Ir ao conteúdo

Processador despencou no desempenho

yuuzan

Posts recomendados

Postado

Olá galera, estou com um problema no meu processador onde ele aponta nota de 3,7 sendo um Core i5-3337U 1.80 GHz, o problema é que após eu restaurar as configurações de fábrica com o Dell Backup and Recovery que ele começou a apresentar essa nota, pois antes era superior. Instalei todos os drivers do meu computador usando SlimDrivers pra ver se eu aumentava o desempenho da máquina mas nada que aumentasse o desempenho do processador.

Uso muito meu pc pra jogo, antes de restaurar as configurações de fábrica meu FPS nos jogos ficava entre 80-110, agora ele se encontra no mesmo jogo 30-60. :mad:

Até mesmo em páginas da internet ele apresenta um desempenho muito inferior do que ele apresentava antes.

Gostaria de saber se alguém já passou por isso e conseguiu resolver, me ajudem por favor!  :(

post-736350-0-02939400-1410045653_thumb.

Postado

Olá, Yuuzan, e as boas vindas ao Fórum do Clube do Hardware.

Eis um tópico relacionado com o Slim Drivers, e com os automatizadores (freeware, opensource e até comerciais) de instalação de drivers. Não raro, mandam instalar um driver que não é o ideal, que é desaconselhado, ou até que pode - como no seu caso - fazer com que as prestações decaiam ou desçam.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1084131-nota-do-processador-é-a-mais-baixa/

Os 'automatizadores' de drivers são... ahem... 'generalistas' demais. De tal forma que agem, muita vez, como as configurações ou definições de fábrica: demasiado generalistas e, não raro, nada adequadas caso a caso, problema a problema, enfim, configuração a configuração.

Bem, a ver se você consegue melhorar essas prestações. Em 1º lugar, por favor baixe, instale e corra o "Auslogics BootSpeed". O usuário XMIGUEL15 referiu-o neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1082968-visual-do-desktop-ícones-selecionados/

Curioso, baixei-o, instalei-o e testei-o. Confesso que acelerou o desempenho do meu note HP G7000 Intel Core 2 Duo com 7 Ultimate 32 bits. O único problema do BootSpeed é que é shareware.

Depois das configurações efectuadas pelo BootSpeed, por favor volte a correr o teste que fez.

Mas há mas coisas que podem ser tentadas. Uma delas poderia ser tentar restaurar os drivers alterados, modificados ou substituídos pelo Slim Drivers. Espero bem que o tenha posto a fazer o backup dos drivers que ele alterou ou modificou. Nem lembro agora se o Slim faz isso automaticamente, mas talvez faça.

A propósito, eu uso o Double Drivers pra backups de drivers.

Cumprimentos.

Postado

Olá Anthmann, muito obrigado pelas boas vindas e por ter disposto a ajudar, mas acho que faltou um pouco de informações da minha parte. Eu após formatar eu baixei todos os drivers direto da distribuidora do meu computador que é a Dell, lá eles dispõe todos os drivers necessários ao computador escolhido, enfim, baixei todos os que eram necessários e ele continuava lento, até que eu procurei ao slim drivers, que após eu baixar os drivers melhorou muito o desempenho da máquina, mas mesmo assim continua com um desempenho muito inferior ao que era antes de eu ter formatado as configurações de fábrica, entrei em contato com o suporte técnico de la e me mandaram testar de novo com os drivers da dell, onde voltou a piorar o desempenho. Após isso eu baixei novamente os drivers pelo slim drivers, o que mostra que os drivers baixados pelo programa era bem melhor que da própria distribuidora.

Bom, baixei o programa que você mencionou e validei o produto, fiz os procedimentos e realmente melhorou bem a máquina, mas mesmo assim se encontra muito inferior ao que era antes, eu queria poder solucionar isso tudo ou pelo menos saber o que realmente pode ter afetado para que eu possa procurar uma solução, mais uma vez muito obrigado Anthmann!

Postado

Caro Yuuzan, 

Antes do mais, de nada, e sempre às ordens no que puder e souber.

Muito obrigado pelas clarificações e pelos esclarecimentos adicionais. Agora percebi. Ainda bem que o Slim Drivers até ajudou você. Eu cá estava a começar a confiar menos nele, e sinceramente é o único no qual ainda vou confiando um pouco. 

Sempre que tive de reinstalar um SO Windows no meu note e/ou pc fixo, acabava por perder cerca de um mês a "afinar", a "configurar" tudo ao pormenor, e a instalar tudo o que precisava e/ou queria. Também por esse motivo sou avesso a formatações. Prefiro passar dois dias à volta de um problema, em vez do tal mês incontornável após uma formatação. Por isso mesmo, também sou avesso a mudar de versão de Windows. Além das afinações, configurações, testes, tentativas e erros até - eventualmente - acertar, tenho também que (re)aprender muita mas mesmo muita coisa.

Eis algumas coisas a nível de software, para ajudar também no desempenho do hardware.

Já em hardware 'puro' lamento, mas não poderá contar comigo; não sei - nem nunca soube - o suficiente. Há neste fórum muitos "ases" em hardware que o ajudarão. 

