Ir ao conteúdo

Potenciometro para motor 12V

MarcosMelo

Posts recomendados

Postado

Bem pessoal, sou bem leigo no assunto, possuo um motor pittman 12V recondicionado 5.9:1 dados tecnicos:

Especificações:

Tensão nominal 12V

RPM (sem carga) 1000

Potência 24W

Torque (stall) 1.5Nm

Corrente (sem carga) 0.33A

Corrente (stall) 15.5A

peso 450g

Eu preciso de controlar o RPM dele, eu usei 2 potenciometros e TODOS queimaram. Quero saber se existe algum potenciometro que aguente uma corrente de 12 V, se nao, como eu poderia manipular o RPM do meu motor constantemente sem perder mt o torque? Obrigado a todos. Se possivel, tentem explicar de maneira bem leiga mesmo.

Postado

amigo  um potenciômetro em si  fica puxado  seria  bom por um transistor driv  pra segurar  a corrente etc...   do motor   veja esse link  ja montei  um parecido e funciona  muito  bem  como você disse que  é leigo  acredito que seja  o modo mais simples  http://eco-eletro.blogspot.com.br/2013/01/controle-para-motores-dc.html

obs: caso  o amigo ache dificuldade  peça um técnico pra montar pois  esse circuito  é composto de  componentes  bem simples

Postado

Okok, nesse caso nao vou perder mt torque, correto? E,eu ja havia pesquisado antes, os transitores necessitam do Arduino? Ou ele he independente?

Postado

não não eles são independentes  apenas com o potenciômetro  direto  na porta  do transistor  pequeno que por sua vez estará dosando o transistor grande "em poucas palavras " e o grande  estará fazendo o papel do potenciômetro do jeito  que  você avia  pensado  ou seja  o transistor grande estará  controlando e dosando a velocidade do motor

Postado

Este é melhor:

http://www.dprg.org/tutorials/2005-11a/index.html

Veja uma discussão sobre ele aqui mesmo no fórum:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1047793-calcular-freq%C3%BC%C3%AAncia-de-pwm-com-555/

Eu mesmo montei.

Muito bom.

Só troque R2 para 1K. Acho melhor.