Ir ao conteúdo

Amplificador Gradiente PM-80 - STK4181V

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Olá, ganhei recentemente de um parente um velho Gradiente PM-80, um amplificador estéreo de 40+40W, porém este liga mas não reproduz nenhum som.

Ele usa um CI STK4181V, acredito que este CI esteja queimado.

Andei procurando este CI nas lojas da cidade mas não encontrei em lugar nenhum. Queria saber se alguém conhece algum site confiável pra mim comprá-lo pela internet.

Achei dois sites:

https://www.eletro-parts.com/produto_detalhes/p/TXpNd013PT0=/STK4181V

https://www.sotudo.com.br/produto_detalhes/p/TXpNd013PT0=/STK4181V

Qual desses vocês me recomendam? O CI é original?

Obrigado!

Postado

Manda um email perguntando a diferença, Alessandro. Se for a data de fabricação apenas, ou seja se os datasheets forem exatamente iguais, por mais que o antigo seja o original, eu ficaria com o mais novo.

Postado

Fiz uns testes com a Solda Fria e gostei, também. Preço bom, prazo rigorosamente cumprido e ainda por cima me mandaram dois chips, uma micro PCB e um cabinho de brinde, rs... Penas que os CIs são para coisas relacionadas a vídeo e eu xereto apenas som.

Olha o Solda Fria aí: http://www.soldafria.com.br/index.php

A tem, também, a Farnell, onde comprei um duplo LM3886 (o LM4780)... sei lá, nunca tive nenhum problema com nenhuma dessas três. Só a Compomil tem valor mínimo mas é de R$ 10,00. A Solda Fria pede depósito em conta, a Farnell e a Compomil emitem boleto, que a gente paga em qq banco.

Nunca comprei em lojas online, por isso estou com um pé atrás!  ;) Ainda mais se tratando de um chip STK que é facilmente falsificado.

As três que falei são grandes, não creio que vendam produto de 2a. categoria... mas você me deixou com a pulga atrás da orelha, agora. Falsificado?! Caramba... Chip falsificado nem liga ou funciona igual o original mas queima logo... ou funciona mais ou menos... como é isso, da chip falsificado?

Postado

A farnell ja comprei coisa la... Ja comprei osciloscopio la a vista!... Compra grande na faixa dos 1000 reais, e dessa eu pago sem medo! Mas a farnell pra componentes é caro de mais!

Tem lojas que alguns tipos de componentes sao mais baratos que outras.. Por exemplo aqui em SP compro em 2 lojas fisica, uma os resistores sao muito barato, mas capacitores e semicondutores e caro, ja na outra, capacitores e semicondutores sao quase 5x mais barato!!!! Mas resistores nessa e o dobro do preço!

1000 resistores eu pagaria 50 reais em uma, na outra eu pagaria 100 reais!

Um ci de 10 reais em uma, eu pago 5 reais na outra...

Quando vou la comprar os componentes, eu faço duas lista, separada pra cada uma hehehhehe

Postado

As três que falei são grandes, não creio que vendam produto de 2a. categoria... mas você me deixou com a pulga atrás da orelha, agora. Falsificado?! Caramba... Chip falsificado nem liga ou funciona igual o original mas queima logo... ou funciona mais ou menos... como é isso, da chip falsificado?

Quanto a isso eu não sei dizer, eu comprei uma vez um TDA2040 falsificado, o CI funcionou por uns 15 segundos e depois começou a aquecer loucamente, o die do CI ficou incandecente e derreteu aquele invólucro preto  :eek: .

Aqui nesse site pode ter uma ideia sobre falsificação de componentes eletrônicos, e veja os STK:

http://www.electronica-duartes.com/componentes_falsificados.php

Aqui em Joinville temos 3 lojas de componentes, geralmente não vejo grandes flutuações no preço. Como uma delas é a maior e mais completa, acabo comprando tudo lá mesmo.

mas você me deixou com a pulga atrás da orelha

Achei estranho, já pensou chegar na loja:

- Olá, eu queria um STK4181V, vocês têm?

