Só resta agora o transformador e os produtos para confecção...

 

   Está saindo. Quanto aos capacitores eles terão que ser eletrolíticos se não o circuito não funcionará (todos do circuito são eletrolíticos), quanto a tensão dos capacitores a atenção é o C1 que tem que ser de no mínimo 25V, mas pelo tamanho do que você comprou deve ser, já C3 terá quer ser de no mínimo 16V, os outro no mínimo de 6,3V. O valor de C6 e C4 pode ser difícil de encontrar, mas existe.

- http://www.soldafria.com.br/capacitor-eletrolitico-01uf-x-50v-p-408.html

 

 

Em relação ao R10, vou soldar dois fios no lugar e trazer para uma protoboard e testar três resistores diferentes para ver qual tem melhor resultado de tempo..

 

   Ok, também dá para saber o tempo ideal alimentado a fechadura com 12v e ver o melhor tempo. Para calcular o resistor use a função “T=(R.C)”, com T em segundos, o tempo total será o dobro, como o capacitor será fixo o valor de 150uf, então “T=(R*0,00015)”, multiplique por 2 e esse será o tempo total de funcionamento da solenoide.

  

 

E o R9 (ligado ao LED), só tinha 270R, o 240R, que era mais próximo, não tinha...

 

  Dependendo do led pode colocar até 100R, que não queima com esse valor está tranquilo o led ligará bem fraquinho, isso se ligar. Na verdade acho que tinha um erro ai, que eu cometi, passou batido acho que esse resistor está calculado para um corrente do led da ordem de 10ma, mas é melhor adotar 20ma (leds mais comuns), ai o resistor seria 150R, mas de qualquer jeito se o led não ligar é só trocar o resistor, pois talvez acenda com um intensidade baixa, desculpa pelo erro :muro:  (ainda bem que resistor é barato).

 

Já comprei um multímetro também, e amanhã de manhã tentarei medir a corrente da fechadura..

  Ok

 

 

Obs:Vi que deu uma erro em uma imagem que postei no post anterior, já arrumei e vou parar de usar o 4shared para essa funcionalidade.

Arduino Voltímetro e Amperímetro com LCD(Proteus).rar

Arduino_Voltimetro Código.rar

Biblioteca.rar

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   Aproveita que vai comprar resistores, comprar um de 150R para o led.A cor do led não muda nada o que muda é a corrente do led, que tem a ver com a intensidade luminosa do led, para saber essa corrente tem que olha o datasheet do mesmo, mas para facilitar o resistor de 150R, dará certo, pois está dimensionado para a corrente mais comuns do leds.

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   A tensão é baixa e essa corrente é somente quando ela abrir a solenoide, claro que se relar você sentirá um pequeno choque, mas isso se você aterra, por exemplo se você enfiar o dedo no polo positivo de uma tomada 127V, e estiver usando um chinelo ou tênis, a tensão do choque será bem menor pelo fato de o calçado isolar um pouco. Uma vez peguei um multímetro deixei na escala de tensão alternada e coloquei uma das pontas no polo positivo da tomada e segurei a outra ponta na minha mão, com um chinelo normal, a tensão deu aproximadamente 60V, ou seja, se eu coloca que o dedo na tomada levaria um choque com essa tensão devido ao isolamento do chinelo, pode fazer esse teste de medir com o multímetro, você não levará choque. Em um choque o que mata não é a tensão é a corrente, a tensão é só a “força” com que a corrente elétrica passará pelo seu corpo, pois com 100ma já mata um ser humano, a questão é que quanto mais alta a tensão maior a capacidade dela atingir órgãos vitais, ai qualquer 100ma, é cova.
- http://fisica.icen.ufpa.br/aplicada/choques.htm
- http://www.mundoeducacao.com/fisica/os-efeitos-corrente-eletrica-no-corpo-humano.htm

