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Telecentro


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Bom dia!

Temos um Telecentro, cedido pelo Ministério das Comunicações, instalado aqui na instituição desde o ano de 2009. Hoje, setembro de 2014, o trabalho se encontra prejudicado e limitado em muitos aspectos. Gostaria que algum amigo do Fórum que tenha tido experiência parecida, possa nos ajudar. Já tentamos contato com o Ministério, mas nunca respondem. Antes a Positivo dava suporte para os equipamentos, porém, essa ajuda cessou no ano de 2012.

Umas das coisas é a desatualização dos programas, uma vez que as configurações do sistema não permitem que possamos fazer qualquer atualização ou mesmo instalação de aplicativos. O sistema operacional instalado é o Metasys Desktop (baseado em Linux).

Uma outra situação é que o computador central (Servidor) está com problemas, fazendo um barulho enorme, parecido com uma sirene, e não conseguindo mais fazer acesso a internet (com isso nenhuma das outras 10 estações tem também acesso a internet).

Como proceder para resolução desses e de outros problemas (tanto dos componentes físicos como também das aplicações)? Podemos trocar de sistema operacional, instalando, por exemplo, o Windows nas máquinas do Telecentro? Se fizermos isso, podemos continuar com a internet que é fornecida via satélite (pelo GESAC)?

Conto com o apoio dos amigos que já tiverem passado por essa experiência e problemas nos Telecentros.


Desde já, obrigado!

 

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@WellisonC, pesquisando aqui http://www.mc.gov.br/component/docman/cat_view/22-acoes/36-telecentros?Itemid=13217 vi que a instituição assina um Convênio de Cooperação Técnica com a SID/MC (Secretaria de Inclusão Digital do Minsitério das Comunicações). Este convênio estabele as obrigações de cada parte e deve definir o que fazer após o témino da garantia dos computadores. Segundo esse site os computadores foram adquiridos através do Termo de Referência do Edital 27/2009-MC com garantia mínima de 36 meses e deve haver um Comitê Gestor do Telecentro na localidade.
 
Minha sugestão é que contate a SID por e-mail ou telefone:
Secretaria de Inclusão Digital
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R, edifício-sede, sala 828, Brasília/DF, CEP 70044-900
Telefone: (61) 2027-6005
Fax: (55 61) 2027-6914
E-mail: [email protected]
 
Eles tem obrigação de responder. Se não conseguir mande uma carta com AR. Aqui tem dados de contato da Ouvidoria, Assessoria Jurídica e outros a quem você pode recorrer: http://www.mc.gov.br/contato
.
Em dezembro de 2011, a operacionalização da Coordenação Executiva do Programa foi transferida para a Secretaria de Inclusão Digital, criada no Ministério das Comunicações (SID/MC).
A Portaria MC Nº16 de 1º de novembro de 2012, estabeleceu as diretrizes e normas para a execução do Telecentros.
 
Estas informações estão na Cartilha de Montagem de Telecentros no link que informei acima.

.Veja o que diz os Art. 7 e 8 da Portaria:
 

 

Art. 7º A disponibilização de equipamentos de informática, mobiliário e complementos necessários ao funcionamento dos telecentros se dará para as entidades proponentes, mediante a assinatura de termo de doação com encargos.

Parágrafo único. Somente após o cumprimento dos encargos, poderá ser feita a doação dos bens de que trata o caput das entidades proponentes para as entidades beneficiárias.

Art. 8º Compete às entidades proponentes, observado o disposto nesta Portaria e nos instrumentos celebrados com a Coordenação Executiva do Programa:
II - celebrar com entidade beneficiária o instrumento específico que regulará a disponibilização dos recursos materiais fornecidos pelo Ministério das Comunicações, bem como o funcionamento dos telecentros;
VII - enviar informações à Coordenação Executiva do Programa, semestralmente, quanto ao funcionamento dos telecentros, inclusive mediante o uso de ferramentas de monitoramento remoto, quando disponíveis;
X - assegurar que os equipamentos doados no âmbito do Programa mantenham-se configurados com sistemas operacionais e aplicativos (software) livres e de código aberto quando em uso nos telecentros;

 

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