Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual watercooler é o mais silencioso?


João

Posts recomendados

Fala João!

 

Um watercooler que conheço que apresenta esse perfil de fábrica é o Corsair H55. Mas nada o impede em customizar o WC que queria adquirir trocando as fans originais do sistema por outras, de mesmas dimensões, mas com perfil de funcionamento diferente. Eu mesmo abri mão de usar a fan original do Seidon 120V e por 2 fans de melhor performance no lugar.

 

No seu caso, se ainda não sentir-se satisfeito com o ruído produzido pela fan original, nada o impedirá em substitui-la por uma fan de 12cm PWM, tipo a Akasa Viper, para ter desempenhos de arrefecimento e ruído melhores.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala João!

 

Um watercooler que conheço que apresenta esse perfil de fábrica é o Corsair H55. Mas nada o impede em customizar o WC que queria adquirir trocando as fans originais do sistema por outras, de mesmas dimensões, mas com perfil de funcionamento diferente. Eu mesmo abri mão de usar a fan original do Seidon 120V e por 2 fans de melhor performance no lugar.

 

No seu caso, se ainda não sentir-se satisfeito com o ruído produzido pela fan original, nada o impedirá em substitui-la por uma fan de 12cm PWM, tipo a Akasa Viper, para ter desempenhos de arrefecimento e ruído melhores.

 

Abraço!!

Valeuzão,porém eu acho que o ruído que mais me incomoda no meu pc é o da placa de vídeo que é uma gtx 770 da pny com três fans,que mesmo na velocidade mínima é um ruído bem alto.Você pode me dizer se esse H55 faz mais ou menos ruído do que o cooler box original da intel?Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área!

 

Olha, se for mensurar os dBA em velocidade total das fans, a fan da Intel é de fato mais silenciosa que a fan equipada do H55. Não tenho dados da H55, mas te passo o gráfico de ruído máximo do H60, uma versão do H55 com fan mais potente (e ruidosa também):

 

https://www.clubedohardware.com.br/imageview.php?image=67134 (não pude por a imagem, dava erro)

 

Mesmo 8 dBa a mais, o conjunto bloco-radiador do watercooler é anos-luz mais eficiente que o dissipador do coolerbox, demandará menos RPM da fan para arrefecer o sistema. Menor RPM, menor ruído, dessa forma que essa comparação nivela melhor as coisas no quesito ruído. Isso falando da fan da H60...

 

Veja também um comparativo entre o H60 e H55 comparados diretamente:

1352988268PNVWjx5jlG_4_4.png

 

Caso queira se aprofundar no assunto:

 

Teste CdH H60: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Corsair-H60/2725

HardOCP H55 x H60: http://www.hardocp.com/article/2012/12/03/new_corsair_h60_h55_cpu_liquid_coolers_review/1#.U0FWsPldWHA

 

Tranquilo, João?

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O H55 vem com uma fan de 3-pinos portanto sem controle de rotação PWM.

 

Nem todas as placas controlam fans de 3-pinos ligadas na cpu fan e nesse caso a fan do H55 rodaria sempre em sua máxima rotação de 1700 rpm.

 

Eu pessoalmente vejo sendo mais vantajoso optar por water coolers como o H60 que vem com uma fan PWM a não ser que de qualquer forma você opte por trocar a fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Epa!

 

 

 

O H55 vem com uma fan de 3-pinos portanto sem controle de rotação 

 

Obrigado pela retificação providencial, Edson! Realmente não contava que a Corsair não disponibilizava fan PWM para o H55. Não tinha prestado a atenção devida na disponibilidade PWM nos reviews, esse recurso é comum a todos os WCs, até o meu Seidon "pé-de-porco" tem. Maior bola fora da parte dela.

 

Então é H60 na cabeça.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O H55 vem com uma fan de 3-pinos portanto sem controle de rotação PWM.
 
Nem todas as placas controlam fans de 3-pinos ligadas na cpu fan e nesse caso a fan do H55 rodaria sempre em sua máxima rotação de 1700 rpm.
 
Eu pessoalmente vejo sendo mais vantajoso optar por water coolers como o H60 que vem com uma fan PWM a não ser que de qualquer forma você opte por trocar a fan.

 

O que significa PWM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo75,

 

O H55 é um upgrade com relação ao H50 mas espelhando nas especificações da anterior que era também de 3-pinos e 1700 rpm.

 

Visualmente a fan do H60 me agrada mais.

As fans do H50 e H55 tem aparência mais simples, lembrando as fans genéricas que geralmente vem nos gabinetes.

 

João,

 

As fans de 4-pinos ligadas em um conector PWM recebem o sinal PWM da placa mãe, permitindo que a rotação seja ajustada conforme for a temperatura do processador.

 

Fans de 3-pinos são controladas apenas por tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo75,

 

O H55 é um upgrade com relação ao H50 mas espelhando nas especificações da anterior que era também de 3-pinos e 1700 rpm.

 

Visualmente a fan do H60 me agrada mais.

As fans do H50 e H55 tem aparência mais simples, lembrando as fans genéricas que geralmente vem nos gabinetes.

 

João,

 

As fans de 4-pinos ligadas em um conector PWM recebem o sinal PWM da placa mãe, permitindo que a rotação seja ajustada conforme for a temperatura do processador.

 

Fans de 3-pinos são controladas apenas por tensão.

Então seria mais proveitoso comprar o H60?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente me interessaria mais pelo H60 por vir com uma fan com especificações melhores.

Tem outras pessoas que optariam pelo H55 por ser da Azetek e evitariam aqueles que são feitos pela CoolIt tal como o H60.

 

Tem pessoas que optam pela Corsair pelo seu maior tempo de garantia enquanto outros preferem evitar as opções da Corsair.

 

Creio que vá depender mais da opinião pessoal de cada um.

Pode ser que no final das contas a melhor opção acabe sendo aquele que visualmente agrade mais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...