Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletromagnetismo- Bobina ajuda!


Tiago65

Posts recomendados

Estou estudando para o ENEM e entrei na parte de fissão e fusão nuclear!
Então decidir construir um representativo de um acelerador de partículas, na verdade o que deve ser acelerado é uma bolinha de ferro por um eletromagnético.
Já vi um projeto, mas está em espanhol e o cara não fala coisa com coisa, ele simplesmente fez 2 bobinas de 60 voltas com 30 voltas por camada de cobre esmaltado 1mm, ligou tudo e puf a bolinha gira sem parar!
O principio eu sei, faz as duas bobinas, passa um tubo transparente dentro delas, joga a bolinha lá dentro e a força magnética produzida pelas bobinas impulsiona ela. 

Mas com quantos volts devo alimentas essa bobina de 60 voltas?

 

Arqui está o vídeo: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago65,

 

Legal, é um belo projeto !

 

Bom, não é tão simples como parece.

 

No vídeo, o cara fala em corrente de 30A pela bobina... Se voce tiver uma fonte de 12V que consiga fornecer 30A, a resistência total da bobina tem de ser no mínimo 12V/30A = 0,4 Ohms , e teria de ser feita com um fio mais grosso para que tenham bastante voltas e produzam um forte campo magnético.

 

Mas tem de ter também sensores que detectem a chegada da bola, para que durante um tempo relativamente pequeno seja produzido o pulso que impulsione a bobina.

 

Mas tem mais detalhes .... por exemplo se o pulso tem a polariade para atrair a bolinha quando ela está chegando, ele só pode durar até a bolinha atingir a metade da bobina, e tem de ser cortado.

 

É um excelente projeto para brincar !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 30A são de pico, pelo que entendi.

 

Link do projeto original

http://www.xtec.cat/~ccapell/acelerador_particulas_web/index.html

 

¿Cuánta energía necesitamos?