Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler ou Fans?


vuhede

Posts recomendados

Este é meu gabinete, estava pensando em colocar pelo menos 1 fan na lateral de 120mm e um na saida de 140mm, ou seria melhor colocar na lateral 140mm e saida 120mm?

 

http://imageshack.com/a/img843/2631/8cm4.jpg
http://imageshack.com/a/img834/8339/n98j.jpg
http://imageshack.com/a/img845/7327/t3z4.jpg
http://imageshack.com/a/img838/5692/8sz8.jpg
http://imageshack.com/a/img841/6756/veb7.jpg

 

 

quero colocar uma refrigeração devido a um UP que irei fazer em breve, e ele não tem nenhum fan, fora o do processador, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é meu gabinete, estava pensando em colocar pelo menos 1 fan na lateral de 120mm e um na saida de 140mm, ou seria melhor colocar na lateral 140mm e saida 120mm?

 

http://imageshack.com/a/img843/2631/8cm4.jpg

http://imageshack.com/a/img834/8339/n98j.jpg

http://imageshack.com/a/img845/7327/t3z4.jpg

http://imageshack.com/a/img838/5692/8sz8.jpg

http://imageshack.com/a/img841/6756/veb7.jpg

 

 

quero colocar uma refrigeração devido a um UP que irei fazer em breve, e ele não tem nenhum fan, fora o do processador, valeu

A tampa lateral do seu gabinete possui suporte para as fans pretendidas, embora no painel traseiro se não estou enganado possui suporte para fans de 92mm. Apesar de ter a furação para uma fan de 120mm, a grade menor irá obstruir bastante o fluxo de ar, além de produzir um ruído estranho. Claro pra se ter certeza do resultado na prática somente testando, mas acredito que o investimento seja realmente válido, preocupação com segurança nunca é demais.

Coloquei duas fans de 120mm (lateral e painel traseiro), acredito que terá o melhor custo benefício.

 

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom dia!

 

Só gostaria de acrescentar uma parada, afinal o NF já explicou com propriedade e sugeriu uma ideia bacana para o nobre Vuhede, da qual faria exatamente o mesmo. Só acho que para a exaustão traseira servirá fans de 80 e 92mm apenas. O gabinete parece estreito demais para acondicionar fan de 12cm por ali.

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom dia!

 

Só gostaria de acrescentar uma parada, afinal o NF já explicou com propriedade e sugeriu uma ideia bacana para o nobre Vuhede, da qual faria exatamente o mesmo. Só acho que para a exaustão traseira servirá fans de 80 e 92mm apenas. O gabinete parece estreito demais para acondicionar fan de 12cm por ali.

 

Abraço a todos!

 

Realmente ouve um equivoco de minha parte. Analisando o tamanho das furações em relação a fan da fonte, vemos que realmente os furos são para fans de 80mm e 92mm.

Obrigado colega Cabelo pela observação.

 

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

A tampa lateral do seu gabinete possui suporte para as fans pretendidas, embora no painel traseiro se não estou enganado possui suporte para fans de 92mm. Apesar de ter a furação para uma fan de 120mm, a grade menor irá obstruir bastante o fluxo de ar, além de produzir um ruído estranho. Claro pra se ter certeza do resultado na prática somente testando, mas acredito que o investimento seja realmente válido, preocupação com segurança nunca é demais.

Coloquei duas fans de 120mm (lateral e painel traseiro), acredito que terá o melhor custo benefício.

 

Abraço e boa sorte

 

Vou colocar 2 então, uma na parte lateral e traseira. Tem alguma diferença de colocar na lateral por dentro ou fora. também estava pensando de colocar isso.

Filtro fan > ou um menor, só para ter uma ideia. Será que é exagero? valeu

 

e quanto na parte lateral eu coloquei a regua em diagonal e na parte maior dos furos deram 15cm e no pequeno o 12 foi com sobra, valeu


Fala rapaziada, bom dia!

 

Só gostaria de acrescentar uma parada, afinal o NF já explicou com propriedade e sugeriu uma ideia bacana para o nobre Vuhede, da qual faria exatamente o mesmo. Só acho que para a exaustão traseira servirá fans de 80 e 92mm apenas. O gabinete parece estreito demais para acondicionar fan de 12cm por ali.

 

Abraço a todos!

