Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciometro para motor 12V


MarcosMelo

Posts recomendados

Bem pessoal, sou bem leigo no assunto, possuo um motor pittman 12V recondicionado 5.9:1 dados tecnicos:

Especificações:

Tensão nominal 12V

RPM (sem carga) 1000

Potência 24W

Torque (stall) 1.5Nm

Corrente (sem carga) 0.33A

Corrente (stall) 15.5A

peso 450g

Eu preciso de controlar o RPM dele, eu usei 2 potenciometros e TODOS queimaram. Quero saber se existe algum potenciometro que aguente uma corrente de 12 V, se nao, como eu poderia manipular o RPM do meu motor constantemente sem perder mt o torque? Obrigado a todos. Se possivel, tentem explicar de maneira bem leiga mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo  um potenciômetro em si  fica puxado  seria  bom por um transistor driv  pra segurar  a corrente etc...   do motor   veja esse link  ja montei  um parecido e funciona  muito  bem  como você disse que  é leigo  acredito que seja  o modo mais simples  http://eco-eletro.blogspot.com.br/2013/01/controle-para-motores-dc.html

obs: caso  o amigo ache dificuldade  peça um técnico pra montar pois  esse circuito  é composto de  componentes  bem simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não não eles são independentes  apenas com o potenciômetro  direto  na porta  do transistor  pequeno que por sua vez estará dosando o transistor grande "em poucas palavras " e o grande  estará fazendo o papel do potenciômetro do jeito  que  você avia  pensado  ou seja  o transistor grande estará  controlando e dosando a velocidade do motor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é melhor:

http://www.dprg.org/tutorials/2005-11a/index.html

 

 

Veja uma discussão sobre ele aqui mesmo no fórum:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1047793-calcular-freq%C3%BC%C3%AAncia-de-pwm-com-555/

 

Eu mesmo montei.

Muito bom.

Só troque R2 para 1K. Acho melhor.