Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cx 500W e GTX 770 / recomendação


Ir à solução Resolvido por braconius,

Posts recomendados

Olá, tenho as seguintes configurações:

Placa-mãe: asus h81m-cProcessador: i5 4590Memória: 8GB 1600mhz CorsairFonte: cx500W CorsairGabinete Cooler Master HAF XB Cubo+ uma placa wifi 450mb/s

A minha dúvida é a seguinte: A minha fonte aguentaria uma GTX 770? Se não qual VGA vocês recomendariam?

 

Att,

Lucas C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo de referência da gtx 770 pede uma fonte de 600w. Dependendo da versão que você pegar ainda vai pedir mais.

 

http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-770-br.html#pdpContent=2

 

Ou você pega uma placa mais fraca, o que eu não faria, ou você pega uma fonte boa agora, vende a tua e no futuro pega uma uma placa forte. Até lá terão novos lançamentos e as atuais estarão mais baratas.

 

Edit: Ah, tem que ver se a placa cabe no teu gabinete tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá, tenho as seguintes configurações:

Placa-mãe: asus h81m-cProcessador: i5 4590Memória: 8GB 1600mhz CorsairFonte: cx500W CorsairGabinete Cooler Master HAF XB Cubo+ uma placa wifi 450mb/s

A minha dúvida é a seguinte: A minha fonte aguentaria uma GTX 770? Se não qual VGA vocês recomendariam?

 

Att,

Lucas C.

 

Aguentar ela aguenta sim. Mas acho que para tua fonte o ideal seria uma GTX 760. O consumo com uma GTX 770 fica no limite que a tua fonte pode oferecer.

@andrighi

 

No limite? Pesquise um pouco antes de falar uma coisa dessas...

 

Uma configuração muito mais parruda que a dele, com I7 TOPO de linha overclocado, placa-mãe top, 4 pentes de memória, com a GTX 770, em programa de Stress (FURMARK), consome 380w:

 

http://images.anandtech.com/graphs/graph6994/55191.png

 

Aqui o hardware usado no teste (e o teste completo): http://www.anandtech.com/show/6994/nvidia-geforce-gtx-770-review/3

 

Os mesmos valores se repete em outros reviews, internet a fora:

 

http://legitreviews.com/images/reviews/2210/power-consumption.png

 

http://images.hardwarecanucks.com/image//skymtl/GPU/GTX-770-GB/GTX-770-GB-46.jpg

 

Sendo a configuração do colega @Lucas Carvalho de Oliveira bem mais simples, o consumo será bem menor. Diria que o consumo na configuração dele não ultrapassará 350w (30% de folga). Como é que voce afirmar que a configuração dele ficará no limite? :huh: :huh:

 

Colega @Lucas Carvalho de Oliveira, pode usar sua fonte com a GTX 770 tranquilamente.

 

 

O modelo de referência da gtx 770 pede uma fonte de 600w. Dependendo da versão que você pegar ainda vai pedir mais.

 

http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-770-br.html#pdpContent=2

 

Ou você pega uma placa mais fraca, o que eu não faria, ou você pega uma fonte boa agora, vende a tua e no futuro pega uma uma placa forte. Até lá terão novos lançamentos e as atuais estarão mais baratas.

 

Edit: Ah, tem que ver se a placa cabe no teu gabinete tb.

Recomendação de potência feita por fabricante não deve ser levada em consideração, oras, com que argumento eles recomendam uma quantidade de potência se eles sequer sabem qual é a configuração que será usada?

 

Aqui tem 10 razões para desconsiderar totalmente essas recomendações feitas por fabricantes: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/968149-10-raz%C3%B5es-para-o-fabricante-da-placa-de-v%C3%ADdeo-pedir-fonte-de-exagerada-pot%C3%AAncia/

 

Sendo assim, não existe nenhum razão para se necessitar de uma fonte de maior potência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2009, se não me falha a memória, comprei uma placa Sapphire Radeon HD 4870x2. O fabricante pedia uma fonte de 650W, e eu tinha uma de 600W, achei que daria.

 

Ao montar o PC ele ligava e desligava. A fonte não estava dando conta. Tive que voltar à loja e comprei uma de 750W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2009, se não me falha a memória, comprei uma placa Sapphire Radeon HD 4870x2. O fabricante pedia uma fonte de 650W, e eu tinha uma de 600W, achei que daria.

 

Ao montar o PC ele ligava e desligava. A fonte não estava dando conta. Tive que voltar à loja e comprei uma de 750W.

Se sua fonte de 600w não aguentou a configuração com a HD4870x2, duas coisas podem ter acontecido:

 

1) Sua fonte não tinha qualidade e não entregava os 600w prometidos;

 

ou

 

2) Ela estava com defeito.

