Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Danilo Setton

Ganho de um transistor

Recommended Posts

Estou começando a estudar o funcionamento dos transistors, e pretendo utilizá-los em projetos com meu Arduino Mega. Porém, para não danificar minha placa tenho que tomar cuidado com a corrente gerada e a que será ligada no terra, e para saber isso dependo da informação do ganho/beta/hFE do transistor.

 

A questão é que ao olhar os Datasheets dos transistor, há sempre uma faixa de ganho (50-150, mín de 50, etc), e não um valor fixo padrão. Do que depende o ganho do transistor? Da corrente de base?

 

Obrigado,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Danilo Setton,

Perguntinha chatinha de responder ....

Para um determinado modelo de transistor, o ganho depende da corrente de base e da frequência, e de certo modo, da região de trabalho do transistor, pois se entrar em saturação o ganho cai muito pois não importa a corrente na base, a corrente do coletor não varia mais...

Quanto maior a corrente de base ou quanto maior a frequência utilizada, menor o ganho.

E para piorar , existe uma grande tolerância na fabricação, sendo que para a mesma corrente e mesma frequência voce pode ter dois transistores do mesmo modelo, um com ganho de 100 e outro com ganho de 200 !!!!

Para evitar problemas com isto, sempre utilizamos circuitos onde o ponto de operação é quase independente dessas variações.

Por exemplo, um estágio de pré-amplificador RIAA para cápsulas magnéticas quase sempre utiliza dois transistores de alto ganho ( cerca de 300 ) , mas o ganho total é diminuido por meio de realimentação negativa, e acaba sendo menor que 100.

Paulo

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como você disse que esta começando a estudar não deve estar fazendo nada que precise de muita precisão, então pode simplesmente medir com o multímetro, pois, mesmo que o ganho possa variar, provável que não seja nada muito significativo. Só dar uma olhada pela net que tem sites ensinando a medir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

show de resposta do amigo @aphawk!! Existem mais maneiras de proteger seu precioso kit. p.ex. com acoplador ótico. (mas este não tema do seu tópico)

Voltando ao bjt, uma maneira bem grosseira de visualizar seu ganho é RC/RB. Ou seja quanto maior o RC e menor RB, maior ganho. (obviamente respeitando o datashit). Lembrando que é de corrente.

 

Falando em ganho, em breve você vai preferir os ampops. É serio! rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×