Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida em um circuito simples...


Posts recomendados

Ola, eu preciso montar um circuito simples, preciso que ao acionar um botao e segurar ele ascenda 2 leds e ao largar o botao ele apague um e mantenha outro aceso, tentei utilizando selo no rele mas n consigo bolar algo para deixar o outro led apagado quando soltar o botao, alguem poderia me ajudar ? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, eu preciso montar um circuito simples, preciso que ao acionar um botao e segurar ele ascenda 2 leds e ao largar o botao ele apague um e mantenha outro aceso, tentei utilizando selo no rele mas n consigo bolar algo para deixar o outro led apagado quando soltar o botao, alguem poderia me ajudar ? obrigado.

de acordo  com  o que você pediu  esta  pronto o circuito inicia com os  dois ledes apagado somente a pois apertar o botão  o circuito  começa a funcionar apertando o botão  os dois ledes acende ao soltar apenas um fica acesso foi usado um ci cd4013  obs: lembrando que  a varias maneiras de fazer este circuito   levando em consideração o que veio na minha cabeça foi este circuito  portanto pode ser que exista outras maneiras  mas fácil ou talvez  mas difícil pois  a eletrônica é assim  cada um pensa de uma maneira diferente  e no momento só achei esta   ok

post-650643-0-80731000-1408141185_thumb.

post-650643-0-88062400-1408141194_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado, sou leigo na eletronica, eu tentei de todas formas utilizar um rele, fiz um selo para apos dar um pulso ele manter aceso o led e utilizar algum outro rele ou o poroprio circuito e adicionar outro led que dependesse do contato do proprio botao mas não obtive exito, haveria alguma forma de utilizar logica com reles, usando ci achei um pouco complexo e gostaria de montar amanha pos preciso utilizar componentes que tenho em casa, muito obrigado, pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

circuito saindo fresquinho !

não repare  pois  foi feito as carreiras  mas esta funcionando foi feito  com scr bt151 . esse componente  quando trabalha diretamente pra 12 volts continuo ele  tem uma caracteristica de  ficar ligado   uma vez acionado  só resetando para  desligar ok espero ter ajudado

obs  faltou um resistor  na base do bc  pode colocar  de 1k para não estourar ok

post-650643-0-75374400-1408187042_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 é verdade  MOR nem tinha visto mas o circuito acaba ficando mas simples quando se tem  mas de um pra pensar a respeito

estou vendo que é  de Mangaratiba RJ muito  legal  esta praia   de vez em quando costumo dar umas voltas por ai de jet ski na marina  do LU  também  tenho  um amigo que mora ai na praia do saco  Alsiro  mecânico de barco  gente   boa qual quer  hora  passo por ai pra te cumprimentar ok  com sua permissão é claro  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

maneiro  MOR    show  você  mora no paraíso ! o circuito  faltou  o scr  mas para  o 

Diego Narducci Arioza    falta apenas acrescentar  no lugar do  d3 do circuito do MOR

 

 

>>>>>> acabei de testa e   o circuito é o mas simples


caramba MOR  humilhou agora kkkk cara o circuito  é  melhor do que imaginava  e errei em  questionar  quando disse que faltava um scr kkk  ficou show  é exatamente  desse jeito o circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me desculpem a intromissão, mas ainda tem a opção com SCR somente pra ficar menor,  talvez mais barato,  sem a corrente relativamente alta da bobina do RELE, principalmente se alimentado por bateria, e sem partes mecânicas.  Funciona exatamente como o circuito do MOR e sem necessidade de diodo bloqueando a corrente para o primeiro LED. Tem SCRs do tamanho de um transistor BC547.

Simulei as 3 situações no proteus.

1 - ligado sem pressionar

2 - pressionado e solto

3 - pressionado

 

leds-1.jpg


@circuit

Acho que postei com SCR exatamente quando você postou mencionando ele...

Eu estava fazendo a simulação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok muito  bom ! mas  ficou a duvida   só com a carga do led na pratica  não  ficara aceso  pois  o scr  precisa de uma carga  extra  por isso  avia  colocado em serie  com  a " L"  do  relé que ultrapasse  x  para  ficar  aceso  então  surgiu  o circuito proposto pelo MOR   que   ultrapassou  as equitativas rsrs vou fazer um teste  na pratica e retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom, irei tentar montar esse do mor , o do scr ficaria muito bom mas nao tenho no momento, somente reles, muito obrigado pela ideia, agora irei adequar ao meu projeto, estou fazendo um curso de refrigeração, e usarei essa ideia em um dispositivo para testar compressores, obrigado pessoal.

consegui montar esse esquema, irei montar e utilizar no curso, só me resta calcular o capacitor C4 e testar porque no simulador sempre funciona mas as vzs na pratica n da certo, mas irei testar...

aaaa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!