é realmente acho que na parte traseira os de 120mm fica grande, mais, se caber ali tem algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!
 
Opa, Vuhede! Se me permite, vamos atacar as peguntas por etapas:
 
Vou colocar 2 então, uma na parte lateral e traseira. Tem alguma diferença de colocar na lateral por dentro ou fora. também estava pensando de colocar isso.

 

 

Ok! Acho que ficaria equilibrado, mas recomendaria colocar a fan lateral, no sentido de injeção de ar para o interior do gabinete, alinhada com o componente que gerará mais calor. Se não houver placa de vídeo no micro, coloque a fan na posição melhor alinhada com a CPU. Se de fato seu up planeja uma placa de vídeo, uma boa é colocar essa fan na posição que beneficie a placa de vídeo, ou seja, na furação mais abaixo da tampa.
 
Filtro fan > ou um menor, só para ter uma ideia. Será que é exagero?

 

 

Se sua casa, a exemplo da minha, for muito empoeirada, não é exagero nenhum adquirir um desses filtros para fans de injeção. Mas Vuhede, tenha consciência que quanto mais obstáculos colocar para que o ar chegue às pás da hélice da fan, mais ruídos a fan produzirá e a eficiência da fan em gerar fluxo de ar cairá um pouco de performance.
 
é realmente acho que na parte traseira os de 120mm fica grande, mais, se caber ali tem algum problema?

 

 

Caso puder adaptar uma fan de 12 por ali, e mantiver o suporte de saída de ar para fans de até 92mm, poderá ter os mesmos problemas acima citados por mim e, anteriormente, também mencionado pelo NF:
 
Apesar de ter a furação para uma fan de 120mm, a grade menor irá obstruir bastante o fluxo de ar, além de produzir um ruído estranho.

 

 

É por aí mesmo. Melhor adotar uma fan de 92mm ou então fazer uma adaptação mais drástica e fazer um furo apropriado para fans de 12cm, caso tiver alguma possibilidade de efetuá-lo.
 
O que acham desses fans?

 

 

Ih, sou suspeito em recomendar uma "laranja" dessa, pois tenho 5 dessas Cougar Vortex CF-V12HP PWM aqui instalados. São boas e a versão de 14cm (da qual não a encontrei para comprar na época para compor o kit de arrefecimento do micro) tem ainda mais fluxo de ar gerando praticamente o mesmo ruído de sua irmã menor. Mas como a versão de 12cm é melhor aplicada para aircooler/WC, gera pressão de ar superior e suporta controle PWM, não presente na versão 14cm.
 
Entretanto, essa fan de 14cm dificilmente caberá normalmente na tampa lateral, a não ser que a coloque em uma posição diferente ou adaptação, mas como algumas partes dela ficarão bloqueadas, a tendência do ruído aumentar é maior. Eu colocaria fans de 12cm para minimizar risco e trabalho.
 
Essa Cougar de 12cm que separou, Vuhede, é a nova versão das "laranjas", só que um foco maior no silêncio e ornamentos. A performance até caiu um pouco, mas continua ser uma fan muito boa para arrefecer gabinetes, só não a usaria para substituir fans de CPU_Cooler visando aumento de performance do sistema.
 
Além destas duas boas opções, procure por versões de 12 cm da Coolermaster Sickleflow (um perfil mais silencioso e com LED), Aerocool Shark (opção balanceada com ou sem LED) e a Akasa Viper (balanceada, mas sem LED). E para a fan de 92mm para fazer o papel de exaustão, tem essa Akasa que relacionei abaixo (lojas apenas como referência):

 

 
Tá tranquilo, Vuhede?
 
Abraço!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

De volta!
 
Opa, Vuhede! Se me permite, vamos atacar as peguntas por etapas:
 

 

Ok! Acho que ficaria equilibrado, mas recomendaria colocar a fan lateral, no sentido de injeção de ar para o interior do gabinete, alinhada com o componente que gerará mais calor. Se não houver placa de vídeo no micro, coloque a fan na posição melhor alinhada com a CPU. Se de fato seu up planeja uma placa de vídeo, uma boa é colocar essa fan na posição que beneficie a placa de vídeo, ou seja, na furação mais abaixo da tampa.
 

Opa cabelo, que aula em cara, muito obrigado mesmo, estou muito feliz de tirar um tempo para me ajudar. vou por partes aqui no seu comentario tambem.

