Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
WellisonC.

Telecentro

Recommended Posts

Bom dia!

Temos um Telecentro, cedido pelo Ministério das Comunicações, instalado aqui na instituição desde o ano de 2009. Hoje, setembro de 2014, o trabalho se encontra prejudicado e limitado em muitos aspectos. Gostaria que algum amigo do Fórum que tenha tido experiência parecida, possa nos ajudar. Já tentamos contato com o Ministério, mas nunca respondem. Antes a Positivo dava suporte para os equipamentos, porém, essa ajuda cessou no ano de 2012.

Umas das coisas é a desatualização dos programas, uma vez que as configurações do sistema não permitem que possamos fazer qualquer atualização ou mesmo instalação de aplicativos. O sistema operacional instalado é o Metasys Desktop (baseado em Linux).

Uma outra situação é que o computador central (Servidor) está com problemas, fazendo um barulho enorme, parecido com uma sirene, e não conseguindo mais fazer acesso a internet (com isso nenhuma das outras 10 estações tem também acesso a internet).

Como proceder para resolução desses e de outros problemas (tanto dos componentes físicos como também das aplicações)? Podemos trocar de sistema operacional, instalando, por exemplo, o Windows nas máquinas do Telecentro? Se fizermos isso, podemos continuar com a internet que é fornecida via satélite (pelo GESAC)?

Conto com o apoio dos amigos que já tiverem passado por essa experiência e problemas nos Telecentros.


Desde já, obrigado!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o melhor é você entrar em contato com um Advogado para ver se você pode ou não fazer isso.

Você assinou algum contrato com o Ministério? Se sim, há alguma cláusula impedindo você de fazer manutenção própria nos computadores?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@WellisonC, pesquisando aqui http://www.mc.gov.br/component/docman/cat_view/22-acoes/36-telecentros?Itemid=13217 vi que a instituição assina um Convênio de Cooperação Técnica com a SID/MC (Secretaria de Inclusão Digital do Minsitério das Comunicações). Este convênio estabele as obrigações de cada parte e deve definir o que fazer após o témino da garantia dos computadores. Segundo esse site os computadores foram adquiridos através do Termo de Referência do Edital 27/2009-MC com garantia mínima de 36 meses e deve haver um Comitê Gestor do Telecentro na localidade.
 
Minha sugestão é que contate a SID por e-mail ou telefone:
Secretaria de Inclusão Digital
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R, edifício-sede, sala 828, Brasília/DF, CEP 70044-900
Telefone: (61) 2027-6005
Fax: (55 61) 2027-6914
E-mail: sid@comunicacoes.gov.br
 
Eles tem obrigação de responder. Se não conseguir mande uma carta com AR. Aqui tem dados de contato da Ouvidoria, Assessoria Jurídica e outros a quem você pode recorrer: http://www.mc.gov.br/contato
.
Em dezembro de 2011, a operacionalização da Coordenação Executiva do Programa foi transferida para a Secretaria de Inclusão Digital, criada no Ministério das Comunicações (SID/MC).
A Portaria MC Nº16 de 1º de novembro de 2012, estabeleceu as diretrizes e normas para a execução do Telecentros.
 
Estas informações estão na Cartilha de Montagem de Telecentros no link que informei acima.

.Veja o que diz os Art. 7 e 8 da Portaria:
 

 

Art. 7º A disponibilização de equipamentos de informática, mobiliário e complementos necessários ao funcionamento dos telecentros se dará para as entidades proponentes, mediante a assinatura de termo de doação com encargos.

Parágrafo único. Somente após o cumprimento dos encargos, poderá ser feita a doação dos bens de que trata o caput das entidades proponentes para as entidades beneficiárias.

Art. 8º Compete às entidades proponentes, observado o disposto nesta Portaria e nos instrumentos celebrados com a Coordenação Executiva do Programa:
II - celebrar com entidade beneficiária o instrumento específico que regulará a disponibilização dos recursos materiais fornecidos pelo Ministério das Comunicações, bem como o funcionamento dos telecentros;
VII - enviar informações à Coordenação Executiva do Programa, semestralmente, quanto ao funcionamento dos telecentros, inclusive mediante o uso de ferramentas de monitoramento remoto, quando disponíveis;
X - assegurar que os equipamentos doados no âmbito do Programa mantenham-se configurados com sistemas operacionais e aplicativos (software) livres e de código aberto quando em uso nos telecentros;

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×