Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre tensão e


Posts recomendados

Olá, pessoal!  :D

 

[Edit]: Peço desculpas pelo meu desespero e falta de atenção. Dei uma olhada melhor no fórum, mas ainda restam dúvidas. Ao menos posso fazer um post mais conciso agora.

 

 

Aqui onde moro a tensão é 220v, e essa é a tensão de saída de todas as tomadas.
No entanto, como comprei alguns aparelhos importados dos EUA, tenho que tomar cuidado pra não queimar a fonte deles, já que lá os aparelhos têm entrada 110v. 
 

 

Pra solucionar, estou pensando em utilizar transformadores de tensão para três aparelhos.
- Um deles é um videogames portátil, que pretendo carregar em mais de uma tomada da casa. (Por exemplo, na sala, no meu quarto, etc.) Portanto, procuro um que seja o mais leve possível;

- Os outros dois são um videogame de mesa e mais um aparelho que o acompanha, ligados em tomadas separadas. Gostaria de ligar os dois em apenas um transformador. Isso é possível?

Acerca disso, tenho algumas dúvidas sobre transformadores em geral:

 

* Transformadores são seguros? Eles, por si próprios, podem danificar meus aparelhos eletrônicos e/ou suas respectivas fontes?

*Eu preciso me atentar à marca do transformador?

* Li que preciso comprar um transformador com "folga" de acordo com a dimensão os aparelhos. Essa folga é a medida em Watts (W)/ Potência do aparelho?
*Se for ligar mais de um aparelho num único transformador, devo apenas somar as potências de cada um desses aparelhos quando levar em consideração qual transformador comprar?

*Além disso, as fontes dos aparelhos em questão não especificam a potência, apenas tensão e corrente de entrada e saída. Como proceder?

 

Obrigado a todos pela atenção e pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ligar em tranformador sim sem problemas e nem precisa ser muito potente pois eletrônicos gastam pouca energia.

Quanto ao portátil acho que o seu carregador pode ser bivolt, de uma olhada nisso.

Você só vai precisar de um transformador para ligar tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, pessoal!  :D

 

[Edit]: Peço desculpas pelo meu desespero e falta de atenção. Dei uma olhada melhor no fórum, mas ainda restam dúvidas. Ao menos posso fazer um post mais conciso agora.

 

 

Aqui onde moro a tensão é 220v, e essa é a tensão de saída de todas as tomadas.

No entanto, como comprei alguns aparelhos importados dos EUA, tenho que tomar cuidado pra não queimar a fonte deles, já que lá os aparelhos têm entrada 110v. 

 

 

Pra solucionar, estou pensando em utilizar transformadores de tensão para três aparelhos.

- Um deles é um videogames portátil, que pretendo carregar em mais de uma tomada da casa. (Por exemplo, na sala, no meu quarto, etc.) Portanto, procuro um que seja o mais leve possível;

- Os outros dois são um videogame de mesa e mais um aparelho que o acompanha, ligados em tomadas separadas. Gostaria de ligar os dois em apenas um transformador. Isso é possível?

Acerca disso, tenho algumas dúvidas sobre transformadores em geral:

 

* Transformadores são seguros? Eles, por si próprios, podem danificar meus aparelhos eletrônicos e/ou suas respectivas fontes?

*Eu preciso me atentar à marca do transformador?

* Li que preciso comprar um transformador com "folga" de acordo com a dimensão os aparelhos. Essa folga é a medida em Watts (W)/ Potência do aparelho?

*Se for ligar mais de um aparelho num único transformador, devo apenas somar as potências de cada um desses aparelhos quando levar em consideração qual transformador comprar?

*Além disso, as fontes dos aparelhos em questão não especificam a potência, apenas tensão e corrente de entrada e saída. Como proceder?

 

Obrigado a todos pela atenção e pela ajuda!

Em primeiro lugar aprenda a perceber se algum equipamento desse e Full Range ou não.. Equipamentos Full Range trazem em sua etiqueta, atrás ou abaixo dele, aonde cita INPUT 100-240, característico desse tipo de entrada e que na verdade pode operar nessa faixa de tensão ainda com tolerância de +-10%. Esses equipamentos, na pratica, podem ser alimentados com qualquer tensão na faixa de 90 a 265 Volts AC.

 

Em segundo lugar, para poder saber da demanda de um equipamento recorra a seu manual, no papel ou na internet, e procure pelo consumo ou demanda do mesmo, que e medida ou declarada em Watts, excepcionalmente em VAs.  Na falta da declaração da mesma procure, em sua etiqueta, pela identificação da corrente de entrada ou pelo valor de seu fusível e saiba que o produto da tensão de alimentação pela corrente drenada, fornece uma excelente ideia da potencia consumida..

 

O transformador é a máquina correta para fazer a transformação do valor de tensão e são seguros sim.. Desde a usina até sua casa podem existir dezenas de transformadores, pois a energia sai da usina em alta tensão, não raras vezes próxima a 600 mil Volts e nesse valor ela caminha por longa trajeto, sendo rebaixada algumas vezes até chegar a sua rua, provavelmente já com 13.000 Volts e logo, naquele transformador lá do poste, ser rebaixada para 220 ou 127/110 Volts.. Transformadores são sim máquinas seguras..

 

Transformadores são máquinas de tecnologia bem simples e largamente dominadas e fabricados por inúmeros fabricantes ao longo desse Brasil. Claro, como tudo, existem melhores e piores mas nada assim que possa comprometer seus equipamentos..

 

Eles devem ser dimensionados de modo a poder oferecer uma potência coisa de 20 a 30% maior que o somatório da demanda dos equipamentos que simultaneamente serão alimentados por ele..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao portátil acho que o seu carregador pode ser bivolt, de uma olhada nisso.

 

Em primeiro lugar aprenda a perceber se algum equipamento desse e Full Range ou não.. Equipamentos Full Range trazem em sua etiqueta, atrás ou abaixo dele, aonde cita INPUT 100-240, característico desse tipo de entrada e que na verdade pode operar nessa faixa de tensão ainda com tolerância de +-10%. Esses equipamentos, na pratica, podem ser alimentados com qualquer tensão na faixa de 90 a 265 Volts AC.

Sempre verifico se os aparelhos são full range antes de ligar em qualquer tomada. Infelizmente, esses não o são  :(

Se fossem, iam quebrar o maior galhão da minha vida!

 

 

Eles devem ser dimensionados de modo a poder oferecer uma potência coisa de 20 a 30% maior que o somatório da demanda dos equipamentos que simultaneamente serão alimentados por ele..

Entendi! Então eu posso ligar um transformador na tomada e, então, uma "régua" no transformador sem problemas, desde que a demanda dos esquipamentos ligados à régua não ultrapassem a tolerância (e a folga) do transformador?

 

Obrigado!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Entendi! Então eu posso ligar um transformador na tomada e, então, uma "régua" no transformador sem problemas, desde que a demanda dos esquipamentos ligados à régua não ultrapassem a tolerância (e a folga) do transformador?

 

Obrigado!  :)

Para ficar completamente esclarecido eu diria que a redação ficaria melhor assim:

Desde que a demanda do equipamentos simultaneamente ativos, ligados, operando, não ultrapasse a potencia do autotransformador..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ficar completamente esclarecido eu diria que a redação ficaria melhor assim:

Desde que a demanda do equipamentos simultaneamente ativos, ligados, operando, não ultrapasse a potencia do autotransformador..

 

Ok, obrigado, Faller!

Vou procurar resolver isso ainda hoje. Assim eu já me livro daquele trambolho (estabilizador) e fico com a consciência limpa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...