Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Televisor Sony KV-1450B sem imagem


Posts recomendados

Olá!

 

Estou com um televisor Sony modelo KV-1450B que está sem imagem porém esta apresentando som e controles de volume e canal funcionam perfeitamente (muda de canal).

 

Já busquei e corrigi soldas frias mas não resolveu. O que pode ser ? Li em outro fórum que o soquete do tubo defeituoso pode causar isso. Vou dar uma checada hoje.

 

Aguardo auxílio de vocês. Té+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Estou com um televisor Sony modelo KV-1450B que está sem imagem porém esta apresentando som e controles de volume e canal funcionam perfeitamente (muda de canal).

 

Já busquei e corrigi soldas frias mas não resolveu. O que pode ser ? Li em outro fórum que o soquete do tubo defeituoso pode causar isso. Vou dar uma checada hoje.

 

Aguardo auxílio de vocês. Té+

 Aumente só um pouco o screen para ver se a imagem aparece, pode ser o circuito IK que esta impedindo que a imagem apareça, pode ser tudo fraco

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 Aumente só um pouco o screen para ver se a imagem aparece, pode ser o circuito IK que esta impedindo que a imagem apareça, pode ser tudo fraco

 

Como o colega Marcio muito bem colocou, o tubo pode estar fraco e o circuito IK impede ele de apresentar imagem..., só completando, verifique também se o filamento do tubo esta acendendo!...

Vou checar o screen. O tubo do filamento esta acesso. Quanto ao circuito IK, onde se encontra e o que exatamente seria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O circuito IK de uma TV, é um circuito que "informa" ao processador de imagem, que o tubo ainda não esta com os três canhões emitindo igualmente...

Se um dos canhões do tubo estiver fraco, esse circuito impede que a imagem seja apresentada "desequilibrada" ou seja, mais verde que azul, ou mais vermelho que verde, e assim por diante...

 

Nesse TV seu, o circuito IK é formado pelo transistor Q770 e componentes ao redor dele (Placa do tubo)...

 

Uma das formas de testar se é ele mesmo que esta atrapalhando, é fazer o que o colega Marcio disse: Aumente o screen e veja vê vem imagem..., pois seu defeito ai pode ser também vertical fechado! ai quando aumentar o screen, você verá a linha branca no sentido horizontal....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi o diodo zener e me parece esta bom. Em um dos sentidos não marca nada e no outro marca um valor perto dos 610.

 

Alterei o valor do potenciomentro do screen mas a imagem não surgiu, a tela permaneceu totalmente escura.

 

Dei uma nova soldada no IC 301 também mas nada mudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi o diodo zener e me parece esta bom. Em um dos sentidos não marca nada e no outro marca um valor perto dos 610.

 

Alterei o valor do potenciomentro do screen mas a imagem não surgiu, a tela permaneceu totalmente escura.

 

Dei uma nova soldada no IC 301 também mas nada mudou.

sky

 

Faça o seguinte, esta parecendo que é o tubo, coloque um outro tubo de 14" confiável, para tirar a duvida.

 

Quando o tubo esta muito fraco mesmo aumentando o screen não aparece imagem, tera que encontrar mesmo um outro  tubo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe outra maneira de saber se é o tubo sem trocá-lo ? Digo por que não tenho outro tubo.

 

Um detalhe, na primeira vez que peguei esse televisor a imagem apareceu e estava perfeita. Segundo a pessoa que me trouxe o tv, ela estava sem imagem, então a abri para procurar defeitos. Depois de algumas soldas, a liguei e não voltou mais a imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi o diodo zener e me parece esta bom. Em um dos sentidos não marca nada e no outro marca um valor perto dos 610.

 

Alterei o valor do potenciomentro do screen mas a imagem não surgiu, a tela permaneceu totalmente escura.

 

Dei uma nova soldada no IC 301 também mas nada mudou.

Sky

 

Relendo o texto acima, você escreve que acelerou o screen a ainda não veio a imagem... e a tela permaneceu escura..ok............quando acela o screen tinha que pelo menos aparecer linhas de retraço com tela clara.

 

Por favor faça um teste: com um multimetro digital na escala de 1000V DC meça o cabo do screen la na placa do tubo no maximo (para aparecer linhas de retraço) e me diga a tensão encontra com o cabo ligado na placa do tubo,e depois solte o cabo do screen e meça a tensão com ele solto.

 

Se com o cabo solto do screen a tensão chegar  num 450V DC esta bom. quando solda o cabo do screen no lugar normal e a tensão sumir e curto da grade G2.

 

Pode ser que a grade G2 do tubo esteja em curto matando a tensão de screen.

 

Se a grade G2 estiver em curto eu faço assim para tentar tirar o curto. 

 

Mais tenha atenção........solte o cabo screen (deixe ele solto e isole a ponta dele)

na placa  do tubo encontre no soquete do tubo qual pino é o G2 e sugue a solda do ´pino.ok depois solte o cabo do foco e  de longe comece a aproximar do pino   solto do G2 ate pular uma faisca e volte logo (faça isso algumas vezes, talvez você consiga tirar o curto)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode estar com o capacitor na linha de screen com fuga!, esse não adianta testar, tem que trocar ou ligar o TV sem ele (aparecerá uma imagem bem borrada), é o C701 (placa do tubo)...

Bem lembrado Bcptroncio...........faça o teste citado pelo Bc antes de mais o que eu te disse.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Você pode estar com o capacitor na linha de screen com fuga!, esse não adianta testar, tem que trocar ou ligar o TV sem ele (aparecerá uma imagem bem borrada), é o C701 (placa do tubo)...

Removi o C701 e liguei o televisor mas não houve alteração no defeito.

 

Por favor faça um teste: com um multimetro digital na escala de 1000V DC meça o cabo do screen la na placa do tubo no maximo (para aparecer linhas de retraço) e me diga a tensão encontra com o cabo ligado na placa do tubo,e depois solte o cabo do screen e meça a tensão com ele solto.

 

Cabo do screen (plugado a placa do tubo): 931 em escala de 1000VDC

Cabo do screen solto (desconectado da placa do tubo): 091 em escala de 1000VDC

 

 

Mais tenha atenção........solte o cabo screen (deixe ele solto e isole a ponta dele)

na placa  do tubo encontre no soquete do tubo qual pino é o G2 e sugue a solda do ´pino.ok depois solte o cabo do foco e  de longe comece a aproximar do pino   solto do G2 ate pular uma faisca e volte logo (faça isso algumas vezes, talvez você consiga tirar o curto)

Entendi o procedimento, mas não encontrei o cabo do foco. Qual seria ?

 

 

Um detalhe, percebi que, ao ligar o televisor com o cabo do screen desconectado da placa principal, encostando o cabo novamente no respectivo conector algumas vezes a imagem volta e permanece e com boa qualidade. Se desligar o tv e ligar novamente volta a ficar sem imagem voltando somente após esse procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

"Cabo do screen (plugado a placa do tubo): 931 em escala de 1000VDC

  Cabo do screen solto (desconectado da placa do tubo): 091 em escala de 1000VDC"

 

Sky.............agora você me deixou numa duvida cruel...... como você disse acima com o cabo do screen plugado na placa esta com 931 V, estou achando muita tensão, nunca vi atingir esta tensão....

 

Mais com 931V cabo plugado a  tela tem que  esta bem clara com linhas de  retraço......isso acontece?

 

 

Acho que a tensão no cabo do screen esta ao contrario........com o cabo na placa deveria esta  091V (Isso com defeito) com o cabo solto do screem  deveria dar mais ou menos no maximo do potenciomentro uns 500V

 

Se o cabo do screen solto estive mesmo com 091V o fly back esta com defeito, esta parte que faz alta tensão.

 

O cabo do foco é o que esta ligando no soquete do tubo.

O fly back tem  3 cabos 1ºfino é screen 2º medio é o foco 3ºgrosso é  o MAT (este vai ligado no Tubo e tem a chupeta).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou verificar melhor essas tensões, Marcio. Talvez eu tenha cometido algo errado. Vou medir com outro multímetro.

 

Mais com 931V cabo plugado a  tela tem que  esta bem clara com linhas de  retraço......isso acontece?

Não acontece não, permanece totalmente escura.

 

O televisor não apresenta nenhuma imagem independente do eu fiz até agora, nem alterando o pot screen. A única maneira que consegui fazer a imagem abrir é como eu disse antes que é ligando ela com o cabo de screen (agora já estou em dúvida em relação a esse cabo) fora da placa e encostar ele algumas vezes até dar uma faísca, depois plugo de volta. Só assim a imagem volta. Fiz isso e a deixei ligada a noite toda e funcionou normalmente, acredito que o tubo deva estar em bom estado, concordam ?

 

Na placa do tubo existem 4 cabeamentos: 2 com varias vias e bem finos, 1 meio grosso ligado ao pot de screen e 1 ligado ao terra que vem de entorno do tubo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sky

 

Se voce aumenta a tensão de Screen, pode até não liberar a imagem, mais se o flyback estive bom tem que acender o tubo com linha de retraço.........eu acho que o seu flyback  esta com defeito na parte de alta tensão...

 

Ou  a grade G2 do screen esta em curto.

 

Solte o cabo do screen e isole  ponta e afaste da placa....procure na placa do tubo qual o pino do soquete e sugue solda deste pino,  solte agora o cabo do FOCO (FIO MÉDIO do Flyback) com um alicate com boa isolação seguro no extremo no cabo FOCO e devagar, aproximar  do pino do tubo aonde esta solto o pino do soquete (SCREEN) ate pular um centelha (faça isso 3vezes) SKY isso pode acabar de estragar o tubo é um risco ou coloque outro tubo de 14" bom no lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o procedimento caro Marcio, mas esse flyback em questão não possui cabos vindos dele mas sim da placa principal. Até mesmo o cabo vermelho meio grosso que esta ligado ao pot de screen não vem do flyback. Vou postar uma foto depois.

 

 

SKY isso pode acabar de estragar o tubo é um risco ou coloque outro tubo de 14" bom no lugar.

Entendi! Mas como eu falei antes, pelo visto o tubo está bom já que ficou várias horas funcionando e com imagem perfeita. Então com esse procedimento eu posso acabar estragando ele.

 

Marcio, como você já efetuou esse procedimento antes, qual a porcentagem de estragar o tubo e qual seria a de remover o curto ?

 

Obs: Ainda não tive tempo de medir novamente as tensões. Em breve farei isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o procedimento caro Marcio, mas esse flyback em questão não possui cabos vindos dele mas sim da placa principal. Até mesmo o cabo vermelho meio grosso que esta ligado ao pot de screen não vem do flyback. Vou postar uma foto depois.

 

Entendi! Mas como eu falei antes, pelo visto o tubo está bom já que ficou várias horas funcionando e com imagem perfeita. Então com esse procedimento eu posso acabar estragando ele.

 

Marcio, como você já efetuou esse procedimento antes, qual a porcentagem de estragar o tubo e qual seria a de remover o curto ?

 

Obs: Ainda não tive tempo de medir novamente as tensões. Em breve farei isso.Me

Sky

 

Me lembro quando comecei na manutenção de Televisor que existia com componente que vendia separado do flyback, era a parte aonde gerava as altas tensões( Potenciometro de screen e potenciomentro de foco) usei muito na manutenção de monitor.

 

A respeito do procedimento que pode estragar seu tubo aplicando uma tensão de foco no screen,,,,,,,,,seu tubo ja esta com defeito,,,,,,, você só irá tentar recuperar ele.

 

Sky ja peguei televisor de cliente que quando chegou  na  minha oficina esta com o tubo aparentimente  perfeita, mais com dois dia ligada o tubo entrou em curto, isso acontece....!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sky

 

Me lembro quando comecei na manutenção de Televisor que existia com componente que vendia separado do flyback, era a parte aonde gerava as altas tensões( Potenciômetro de screen e potenciômetro de foco) usei muito na manutenção de monitor.

 

A respeito do procedimento que pode estragar seu tubo aplicando uma tensão de foco no screen,,,,,,,,,seu tubo ja esta com defeito,,,,,,, você só irá tentar recuperar ele.

 

Sky ja peguei televisor de cliente que quando chegou  na  minha oficina esta com o tubo aparentimente  perfeita, mais com dois dia ligada o tubo entrou em curto, isso acontece....!!!

Usei muito dessas unidades! aqui era só pedir como "unidade de foco/screen"... 

 

Sobre o tubo minha opinião é a mesma do colega Marcio, ele já esta com defeito, pode ser só uma pequena fuga, entre algum catodo e grade mas sem um testador/recuperador de tubos, não tem solução a não ser trocando-o...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negocio é fazer o teste mesmo então só não identifiquei o cabo de foco.

 

Hoje usei outro multímetro e medi as tensões. Com o cabo plugado na placa do tubo: 866V. Com o cabo desplugado da placa do tubo: 43V (medição feita na placa do tubo também). A tensão do pino deste cabo na placa principal está: 896V isso com o cabo desplugado da placa do tubo.

 

Uma coisa que reparei é que ambos potenciometros de screen e foco compartilham esse mesmo cabo que não vem do tubo mas de perto dele.

 

O flyback desse televisor é parecido com o segundo desta imagem: http://mujweb.cz/jmartis/flybacks.jpg

Contendo apenas um único cabo da chupeta e sem os controle nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sky

 

 

Eu vi  a foto  que você enviou e o segundo flyback tem os potenciomentro de screen e foto só não vi os   cabos.

 

Você poderia mandar a foto da sua placa aonde sai os cabos para a placa do tudo e do seu flyback?

 

Pois estou achando estranho as medições que você fez!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente.

 

Bem pessoal, seguem ai as fotos da placa do tubo bem como a placa principal desse televisor.

 

http://i1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/Foto1124_zpsba05738b.jpg

http://i1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/Foto1128_zps99a81e19.jpg

http://i1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/Foto1130_zpse270f205.jpg

http://i1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/Foto1126_zps91808b24.jpg

 

Como vocês podem ver, o flyback em questão não possui potenciometros nele e têm apenas um único cabo vindo dele até a chupeta do tubo.

Vocês podem ver também o cabo vermelho meio grosso que segue da placa principal, próximo ao flyback, até a placa do tubo e que se liga a ambos os potenciometros de screen e foco. E é exatamente esse cabo que quando ligo o televisor e plugo e desplugo ele até sair uma pequena faisca a imagem volta e permanece com qualidade ótima, sem nenhum defeito e que só some se eu desligar o televisor pois deixei ligado durante 3 dias e nada ocorreu.

Lembrando que isso foram constatações minhas e que por motivo algum descarto a possibilidade de o defeito ser no tubo como vocês camaradas mencionaram.

 

Deixarei vocês analisarem e aguardarei o retorno. Té mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!