Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alexandre Epping

RESOLVIDO Tenho aterramento e gabinete dá choque....será o estabilizador?

Recommended Posts

Boa noite amigos do Clube do Hardware

Tenho um computador com os seguintes itens :

placa mãe Asus P8Z68-V

placa de video GForce 560ti 1024Mb  GDDR5 256bit 

HD Seagate 1Tb

gravador DVD LG

Gabinete Leadership Blue Eye

memoria Corsair Vengeance DDR3 4Gb 2000Mhz ( um pente)

intel Core i5 2400 3.1Ghz

Fonte Corsair TX 750 V2

Estabilizador de 300VA

Windows 7 PRO 64bits

Possuo aterramento e quando encosto no gabinete levo um  choque ...tenho uma chave de teste e quando encosto no gabinete ela acende , isolei todos os cabos da fonte para nao encostar na "lata " e dar uma descarga de energia.....nao tenho mais ideia do que faço...se alguem puder me ajudar agradeço ...

.PS : esta fonte é novinha so tenho a 4 meses, e testei em outro micro ligar na força  e nele tambem tomei choque será que o problema esta no estabilizador???

agradeço a atenção

att 

Alexandre Epping

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem uma fonte de 750 Watts, ligada num estabilizador de 300VA?? o_O

Joga esse estabilizador pela janela e liga o PC na tomada..

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem uma fonte de 750 Watts, ligada num estabilizador de 300VA?? o_O

Joga esse estabilizador pela janela e liga o PC na tomada..

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Ligo no Estabilizador porque do lado da minha casa tem uma marcenaria em quando ele liga certas maquinas chega a ficar em quase "meia fase" aqui em casa....ate tive q refazer toda a fiação da casa e colocar um disjuntor para os chuveiros um para cada quarto e um para o resto da casa...com medo de dar algum curto circuito na casa...porque a fiação ja tinha 20 anos...

então você acha q essa fonte suporta a essas variações de  energia causada pela marcenaria de meu vizinho?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu ja tive esse problema, aterrei ele e normalizou, tomava choque direto, faz assim, no parafuso aonde é fixada a fonte, coloque um fio de prefencia de cobre, e puxeo ate o lado de fora de casa e enterre com uma estaca a pelo menos 1 metro pra baixo.

eu realizei o mesmo procedimento e nunca mais deu choque.

Ps: se não funcionar tente utilizar 2 fios. os melhores sáo os de cobre e aqueles verdes de luz sabe que sao cheio de fios dentro, tenta com esse de luz ai mais um grosso, e outra, isso pode ta acontecendo porque aonde a tua placa-mãe é fixada no cpu ela tem borrachas embaixo para não passar o contato direto para a lata, ve se elas estão lá, se nao tiver providencia algumas faça em casa mesmo utilizando qql material de borracha para isolar.

se continuar o sintoma ai meu veio não sei mesmo :/

Compartilhar este post

Link para o post

Ligo no Estabilizador porque do lado da minha casa tem uma marcenaria em quando ele liga certas maquinas chega a ficar em quase "meia fase" aqui em casa....ate tive q refazer toda a fiação da casa e colocar um disjuntor para os chuveiros um para cada quarto e um para o resto da casa...com medo de dar algum curto circuito na casa...porque a fiação ja tinha 20 anos...

então você acha q essa fonte suporta a essas variações de  energia causada pela marcenaria de meu vizinho?

você nao gastou uma grana alta numa fonte de qualidade que é da corsair para duvidar da sua capacidade protetiva, hein?

como dito, jogue essa porhrra desse estabilizador no lixo o quanto antes que alem de fazer mal em usar, é completamente fora de dimensionamento.. 300VA pra uma fonte de 750W fora outros componentes q você tenha ligados nele fica bem aquém da capacidade.

enfim, se ainda por cima você tem medo dos surtos da rede eletrica e nao se sente seguro ligando diretamente na tomada, adquira um bom filtro de linha e nada mais.

leia que é de suma importancia para o entendimento do assunto:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/962754-existe-risco-de-ligar-o-pc-direto-na-tomada/

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que seu PC não seja a única coisa ligada nele.. Um estabilizador de 300VA típico, tem capacidade de entregar uns 200 ~ 220 Watts, mais ou menos.. Só sua fonte tem mais que o triplo dessa potência.. O maior risco aí, é do estabilizador queimar ou pegar fogo, por causa da severa sobrecarga.. Sem contar todos os problemas que ele causa a sua fonte..

E sim, sua fonte é capaz de suportar essa quedas de tensão. Elas podem operar entre 90 e 264 Volts. Duvido muito que a queda seja tão brusca assim..

