Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciometro para motor 12V


MarcosMelo

Posts recomendados

Bem pessoal, sou bem leigo no assunto, possuo um motor pittman 12V recondicionado 5.9:1 dados tecnicos:

Especificações:

Tensão nominal 12V

RPM (sem carga) 1000

Potência 24W

Torque (stall) 1.5Nm

Corrente (sem carga) 0.33A

Corrente (stall) 15.5A

peso 450g

Eu preciso de controlar o RPM dele, eu usei 2 potenciometros e TODOS queimaram. Quero saber se existe algum potenciometro que aguente uma corrente de 12 V, se nao, como eu poderia manipular o RPM do meu motor constantemente sem perder mt o torque? Obrigado a todos. Se possivel, tentem explicar de maneira bem leiga mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo  um potenciômetro em si  fica puxado  seria  bom por um transistor driv  pra segurar  a corrente etc...   do motor   veja esse link  ja montei  um parecido e funciona  muito  bem  como você disse que  é leigo  acredito que seja  o modo mais simples  http://eco-eletro.blogspot.com.br/2013/01/controle-para-motores-dc.html

obs: caso  o amigo ache dificuldade  peça um técnico pra montar pois  esse circuito  é composto de  componentes  bem simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não não eles são independentes  apenas com o potenciômetro  direto  na porta  do transistor  pequeno que por sua vez estará dosando o transistor grande "em poucas palavras " e o grande  estará fazendo o papel do potenciômetro do jeito  que  você avia  pensado  ou seja  o transistor grande estará  controlando e dosando a velocidade do motor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é melhor:

http://www.dprg.org/tutorials/2005-11a/index.html

 

 

Veja uma discussão sobre ele aqui mesmo no fórum:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1047793-calcular-freq%C3%BC%C3%AAncia-de-pwm-com-555/

 

Eu mesmo montei.

Muito bom.

Só troque R2 para 1K. Acho melhor.

 

O que montei eu preferi usar um driver de mosfet dedicado, pois usei alimentado em 179V DC, rede de 127V retificada e filtrada.

 

Este não dissipa calor por ser PWM. Por isso seu mosfet nem vai precisar de dissipador.

 

Outro detalhe é que você terá que colocar um diodo em paralelo com o motor, inversamente polarizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem duvida Albert  esse que você indicou é muito  bom  eu tambem  faria  com ele   mas quando o sr MarcosMelo  disse la no primeiro poste que  é leigo  procurei  indicar um circuito mas simples possível com  1 ou 2 transistor  mas se  caso  ele  for dar pra um  técnico  montar  sugiro  que monte  o circuito indicado  por você albert_emule por se tratar de um circuito  mas refinado etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe discordar de você. Temos que ser sensato.

 

No tópico da peticionária @Boompscarol, ela pede ajuda num circuito que ela mesmo está projetando. É muito diferente de apenas copiar e montar.

 

Se fosse para apenas montar, o projeto que o @thiagoas indicou seria o melhor projeto, e a peticionária @Boompscarol teria total e plena capacidade para montar, pois afinal montar é só copiar. Pegar o que já está pronto e colocar lá na placa. Afinal de contas ela não é tão leiga assim.

 

Nosso caso aqui é muito diferente:

O peticionário @MarcosMelo quer um circuito pronto e ele nem entende como funciona.

É totalmente leigo. Só quer a solução pronta.

 

O circuito que indiquei, em termos de montagem é tão simples quanto o que você indicou. Porém com muito mais eficiência.

Da mesma forma que o peticionário copiaria o projeto indicado por você, também poderia copiar o projeto indicado por mim, porém com muitas vantagens.

 

 

Isso me lembra o tópico "Fonte estabilizada transistorizada de 7A" onde o @mroberto98 sugeriu uma fonte chaveada, por ser menor, usar menos dissipadores, ter mais eficiência e ser muito mais barata para montar.

 

O faller defendeu veemente que o peticionário não teria condições de executar o projeto por ser leigo e tal.

 

O @mroberto98 replicou que era apenas uma questão de copiar, pegar o que já estava pronto e testado e montar numa placa... Tal como aqueles trabalhadores na linha de montagem de uma fábrica fazem, sem nem saber o que estão fazendo direito. Apenas desenvolve o trabalho mecânico de colocar as peças nos lugares certos.

 

O peticionário veio e defendeu o @mroberto98, afirmando que esta era a intenção dele, de copiar e o que ele tivesse dúvida ele voltaria e perguntava.

O faller não teve mais o que falar. Não se manifestou mais.

 

Por isso temos que ser sensato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu até repito o que eu ja tinha discutido la no outro tópico, nesse caso só se trata de ser um circuito com quantidade maior de componentes, porém com nível de complexidade IGUAL!

É so uma questão de seguir passos da montagem.

A mesma facilidade que você teria para ligar um transistor no outro você teria para ligar um ci em tal mosfet.. A mesma facilidade que você teria para fazer um circuito impresso seguindo passo a passo você também teria enrolando um trafo seguindo passo a passo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...