Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco pra mimário e secundário - duvida


guilherme.mk

Posts recomendados

Olá galera, eu tenho uma dúvida que não consegui sanar em todas pesquisas que fiz, procurei muito e não achei nada relacionado e o motivo de eu estar postando aqui é porque sei da grande atenção dos usuários clubedohardware.

 

Primeiramente, eu queria formatar meu PC para instalar o Windows 7 Home Basic. O sistema operacional dele era o Windows XP SP3.

 

Para fins de esclarecimentos, pois em dúvidas posteriores deverei mostrar isso, a placa mãe é uma ASUS P5KPL-AM SE.

 

Tenho dois HDs, um de 500 gigabytes de memória e um outro de 50 gigas mais ou menos.

 

Da primeira dúvida surge quanto aos HDs, eles não são SATA, são IDE, um fazendo o papel de primário e o outro fazendo o papel de secundário (o com menos espaço no papel de primário e o com maior capacidade com papel de secundário), ou seja, um fazendo o armazenamento e também reserva para o sistema e o outro para colocar bugigangas.

 

O tamanho da capacidade do HD, quando este for usado para tais fins (primário ou secundário) influencia na velocidade do computador? Se eu colocar o HD de maior capacidade para atuar como primário e fazer reserva para o sistema, o computador vai rodar melhor?

 

E para não postar vários tópicos, eu farei mais duas perguntas aproveitando este tópico.

 

Quanto ao sistema operacional, o Windows 7 Home Basic é melhor do que o Windows XP SP3, na questão de desempenho, gráfico, etc? Considerem para responder que seja uma máquina razoavelmente boa.

 

A outra é na questão de após a instalação do Windows 7 Home Basic tive de baixar os drivers da placa mãe compatíveis com tal sistema operacional, acontece que alguns drivers, mais especificadamente o VGA, a instalação diz que o computador não atende aos requisitos mínimos, o que faço se o driver foi baixado do próprio site da placa?

 

Configurações:

  • Sistema operacional WIndows 7 Home Basic 32 bites;
  • Memória de 3 gigabytes;
  • Armazenamento reservado para o sistema em 70 gigas, sendo o resto usado para armazenamento de bobagens;
  • Placa de vídeo GeForce 8m séries 1 giga de memória;
  • Processador Dual Core

 

Fico grato pela atenção, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de alterar qualquer coisa, baixe e rode o programa da Microsoft que dirá se o seu pc atende os requisitos mínimos assim não perderá tempo: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=20

Agora com as demais questões, sobre a ligação de máster o hd menor, e slave o maior é a mais recomendada, mesmo que o maior seja mais rápido e também tem 10 x a capacidade do outro, agora o importante também é ligar certo na placa mãe, na IDE 0 (costuma ser azul;

Sobre o sistema operacional adequado vai depender da capacidade da sua máquina, então veja as diferenças aqui: http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/1816-conheca-as-seis-diferentes-versões-que-o-windows-7-tera.htm e veja o que mais lhe apropriar.

Uma coisa é driver outra coisa é a capacidade da placa de vídeo, se esta não é adequada ao Windows 7, mesmo com o driver exato dará a mensagem de incompatível;

Rode o utilitário primeiro, se for possível instalar, escolha a versão e tente pelo menos obter o driver de rede para ter acesso a internet, conseguindo isso você baixa o EasyDriver que este identifica, baixa e instala os drivers ideais para sua instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, vamos lá, vou responder uma pergunta de cada vez.

 

1 - O HD vai influenciar na transferências de arquivos, se você verificar a rotação (RPM) e a taxa de transferencia (SATA II por exemplo possui 6Gb/s), vai perceber que há sim uma boa diferença e ela é notada não só ao copiar e mover arquivos e pastas, mas também em inicializações de SO e programas. Então se você colocar um HD mais potente como primário, seu sistema tende a ter um desenvolvimento um pouco melhor sim. Então quando for escolher um HD não verifique somente a sua capacidade de armazenamento, verifique os itens que citei.

 

2 - Com certeza o Win 7 Home tem um melhor desempenho e melhores gráficos que o Win XP SP3, mas isso requer mais da máquina, quanto melhor o sistema, mais vai precisar da máquina para que ele funcione bem, eu particularmente não recomendo as versões Home e Starter pela falta de algumas funções (principalmente relacionadas a rede), mas não deixam de ser úteis.

 

3 - Em relação aos drivers, verifique se não estão sendo executados em modo de compatibilidade (botão direito > Propriedades > Compatibilidade) se sim, desative, se não, teste executar na versão mais atual do windows que ele oferecer, as vezes funciona. Caso não dê certo, tente baixar os drivers de mesma função de outros sistemas operacionais, ou do mesmo mas de velocidade diferente (se você possui um sistema x32 tente um driver de x64 e vice-versa). Eu olhei sua placa e somente por possuir os drivers para seu sistema operacional já quer dizer que ela suporta o mesmo, mas pode haver algum erro nos drivers ou os links do site estão errados, é normal isso acontecer. Tente verificar por ultimo em outros sites os mesmos drivers, procure pelo nome do próprio driver e não da MB

 

 

Espero te ajudado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...