Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo de Mattos

Uso de CPU com o computador parado.

Recommended Posts

Bem, espero que seja o local certo pra postar isso.
Meu computador quando parado está consumindo cerca de 40% da CPU.
O gerenciador de tarefas não indica que o "Tempo ocioso do sistema" está em 96 a 99%, mas na guia de desempenho pode se verificar o uso de cpu.
Segue a screenshot. (As duas foram tiradas uma em sequencia da outra, mas está o tempo todo assim)
Alguma ideia do que possa ser?

10351007_629853687085123_259151974340718

10251939_629853700418455_307105984620983

A propósito, formatei o computador ontem numa tentativa de resolver o problema, por isso estou sem antivirus no momento, mas já havia scaneado com vários programas e nenhum malware foi encontrado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mobo: P5KC

Processador: Core 2 Duo 2,6 Ghz

SO: Windows XP (sp3)

Placa de Vídeo: ATI Radeon HD 4800 Series
RAM: 4 GB

HD: 278 GB

Não saberia dizer os fabricantes da RAM e do HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não conheço muito esse Core 2 Duo, mas o Chrome e o Utorrent estão abertos. Pode ter mais coisas rodando também, como antivírus, etc. Você podia ler na internet como liberar o sistema de alguns programas que ficam rodando no fundo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Contiusa. Como dito no post. Na época da screenshot eu estava sem antivírus quanto ao chrome e ao torrent, não importa se estão abertos ou não. Continua na mesma. E eu acabei de formatar o computador então não tem nada instalado que fique rodando em background.

Compartilhar este post

Link para o post

Procure se informar sobre os processos de SVCHOST.EXE SYSTEM: https://www.google.com.br/search?q=SVCHOST.EXE+SYSTEM&o que=SVCHOST.EXE+SYSTEM&aqs=chrome..69i57j0l5.455j0j8&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8

Pode ser isso. Alguma coisa está usando o seu processador, e essa alguma coisa aparentemente não é normal.

Depois, abra um tópico na seção de sistemas operacionais, porque isso é problema de sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Contiusa, não é um problema de sistema operacional, pois já tentei com o Windows 7 e mesmo problema aparecia.

Também não parece ser um problema com o svchost.exe, como você pode observar nos casos em que o problema é ele o gerenciador de tarefas indica que este processo está comendo muito processamento, mas nas imagens que enviei não NADA usando processamento, mesmo assim o uso de CPU está alto.

Compartilhar este post

Link para o post

O Windows 8 tinha um bug que causava isso em conjunto com o HD, se eu não me engano, portanto, deve ser sim um bug/vírus/malware de sistema. O HD é particionado? Você formatou o HD inteiro? Porque o processador não processa as coisas do nada. Tem alguma coisa usando o seu processador. Em repouso, o meu fica no 0% a maior parte do tempo, e eu estou com  o Chrome aberto.

Abra um tópico na seção de sistemas que o pessoal ajuda a resolver o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até executei o WinXp na máquina virtual para tirar dúvidas. Sobre o tempo ocioso do sistema é normal aparecer assim com números elevados, pois pelo que vi é o uso livre da CPU (quase isso) pois está ocioso. Vi que formatou o HD e tal, mas vá em iniciar/executar/msconfig/serviços/marque a caixa ocultar serviços da Microsoft/desative todos serviços só para testar. Eu abri o WinXp, deixei em idle (ocioso) e tava oscilando para 30~40%, agora fica em 0~3% que deve ser o normal.

Compartilhar este post

Link para o post

EdgarPereira, fiz como você disse, não funcionou =/

Não sei se ajuda, mas no Win7, acontecia o mesmo problema, mas lá usando uma ferramenta derivada do gerenciador de tarefas (não lembro o nome), consegui achar um processo chamado Interrupções de Sistema, que tava consumindo essa quantidade de processamento.

Compartilhar este post

Link para o post

O processo "Tempo ocioso do sistema" é apenas para informação do próprio Windows e não conta no uso do processador na aba desempenho no gerenciador de tarefa por isso os valores são diferentes. Não precisa se preocupar. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Windows_7, eu sei que "Tempo ocioso do sistema" não interfere, mas não é ele o grande problema aqui. O problema é que de fato há algo sendo processado e consumindo 40% da CPU, mas o gerenciador de tarefas não mostra o que é, apenas mostra que está sendo processado. Observa as screenshots e compreenderá.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que posso te sugerir no momento é que rode um anti-vírus para checar se não há infecções na máquina que podem causar o alto uso da CPU.

Compartilhar este post

Link para o post

Tente entrar em modo de segurança com rede e veja se o uso da CPU vai ficar em quantos %.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest minecraftado

amigo...

bom vamos la.

o processador é usado mesmo estando parado... O problema é que o seu ta sendo muita usado...

uma coisa estranha da print é que a varios processos Chrome.EXE>processo do google chrome...

pode ser que haja programas ligando automaticamente com o seu pc e consumindo cpu sem você perceber...

se quiser mais ajuda adicion me no skype caso tenha

mais beleza bom acho que o problema é que:

entra no pc usando o (windows 7) digita WIN+R (aquela tecla entre o alt e o del parecendo uma bandeira e o R)

onde aparecer digite msconfig

quanto abrir vai ne Inicialização de programas.

e veja quantos estão iniciando com o sistema.

pra desabilitar eles. É simples.

clica na caixinha referente a eles (tipo assim a caixa [O])

e desabilite os.

uma coisa boa seria você apertar em "ocultar todos serviços da microsoft".

outra possibilidade é erro no seu processador.

tem certeza que é 64 Bits??

desculpe se nao lhe ajudei :/

Compartilhar este post

Link para o post

Minecraftado, um outro cara aqui no post tinha sugerido desabilitar os itens da inicialização, não funcionou. Mas só lembrando estou com Win XP e não Win 7 e que também não é 64 bits e sim 32 :)

Obrigado, assim mesmo.

Na screenshot que mandei, o Chrome o Torrent, estavam abertos sim, não são processos fantasmas. Mas como você pode ver eles não estão consumindo processamento e se eu fechar os dois a screenshot será igual só que sem os processos de ambos, mas o processamento continua o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest minecraftado

Minecraftado, um outro cara aqui no post tinha sugerido desabilitar os itens da inicialização, não funcionou. Mas só lembrando estou com Win XP e não Win 7 e que também não é 64 bits e sim 32 :)

Obrigado, assim mesmo.

Na screenshot que mandei, o Chrome o Torrent, estavam abertos sim, não são processos fantasmas. Mas como você pode ver eles não estão consumindo processamento e se eu fechar os dois a screenshot será igual só que sem os processos de ambos, mas o processamento continua o mesmo.

acho que detecttei o problema....

sistema 32 bits tem um limite de memoria de 4 GB fora que qualquer coisinha usa muita cpu

Mais por que?

R:Por que o maximo que o sistema 32 bits aloca pra uma unica tarefa é 1 GB(1024 MB)

tenta tirar 1 pente de memoria ou 1 GB de teu pc. (pois você ta com 5 E o maximo É 4)

Poste resultados!

abs :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que pode não ser isso,mas mude este antivírus.Ele quase sempre tem o código sobrescrito pelos virus.sempre vemos issso aqui no fórum de infecções.Pode ser que o malware esteja no Boot e precisa de um antivírus mais eficaz.recomendo o Comodo Internet sucurity,suite completa(grátis) com o comodo essentials,que vasculha até o Boot primário .

Boa sorte!!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest minecraftado

Minecraftado, tenho 4GB de RAM. 2 pentes de 2GB, cada.

então sua print tava errada la tava dando 5 GB

...

troque o sistema por um de 64 bits...

poste resultados...

valeu ae!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest minecraftado

Instalei o Win 7 64 bits. O processamento consumido continua o mesmo. E não tenho 5 GB de memória.

o processador que é 64 bits ou 32... não o seu sistema. isso vem da Arquitetura do Processador!

abs =)

(E TEM 5 GIGAS SIM!)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais