Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor para fonte ajustável


Ir à solução Resolvido por marcelo.br,

Posts recomendados

Olá, pretendo montar uma fonte ajustável usando resistor de precisão no resistor de ajuste. O LM escolhido é o 338.

Resistor de precisão em tolerancia de 1%, tem algum problema de usar no Rajuste?

 

 

E caso eu queira fixar um valor de tensão único maior que os 1,20v padrão do regulador, fazendo para isso a fixação de um resistor no lugar do potenciômetro, posso também colocar um resistor de precisão além do de ajuste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido amigo faller! Valeu também a dica victhor393!

 

Outra coisa, pensei em usar trimpot no lugar do rest de ajuste, com o fim de se ter uma resistencia mais exata, que me permita atingir uma corrente de ajuste x desejada para me levar a uma tensão exata que quero na saída.

 

Isso porque tenho um unico pot de um valor e se eu for usar resistor comum não existe um comercial que vai me dar a tensão que quero na saída, de acordo com a tensão do trafo que tenho. Só se for resistor de precisão, até achei um que vai me atender, mas para não gastar $ e já que tenho um trimpot de até 200R, e essa resistência que preciso está abaixo disso, optei pelo trimpot.

 

Posso também colocá-lo no ajuste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A estabilidade da tensão de saída e seu ajuste fino independem do resistor ser de precisão ou não...

Não confunda as coisas.. Para se ter um ajuste fino da tensão de saída normalmente se usa uma configuração desse tipo dai. como a\já foi comentado e sugerido..

Fonteajusta3010velcomajustefino_zps6f7a8

 

Note que no potenciômetro de 2K, de início ao final, nos seus 270 graus de ajuste, vai se ter 80% da variação da tensão de saída, ou seja, cerca de 3 Volts a cada 10 graus de curso do potenciômetro, e no outro se terá um ajuste fino de início ao fim de 20% da tensão de saída, ou seja cerca de 0,7 Volts a cada 10 graus de variação de curso daquele potenciômetro de 470 ohms..

Qualquer um deles pode ser trim pot..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi faller e cesar!

 

Minha dúvida é sobre o resistor R1 de ajuste. Conforme a tensão do secundário do meu trafo e o Vdrop do datasheet do regulador, calculei a diferença Vin  - Vout e vi que fica melhor um resistor de precisão para eu aproveitar a máxima tensão que a fonte pode chegar sem ultrapassar a Vdrop mas também sem ficar muito abaixo. Vou precisar de um R1 de 191R de precisão, aí eu vou pôr um trimpot e ajustá-lo nos 191R e fixá-lo em R1. O trimpot vai ficar ali com valor fixo, como se fosse resistor. 

Então posso fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, mas 191 ohms é um valor da série E96 (valores padrão para resistores de 1%), portanto deve ser possível comprá-lo. Por que se preocupar com um trimpot, então? A não ser que você não tenha conseguido encontrar um resistor desse valor para vender na sua loja de preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que aqui em bh é meio difícil achar variedade de componentes eletronicos. As lojas são muito longe de casa e já liguei lá e tem falta de algumas peças, então compro online (soldafria, waltronica, etc), mas aí o frete....$$$$$$

 

Para economizar, e como já tenho um estoque de peças aqui, vou aproveitar o trimpot.

 

Com 191R no ajuste deu certinho para a fonte, vou aproveitar o máximo da tensão de saida sem extrapolar a Vdrop do datasheet para uma dada corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que estás trocando o pé pelas mãos. Usualmente o resistor R1 deve ser fixado em um valor que ai tenhas, em mãos, comercial e fácil de se achar. Depois podes sim, se desejares, acertar tudo o mais em R2, com resistor potenciômetro, trim-pot o que desejares..

Me parece muito preciosismo teres de acertar o valor de R1 para 191 Ohms.. Mas se tivesse de fazê-lo, eu colocaria um resistor de 220 ohms e outro de 1k5 que daria um equivalente final de 220 x 1500 / ( 220 + 1500 )   =  330000 / 1720 = 191,86 ohms

 

Mas repito, pura perfumaria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é melhor pôr um resistor em R1 e ir mexendo em R2 da forma como você disse, mas minha intenção de fazer tudo isso é porque só tenho um unico potenciomentro aqui de 2k5. Para não precisar ficar gastando com outro potenciometro, que é meio caro, e outras peças, fora o frete da loja, vou apenas aproveitar o trimpot no R1, fixando seu valor e deixando nisso mesmo.

 

Mas se eu tivesse tudo em mãos, varios potenciomentros, outros valores de resistor, etc, claro que eu preferiria pôr o R1 com resistor e ir acertando o resto.

 

A questão é se é errado pôr um trimpot em R1 ou não. Se não for, eu deixo R2 com o unico pot de 2k5, mais a resistencia do trim em 191 que fica 2500 + 191 x corrente do R1 0,0065445 = 17,6V (chegou na tensão de saida perfeita respeitando o Vdrop quando eu tirar a maxima corrente na saida.

 

E então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão é se é errado pôr um trimpot em R1 ou não. Se não for, eu deixo R2 com o unico pot de 2k5, mais a resistencia do trim em 191 que fica 2500 + 191 x corrente do R1 0,0065445 = 17,6V (chegou na tensão de saida perfeita respeitando o Vdrop quando eu tirar a maxima corrente na saida.

 

E então?

Ok, então R1 = paralelo de 1k5 com 220 Ohms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como assim paralelo?

 

 

Se não quiseres colocar um trimpot nem um resistor de alta precisão e difícil de se achar, coloque dois resistores em paralelo para fazer a função de R1.

Seus valores seriam 220 ohms em paralelo com 1500 ohms.

O valor resultante desse paralelo seria

Requivalente = (220 x 1500) / (220 + 1500) = 330000 / 1720 = 191,86 ohms

Se desejares que mais se aproxime de 191 ohms coloque três resistores em paralelo de valores 220, 1500, 47000

Cujo equivalente daria 1/req = 1/220 + 1/1500 + 1/47000 = 1/req = 191,08 ohms.

 

Entendeu..

Achar 3 resistores da série comercial mais comum será muito mais fácil e barato que um trimpot de 200 ohms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode fazer sim, sem nenhum problema.. A associação de resistores para se conseguir um valor quebrado qualquer, fora do padrão, é uma saída bem útil..

 

 

Beleza, valeu faller!

 

Só uma correçãozinha no circuito:

 

LM317_zpsd8d773c5.jpg

 

Corrigi a continuidade do 1500R até o terra.

 

Se eu incrementar o diodo de proteção em paralelo com Rajuste, indicado pelo fabricante, ainda funciona sem problemas não é?

Acrescento também o capacitor na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!