Ir ao conteúdo

Ci Rx-2b e Tx-2b da Silan

Matheus_Gs

Posts recomendados

Postado

Opa beleza galera? Eu to tentando remontar um carrinho de controle remoto e vi que no circuito tinha o ci Rx-2b. Procurei na internet e vi em pdf o datasheet desse CI, dentro do datasheet tem um esquema elétrico do circuito, só que é totalmente diferente do que estava dentro do carrinho. Comecei a montar segundo o datasheet, o transmissor, Tx-2b está feito. Agora só falta o receptor, que é o Rx-2b. No esquema, eu tenho dois Vcc que esta representado por Vdd. Um vdd ele especifica, só que o outro que vai no transistor que dá no motor não. Como eu faço pra descobrir esse vdd? Alguém sabe?

rx2b-2.jpg

Para o datasheet completo, siga o link do post #2.

Postado

Sim Paulo, eu estou seguindo esse datasheet, obrigado por responder e postar

mas minha dúvida é o que seria o Vdd2 que vai no emissor do transistor do Q2 e Q4

você sabe? tem mais alguma dica sobre esse ci?

Postado

Esses fabricantes Xing Ling....

Observe Q3. Consta como NPN. Esse circuito tem algum problema. Q3 estará sempre cortado.

Agora verifique o modelo deste transistor. Segundo o manual, ele é o C8550. Até aí tudo bem.

Agora procure por outro C8550. É o Q7 e Q8. Opa! Eles são PNPs.

Se Q3 for PNP, então este transistor tem alguma função no circuito.

O que está escrito é que Vdd1 = 12V ou Vdd1 = 9V.

Vdd1 é apenas função do "Turbo", seja lá o que isso significa.

MOR_AL

Postado

@Matheus_Gs e @MOR,

Sim, no próprio circuito está essa informação dos valores de Vdd1 e Vdd2.

Realmente quando selecionada a funcão Turbo, o motor recebe alimentação de Vdd1, e sem o turbo vem de Vdd2.

E realmente tem bagunça nos transistores.... Eita que b..ta de datasheet !

Paulo

Postado

Entendi, essa observação sobre o Q3 foi muito bem percebida. obrigado @MOR e valeu Paulo,

esse circuito está tudo fora de ordem então. Não se sabe o valor de Vdd2, os transistores estão bagunçados e ferrou. 

O jeito aqui no circuito do Rx para quem sabe operar direito, seria retirar os transistores? Porque pelo que eu saiba, o transistor é capaz de ampliar a corrente do coletor, (estou aprendendo agora sobre transitores na escola). Ou será que tem outro circuito de Rx que opera com o circuito do Tx  desse datasheet?

Porque eu acabei de montar, em placa e tudo o circuito do Tx nesse final de semana. 

É isso, boa semana pra vocês!

Postado

@Matheus_Gs,

Acho que voce não observou bem o datasheet.....

Vdd1 e Vdd2 voce mesmo define, em função da alimentação do motor. Por exemplo, em um motor de 9v, vdd1 será mesmo 9v, e Vdd2 tem de ser inferior, por exemplo 6volts.

Na velocidade normal, seria usado 6v, e quando acionar o turbo, o motor vai receber os 9 volts, entendeu ?

Não tem alternativa : se usar o tx2b terá de usar o Rx2b...

Pelo que vejo, Q3 tem de ser mesmo PNP e no esquema está invertido o coletor com o emissor, além de ter o símbolo errado como NPN....

Paulo

Postado

Ah era isso que eu queria saber. Então pêra ai! O vdd 2, tipo vem do além? Não há nenhuma bateria que faça a alimentação do Vdd 2 é isso? É como se fisicamente no circuito ele não existisse?

Então o que me resta é montar em uma placa de circuito impresso o circuito e invés de colocar Q3 como ta no esquema, eu inverto ele. Tomara que de tudo certo, eu estou ansioso para que esse meu projeto, que antes de mais nada vai me dar e está me dando experiência, venha a funcionar. Paulo, você tem mais alguma observação para fazer além de me responder a pergunta que fiz? valeu amigo!

Ah e mais uma coisa: como eu sei o quanto de tensão o motor do carrinho precisa para funcionar? Tem I min também?

Postado

@Matheus_Gs,

Imagina que voce está usando, por exemplo, 6 pilhas em série no seu carrinho. Da emenda da quarta com a quinta, tem a tensão de 6 volts, e essa é a que voce vai usar para VDD2 .

Da ultima pilha, que é a ponta da sexta, voce vai tirar 9 volts, e vai ligar em VDD1 .

Repare que isso não é nada de outro mundo !

Quanto ao Q3, sim, inverta coletor com emissor, ok ?

Agora, quanto ao motor, voce tem de comprar ele de acordo com a tensão que voce vai alimentar !!!!!

Tem de 4.5 , 6 , de 9 , de 12 .....

Deve funcionar se voce conseguir acertar as frequências certinhas do transmissor e do receptor.

Paulo

Postado

Ah entendi Paulo. Agora sim. Beleza, eu vou ver qual motor se encaixa melhor ali, afinal são 2 motores qur o carrinho tem, um a frente e outro atrás. Que nem está no esquema. Vou montar agora o Rx no protoboard e tomara que funcione.

E Paulo, e se quando o motor girasse para frente, e o carrinho andasse ele acendesse 2 leds, simulando um farol do carro de verdade. Eu então teria que liga-los no pino 11 do rx que é forward porque quando a chave 4 do tx que é forward fosse acionada, iria chegar uma corrente sobre o pino 11, acionando o motor e no caso, os Leds. Estou certo?

Paulo eu agradeço bastante você, você tem facebook ou e-mail de contato pra que eu possa tirar dúvidas e aprender mais com você sobre eletrônica. Deixa aqui embaixo beleza? Obrigadão Paulo

Postado

@Matheus_Gs,

Olhe bem o circuito do datasheet, lá tem sim os dois motores, um faz andar para frente ou para tras e o outro vira as rodas para a esquerda ou direita.

Quando o carrinho andar para frente tem um sinal de nivel alto no pino 11, mas não recomendo ligar o Led direto. Use um pequeno transistor tipo bc547, com o Led ( pode usar dois em série ) e um resistor limitador de corrente ligado no coletor, e ligue um resistor de 4k7 entre o pino 11 e a base do transistor.

Caso tenha dúvida sobre como calcular o resistor do Led, veja aqui :

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1069057-tudo-sobre-1-displays-leds-matrizes-leds-e-multiplex/#entry5856589

Lembre-se de que conforme a cor do Led ele apresenta uma queda de tensão diferente, e se colocar dois em série, basta somar as quedas.

Pode postar aqui as suas dúvidas, pois sempre será útil para outras pessoas ! Esta é a principal finalidade deste Fórum, permitir que todos possam aprender !

Paulo

Postado

Ok, vou comprar esse transistor e liga-lo

Eu sei como calcula o R do led, geralmente o led puxa de 3 a 10mA 

quanto a isso, está tudo bem. Mas como você falou, todos aqui estão para aprender, então agradeço pelo link. Agora vou aproveitar a semana pra poder desenvolver na placa, qualquer coisa eu dou um toque. Por hora é só. Valeu Paulo

Postado

@Matheus_Gs,

Para acender legal, poe 20 mA, e use os dois Leds em série !

Se usar Led Branco ou Azul, a tensão sobre os leds vai ser acima de 6V. Supondo que seja 6V,  então vai ter de ligar nos 9V , e sobre o resistor vai ter por exemplo 3 V, o que daria um resistor de 150 ohms .

E por aí vai....

Boa diversão !

Paulo

Postado

Paulo, eu tava vendo, na carroceria do do meu carrinho tem espaço para 4 pilhas AA e tem os dois motores como no esquema. No esquema pede 9v pra alimentar o circuito, eu queria usar 6v, para ocupar o espaço da pilhas, me falaram que dá certo, a única coisa é que tipo, se o sinal vai até 100m, vai até 80m. É isso mesmo, posso usar 6v bo lugar de 9? E outra coisa, como eu posso saber qual é a tensão que o motor precisa para funcionar, porque tem dois motores na carroceria, e eu não sei se dá pra utilizar esses dois no meu projeto ou se devo comprar outro. valeu

Postado

@Matheus_Gs,

Pelo datasheet, pode usar sim 6 volts.

Mas para que o tal TURBO funcione, teria de arrumar também uma tensão um pouco menor, por exemplo, 4,5 volts.

Agora, para saber sobre o motor, acho que nao tem como..... Experimenta botar os 6v nele e ve se gira legal, se girar tenta com ele !

Paulo

• 2 semanas depois...
Postado

Olá eu sou o Matheus, o que você quer analisar? Você também está a procura de informações sobre esse CI? Lembrando que eu estou montando a parte do rx agora. Qualquer dúvida, posta aqui que a gente irá ajudar

Postado

@MOR,

Outro transistor com simbolo errado.... O modelo que eles recomendam é mesmo NPN, e os caras desenham como PNP kkkkkk !

Assim fica difícil mesmo....

Paulo

Postado

Paulo, eu estou comprando as peças para montar o RX, só que eu estou com medo dessa bagunça dos transistores.  Você pode me ajudar a arrumar esse circuito, pelo menos onde diz respeito aos transistores.

Q1 tem que ser NPN, só que eu pesquisei entre as opções que o circuito dá, nenhum dos quatros descritos para Q1 são NPN, tudo PNP. Vamos lá, por qual transistor Q1 pode ser substituído?

Q2 ? 

Q3 eu achei o C8550, que é PNP, como mostra o circuito

Q4?

Q5 segundo o circuito, são PNP, e os transistores descrito para eles são NPN

Q6 é a mesma descrição que Q5

Q7 e Q8 pelo circuito são NPN, e os transistores disponíveis para eles são PNP

Q9 e Q10 também estão bagunçados.

E agora, pelo que eu analisei, só posso confiar no Q3 que é marcado como PNP e o transistor C8550 é PNP

Não sei se essas informações são importantes, mas eu olhei o datasheet e vi que o RX trabalha com 1.5 ~ 5 V. Sua Corrente de operação é 3.0 mA, como estamos usando rádio frequência, no pino 13 que é a alimentação do CI, tem que ter 5V, como mostra o teste "Infrared Application Circuit" no próprio datasheet

Obs: Esse site traz de forma diferente o circuito:  http://www.circuitstoday.com/5-channel-radio-remote-control

Obrigado, no aguardo! 

Postado

Oi pessoal, eu estava com um outro tópico sobre esses microcontroladores só que acabou fechando. Mas vamos lá, eu vou postar a imagem do circuito e tenho uma dúvida, os próprios fabricantes do circuito fizeram uma lambança no circuito e o pessoal aqui do Hardware conseguiu consertar. Só que agora eu me esqueci, reparem que o Q2 Q3, e Q4 é dado uma lista com transistores todos PNP, sendo que Q3, segundo o desenho é NPN. E agora eu não sei se é falha no desenho ou se não for, qual transistor que seja NPN pode substituir o 8550 ou B772 que são PNP?

Ta aqui o circuito

post-724525-0-29349600-1403721033.jpeg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!