Ir ao conteúdo

Vale a pena trocar um i3-3220 por um i5-3570k (para jogos)?

Tmting

Posts recomendados

Postado

Olá, estou pensando em atualizar meu processador i3-3220 (terceira geração) pelo i5-3570k e gostaria de saber se tal mudança vale a pena. Ganharei muito desempenho ou quase nada? Se não valer a pena, pensei em comprar um monitor novo... Meu monitor atual (Flatron E2241) só tem entrada VGA então se eu não for comprar o processador, pensei em comprar um monitor com entrada dvi ou hdmi. Então só pra aproveitar, faz muita diferença nos jogos sair de um monitor vga para hdmi?

Desde já, obrigado a todos pela ajuda.

Postado

o I3 tem 3 núcleos, e o I5 tem 4 núcleos reais, alem de o I5 ter overclok automático a 3.8 se bem refrigerado, e se você se utiliza da placa de video integrada, o I5 tem a Intel HD 4000 que roda qualquer jogo atual, é claro alguns no mínimo, em 1280X720.

I3

http://ark.intel.com/pt-br/products/65693/Intel-Core-i3-3220-Processor-(283M-Cache-3_30-GHz)

I5

http://ark.intel.com/pt-br/products/65520

Terás ganhos mais notáveis em jogos, descompactação, edição de imagens e videos, pra navegação da internet o I3 é suficiente.

Postado

Você usa o micro para o quê? A questão de desempenho é relativa ao uso que você faz do micro. Gamer? Fotógrafo profissional? Editor de vídeo? Tarefas de escritório?

Você podia postar a configuração do seu micro?

Postado

Você usa o micro para o quê? A questão de desempenho é relativa ao uso que você faz do micro. Gamer? Fotógrafo profissional? Editor de vídeo? Tarefas de escritório?

Você podia postar a configuração do seu micro?

Como escrevi no título, o pc é para games.

Placa de vídeo: Gtx 760

Memória: 8gb DDR3 (2 x 4gb)

Processador: Intel core I3 3220

Placa mãe: Asus P8H61-M LX2 R2.0

Fonte: Corsair Cx600

Sobre o monitor, o cabo de computador, VGA é blindado e manda as cores de forma separada internamente, não há uma enorme diferença, que justifique uma troca, cabo ruim deixa chuviscos.

Então quer dizer que vale mais a pena investir no processador? Lembrando que meu orçamento é de 800 reais, pensei em comprar o i7 3770 mas vi muita gente dizendo que para games, ele tem o mesmo desempenho da i5 3570k, por isso minha dúvida.

Postado

I5 e I7 geralmente são iguais http://ark.intel.com/pt-br/products/65719/Intel-Core-i7-3770-Processor-8M-Cache-up-to-3_90-GHz mesmo TDP, gastam a mesma coisa, o I7 tem 4 núcleos reais e 8 simulados, o processador melhora muito em alguns jogos e pouco, ou até nada em outros, depende da programação, GTA 4 usa muito processador, por ter um mundo muito grande, e são muitos cálculos de física em jogo, games de corrida, usam muito barramento de memória da GPU, games de FPS ou de tiro, usam muito GPU, mas nas explosões precisam de memória e CPU, pra tua sorte tu tem uma Nvidia com Physys que é suportada em alguns jogos, e livra o processador de parte deste trabalho.

Resumindo, em alguns jogos melhoria grande no FPS médio, não irá travar numa explosão de uma bomba, as vezes acontece leg, sobre I7 ou I5 compre o mais barato, sua placa mãe irá suportar overclock, a diferença entre este I5 ou I7 é mínima possivelmente não chegue a 10%. compre o mais barato, e invista em um cooler adequado para que o overclock automático não seja teórico.

Postado

Então só para fechar, eu terei um aumento de desempenho nos games mudando do i3 pro i5 correto? Minha dúvida mesmo é se realmente vai aumentar o desempenho porque caso não aumente tanto, estou considerando em comprar um monitor novo...

Postado

Então só para fechar, eu terei um aumento de desempenho nos games mudando do i3 pro i5 correto? Minha dúvida mesmo é se realmente vai aumentar o desempenho porque caso não aumente tanto, estou considerando em comprar um monitor novo...

No caso da GTX 760, vai melhorar com o i5, especialmente em jogos como BT4, que requerem quatro núcleos para rodar bem. Mas como você está pensando em comprar outras coisas, é complicado dizer até que ponto você vai sentir que valeu a pena, porque o i3 em muitos casos trabalha como se fosse um quad core, por causa do Hyper Threading. A questão é, está rodando bem agora? Você está sentindo lag, stutter? Como está a carga do processador no Gerenciador de Tarefas? E da VGA? Pode instalar o MSI Afterburner para ver a VGA.

Como a sua placa-mãe é H61, não adianta comprar o i5-3570K, porque ele é mais caro justamente por ser desbloqueado para overclock (a H61 não permite overclock). É melhor comprar um i5-3570 ou i5-3470 e usar o resto em outra coisa. A não ser que você vá trocar de placa-mãe depois, para uma Z77. Aí você pode comprar o i5-3570K agora e esperar para fazer over depois.

Postado

Depende de quais games você joga.

Mas, no geral, a diferença será mínima, mesmo em BF4, onde você irá ganhar poucos FPSs, não justificando gastar 800 reais para ganhar nem 7fps a mais.

Hoje em dia, as VGAs são bem independentes, onde até um Pentium G consegue ser um bom processador para games.

Só iria dar uma diferença razoável se você tivesse de GTX 770 pra cima.

Vou ver se encontro um benchmark que fizeram, comparando desde o Pentium G até o i7, aí eu atualizo o post.

Edit:

Encontrei aqui a comparação entre o Pentium G, i5 e i7.

http://www.legitreviews.com/intel-pentium-g3220-processor-review_137016/13

Como pode ver, a diferença entre o Pentium G e o i5 é mínima, logo, a diferença entre o i3 e o i5 será desprezível.

Se for investir em algo para melhorar seu PC, recomendo vender a sua VGA, adicionar um pouco de dinheiro e pegar uma GTX 770/780.

[]s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!