Ir ao conteúdo

Potenciometro para motor 12V

MarcosMelo

Posts recomendados

Postado

Bem pessoal, sou bem leigo no assunto, possuo um motor pittman 12V recondicionado 5.9:1 dados tecnicos:

Especificações:

Tensão nominal 12V

RPM (sem carga) 1000

Potência 24W

Torque (stall) 1.5Nm

Corrente (sem carga) 0.33A

Corrente (stall) 15.5A

peso 450g

Eu preciso de controlar o RPM dele, eu usei 2 potenciometros e TODOS queimaram. Quero saber se existe algum potenciometro que aguente uma corrente de 12 V, se nao, como eu poderia manipular o RPM do meu motor constantemente sem perder mt o torque? Obrigado a todos. Se possivel, tentem explicar de maneira bem leiga mesmo.

Postado

amigo  um potenciômetro em si  fica puxado  seria  bom por um transistor driv  pra segurar  a corrente etc...   do motor   veja esse link  ja montei  um parecido e funciona  muito  bem  como você disse que  é leigo  acredito que seja  o modo mais simples  http://eco-eletro.blogspot.com.br/2013/01/controle-para-motores-dc.html

obs: caso  o amigo ache dificuldade  peça um técnico pra montar pois  esse circuito  é composto de  componentes  bem simples

Postado

Okok, nesse caso nao vou perder mt torque, correto? E,eu ja havia pesquisado antes, os transitores necessitam do Arduino? Ou ele he independente?

Postado

não não eles são independentes  apenas com o potenciômetro  direto  na porta  do transistor  pequeno que por sua vez estará dosando o transistor grande "em poucas palavras " e o grande  estará fazendo o papel do potenciômetro do jeito  que  você avia  pensado  ou seja  o transistor grande estará  controlando e dosando a velocidade do motor

Postado

Este é melhor:

http://www.dprg.org/tutorials/2005-11a/index.html

Veja uma discussão sobre ele aqui mesmo no fórum:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1047793-calcular-freq%C3%BC%C3%AAncia-de-pwm-com-555/

Eu mesmo montei.

Muito bom.

Só troque R2 para 1K. Acho melhor.

O que montei eu preferi usar um driver de mosfet dedicado, pois usei alimentado em 179V DC, rede de 127V retificada e filtrada.

Este não dissipa calor por ser PWM. Por isso seu mosfet nem vai precisar de dissipador.

Outro detalhe é que você terá que colocar um diodo em paralelo com o motor, inversamente polarizado.

Postado

sem duvida Albert  esse que você indicou é muito  bom  eu tambem  faria  com ele   mas quando o sr MarcosMelo  disse la no primeiro poste que  é leigo  procurei  indicar um circuito mas simples possível com  1 ou 2 transistor  mas se  caso  ele  for dar pra um  técnico  montar  sugiro  que monte  o circuito indicado  por você albert_emule por se tratar de um circuito  mas refinado etc...

Postado

Me desculpe discordar de você. Temos que ser sensato.

No tópico da peticionária @Boompscarol, ela pede ajuda num circuito que ela mesmo está projetando. É muito diferente de apenas copiar e montar.

Se fosse para apenas montar, o projeto que o @thiagoas indicou seria o melhor projeto, e a peticionária @Boompscarol teria total e plena capacidade para montar, pois afinal montar é só copiar. Pegar o que já está pronto e colocar lá na placa. Afinal de contas ela não é tão leiga assim.

Nosso caso aqui é muito diferente:

O peticionário @MarcosMelo quer um circuito pronto e ele nem entende como funciona.

É totalmente leigo. Só quer a solução pronta.

O circuito que indiquei, em termos de montagem é tão simples quanto o que você indicou. Porém com muito mais eficiência.

Da mesma forma que o peticionário copiaria o projeto indicado por você, também poderia copiar o projeto indicado por mim, porém com muitas vantagens.

Isso me lembra o tópico "Fonte estabilizada transistorizada de 7A" onde o @mroberto98 sugeriu uma fonte chaveada, por ser menor, usar menos dissipadores, ter mais eficiência e ser muito mais barata para montar.

O faller defendeu veemente que o peticionário não teria condições de executar o projeto por ser leigo e tal.

O @mroberto98 replicou que era apenas uma questão de copiar, pegar o que já estava pronto e testado e montar numa placa... Tal como aqueles trabalhadores na linha de montagem de uma fábrica fazem, sem nem saber o que estão fazendo direito. Apenas desenvolve o trabalho mecânico de colocar as peças nos lugares certos.

O peticionário veio e defendeu o @mroberto98, afirmando que esta era a intenção dele, de copiar e o que ele tivesse dúvida ele voltaria e perguntava.

O faller não teve mais o que falar. Não se manifestou mais.

Por isso temos que ser sensato.

Postado

ok   objetivo de qual quer forma já foi alcançado  graças  a todos  nos  membros dedicados o meu o  seu circuito  já  foi bem servido agora cabe o requerente  decidir qual  será montado

Postado

Bom, eu até repito o que eu ja tinha discutido la no outro tópico, nesse caso só se trata de ser um circuito com quantidade maior de componentes, porém com nível de complexidade IGUAL!

É so uma questão de seguir passos da montagem.

A mesma facilidade que você teria para ligar um transistor no outro você teria para ligar um ci em tal mosfet.. A mesma facilidade que você teria para fazer um circuito impresso seguindo passo a passo você também teria enrolando um trafo seguindo passo a passo!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!