- Temos, temos este de R$9,00 e este por R$30,00. Qual deles você vai querer?

- Hummm ....

Postado

Kkkkkkkk e meio complicado... Mas as vezes e a marca do ci... Ou versao...

Tipo os tda.. Tem o TDA2005M, tda2005#...

Nao sei deireito.. Mas lojas grandes não trabalha com componentes falsificados, só compram dos fabricantes mesmo! Por exemplo a farnell, se procurar la IRFP360 vai aparecer varios.. Mas todos sao originais!

Envie no email perguntando se eles so trabalham com originais mesmo!

Postado

Já enviei este e-mail para eles, provavelmente só responderão amanhã.

Pode ser, por exemplo, um TDA2003, tem a TDA2003H e TDA2003V.

Um TIP41C pode ser da ST ou da National ou da Fairchild, Mospec, etc..

Só fiquei em dúvida porque um tinha "original" no nome e o outro, mais barato, não.

Postado

A farnell ja comprei coisa la... Ja comprei osciloscopio la a vista!... Compra grande na faixa dos 1000 reais, e dessa eu pago sem medo! Mas a farnell pra componentes é caro de mais!

Tem lojas que alguns tipos de componentes sao mais baratos que outras.. Por exemplo aqui em SP compro em 2 lojas fisica, uma os resistores sao muito barato, mas capacitores e semicondutores e caro, ja na outra, capacitores e semicondutores sao quase 5x mais barato!!!! Mas resistores nessa e o dobro do preço!

1000 resistores eu pagaria 50 reais em uma, na outra eu pagaria 100 reais!

Quando vou la comprar os componentes, eu faço duas lista, separada pra cada uma hehehhehe

hehe... xô adivinhar: Opem e Multi? E a Dabi, que você acha? Ou errei, rs... dá o bizu, se puder, rs...

• Coordenador
Postado

No Compomil tem 2 produtos:

STK 4181 V ORIGINAL CIRCUITO INTEGRADO

STK 4181 V CIRCUITO INTEGRADO

Qual eu pego? Um é R$9,89 e o outro R$31,77. Quero um CI de qualidade.

Alessandro, a muito tempo não troco um CI desses, (coisa de 15 a 20 anos atrás), mas mesmo naquela época tenho certeza de ter pago algo em torno de 45 Reais nele!, Esse de 9 Reais, Não deve ser original, ou se for, será de uma qualidade muito duvidosa!!!

Postado

Quanto a isso eu não sei dizer, eu comprei uma vez um TDA2040 falsificado, o CI funcionou por uns 15 segundos e depois começou a aquecer loucamente, o die do CI ficou incandecente e derreteu aquele invólucro preto  :eek: .

Aqui nesse site pode ter uma ideia sobre falsificação de componentes eletrônicos, e veja os STK:

http://www.electronica-duartes.com/componentes_falsificados.php

Aqui em Joinville temos 3 lojas de componentes, geralmente não vejo grandes flutuações no preço. Como uma delas é a maior e mais completa, acabo comprando tudo lá mesmo.

Achei estranho, já pensou chegar na loja:

- Olá, eu queria um STK4181V, vocês têm?

- Temos, temos este de R$9,00 e este por R$30,00. Qual deles você vai querer?

- Hummm ....

R$9,00 ou R$ 30,00? rs...

Mas que coincidência! Em Jlle eu comprava de uma loja, não lembro o nome, que era a mãe e dois filhos. Eles podiam não ter na hora mas sempre davam um jeito de conseguir o que fosse.

E Nossa Senhora, hein? Cada falsificado... o último, um cap eletro de 2.200 uf/35v travestido de 6.800/50v?... Caramba!