Havera sim no up uma placa de video e tentarei priorizar ela. Vendo aqui rapidinho o cpu aberto e o lugar que ela iria ficar, tive uma leve impressão que vou tomar gargalo no cpu. Vou aguardar chegar as peças pra ver.

 

 

Se sua casa, a exemplo da minha, for muito empoeirada, não é exagero nenhum adquirir um desses filtros para fans de injeção. Mas Vuhede, tenha consciência que quanto mais obstáculos colocar para que o ar chegue às pás da hélice da fan, mais ruídos a fan produzirá e a eficiência da fan em gerar fluxo de ar cairá um pouco de performance.
 

Em casa tem muita poeira, pelo de gato e tudo mais ueheiuhe. e sem falar que faz 38°c no dia mais fresco. essa diferença entre ter ou não ter o filtro é muito? se não for dá para deixar mesmo, alguem pode pensar que é frescura, mais ficar abrindo e limpando constantemente e agora com peças melhores, vai ser ruim.

 

 

Se sua casa, a exemplo da minha, for muito empoeirada, não é exagero nenhum adquirir um desses filtros para fans de injeção. Mas Vuhede, tenha consciência que quanto mais obstáculos colocar para que o ar chegue às pás da hélice da fan, mais ruídos a fan produzirá e a eficiência da fan em gerar fluxo de ar cairá um pouco de performance.
 

 

Caso puder adaptar uma fan de 12 por ali, e mantiver o suporte de saída de ar para fans de até 92mm, poderá ter os mesmos problemas acima citados por mim e, anteriormente, também mencionado pelo NF:
 

Vou pegar essa que você indicou de 92mm . quero melhorar a refrigeração porém nada d+ só para ficar aliviado sem ficar se preocupando toda hora com a temperatura. E tambem ter que fazer alguma modificação drastica no cpu já que é uma porcaria rsrs. a de 92 vai ser uma boa.

 

 

Ih, sou suspeito em recomendar uma "laranja" dessa, pois tenho 5 dessas Cougar Vortex CF-V12HP PWM aqui instalados. São boas e a versão de 14cm (da qual não a encontrei para comprar na época para compor o kit de arrefecimento do micro) tem ainda mais fluxo de ar gerando praticamente o mesmo ruído de sua irmã menor. Mas como a versão de 12cm é melhor aplicada para aircooler/WC, gera pressão de ar superior e suporta controle PWM, não presente na versão 14cm.
 
Entretanto, essa fan de 14cm dificilmente caberá normalmente na tampa lateral, a não ser que a coloque em uma posição diferente ou adaptação, mas como algumas partes dela ficarão bloqueadas, a tendência do ruído aumentar é maior. Eu colocaria fans de 12cm para minimizar risco e trabalho.
 
Essa Cougar de 12cm que separou, Vuhede, é a nova versão das "laranjas", só que um foco maior no silêncio e ornamentos. A performance até caiu um pouco, mas continua ser uma fan muito boa para arrefecer gabinetes, só não a usaria para substituir fans de CPU_Cooler visando aumento de performance do sistema.
 
Além destas duas boas opções, procure por versões de 12 cm da Coolermaster Sickleflow (um perfil mais silencioso e com LED), Aerocool Shark (opção balanceada com ou sem LED) e a Akasa Viper (balanceada, mas sem LED). E para a fan de 92mm para fazer o papel de exaustão, tem essa Akasa que relacionei abaixo (lojas apenas como referência):

 

 
Tá tranquilo, Vuhede?
 
Abraço!!

 

 

eu tinha em mente outras fans, ai quando encontrei essas laranjas vi que era uma otima ideia. eu medi aqui na tampa lateral do cpu os furos tem entre 15 e 16cm na diagonal, como não sei se é certo, vou optar por 120mm para não ter obstruçao em alguma coisa e ter que comprar uma menor então ja vou pega ela.

vou ficar com essas : 120mm (lateral) , 92mm ( traseira).

vou optar por o led azul porque o botão de ligar tem o led azul também, magina eu pegar a vermelha com azul vira uma boate IUEHIUHEHEU.

Acho que fechou então né cara, uma coisa tão simples, mais se colocado errado ja era tudo, se for isso mesmo agradeço sua ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!