Ir ao conteúdo

Dúvida sobre componentes eletrônicos

AndersonC.

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, alguém poderia me ajudar?
Estou com um projeto de uma fonte...Comprei os componentes descritos em uma lista, dentre os quais, 4 diodos 1N4002 ou 1N4004, para fazer uma ponte de diodo, porém quando fui montar a fonte, vi que o tipo de diodo que foi vendido é 1N007.
Alguém saberia informar se eles são equivalentes, pois minha fonte não está funcionando, não sei se é esse o problema ou tem algo a mais...

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Na maioria dos casos, pode usar sim, basicamente são equivalentes, por isso algumas lojas só tem disponível o 1N4007, que suporta maiores tensões.

Quanto ao não funcionamento, revise a montagem com cuidado. Se possível, poste o esquema aqui para outros verem de que tipo de fonte se trata.

Postado

segue o esquemático da fonte...

Quanto ao transformador, trata-se de um Hayama 12/1  12+12Vac/9VA

De um lado tenho:

fio vermelho------fio azul-----fio preto

220------------------110----------0

liguei no azul e no preto na tomada, pois Curitiba é 110, certo?

do outro lado:

amarelo----preto---amarelo

liguei o amarelo e o preto no meu circuito a fim de alimentar o sistema, como indicado...

revisei a ponte de diodos e o capacitor, tá tudo certo...

nem o LED está acendendo. Tentei desconectar o circuito depois do LED e o LED continua apagado, o que pode estar acontecendo?

já testei outros LEDs e nada....
no guardo aqui....

Obrigado

post-725875-0-04919800-1402082416_thumb.

post-725875-0-52707400-1402083048_thumb.

• Membro VIP
Postado

Verifique com um multímetro se há tensão CC no capacitor eletrolítico, e qual valor

Verifique se há tensão CA no secundário do transformador

Verifique a continuidade do fusível

Ah, e do jeito que foi utilizado o transformador, ele funcionará como um de 24V, a corrente será a metade da nominal.

Postado

O provavel é que, se você ligou mesmo a saida do trafo vermelho e amarelo, só terá 12v no circuito sendo que o trafo é 12+12v

você tem que ligar os dois amarelos (24v) na ponte retificadora.

Se não chegar pelo menos 16v no diodo zener ele não conduzirá e não polarizará o Tip

Eu aconselharia um trafo de 17v

Fora isso, alguns erros podem ter ocorrido nessa  montagem que é particularmente simples.

você pode ter ligado a ponte de diodos invertida.

Os diodos podem estar invertidos

O transistor TIP pode estar invertido (de traz para frente)

O diodo zener pode estar invertido

Veja se o potenciometro que está usando é linear(B.), se ele for logaritimo(A.)dependendo da posição que ele parar, também não funciona.

Postado

cesardelta1 eu tentei ligar os dois amarelos e medir a tensão, mas estranhamente não tem tensão, indica 0 no multimetro, ao passo que, se eu medir a tensão em apenas um amarelo e o preto, tenho 13 v.

• Membro VIP
Postado

Ah, agora percebi o que você fez. Ligou o amarelo e o preto na ponte, colocando só 12V na entrada da ponte de diodos, o que dá menos de 16V na saída dela. O Zener provavelmente não regulará nada. Você teria que ligar os dois amarelos para ter 24V. Ou faça como o Cesardelta disse anteriormente, use outro transformador, sem derivação central, de no mínimo 16V. E preste atenção na potência dissipada pelo resistor de 470ohms em série com o zener, pode passar de 1/2W.

Esse esquema me lembra o layout da Nova Eletrônica. Onde você o conseguiu deve haver uma lista de componentes com as especificações do transformador, confira.

cesardelta1 eu tentei ligar os dois amarelos e medir a tensão, mas estranhamente não tem tensão, indica 0 no multimetro, ao passo que, se eu medir a tensão em apenas um amarelo e o preto, tenho 13 v.

Desligue o tranformador do circuito e verifique a tensão entre os fios. Tem que dar cerca de 12 entre um amarelo e um preto, e cerca de 24 entre os dois amarelos. Se faltar tensão em algum caso, o tranformador está com uma interrupção no enrolamento do secundário.