Postado

É a Multi e a Dabi mesmo kkkkkkk

Mas a santa Ifigênia ja está vacalhada nisso... Componentes caros, e as lojas nem tem componentes direito...

Por exemplo, to atrás de um mosfet de potência 400V x 20A (se nao me engano), nao achei em nenhuma... Outro dia precisei de um transistor bipolar 2sc(esqueci o nome), peguei 10 equivalentes dele e nenhuma tiveram nenhum dos 10 equivalentes! A situaçao esta precaria! Ultimamente as lojas aqui só estão me atendendo nos basicos, resistores, alguns CI (Só os mais conhecidos)...

Por isso estou atras de uma loja virtual, porque nessas tem muita variedade! O IRFP360 na compomil ta 8 reais... Aqui se achar, deve custar uns 10 a 15 reais.. 10 reais de passagem de onibos so pra ir la... Compensa pagar o frete e ainda sai mais barato!

Postado

É a Multi e a Dabi mesmo kkkkkkk

Mas a santa Ifigênia ja está vacalhada nisso... Componentes caros, e as lojas nem tem componentes direito...

Por exemplo, to atrás de um mosfet de potência 400V x 20A (se nao me engano), nao achei em nenhuma... Outro dia precisei de um transistor bipolar 2sc(esqueci o nome), peguei 10 equivalentes dele e nenhuma tiveram nenhum dos 10 equivalentes! A situaçao esta precaria! Ultimamente as lojas aqui só estão me atendendo nos basicos, resistores, alguns CI (Só os mais conhecidos)...

Por isso estou atras de uma loja virtual, porque nessas tem muita variedade! O IRFP360 na compomil ta 8 reais... Aqui se achar, deve custar uns 10 a 15 reais.. 10 reais de passagem de onibos so pra ir la... Compensa pagar o frete e ainda sai mais barato!

Pois é, rs... Prá mim, que moro em Santo Amaro, pedir na Compomil ou na Solda Fria, o Sedex - uns R$ 10,00 - sai mais barato que a condução. E de automóvel então... R$17,00 por hora só de estacionamento!

Bem, desculpa o chat mas grato pelo papo e boa noite!

Postado
Mas que coincidência! Em Jlle eu comprava de uma loja, não lembro o nome, que era a mãe e dois filhos. Eles podiam não ter na hora mas sempre davam um jeito de conseguir o que fosse.

Aqui temos 3, a LedVille, a Valgri e a Tokio, a Ecil eu nem conto mais, pararam de vender CI's, só tem o básico.

Esse de 9 Reais, Não deve ser original, ou se for, será de uma qualidade muito duvidosa!!!

Por isso estou em dúvida, aqui, as lojas que deveriam ter cobrariam R$16,00 por cada um. 

então, entre na farnell e veja o preço! La sem duvida só tem original...

Na Farnell não tem, foi uma das primeiras que eu pesquisei.

Na Compomil o pedido mínimo é de R$69,90, não quero gastar tudo isso.

Como eu vejo se realmente o STK está queimado?

Postado

Consegui fazer o amplificador funcionar!  :D O CI STK estava bom!

O amplificador possui quatro entradas, uma L/R de alta sensibilidade e uma L/R de baixa sensibilidade. O canal L funciona perfeitamente, porém o canal R só funciona no modo de baixa sensibilidade então o volume máximo fica baixo.

Queria saber se alguém tem o esquema desse amplificador, a chance de ser um resistorzinho queimado é grande.

--------------

Desmontei o amplificador e notei que as trilhas iam direto ao potenciômetro, nessa hora percebi que a disposição dos conectores de entrada eram verticais, ou seja, eu estava vendo errado e conectando um canal na entrada alta e o outro na entrada baixa.

Também percebi que os conectores de saída (um tipo diferente, você engata o cabo e torce o conector para ligá-lo) estavam emperrados, por isso que não saia som nenhum.

Tópico resolvido!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...