1-) Vamos a uma limpeza / otimização? Por favor clique no link da minha assinatura. 

2-) Depois, por favor, leia as minhas dicas neste tópico. As razões desse tópico foram diferentes, mas tem lá umas coisas que poderia tentar, por exemplo a nível de memória virtual (tentar aumentar em vez de diminuir, como sugerido - mas com muitas reservas, no tópico abaixo), e de "defrags" regulares.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1083692-espaço-insuficiente-de-armazenamento-para-processar-esse-comando/

Espero que, pelo menos, parte do que sugeri resulte. Por favor, depois, refira o que resultou ou não.

Cumprimentos.

Postado

Olá Anthmann, mais uma vez agradeço pela sua disposição de ajudar em meu caso!

Quanto a reinstalação de SO e restauração de configurações de fábrica, após esse incidente acabei tendo uma ideia muito negativa em relação a isso, já que estou em grande problema após isso... vivendo e aprendendo!  :lol:

Bom, eu fiz o que ambos os tópicos estavam dizendo e realmente ajuda um pouco no desempenho da máquina, porém o meu principal problema ainda não foi solucionado, é realmente muito estranho pois ainda não consegui devolver o desempenho que minha máquina possuia, já tentei diversos recursos e ainda não consegui, porém, se eu conseguir postarei a solução aqui para poder ajudar a alguém que também se encontre com o mesmo problema que o meu, já que está sendo muito trabalhoso solucioná-lo.  :(

Mais uma vez agradeço a ajuda, continuarei procurando por recursos que possam me ajudar a solucionar esse problema!

Se alguém souber solucionar esse problema eu gostaria que me ajudasse já que estarei ativo nesse tópico.  ^_^

Postado

Caro Yuuzan,

De nada, e sempre as ordens no que eu puder e souber.

Eis uma luz ao fim do túnel: um problema semelhante ao seu foi resolvido. Eram os drivers. Por favor experimente de novo o Slim Drivers. Melhor ainda; antes disso, por favor espere até saber o que resultou para o Weriks20.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1084131-nota-do-processador-%C3%A9-a-mais-baixa/#entry5942649

Boa sorte, e cumprimentos.

Postado

Muito obrigado mais uma vez Anthmann por se dispor a me ajudar. Bom o caso acima infelizmente não é igual o meu.

Recentemente baixei o CPU-Z e foi mostrado que o core speed se encontra a pouco menos de 800 MHz.

Segue abaixo o anexo:

post-736350-0-80272200-1410218714.png

Postado

Muito obrigado mais uma vez Anthmann por se dispor a me ajudar. Bom o caso acima infelizmente não é igual o meu.

Recentemente baixei o CPU-Z e foi mostrado que o core speed se encontra a pouco menos de 800 MHz.

Segue abaixo o anexo:

Caro Yuuzan, 

É pena que a solução do problema do Weriks20 não tenha ajudado na resolução do seu.

E a sua captura é uma das tais coisas de hardware em que não percebo nada de nada, isto é, não sei interpretar os dados. Espero que apareçam neste tópico "ases" de hardware do fórum para darem uma ajuda ou resolverem o seu problema.

Apenas posso sugerir o uso de programas semelhantes ao CPUZ pra você mesmo interpretar os dados ou resultados:

Aida64 Extreme Edition (shareware, mas considerado o melhor ou dos melhores; veio substituit o Everest e o Aida32)

CPUID (freeware)

HWMonitor

Test My Hardware (freeware)

Ah, e uns afinadores/tweakers bastante bons. O contra é que as versões mais completas de dois dos abaixo são shareware:

Advanced System Care (freeware & shareware)

Glary Utilities (Freeware & shareware)

TuneUp Utilities (apenas shareware). Até 2009 ou 2010, era o meu programa de eleição. Deixei de o usar porque começou a ficar pesadão demais, a pôr tralha demais no arranque, e - na minha opinião - a retirar muito do controle ao usuário. Mas use-o e siga as dicas e conselhos de otimização que der. Acho que pode usar grátis por um mês; também acho que não reverterá os efeitos se o desinstalar. 

Pode também testar componentes individuais de hardware, algum poderá estar mal conectado ou assim.  

Por exemplo a memória - freeware MEMTEST.

O HDU - Hd Tune; etc.

A fonte - http://arturcarvalho.com/2011/08/13/como-testar-fonte-de-alimentao-do-computador/

etc.

Sugeria ainda que visse cuidadosamente as secções do conteúdo do Hiren's, e tentasse/testasse um ou outro programa de algumas dessas secções: http://www.hiren.info/pages/bootcd

EDIT

WhoCrashed ajudará? Não sei, mas ei-lo -http://www.resplendence.com/whocrashed

Já o usei várias vezes, mas nunca detectou nada no meu note ou pc fixo.

Se algum ou alguns (do Hiren's ou não) derem ou resultarem, por favor refira neste tópico. 

Abraço, e boa sorte.