- http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=131
  Se a placa ficar exposta, as pessoas que digitarem a senha não levarão choque, pois a trilhas estarão escondidas. Já se for para você não levar choque e só tomar cuidado na hora de manusear, e tomar cuidado para não colocar as trilhas em curto, pois o circuito não tem fusível (se quiser colocar um para facilitar e não ter que mexer na pcb, solde um no próprio fio do transformador e passe fita isolante), ai ficará complicado em caso de curto circuito, pode derreter tudo,ou não dependendo do local da placa que de der curto, pois o disjuntor do circuito 127/220vca pode estar bem dimensionado, e desligar, antes de derreter.
  Agora se quer algo bem feito, passe um verniz na placa, primeiro solde tudo, depois que testar e tiver tudo ok, passe um verniz que além de evitar o problema do choque, protegerá o cobre das trilhas de oxidação, esse verniz, pode ser aquele de madeira, usado nas portas, forro de madeira, etc, pode ser esmalte de unha, ou produto especifico.

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Paulo, o seguinte, mostrei meu circuito para meu professor e ele me alertou das seguintes situações..
- O capacitor C4 e C6 tem que ser poliéster mesmo, pois a função dele não é de armazenar a carga como o eletrolítico, mas sim dar um pulso ou algo assim (não captei direito e a gente só tinha 15 minutos)..
- Me informou também que o C3 é aconselhável ter um valor um pouco mais alto que 100u (mas não é certeza), pois servirá de proteção ao 7805, evitando que alguns do componentes do circuito principal parem de funcionar
- Aconselhou-me a colocar um indutor sobre a fechadura para verificar quanto de corrente a bobina da minha fechadura irá reter.. Pois pode ser que a solenoide da fechadura consuma bem mais que 1,25A durante o pulso..
- Disse também que o circuito está bonito kkkk

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- O capacitor C4 e C6 tem que ser poliéster mesmo, pois a função dele não é de armazenar a carga como o eletrolítico, mas sim dar um pulso ou algo assim (não captei direito e a gente só tinha 15 minutos)..

   É eu pensei que tinha que ser eletrolítico, pois seu circuito original esses capacitores são eletrolíticos, daí simulei e deu certo com capacitores eletrolíticos, mas ele disse que são poliéster, simulei e deu certo também.

 

- Me informou também que o C3 é aconselhável ter um valor um pouco mais alto que 100u (mas não é certeza), pois servirá de proteção ao 7805, evitando que alguns do componentes do circuito principal parem de funcionar

  Para mim 100uf já está bom, mas se ele disse usa um maior.

 

- Aconselhou-me a colocar um indutor sobre a fechadura para verificar quanto de corrente a bobina da minha fechadura irá reter.. Pois pode ser que a solenoide da fechadura consuma bem mais que 1,25A durante o pulso..

  De fato como uma solenoide conserva energia na forma de um campo magnético, dependendo obstáculo que essa achar a corrente pode subir e passar de 1.25A, ela sobe em rampa e pode saturar a solenoide, mas não posso opinar muito nisso, pois não conheço muito bem essa parte.

 

- Disse também que o circuito está bonito kkkk

Kkkkkkk, você está fazendo curso de eletrônica ?

 

 

 

  Eu também não sei muita coisa então desculpa pelas minhas mancadas, estou aprendendo junto, como falei sou um mendigo nesse fórum, cada dia aprendo coisas novas e quero ajudar, então mesmo com erros um dia a gente vê que errou e conserta, até conseguir que tudo funcione, só precisa de paciência.

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kkkk, Sim estudo eletrônica. 

 

Estou no segundo ano, os professores são uns gênios, mas claro, deixa que quebrando um pouco a cabeça, e como disse, eles param o intervalo para me atender..

Quanto a corrente, ele me disse para medir a corrente durante o pulso, e com um multímetro de 20 reais é quase impossível, teria que ser aquele multímetro alicate mas é meio caro... 

 

Originalmente (na prática) o kit senha didático que fizemos, usamos capacitores poliéster também.. Por isso tomei em conta que esses capacitores continuariam sendo poliéster..

 

 Agora, não sei o que fazer em relação à essa elevação de corrente da fechadura, já comprei o transformador de 1,5A, espero que que seja suficiente.. Não sei se eu postando a placa de um interfone ligado à fechadura ajudaria a entender um pouco..

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Quanto a corrente, ele me disse para medir a corrente durante o pulso, e com um multímetro de 20 reais é quase impossível, teria que ser aquele multímetro alicate mas é meio caro...

    Mais uma aplicação que você pode usar o Arduino, criar um voltímetro e amperímetro (como o que te passei) e ler rapidamente as entradas, enviar para o pc pela porta usb e fazer um programa que coloca essas informações em um gráfico, claro que não será um grande “osciloscópio” (está mais para um registrador de dados), mas dá para você ver essa rampa da corrente da solenoide.

   Aliás tem um projeto que já tem um programa para pc e o código pronto para o Arduino que o transforma em um “osciloscópio” de 7kHz (pouco, mas serve para isso,).

- https://code.google.com/p/xoscillo/

- https://code.google.com/p/xoscillo/wiki/arduino

- http://www.youtube.com/watch?v=u0iFdSYVvNQ#aid=P-1YbNpCDSQ

   Outro

- http://www.x-io.co.uk/serial-oscilloscope/

- https://github.com/xioTechnologies/Serial-Oscilloscope

- http://www.youtube.com/watch?v=jgMG0UQ2_pc

  Se quiser algo melhor, mas claro nada novamente profissional (afinal é só para destes simples),você pode usar a placa de som de seu pc.

- http://www.reidaeletronica.com/2013/03/usar-pc-como-osciloscopio.html

 

 

Agora, não sei o que fazer em relação à essa elevação de corrente da fechadura, já comprei o transformador de 1,5A, espero que que seja suficiente.. Não sei se eu postando a placa de um interfone ligado à fechadura ajudaria a entender um pouco..

    Então, a aplicação de uma carga indutiva revelará melhor as variáveis que se tem que prever e tomar cuidado (isso é em todo projeto, indutivo ou não), o resto é praticamente igual. Da parte da aplicação você tem que pensar que a sua carga indutiva (solenoide) pode encontrar um obstáculo e não fechar, aumentado a corrente da mesma, para resolver em partes esse problema (vai que alguém mete a mão, a porta/portão empenou, ferrugem, etc) pode ter um sensor na porta que só permite a fechadura atuar quando a porta estiver realmente na posição correta (encostada), o outro problema que é o tempo que a carga indutiva tem que ficar ligada pode ser um sensor que mostra que ela trancou, como esses sensores complicaria, se estipula um tempo de atuação da carga indutiva para trancar a porta e destrancar (circuito RC, do seu projeto), já a parte da carga encontrar uma dificuldade para atuar alimentado a corrente, essa corrente pode ser limitada colocando um grupo de transistores atuando como fusível eletrônico (cortando o circuito sobre uma corrente, rearmando quando ela abaixa), só que como a carga só fica atuada por um tempo determino(curto), isso elimina de maneira genérica esse problema, porém, só que se houver saturação do indutor a corrente subirá em rampa em pouco tempo dependendo da indutância do indutor (talvez nem ocorra assim depende do núcleo do indutor, pois estou admitindo um núcleo móvel de ferro com ar).

   Enfim, eu não entendo de indutores, siga as recomendações de seu professor, e não tenha medo de testar.

