Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar varios servos na mesma bateria?

mateusviccari

Posts recomendados

Galera, estou querendo programar um robô hexapod com arduino, já adquiri 4 micro-servos para testar e pretendo adquirir mais os 14 que faltam para o hexapod.

Os servos que comprei são os tower pro sg90, esses aqui:

http://www.servodatabase.com/servo/towerpro/sg90

Porém eu só entendo de programação, já de eletronica sou bem inexperiente.

Como faço pra ligar todos eles numa bateria só? E mais, que tensão tem que ser a bateria? Pelo que eu sei eles trabalham de 3 a 7.2V, mas com 16 ligados ao mesmo tempo, nao teria que aumentar a tensão?

Da pra usar uma bateria de Lipo de 2s (7.4V)? E quanto a corrente, da pra ligar baterias de qualquer corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que pesquisei ele podem operar de 4,8v a 6v com um consumo de 250mA, considerando que serão 16 servos terá um consumo de 4A.

Então pode utilizar uma bateria de 4,8v até 6v e que forneça os 4A (ou mais de 4A), só não se esqueça que essa bateria vai se descarregar com o uso.

as vezes até compensa fazer uma fonte simples de 5v (lm7805) com corrente de no minimo 4A.

se eu estiver enganado expliquem correto para ele

OBS: retirei essas informaçoes de tensão de trabalho e corrente de um anuncio do mercado livre.

se for ligado em paralelo não precisa aumentar a tensão.

se for em série é preciso aumentar a tensão

Link para o comentário

Hmm então a tensão fica a  mesma se eu usar 1 ou 100 motores? A unica coisa que tem que mudar é a corrente? No caso de eu ligar 16 servos precisa de 4A, mas se eu usar 8A nao teria nenhum problema?

E quanto a fonte nao tem como usar pois vai ser um robo então tem que operar fora da tomada rsrs... Tenho essas baterias de LiPO usadas em auto/aeromobilismo, elas tem 7.4V (totalmente carregadas fica 8.4 e no fim da carga fica 6.5), como poderia fazer pra trabalhar com essa bateria? Como vou fazer pra reduzir a tensão que a bateria passa pros motores?

Link para o comentário

Hmm então a tensão fica a  mesma se eu usar 1 ou 100 motores? A unica coisa que tem que mudar é a corrente? No caso de eu ligar 16 servos precisa de 4A, mas se eu usar 8A nao teria nenhum problema?

E quanto a fonte nao tem como usar pois vai ser um robo então tem que operar fora da tomada rsrs... Tenho essas baterias de LiPO usadas em auto/aeromobilismo, elas tem 7.4V (totalmente carregadas fica 8.4 e no fim da carga fica 6.5), como poderia fazer pra trabalhar com essa bateria? Como vou fazer pra reduzir a tensão que a bateria passa pros motores?

Se utilizar 8A não terá problema esse 8A é a capacidade maxima que a bateria pode oferecer, mas que determina o quando vai pegar desses 8A é a carga no caso os servos, nessa bateria sua pode utilizar um regulador de tensão lm7805, mas lembre-se ele só suporta corrente 1A.

Link para o comentário

E no caso da minha bateria que tem 5A, tem algum jeito? Daria pra usar 5 desses ai rsrsrs?

Acho que seria melhor você utilizar uns diodos pois cada diodo causa uma queda de tensão de 0,6v, se colocar 4 diodos em série tera uma queda de 2,4v, logo sua bateria totalmente carregada tem, 8,4v-2,4=6V

pode utilizar diodos 6A10 

aqui tem a foto de um diodo 6A10.

post-598359-0-82758600-1397008658_thumb.

ele tem um lado totalmente preto, e o outro lado com um risco cinza, para ligar eles em série deve pegar um diodo desses e ligar a parte cinze de um na parte preta do outro.

ficaria mais assim.

post-598359-0-04391000-1397009002_thumb.

Link para o comentário

• mês depois...

Desculpe a demora de mais de um mes pra responder... so vi agora sua resposta...

Então... achei pra comprar esse diodo ai, mas aqui em casa fuçei e achei 6 diodos IN4006...

Da pra usar esses aqui?

E outra duvida, diodos nao consomem corrente? Se eu ligar varios em serie como na sua foto, nao vai tirar capacidade demais da bateria ficando em falta para os servos?

Link para o comentário

Desculpe a demora de mais de um mes pra responder... so vi agora sua resposta...

Então... achei pra comprar esse diodo ai, mas aqui em casa fuçei e achei 6 diodos IN4006...

Da pra usar esses aqui?

E outra duvida, diodos nao consomem corrente? Se eu ligar varios em serie como na sua foto, nao vai tirar capacidade demais da bateria ficando em falta para os servos?

Esse diodo só suporta 1A seu consumo total vai ser de 4A então ele não vai suportar.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Cara olha so...

Fiz  a solda de 4 desses diodos 6A10, e medi com um multimetro, sem os diodos ficava 7,82V, e com os diodos diminuiu pra 6,4V, dando uma reducao de 1,42V, e nao 2.4 como você havia falado... ~e normal isso? Vou tentar pegar mais uns  e soldar pra ver o que acontece...

----EDIT----

Tentei ligar os 8 diodos juntos, cheguei na mesma tensão que o arduino fornece (5.2V) so que no arduino funciona e com os diodos na oO... o que sera q pode ser? (liguem um motor só)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...