Você pode testar ligar direto na tomada, numa hora que a marcenaria não esteja funcionando, só por desencargo de consciência. Se continuar levando choque é algum defeito no aterramento..

O mais importante é se livrar do estabilizador.. 

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que seu PC não seja a única coisa ligada nele.. Um estabilizador de 300VA típico, tem capacidade de entregar uns 200 ~ 220 Watts, mais ou menos.. Só sua fonte tem mais que o triplo dessa potência.. O maior risco aí, é do estabilizador queimar ou pegar fogo, por causa da severa sobrecarga.. Sem contar todos os problemas que ele causa a sua fonte..

E sim, sua fonte é capaz de suportar essa quedas de tensão. Elas podem operar entre 90 e 264 Volts. Duvido muito que a queda seja tão brusca assim..

Você pode testar ligar direto na tomada, numa hora que a marcenaria não esteja funcionando, só por desencargo de consciência. Se continuar levando choque é algum defeito no aterramento..

O mais importante é se livrar do estabilizador.. 

Muito Obrigado pela atenção RS Faria ...vou hoje mesmo comprar um cabo de força do padão novo porque o meu é aquele de tres pinos antigo e nao se encaixa na tomada porque é o padrão novo ...eu ainda utilizo um uma "Régua de tomada" ( nao sei como se chama em seu estado coloquei no google e aparecia com o nome de filtro de linha ...segue uma imagem abaixo) com dois fusiveis  , uma vez que houve um raio impediu q minha TV , home e radio queimasse , queimando apenas os fusiveis.....

agradeço a atenção e vou fazer isso q você me citou....paguei caro essa fonte e  nao quero perde-la por causa de um esbilizador q paguei 50 reais quando tinha meu PC antigo.....

PS : a e outra ...e quando desligar o computador ( quando estiver direto na tomada) tenho q tirar da tomada ? porque ele fica com uma luz na placa-mãe ligada se nao é cortada a energia...nao sei se tem problema.....

agradeço  a atenção

att

alexandre eppingfiltro-de-linha-regua-8-tomadas-com-prot

Olha eu ja tive esse problema, aterrei ele e normalizou, tomava choque direto, faz assim, no parafuso aonde é fixada a fonte, coloque um fio de prefencia de cobre, e puxeo ate o lado de fora de casa e enterre com uma estaca a pelo menos 1 metro pra baixo.

eu realizei o mesmo procedimento e nunca mais deu choque.

Ps: se não funcionar tente utilizar 2 fios. os melhores sáo os de cobre e aqueles verdes de luz sabe que sao cheio de fios dentro, tenta com esse de luz ai mais um grosso, e outra, isso pode ta acontecendo porque aonde a tua placa-mãe é fixada no cpu ela tem borrachas embaixo para não passar o contato direto para a lata, ve se elas estão lá, se nao tiver providencia algumas faça em casa mesmo utilizando qql material de borracha para isolar.

se continuar o sintoma ai meu veio não sei mesmo :/

tenho o aterramento ...mas acho q o fio q coloquei para o terra nao era de qualidade....vou trocar ele

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Obrigado pela atenção RS Faria ...vou hoje mesmo comprar um cabo de força do padão novo porque o meu é aquele de tres pinos antigo e nao se encaixa na tomada porque é o padrão novo ...eu ainda utilizo um uma "Régua de tomada" ( nao sei como se chama em seu estado coloquei no google e aparecia com o nome de filtro de linha ...segue uma imagem abaixo) com dois fusiveis  , uma vez que houve um raio impediu q minha TV , home e radio queimasse , queimando apenas os fusiveis.....

agradeço a atenção e vou fazer isso q você me citou....paguei caro essa fonte e  nao quero perde-la por causa de um esbilizador q paguei 50 reais quando tinha meu PC antigo.....

PS : a e outra ...e quando desligar o computador ( quando estiver direto na tomada) tenho q tirar da tomada ? porque ele fica com uma luz na placa-mãe ligada se nao é cortada a energia...nao sei se tem problema.....

A fonte tem um botão liga-desliga atrás. O controle disso será por lá agora..

Usamos as mesmas nomenclaturas. Qualquer coisa, mesmo essa régua mais simples, é melhor que o estabilizador.. O mais indicado é um protetor de surtos, que é um filtro de linha DE VERDADE, como o do link abaixo:

https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/filtro-de-linha-dps-clmaper-multi-energia-8-tomadas-preto-e-fc-pt-8bt-l-p.html

Esses choques que você toma é algum problema na continuidade do aterramento.. Teste sem o estabilizador e sem o filtro também..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais