Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre componentes eletrônicos


Ir à solução Resolvido por AndersonC.,

Posts recomendados

Boa tarde, alguém poderia me ajudar?
Estou com um projeto de uma fonte...Comprei os componentes descritos em uma lista, dentre os quais, 4 diodos 1N4002 ou 1N4004, para fazer uma ponte de diodo, porém quando fui montar a fonte, vi que o tipo de diodo que foi vendido é 1N007.
Alguém saberia informar se eles são equivalentes, pois minha fonte não está funcionando, não sei se é esse o problema ou tem algo a mais...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na maioria dos casos, pode usar sim, basicamente são equivalentes, por isso algumas lojas só tem disponível o 1N4007, que suporta maiores tensões.

 

Quanto ao não funcionamento, revise a montagem com cuidado. Se possível, poste o esquema aqui para outros verem de que tipo de fonte se trata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segue o esquemático da fonte...


Quanto ao transformador, trata-se de um Hayama 12/1  12+12Vac/9VA

De um lado tenho:

 

fio vermelho------fio azul-----fio preto

220------------------110----------0

 

liguei no azul e no preto na tomada, pois Curitiba é 110, certo?

 

do outro lado:

 

amarelo----preto---amarelo

liguei o amarelo e o preto no meu circuito a fim de alimentar o sistema, como indicado...

revisei a ponte de diodos e o capacitor, tá tudo certo...

 

nem o LED está acendendo. Tentei desconectar o circuito depois do LED e o LED continua apagado, o que pode estar acontecendo?

já testei outros LEDs e nada....
no guardo aqui....

Obrigado

post-725875-0-04919800-1402082416_thumb.

post-725875-0-52707400-1402083048_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verifique com um multímetro se há tensão CC no capacitor eletrolítico, e qual valor

Verifique se há tensão CA no secundário do transformador

Verifique a continuidade do fusível

 

Ah, e do jeito que foi utilizado o transformador, ele funcionará como um de 24V, a corrente será a metade da nominal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O provavel é que, se você ligou mesmo a saida do trafo vermelho e amarelo, só terá 12v no circuito sendo que o trafo é 12+12v

você tem que ligar os dois amarelos (24v) na ponte retificadora.

Se não chegar pelo menos 16v no diodo zener ele não conduzirá e não polarizará o Tip

Eu aconselharia um trafo de 17v

 

 

Fora isso, alguns erros podem ter ocorrido nessa  montagem que é particularmente simples.

 

você pode ter ligado a ponte de diodos invertida.

Os diodos podem estar invertidos

O transistor TIP pode estar invertido (de traz para frente)

O diodo zener pode estar invertido

Veja se o potenciometro que está usando é linear(B.), se ele for logaritimo(A.)dependendo da posição que ele parar, também não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah, agora percebi o que você fez. Ligou o amarelo e o preto na ponte, colocando só 12V na entrada da ponte de diodos, o que dá menos de 16V na saída dela. O Zener provavelmente não regulará nada. Você teria que ligar os dois amarelos para ter 24V. Ou faça como o Cesardelta disse anteriormente, use outro transformador, sem derivação central, de no mínimo 16V. E preste atenção na potência dissipada pelo resistor de 470ohms em série com o zener, pode passar de 1/2W.

 

Esse esquema me lembra o layout da Nova Eletrônica. Onde você o conseguiu deve haver uma lista de componentes com as especificações do transformador, confira.


cesardelta1 eu tentei ligar os dois amarelos e medir a tensão, mas estranhamente não tem tensão, indica 0 no multimetro, ao passo que, se eu medir a tensão em apenas um amarelo e o preto, tenho 13 v.

 

Desligue o tranformador do circuito e verifique a tensão entre os fios. Tem que dar cerca de 12 entre um amarelo e um preto, e cerca de 24 entre os dois amarelos. Se faltar tensão em algum caso, o tranformador está com uma interrupção no enrolamento do secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, LMolinari eu fiz isso, testei a tensão entre os fios, como falei, se juntar os dois amarelos(uma ponta de prova) com o preto (outra ponta de prova) a tensão é 0V se pegar apenas um amarelo (uma ponta de prova) e o preto (outra ponta de prova) a tensão é aproximadamente 12v não sei o por que juntando os dois amarelos a tensão é 0... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

então, LMolinari eu fiz isso, testei a tensão entre os fios, como falei, se juntar os dois amarelos(uma ponta de prova) com o preto (outra ponta de prova) a tensão é 0V se pegar apenas um amarelo (uma ponta de prova) e o preto (outra ponta de prova) a tensão é aproximadamente 12v não sei o por que juntando os dois amarelos a tensão é

 

Não entendi muito bem o que você quis dizer com "se juntar os dois amarelos(uma ponta de prova) com o preto (outra ponta de prova) a tensão é 0V". Você está colocando em curto os dois amarelos?

 

Teste a continuidade dos enrolamentos com o multímetro.

Desligue o transformador da rede;

coloque o multímetro na escale de ohms x 1

 

meça a resistência entre os dois fios amarelos, depois, entre cada um dos amarelos e o preto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

escala de ohms (a escala mínima do meu multímetro é 200 ohms)

escala 200 ohms - amarelo com amarelo = 03,5 ohms

escala 200 ohms - amarelo(1) com preto = 02,2 ohms

escala 200 ohms - amarelo(2) com preto = 02,2 ohms

escala 200 ohms - (juntei os dois amarelos) com preto = 01,6 ohms

 

Parece que não está interrompido.

 

Eu fiquei com a impressão de que você estava colocando em curto os dois amarelos e medindo a tensão entre eles e o preto, se foi esse o caso, só pode dar 0V mesmo, pois os amarelos estão em contrafase, e você pode queimar o transformador! Você precisa medir a tensão entre os dois amarelos, a ponta de prova vermelha em um deles e a preta no outro, tem que dar mais ou menos 24V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aaah, era exatamente isso que eu tava fazendo....
juntei os dois amarelos em uma ponta de prova (vermelha, por exemplo) e na outra(ponta de prova preta) coloque o fio preto...
sério que isso pode queimar o transformador?  :eek: só liguei uma vez assim...

espero que não tenha queimado... tá tudo certo pelo teste de continuidade? 

 

então, para ter 24 v, preciso conectar os 2 amarelos no circuito, um em cada lado da ponte de diodo, é isso?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aaah, era exatamente isso que eu tava fazendo....

juntei os dois amarelos em uma ponta de prova (vermelha, por exemplo) e na outra(ponta de prova preta) coloque o fio preto...

sério que isso pode queimar o transformador?  :eek: só liguei uma vez assim...

espero que não tenha queimado... tá tudo certo pelo teste de continuidade? 

 

então, para ter 24 v, preciso conectar os 2 amarelos no circuito, um em cada lado da ponte de diodo, é isso?

 

 

Sim, é isso. Mas como disse antes, fique de olho no resistor de 470Ohms em série com o zener, fiz uma conta por cima aqui e a dissipação de potência dele nesse caso passa de 0,6W, então não se pode usar um daqueles resistores de 1/4W, tem que ser 1W.

 

Repito: verifique a lista de componentes no esquema original, lá deve ter as especificações do transformador original, é provável que seja de 16V, e não de 12V-0-12V, se for esse o caso é melhor comprar outro transformador, esse daí conectado como um de 24V só vai fornecer metade da corrente nominal - que já deve ser insuficiente - e ainda por cima pode ocasionar a queima do resistor de 470R ou o Zener.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

entendi LMolinari, muito obrigado pela ajuda, de fato o transformador não é o especificado na lista. A lista pede um transformador 12V x 2A, mas como a vida de estudante não está fácil para ninguém, comprei um transformador mais barato, que segundo o vendedor, equivaleria a esse de 12V x 2A, providenciarei os resistores de 1W também...
Muito obrigado mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!