 

Uma configuração completa com a HD 4870x2 consome/consumiria em média cerca de 430w:

 

http://images.hardwarecanucks.com/image/skymtl/GPU/PALIT-HD4870X2/HD4870X2-61.jpg

 

http://images.anandtech.com/graphs/amdradeonhd4870x2launch_081208022737/17230.png

 

Resumindo, gastou dinheiro à toa comprando uma fonte de 750w. E parece que continuou fazendo a mesma coisa, já que você tem uma fonte de 1000w numa configuração que não consome nem 200w direito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo fazer crossfire, comecei pela fonte e placa mãe. Eu já tinha lido o link q postaste acima, e no meu caso realmente o problema era fonte ruim, nunca mais compro sem certificação. Mas diga, se algum jogo estiver exigindo o máximo da placa, como por exemplo um Skyrim com 300 mods que entopem a tela de inimigos e coloca texturas 4k em todos eles, será que a fonte vai aguentar? E outra, ninguém joga 1 hora e para, pessoas normais viram a noite hahahaha. A 4870x2 chupava luz que era uma beleza, a conta assustava no final do mês.

 

Edit: digitar no tablet é uma porcaria. A fonte durou quase 4 anos e explodiu junto com a placa, que queimou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo fazer crossfire, comecei pela fonte e placa mãe. Eu já tinha lido o link q postaste acima, e no meu caso realmente o problema era fonte ruim, nunca mais compro sem certificação. Mas diga, se algum jogo estiver exigindo o máximo da placa, como por exemplo um Skyrim com 300 mods que entopem a tela de inimigos e coloca texturas 4k em todos eles, será que a fonte vai aguentar? E outra, ninguém joga 1 hora e para, pessoas normais viram a noite hahahaha. A 4870x2 chupava luz que era uma beleza, a conta assustava no final do mês.

 

Edit: digitar no tablet é uma porcaria. A fonte durou quase 4 anos e explodiu junto com a placa, que queimou.

Se você colocar uma placa de video pra rodar 100% do "poder" dela no Skyrim com 1 mod, ou colocar essa mesma placa de video pra rodar nesses mesmos 100% de "poder" no Skyrim com 300 mods, a placa de video vai consumir a mesma coisa. O mesmo vale para o tempo de jogo. Se em uma hora de jogo a 100% a placa de video consome, por exemplo, 300w, em 2h de jogo ela vai consumir 600w. Se você colocar todas as peças do computador pra rodar 100% do "poder" e a configuração toda consumir 430w, ela vai consumir 430w jogando 1h ou jogando 4h.

 

Se o seu pensamento fizesse algum sentido, você teria que trocar de fonte a cada uma hora de jogo, por exemplo.

 

O consumo máximo da HD 4870x2, sozinha, é de cerca de 300w: http://tpucdn.com/reviews/ASUS/EAH5970/images/power_maximum.gif

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos por comentarem, contribuindo assim que o fórum cresce e o conhecimento atrelado também.

 

---

@rubenshenriques

Obrigado por responder,

Sobre o gabinete cabe sim e com muita folga. Possuía uma HD6850, mas ela não ficou para contar história :(

 

---

@braconius

Já tinha olhado esse tópico das "10 razões para desconsiderar totalmente essas recomendações feitas por fabricantes" e alguns outros, fiquei com uma pulga atrás da orelha e como não sou expert fiz este post. Obrigado por esclarecer alguns pontos, e olhe este vídeo que achei sobre o consumo da GTX 770:

 

Att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Carvalho de Oliveira

 

Que bom que o problema foi resolvido, esse era o assunto do tópico!

 

@braconius

 

Olhe no vídeo acima a diferença de consumo de idle para 100% da placa.

A placa fica mais quente quanto mais é exigido dela, então as ventoinhas agem para resfriá-la.

Todo o sistema fica mais quente e todas as ventoinhas rodam mais rápido. Ou a bomba, em caso de watercooler.

O pc fica barulhento. Só Jesus na causa.

No caso das fontes Corsair a ventoinha da fonte começa a rodar tb, o que só acontece a certa temperatura.

Não só a placa gasta mais energia como todo o resto do pc. Em jogos até o processador vai consumir mais tb, o que não acontece no benchmark usado no vídeo, como foi dito.

No caso acima o consumo passou de 50W para 300W.

A fonte deve ser comprada se pensando no consumo máximo do pc todo por um longo período.

 

No caso do Lucas, com a fonte 80+ Bronze não vai ter problemas até ele pegar outros upgrades.

80% de 500w é 400W. Você mesmo disse que ele vai chegar perto dos 350W.

 

Pensando a longo prazo uma fonte robusta já te prepara para futuros upgrades também.

Eu tento comprar uma peça melhor a cada 3-6 meses, dependendo da peça. A fonte, na minha opinião, deve ser a primeira coisa a se comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rubenshenriques

 

Opa, o problema que já possuo a cx 500 e no caso de não suporta teria que pegar um gtx 760 (trocar a fonte e comprar um gtx 770 não dá, comprei todas as peças da minha configuração só ficando com a fonte). Ai com a 770 e a cx500 o próximo upgrade seria na fonte (com um bom tempo).