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Hum.. Ok, Mas então, olhando para o circuito, não "vejo" mais problemas, possuo uma protoboard aqui em casa, (já tentei reproduzir diversas vezes o circuito original, que é mais simples que esse, e não consegui) mas vou tentar novamente fazer na protoboard. Você tem algum conhecimento em protoboard? Algo que poderia me dar dicas (assim como você faz em cada post kkk), mas não se apresse, se quiser, durma kkkk

 

Em relação ao arduíno, estou esperando concluir esse projeto primeiro, tanto é que vai demorar para ele chegar.. Mas estou salvando os links que me passa, primeiro precisarei ver aquela série de vídeos sobre Arduíno, pois eu mesmo tentei ver um anexo que me passou sobre Voltímetro e Amperímetro, mas tinha outros dois anexos juntos e não sabia se eu tinha que anexar o código em anexo no projeto matriz (principal)

 

Bom, vamos seguindo!!

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mas não se apresse, se quiser, durma kkkk

   kkkkk, essa foi boa.

 

 

Você tem algum conhecimento em protoboard? Algo que poderia me dar dicas

    Protoboard não tem segredo, pois e só uma matriz de contatos ligados em uma disposição.

- http://www.estudiolivre.org/img/wiki_up/proto.gif

   O que você pode fazer para ter um circuito mais fácil de entender é ao montá-lo usar as barras laterais para alimentação, usar cabos com cores diversificadas que lhe ajudem a identificar a ligações.

- http://multilogica-shop.com/sites/default/files/img_produtos/Conjunto_de_jumpers_para_protoboard_M.jpg

- http://www.aliexpress.com/item/Free-Registered-Airmail-Shipping-Male-to-Male-Solderless-Flexible-Breadboard-Jumper-Cables-Wires-65-pcs-for/903827397.html

  Usar uma fonte de alimentação, estável. Se quiser montar uma fonte de bancada compra uma fonte e colocar um circuito Step Down para regular a tensão

- http://www.aliexpress.com/item/60W-5A-Switching-Power-Supply-For-LED-Strip-light-AC100V-240V-input-12V-output-2156/485562283.html

- http://www.aliexpress.com/item/DC-DC-Buck-Converter-Step-Down-Module-LM2596-Power-Supply-Output-1-23V-30V/846265709.html

  Tudo isso que falei acima é uma perfumaria, o que interessa é que protoboard não tem segredo única coisa que você não pode usar protoboard são circuitos de alta frequência, como um transmissor fm, pois ela dá muita capacitância parasita, na verdade isso também ocorre em pcbs para essas aplicações e tem que se tomar os cuidados abaixo.

- http://eletrohoo.paros.uni5.net/artigos/perguntas_circu_impressos/index.asp?action=trintaum

- http://eletrohoo.paros.uni5.net/artigos/perguntas_circu_impressos/index.asp?action=trinta

- http://eletrohoo.paros.uni5.net/artigos/perguntas_circu_impressos/index.asp?action=vintenove

 

 

tentei ver um anexo que me passou sobre Voltímetro e Amperímetro, mas tinha outros dois anexos juntos e não sabia se eu tinha que anexar o código em anexo no projeto matriz (principal)

    O arduino você pode simular no proteus, no caso os arquivos que te passei foi dois de códigos e um do circuito simulando, eu já embuti o código na simulação é um arquivo “.hex”(está na pasta junto ao arquivo do proteus), acontece que no proteus se mexe com o atmega puro (a menos que se crie um componente), ele não tem a opção de colocar o código só o arquivo Hexadecimal do código (o que faz todo sentido). Para testar o voltímetro/amperímetro é só executar a simulação e variar o potenciômetro “RV1” e ver a mudança no display. Se quiser aprender simular o arduino no proteus vou deixar os links abaixo que lhe ajudarão.

- http://www.oarduino.com/proteus-tutorial-simular-arduino/

- http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2012/12/arduino-componentes-para-o-proteus.html

   Se quiser abrir os códigos é só baixar a IDE do arduino.

- http://arduino.cc/en/Main/Software

  Ou da uma olha nesse tópico que fiz esse código.

- http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1065291-divisor-de-tens%C3%A3o/

 

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