Postado

então, LMolinari eu fiz isso, testei a tensão entre os fios, como falei, se juntar os dois amarelos(uma ponta de prova) com o preto (outra ponta de prova) a tensão é 0V se pegar apenas um amarelo (uma ponta de prova) e o preto (outra ponta de prova) a tensão é aproximadamente 12v não sei o por que juntando os dois amarelos a tensão é 0... 

• Membro VIP
Postado

então, LMolinari eu fiz isso, testei a tensão entre os fios, como falei, se juntar os dois amarelos(uma ponta de prova) com o preto (outra ponta de prova) a tensão é 0V se pegar apenas um amarelo (uma ponta de prova) e o preto (outra ponta de prova) a tensão é aproximadamente 12v não sei o por que juntando os dois amarelos a tensão é

Não entendi muito bem o que você quis dizer com "se juntar os dois amarelos(uma ponta de prova) com o preto (outra ponta de prova) a tensão é 0V". Você está colocando em curto os dois amarelos?

Teste a continuidade dos enrolamentos com o multímetro.

Desligue o transformador da rede;

coloque o multímetro na escale de ohms x 1

meça a resistência entre os dois fios amarelos, depois, entre cada um dos amarelos e o preto.

Postado

escala de ohms (a escala mínima do meu multímetro é 200 ohms)
escala 200 ohms - amarelo com amarelo = 03,5 ohms

escala 200 ohms - amarelo(1) com preto = 02,2 ohms

escala 200 ohms - amarelo(2) com preto = 02,2 ohms

escala 200 ohms - (juntei os dois amarelos) com preto = 01,6 ohms

• Membro VIP
Postado

escala de ohms (a escala mínima do meu multímetro é 200 ohms)

escala 200 ohms - amarelo com amarelo = 03,5 ohms

escala 200 ohms - amarelo(1) com preto = 02,2 ohms

escala 200 ohms - amarelo(2) com preto = 02,2 ohms

escala 200 ohms - (juntei os dois amarelos) com preto = 01,6 ohms

Parece que não está interrompido.

Eu fiquei com a impressão de que você estava colocando em curto os dois amarelos e medindo a tensão entre eles e o preto, se foi esse o caso, só pode dar 0V mesmo, pois os amarelos estão em contrafase, e você pode queimar o transformador! Você precisa medir a tensão entre os dois amarelos, a ponta de prova vermelha em um deles e a preta no outro, tem que dar mais ou menos 24V.

Postado

aaah, era exatamente isso que eu tava fazendo....
juntei os dois amarelos em uma ponta de prova (vermelha, por exemplo) e na outra(ponta de prova preta) coloque o fio preto...
sério que isso pode queimar o transformador?  :eek: só liguei uma vez assim...

espero que não tenha queimado... tá tudo certo pelo teste de continuidade? 

então, para ter 24 v, preciso conectar os 2 amarelos no circuito, um em cada lado da ponte de diodo, é isso?

• Membro VIP
Postado

aaah, era exatamente isso que eu tava fazendo....

juntei os dois amarelos em uma ponta de prova (vermelha, por exemplo) e na outra(ponta de prova preta) coloque o fio preto...

sério que isso pode queimar o transformador?  :eek: só liguei uma vez assim...

espero que não tenha queimado... tá tudo certo pelo teste de continuidade? 

então, para ter 24 v, preciso conectar os 2 amarelos no circuito, um em cada lado da ponte de diodo, é isso?

Sim, é isso. Mas como disse antes, fique de olho no resistor de 470Ohms em série com o zener, fiz uma conta por cima aqui e a dissipação de potência dele nesse caso passa de 0,6W, então não se pode usar um daqueles resistores de 1/4W, tem que ser 1W.

Repito: verifique a lista de componentes no esquema original, lá deve ter as especificações do transformador original, é provável que seja de 16V, e não de 12V-0-12V, se for esse o caso é melhor comprar outro transformador, esse daí conectado como um de 24V só vai fornecer metade da corrente nominal - que já deve ser insuficiente - e ainda por cima pode ocasionar a queima do resistor de 470R ou o Zener.

Postado

entendi LMolinari, muito obrigado pela ajuda, de fato o transformador não é o especificado na lista. A lista pede um transformador 12V x 2A, mas como a vida de estudante não está fácil para ninguém, comprei um transformador mais barato, que segundo o vendedor, equivaleria a esse de 12V x 2A, providenciarei os resistores de 1W também...
Muito obrigado mesmo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...