Eu olhei pelo vídeo e nos Watts da para aguentar, mas o meu problema agora é a corrente na linha de 12V que minha fonte é 38A e não sei se suporta pois não possuo conhecimento suficiente nesta área.

 

Help @braconius kkkkk

 

 

Obrigado pelas respostas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Carvalho de Oliveira

 

Que bom que o problema foi resolvido, esse era o assunto do tópico!

 

@braconius

 

Olhe no vídeo acima a diferença de consumo de idle para 100% da placa.

A placa fica mais quente quanto mais é exigido dela, então as ventoinhas agem para resfriá-la.

Todo o sistema fica mais quente e todas as ventoinhas rodam mais rápido. Ou a bomba, em caso de watercooler.

O pc fica barulhento. Só Jesus na causa.

No caso das fontes Corsair a ventoinha da fonte começa a rodar tb, o que só acontece a certa temperatura.

Não só a placa gasta mais energia como todo o resto do pc. Em jogos até o processador vai consumir mais tb, o que não acontece no benchmark usado no vídeo, como foi dito.

No caso acima o consumo passou de 50W para 300W.

A fonte deve ser comprada se pensando no consumo máximo do pc todo por um longo período.

 

No caso do Lucas, com a fonte 80+ Bronze não vai ter problemas até ele pegar outros upgrades.

80% de 500w é 400W. Você mesmo disse que ele vai chegar perto dos 350W.

 

Pensando a longo prazo uma fonte robusta já te prepara para futuros upgrades também.

Eu tento comprar uma peça melhor a cada 3-6 meses, dependendo da peça. A fonte, na minha opinião, deve ser a primeira coisa a se comprar.

Amigo você se equivocou em algumas partes,

O que determina o consumo da placa de vídeo não é a temperatura e sim o clock ou o Vclock. Quanto maior a tensão aplicada maior o consumo.... Se eu tiver uma placa com 1200Mhz de clock e 1.3V no vclock, Em sua potencia máxima ela consumirá a mesma quantidade de energia, não importa se ela estiver em 10ºC,50ºc,100ºC, 1000ºC. O consumo será o mesmo.

O consumo só irá mudar se aumentar o clock ou o vclock dessa placa ou qualquer hardware na máquina. O pessoal chama essa pratica popularmente de overclock.

Sua ideia de eficiência está errada também. Quando uma fonte diz ter 80% de eficiência não tem nada a ver com sua capacidade e sim com o quanto de energia a fonte necessitará extrair da tomada de energia elétrica para entregar sua potencia rotulada.

Pegando o seu exemplo uma fonte de 500W usa 500/0.8= 625W da Tomada para entregar os 500W rotulados pela mesma. Então ela entrega sim os 500W, porém ela usa 625W da tomada para poder entregar os seus 500W de potencia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis dizer que, com o consumo mais alto (quando se sobe o clock) todo o sistema sobe junto. E isso deve ser levado em conta ao se adquirir uma fonte. Ainda mais numa situação real onde se joga por 30h seguidas (férias \o/).

 

Mas realmente, isso sobre o 80 plus está correto, a perda não ocorre na tensão. Eu estava equivocado!
@Lucas Carvalho de Oliveira fica tranquilo ai com a tua fonte, vai durar um bom tempo.

 

Agora uma dúvida que eu tenho: A idade da fonte não reduz a sua capacidade ao longo dos anos? Os componentes não vão perdendo a eficiência?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu falei no limite eu fiz pesquisa sim.@braconius. Olha a CX500 tem 38A já a própria nVidia recomenda que a fonte forneça 42A. No fórum do tomshardware tiveram a mesma pergunta que a tua. Olha só o que eles falaram.

 

http://www.tomshardware.com/answers/id-1772880/cx500-psu-paired-770-gtx.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andrighi

 

Quando eu falei no limite eu fiz pesquisa sim.@braconius. Olha a CX500 tem 38A já a própria nVidia recomenda que a fonte forneça 42A. No fórum do tomshardware tiveram a mesma pergunta que a tua. Olha só o que eles falaram.

 

http://www.tomshardware.com/answers/id-1772880/cx500-psu-paired-770-gtx.html

 

Pesquisei na internet e tem pessoas que tem um cx500 V2 (34A) e aguentou uma r9 280x (consome mais um pouco que a 770)  e com o water cooler. Outra possuía só a gtx 770.

E o link que você passou estão retificando o que foi dito aqui, como pode ver em um dos comentários no link: (http://www.tomshardware.com/answers/id-1772880/cx500-psu-paired-770-gtx.html#11383365)

 

---

 

Acabei de descobrir que a minha é a cx500 V2, mas mesmo assim roda (ela tem só 34A e entrega 450W, sendo descontinuada para a entrada da V3 que tem 38A no +12v).

 

---

@rubenshenriques

Todo eletrônico perde sua eficiência com o tempo, mas creio que neste quesito não seja algo que possa impactar (é infínimo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!