Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Resistor


Posts recomendados

  • Membro VIP

É muito difícil fazer o cálculo da sobra de corrente nem só pelo fatos dos transistores variarem muito, mas também por causa que as correntes máximas também variam em cada regulador, ou seja, teria de ser algo medido primeiramente no regulador, depois nos transistores, e por fim uma possibilidade pequena de ajuste dele. Mas mesmo acoplando todos térmicamente apenas conseguimos minimizar o problema, pois a mudança da corrente de saida màxima do regulador com a temperatura modifica esse cálculo exato. Eu também gosto de medir antes para selecionar o componente que melhor se adeque ao projeto !

 

Sim, sei disso, mas de qualquer modo prefiro, ate por capricho, tentar me aproximar dessa teoria de que te falei, tentando usar da intelig6encia do CI, na limitação de corrente bem como no controle térmico que ele faz do que simplesmente esquecer que isso dai existe e colocar, como foi feito, um resistor de 100 ohms. O circuito vai operar com 100 ohms com 20 ohms com 10 ohms com 1 ohm, mas calculando o valor do resistor do modo como o faço, se obriga o circuito a convergir para uma melhor solução..   Se vamos, em função das variáveis múltiplas, alcançar o objetivo final, não da de saber, mas que ira ficar bem mais próximo, isso vai.....

Isso as vezes diferencia um bom projeto, mais estável, mais confiável de um mau projeto.. Ambos funcionam, mas não com a mesma qualidade.. Certa feita um desses consertadores de TV, som etc comentou detestar os circuitos da Philips pela complexidade dos mesmos, quando não e verdade... Gosto das coisas simples, sem frescura, mas há que se reconhecer que tem muita engenharia em cima de alguns circuitos bem melhor elaborados por ai.. A diferenca muitas vezes é que nas CNTP ambos operam, na anormalidade, na temperatura elevada, ou muito frio, alta umidade etc aquele mais bem elaborados não desviam tanto a ponto de prejudicar a função executada.. Sou cuidadoso suficientemente a ponto de ponderar, quando existe folga, o melhor mesmo ficar centrado na folga, dando chances iguais de desvio ...

 

Zelo pelo projeto eu chamo isso. Preciosismo algumas vezes, luxo quem sabe, mas da a certeza de um bom projeto..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Pode sim, vai funcionar sem problemas.

 

Quanto à pergunta anterior, sobre o ganho de 20, se cada TIP for conduzir 5A, vai precisar fornecer à base 5/20 = 250 mA.

 

Sendo 8 transistores, o total vai ver de 2 Ampéres, o que é tranquilo para esse seu regulador parrudo.

 

 

@mroberto98

 

Pois é ... eu estou pensando em fazer algo com Mosfets tipo R-2R para contornar isso..... não precisa ser absurdamente preciso, pois posso contornar lendo o valor na saída e compensando a todo instante. Mas no momento ainda estou querendo terminar outro projetinho, e esse está na fila aguardando a sua vez kkkkk ! 

 

Mas é fogo né, por mais que eu goste de eletrônica, pagar US$ 102 para receber em casa algo que só vale US$ 2 é demais para a minha vontade de ver isso funcionando kkkkk !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Pode sim, vai funcionar sem problemas.

 

Quanto à pergunta anterior, sobre o ganho de 20, se cada TIP for conduzir 5A, vai precisar fornecer à base 5/20 = 250 mA.

 

Sendo 8 transistores, o total vai ver de 2 Ampéres, o que é tranquilo para esse seu regulador parrudo.

 

 

@mroberto98

 

Pois é ... eu estou pensando em fazer algo com Mosfets tipo R-2R para contornar isso..... não precisa ser absurdamente preciso, pois posso contornar lendo o valor na saída e compensando a todo instante. Mas no momento ainda estou querendo terminar outro projetinho, e esse está na fila aguardando a sua vez kkkkk ! 

 

Mas é fogo né, por mais que eu goste de eletrônica, pagar US$ 102 para receber em casa algo que só vale US$ 2 é demais para a minha vontade de ver isso funcionando kkkkk !

 

Paulo

Em com esse resistor de 100 OHMS vai passar quantos Amperes para o regulador e para os tip2955 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em com esse resistor de 100 OHMS vai passar quantos Amperes para o regulador e para os tip2955 ?

 

Nenhuma corrente de base dos transistores de saída passa pelo resistor de 100 Ohms. Quem alimenta (na verdade o correto seria se dizer drena) essa corrente de base e o próprio regulador.

Por isso com resistor de 10, de 20, de 50 ohms ou de 100 Ohms vai funcionar esse seu circuito..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!