Postado

O clock baixo é por causa do Speedstep, ele baixa o clock se o processador não estiver sendo usado, é normal o processador ser reportado com clock baixo no CPU-Z quando não tem carga no sistema. O problema seria se o SO (o clock é controlado pelo SO, o processador não faz isso sozinho) não estiver subindo o clock, o que pode ser causado por um plano de energia como o "economia de energia", ou no caso de um personalizado, configurado para algo similar. Tente mudar para o plano "equilibrado" ou "máximo desempenho".

Postado

Caro Anthmann, irei testá-los assim que tiver um tempo! Obrigado!

Caro victhor393 o plano economia de energia já estava ativado no desempenho quando tirei a print, porém, obrigado pela dica!

Caro caiokn, eu notei não somente em 3 jogos como também no desempenho da máquina mesmo na sua velocidade em abrir paginas do navegador de internet. Sim estou com os drivers atualizados e o modelo do meu notebook é o Dell Inspiron 3421, i5 3337U 1.80GHz, 4GB de RAM, 500 HD, Intel HD Graphics 4000. Já instalei os drivers pelo site da dell que são recomendados, porém, os drivers fornecidos pela dell é inferiores ao que são oferecidos pelo Slim Drivers, testei com os 2 e o Slim Drivers me ofereceu um resultado mais satisfatório.

Postado

@yuuzan, com relação a queda de desempenho em tarefas comuns, como abrir páginas no navegador, creio que o melhor seria mesmo seguir as indicações do @Anthmann, para limpar o PC e fazer alguns ajustes visando otimizar o desempenho.

Como você possui um notebook com processador da Intel, sugiro que sempre faça download dos drivers diretamente do site da Intel ou com aplicativo próprio do fabricante, pois é de lá que provavelmente o Slim Drivers ou outros programas retiram seus drivers. Dê uma olhada pelo gerenciador de dispositivos para ver se tem algum dispositivo que está com driver incorreto, as vezes um driver que você nem dá bola pode estar atrasando todo o seu PC. Um exemplo pessoal: cheguei a comprar um Core I5 para substituir meu Pentium G850, e ao fazer a troca, notei que ainda assim as vezes travava a reprodução de vídeos em HD no youtube quando eu abria algumas outras abas no navegador. Solução: atualizei os drivers do adaptador de rede e tudo ficou uma beleza, inclusive voltei a utilizar o Pentium sem nenhum problema desse tipo ocorrer novamente.

Sobre o desempenho puro do processador: esse processador é um Core I5 da linha U, que até onde sei, significa ultra low power. Significa que a principal característica desse processador é o baixo consumo de energia e dissipação de calor, e não poder de processamento brutal, como é o caso dos Core I5 para desktop. Desta maneira, não sei se você estava ciente disso no momento da compra, mas infelizmente é o que acontece. Também tive esse problema ao escolher um notebook para minha sogra, e também era da Dell.

Uma outra ideia seria baixar o software abaixo, o explorador de processos da Microsoft. Assim, é possível verificar com maior precisão se há algum processo/serviço "roubando" poder de processamento.

http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb896653.aspx

Postado

Caro caiokn, primeiramente muito obrigado pelas dicas! Bom, em relação aos drivers, já instalei todos os possíveis e já usei o gerenciador da Intel para verificar se necessitava de algum outro driver.

Quanto ao desempenho do processador eu não tenho o que reclamar dele, sei que ele possui suas limitações, mas o problema é que antes de eu restaurara as configurações de fábrica eu conseguia manter um desempenho razoável em meus jogos, coisa que agora mesmo não consigo após restaurar as configurações de fábrica. A única coisa que eu gostaria de fazer é devolver esse antigo desempenho da minha máquina.

Postado

@yuuzan, você teve que restaurar as configurações de fábrica, certo? Isso significa que teve que reinstalar todo o resto (jogos, programas, drivers, ajustes, etc), certo? Será que não tem algo de diferente neles? Configurações ou ajustes, alguma coisa que não devia estar funcionando mas está, tipo alguma extensão ou configuração que não estava ativada antes de você restaurar o PC. As vezes o jogo rodava em DirectX 9 e agora talvez esteja no 10 ou 11, ou você utilizava um player de vídeo e agora usa outro. Por falar nisso, o seu sistema operacional está atualizado? Quando você reseta as configurações de fábrica, as vezes você precisa fazer uma dezena de atualizações do sistema operacional para chegar até onde estava antes (e as vezes as atualizações tem correções de problemas ou introduzir novos componentes). 

Edit: as vezes a lentidão em abrir abas do navegador pode não ser culpa do seu PC, as vezes algo no meio do caminho entre o seu PC e o site não está funcionando como devia, pode ser tanto o adaptador wireless do seu note como pode ser demora no tempo de resposta do servidor que hospeda o site. Quando mencionei o gerenciador de dispositivos, pensei em ver se não está usando algum driver desatualizado ou incorreto (as vezes o windows pode ter aceitado um driver que não era o correto para o dispositivo que você tem, mas ele aceitou mesmo assim).

Desculpe aí a metralhadora de perguntas e indicações  :D , estou assumindo que você é um usuário razoávelmente leigo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!