Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Danilo Setton

Ganho de um transistor

Recommended Posts

Estou começando a estudar o funcionamento dos transistors, e pretendo utilizá-los em projetos com meu Arduino Mega. Porém, para não danificar minha placa tenho que tomar cuidado com a corrente gerada e a que será ligada no terra, e para saber isso dependo da informação do ganho/beta/hFE do transistor.

A questão é que ao olhar os Datasheets dos transistor, há sempre uma faixa de ganho (50-150, mín de 50, etc), e não um valor fixo padrão. Do que depende o ganho do transistor? Da corrente de base?

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Danilo Setton,

Perguntinha chatinha de responder ....

Para um determinado modelo de transistor, o ganho depende da corrente de base e da frequência, e de certo modo, da região de trabalho do transistor, pois se entrar em saturação o ganho cai muito pois não importa a corrente na base, a corrente do coletor não varia mais...

Quanto maior a corrente de base ou quanto maior a frequência utilizada, menor o ganho.

E para piorar , existe uma grande tolerância na fabricação, sendo que para a mesma corrente e mesma frequência voce pode ter dois transistores do mesmo modelo, um com ganho de 100 e outro com ganho de 200 !!!!

Para evitar problemas com isto, sempre utilizamos circuitos onde o ponto de operação é quase independente dessas variações.

Por exemplo, um estágio de pré-amplificador RIAA para cápsulas magnéticas quase sempre utiliza dois transistores de alto ganho ( cerca de 300 ) , mas o ganho total é diminuido por meio de realimentação negativa, e acaba sendo menor que 100.

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post