Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar cooler 4 fios 110/220 (via seleção de fios) a um circuito chaveado 110/220


Thiago Q.
Ir à solução Resolvido por jfeliciano,

Posts recomendados

Pessoal,

 

Boa noite, algué pode me ajudar ? Tenho uma potencia para som profissional que está com uma fan ruim, esta fan é 110/220(bivolt), com  fios que estavam ligados diretamente só na chave 110 volts, agora que tenho uma 4 fios que pode ser conectada a qualquer tensão desde que respeitadas as combinações nos fios. Como faço para ligar ao chaveamento de forma que ao setar para 110v entre a tensão correta e a fan funcione e idem ao 220 ? 

 

Segue combinação de fios da fan:

 

preto

azul

verde 

vermelho

 

110 v, formar s duas fases assim:

vermelho e azul juntos

verde preto juntos 

 

220v, formar duas fases assim:

 

juntar azul e verde

fase 1:vermelho

fase 2:preto

 

Como tem um transformador na potência devo ligar no transformardor esse cooler? pelo que vejo ele já estava ligado errado anteriormente direto só no 110 volts, consequentemente quando ligaram ele ao 220 volts, mesmo chaveado o cooler ficou desligado superaquecendo a potencia e queimando uma das saídas dos som, a qual literalmente carbonizou alguns componentes que já estou trocando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://i137.photobucket.com/albums/q214/big-louis/Diagrama.jpg

usa o modelo desta image pra 4 fios ela esta ok

ta com esta cor porque peguei ela assim

pela sua sequencia de cor que voce passou  preto azul verde vermelho

o amarelo da image usa a cor azul

 

 

 

Diagrama.jpg

 se entendi bem, meu esquema é o primeiro e devo ligar direto na chave desprezando as orientações presentes no cooler ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Q. Repare que ele mandou o esquema que estão ligados dois tipos de transformadores, más é a mesma coisa com o fan.

 

Seu trafo tem a ligação da segunda imagem, porém seu fan tem a ligação da primeira imagem.

 

Não tem como ligar os dois na mesma chave, você teria que abrir o trafo, desfazer o fechamento do TAP e tirar mais um fio para a chave HH, para o trafo e o FAN ter quatro fios.

 

Se você tiver conhecimento para fazer isso, fica a dica, se não tiver, e mesmo assim quiser arriscar, é só falar que eu te ensino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da forma que esta ligada a chave seletora, você não terá como ligar seu cooler junto do trafo, teria que ligar seu cooler numa chave separada dessa original do aparelho.

Thiago, a solução do Bcpetronzio e mais pratica.

porém, quando for mudar de 127v para 220v terá que mudar também a chave do cooler ou ele queimara.

Mas pra você será mais fácil de colocar outra chave que "desmontar" o trafo, visto que não tem  experiência com trafos.

 

você terá que desligar o trafo, tira-lo do lugar, retirar as tampas de proteção laterais, rasgar o Papel do bobinado, identificar o fio do TAP, separa-los , soldar outro fio no tap, isolar e montar tudo de novo. E isso tudo com muito cuidado para não estragar o trafo.

 

Para instalar a outra chave, é só comprar a uma chave HH (R$ 3,00) fazer o furo na caixa do amplificador e liga-la como o primeiro esquema que o Armando postou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pode fazer como no esquema original (ciclotron) ,onde o FAN e para 220volts.

voce configura o FAN para trabalhar em 220 volts ,e liga o mesmo em paralelo com o os fios preto e vermelho (220volts) do transformador , desta forma quando estiver usando em 110 volts o proprio transformador ira fornecer os 220 volts para alimentar o FAN atraves do fio vermelho(220 volts).

Qualquer  duvida basta voce conferir  no esquema do aparelho (ciclotron DBS 2000,3000 ou similares)

 

ABS.

Jfeliciano

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

voce pode fazer como no esquema original (ciclotron) ,onde o FAN e para 220volts.

voce configura o FAN para trabalhar em 220 volts ,e liga o mesmo em paralelo com o os fios preto e vermelho (220volts) do transformador , desta forma quando estiver usando em 110 volts o proprio transformador ira fornecer os 220 volts para alimentar o FAN atraves do fio vermelho(220 volts).

Qualquer  duvida basta voce conferir  no esquema do aparelho (ciclotron DBS 2000,3000 ou similares)

 

ABS.

Jfeliciano

Excelente solução!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo!

 

Assim o primário funcionará como um auto-transformador, dobrando a tensão de enquanto estiver ligado em 110V e estabilizando em 220v quando estiver ligado em 220V.

 

É Petronzio, estamos ficando velhos!

Como não pensamos nisso?

 

Resolvido seu problema Thiago!

Graças ao @jfeliciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Muito bom mesmo!

 

Assim o primário funcionará como um auto-transformador, dobrando a tensão de enquanto estiver ligado em 110V e estabilizando em 220v quando estiver ligado em 220V.

 

É Petronzio, estamos ficando velhos!

Como não pensamos nisso?

 

Resolvido seu problema Thiago!

Graças ao @jfeliciano

Hehehehe!!!!!... com o tempo a gente vai ficando mais lentos mesmo!!... KKKKK!!!!!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou feliz e aliviado, mas ainda tenho uma ultima dúvida, o cooler que está ligado atualmente esta ligado um fio na chave HH e um no fusivel  que está na ima gem 2 , nela da pra ver os 2 fios saindo do cooler e se ligando da maneira que falei, quero saber se posso ligar desse mesmo jeito?(não esquecendo de unir os outros 2 fios para configurar o 220) Se não puder qual o jeito correto ? 

 

Ultima curiosidade já que o @jfeliciano efetuou um serviço desse quero saber quanto estou economizando, vou trocar alem do cooler uma serie de transistores bd35, bd36, um capacitor eletrolitico estufado, alguns resistores e potenciometro de parafuso(sei que não é esse o nome, mas acho que dá pra entender).

 

Abraço e bom sábado a todos, muito obrigado pela atenção e tempo despendido me ajudando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

estou feliz e aliviado, mas ainda tenho uma ultima dúvida, o cooler que está ligado atualmente esta ligado um fio na chave HH e um no fusivel  que está na ima gem 2 , nela da pra ver os 2 fios saindo do cooler e se ligando da maneira que falei, quero saber se posso ligar desse mesmo jeito?(não esquecendo de unir os outros 2 fios para configurar o 220) Se não puder qual o jeito correto ? 

 

Ultima curiosidade já que o @jfeliciano efetuou um serviço desse quero saber quanto estou economizando, vou trocar alem do cooler uma serie de transistores bd35, bd36, um capacitor eletrolitico estufado, alguns resistores e potenciometro de parafuso(sei que não é esse o nome, mas acho que dá pra entender).,

 

Abraço e bom sábado a todos, muito obrigado pela atenção e tempo despendido me ajudando!

Sim, voce pode manter esta conexao, apenas observando o fio da chave HH,  tem que ser o fio para 220v do transformador, ou se voce preferir pode tambem configurar o FAN para 110 volts e ligar na chave HH no lado para 110volt , o sesultado final sera o mesmo.

 

Boa sorte

Jfeliciano

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!