Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletromagnetismo- Bobina ajuda!


Tiago65

Posts recomendados

Estou estudando para o ENEM e entrei na parte de fissão e fusão nuclear!
Então decidir construir um representativo de um acelerador de partículas, na verdade o que deve ser acelerado é uma bolinha de ferro por um eletromagnético.
Já vi um projeto, mas está em espanhol e o cara não fala coisa com coisa, ele simplesmente fez 2 bobinas de 60 voltas com 30 voltas por camada de cobre esmaltado 1mm, ligou tudo e puf a bolinha gira sem parar!
O principio eu sei, faz as duas bobinas, passa um tubo transparente dentro delas, joga a bolinha lá dentro e a força magnética produzida pelas bobinas impulsiona ela. 

Mas com quantos volts devo alimentas essa bobina de 60 voltas?

 

Arqui está o vídeo: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago65,

 

Legal, é um belo projeto !

 

Bom, não é tão simples como parece.

 

No vídeo, o cara fala em corrente de 30A pela bobina... Se voce tiver uma fonte de 12V que consiga fornecer 30A, a resistência total da bobina tem de ser no mínimo 12V/30A = 0,4 Ohms , e teria de ser feita com um fio mais grosso para que tenham bastante voltas e produzam um forte campo magnético.

 

Mas tem de ter também sensores que detectem a chegada da bola, para que durante um tempo relativamente pequeno seja produzido o pulso que impulsione a bobina.

 

Mas tem mais detalhes .... por exemplo se o pulso tem a polariade para atrair a bolinha quando ela está chegando, ele só pode durar até a bolinha atingir a metade da bobina, e tem de ser cortado.

 

É um excelente projeto para brincar !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 30A são de pico, pelo que entendi.

 

Link do projeto original

http://www.xtec.cat/~ccapell/acelerador_particulas_web/index.html

 

¿Cuánta energía necesitamos?

Estamos proyectando un artilugio a pequeña escala, pero que absorberá una energía considerable a pesar de su tamaño. No es fácil conseguir una velocidad digna de la esfera, para ello el impulso electromagnético a aplicar es de cierta envergadura. Hechas las pruebas correspondientes hemos obtenido buenos resultados aplicando impulsos de 30A /24V sobre cada bobina.

Fabricar una fuente de estas características no es pan comido, para ello hemos utilizado un transformador 12V + 12V / 10A que carga unos grandes condensadores de 6800uF/35V, gracias a ellos podemos almacenar la suficiente energía que aplicaremos sobre las bobinas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu usaria  um ci cd4017 com umas  5 bobinas  solenoide de 12 volts  como o  4017 é  contador  colocava na sequencia  essas bobinas   como se  fosse um acionamento de um motor de passo  só que  colocaria  na sequencia acho que reproduz sim  o que acha ? é lógico que  não estou levando em consideração o que  Paulo  disse a respeito da " chegada da  bola ou saída da bola " isso teria que ser tratado mas tarde

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu usaria  um ci cd4017 com umas  5 bobinas  solenoide de 12 volts  como o  4017 é  contador  colocava na sequencia  essas bobinas   como se  fosse um acionamento de um motor de passo  so que  colocaria  na sequencia acho que reproduz sim  o que acha ?

Eu não entendo muito, então não vou opinar. :(

Mas acho que quanto mais bobinas, mais complicado fica.

O projeto original usa um 555

 

EDIT

Foi isso que você disse @circuit ?

 

 

A imagem foi retirada por o circuito ser incompatível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@circuit,

No total no vídeo existem 3 sensores, mas apenas dois estão colocado na entrada das bobinas.

O terceiro é um sensor que quando detecta a bolinha gera um Flash de Leds, imitando exatamente a câmara de gravação existente nesses aceleradores.

Esse experimento é baseado em um conceito chamado de Canhão de Gauss, que foi quem primeiro o idealizou,

Mas gostei muito da sua ideia !

Eu modificaria da seguinte maneira :

- aumentaria o raio do tubo ( vai diminuir perdas por atrito )

- usaria quatro bobinas , mas OITO sensores !

Em cada bobina, usaria um sensor colocado um pouco antes da entrada na bobina, e um outro sensor colocado bem no meio da bobina. Assim, quando a bolinha chegasse à entrada, eu gerava um pulso que iria atrair , e quando a bolinha passasse pelo meio, iria desligar, evitando qualquer perda devido ao campo agir em sentido contrário.

Isso, feito quatro vezes em cada volta, e com um raio maior, iria fazer essa bolinha ser muito rápida !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!