Ir ao conteúdo

Problema com memória ram ou placa mãe?

filipe rosa

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos espero que estejam todos bem.

Estou enfrentando um problema que não sei ao certo o que fazer.

É o seguinte, tenho uma placa mãe com expanssão até 8 gb de memória ram, porém só estou utilizando 3 gb. O caso é que eu comprei uma memória de 2gb e tirei um pente de 1gb e coloquei o novo no lugar deixando meu pc com 4gb.

Mas quando vou ligar o pc, ele não liga só aparece a tela preta e as vezes a famosa tela azul.

Procedimentos que já tomei foi atualizar driver da placa mãe, já limpei as memórias e slots, já troquei de lugar, já tirei a de 2gb velha e coloquei a nova com a de 1gb, e por ultimo fui na loja e troquei o pente de memória novo por outro e fiz todos os testes novamente como dito acima e o problema persiste.

obs: a memória que comprei tem a mesma descrição que as antigas.

Tem mais alguma coisa que posso estar fazendo para resolver problema ou só me resta trocar a placa mãe mesmo.

desde já agradeço a atenção. forte abraço a todos. 

• Membro VIP
Postado

Olá @filipe rosa. Seja bem-vindo ao fórum CdH! Leia as Regras Gerais e utilize o fórum com sabedoria. ;)

Afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar. informe a configuração completa do seu PC. Dessa forma, poderá conseguir ajuda mais rapidamente. Caso não saiba identificar os componentes, leia o seguinte tutorial: Saiba como descobrir a configuração do seu PC.

Ficamos no aguardo.

:joia:

Postado

Então a configuração da minha maquina é a seguinte.

windows 7 ultimate 64bits.

Processador core 2 duo E7500 3.00ghz

Memória Ram 2gb DDR2 Corsair 800 mhz

Memória Ram 1gb DDR2 Corsair 800mhz

Disco Rígido 500GB

Placa de Video Geforce Gts 450 

Placa mãe Asus P5K-SE

Fonte 500w Real.

Fico no aguardo se puderem me dar uma força.

Desde já agradeço a atenção.

Postado

Bom, se o CPU em questão funciona ainda com os 3GB de memória antigos, provavelmente há uma incompatibilidade do pente novo com o processador ou com a placa mãe. Apesar de você comprar um pente 2GB 800MHz da Corsair, os tempos de latência e demais podem ser incompatíveis, o que provoca esse erro.
O ideal é levar até o local que você comprou este pente, e pedir para testar com outro exatamente igual: se rodar, comprova a incompatibilidade entre memórias; se não rodar, pode ser incompatibilidade com processador/placa mãe.
Agora se nem com as memórias antigas você está conseguindo rodar, então é porque alguma coisa deu pau no teu sistema (possivelmente slot).
Em matéria de computadores, todos os testes são necessários.

Postado

Experimente dar um Clear CMOS, ou seja, resetar as configurações do BIOS. Esse procedimento faz sentido pelo seguinte: ao ligar o computador o BIOS automaticamente define as configurações da memória (timing, clock..), e as configurações da memória antiga podem estar atrapalhando o funcionamento da nova.

Postado

Bom dia  a todos eu fiz o teste em outra placa mãe igual a minha e mesmo processador e realmente funcionou de boa, mas ainda tenho uma duvida como é possível funcionar a de 2gb antigas e a nova não funcionar, sendo que a configuração das duas são idênticas?

E como eu posso estar fazendo para deixar o tópico como resolvido?

Postado

Conflito de tempos de latência, provavelmente.

As especificações da memória vão além da frequência e da marca, alguns a saber: CAS Latency (o mais frequente causador de incompatibilidades), RAS-CAS delay, RAS precharge, cycle time, row refresh e command rate...

Você até pode usar o CPU-Z no outro computador para anotar as especificações da memória. Inclusive, acredito que se você colocar o pente de memória novo, sozinho, vai rodar legal.

Postado

mgflist, realmente coloquei a memória nova sozinha e funcionou normal.

Bora compra uma de 4gb.rsrsrs...

Agradeço a todos por me ajudar nessa questão, um grande abraço a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!