Ir ao conteúdo

Problema nos reguladores de tensão?

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Há algumas semanas aconteceu uma sobretenção na rede eletrica da minha cidade e minha maquina acabou sofrendo com isso... A fonte queimou e a placa mãe não da sinal de vida. Levei num técnico e ele disse que a placa não tinha mais conserto e que seria mais caro arrumar do que comprar uma nova.

Eu tenho um certo conhecimento na àrea de informática e duvidei muito do cidadão, comprei um multimetro e testei eu mesmo os componentes...

Quando testei o conector de 4 pinos da placa-mãe foi conduzida energia com todos os pinos, amarelo-amarelo, preto-preto, amarelo-preto... Pelo pouco que eu pesquisei sobre isso descobri que a causa são os reguladores de tensão (Mosfets) certo?

Ok, sabendo disso eu preciso da ajuda de vocês para:

1º ter certeza das minhas suspeitas

2º eu gostaria de saber quanto custaria pra substituir os mosfets (caso seja esse o problema)

e 3 º quais são os mosfets de entrada na minha placa? (P8H61-M LX3 R1.0)

Espero que possam me ajudar... Fico no aguardo.

Abraço.

• 2 semanas depois...
Postado

Xiii problemaço esse seu! Uma pena pois é uma boa placa.
É muito difícil tirar estes mosfets sem uma estação de solda, visto que eles são soldados junto à placa e, com um ferro de solda, obtive êxito poucas vezes. A questão é: se a linha +12V estiver em curto com o chassi, pode ser um mosfet, pode ser um regulador, pode ser resistor, pode ser diodo, enfim, placa mãe tem vários componentes e até quem é fera em eletrônica as vezes passa dias e dias sem descobrir o defeito da mesma. Eu recomendo comprar uma placa mãe nova, visto que para um conserto destes é necessário nível avançado em eletrônica, entender datasheets e diversas outras coisas.

Mas... respondendo suas perguntas:
1-Você está certo quanto ao problema?
R: Em partes há uma grande chance de ser isso! Porém pode estar enganado também.

2-Quanto custaria?
R: Eu, como técnico, cobro em média R$: 150,00 para resolver caso seja troca dos Mosfets. Caso seja um problema mais sério, eu não arriscaria pois muitas vezes o serviço não fica bom e a placa mãe acaba por queimar meses depois, danificando outros componentes.

3-Quais são os Mosfets?
R: São os transistores que ficam localizados próximos à CPU. São alimentados pelos 12V auxiliares de sua placa mãe.

4-(você não perguntou mais deve estar pensando)Um serviço errado é perigoso?
R: Já queimei 5 cpu's AMD Athlon XP com uma placa em que troquei os Mosfets, simplesmente por ela ter problemas adicionais que causaram uma elevação brusca de tensão na CPU e as queimou instantaneamente. Se houve uma elevação muito alta na tensão, com certeza não foram só transistores que queimaram e, o que não queimou, pode vir a dar problemas futuros.

Postado

Xiii problemaço esse seu! Uma pena pois é uma boa placa.

É muito difícil tirar estes mosfets sem uma estação de solda, visto que eles são soldados junto à placa e, com um ferro de solda, obtive êxito poucas vezes. A questão é: se a linha +12V estiver em curto com o chassi, pode ser um mosfet, pode ser um regulador, pode ser resistor, pode ser diodo, enfim, placa mãe tem vários componentes e até quem é fera em eletrônica as vezes passa dias e dias sem descobrir o defeito da mesma. Eu recomendo comprar uma placa mãe nova, visto que para um conserto destes é necessário nível avançado em eletrônica, entender datasheets e diversas outras coisas.

Mas... respondendo suas perguntas:

1-Você está certo quanto ao problema?

R: Em partes há uma grande chance de ser isso! Porém pode estar enganado também.

2-Quanto custaria?

R: Eu, como técnico, cobro em média R$: 150,00 para resolver caso seja troca dos Mosfets. Caso seja um problema mais sério, eu não arriscaria pois muitas vezes o serviço não fica bom e a placa mãe acaba por queimar meses depois, danificando outros componentes.

3-Quais são os Mosfets?

R: São os transistores que ficam localizados próximos à CPU. São alimentados pelos 12V auxiliares de sua placa mãe.

4-(você não perguntou mais deve estar pensando)Um serviço errado é perigoso?

R: Já queimei 5 cpu's AMD Athlon XP com uma placa em que troquei os Mosfets, simplesmente por ela ter problemas adicionais que causaram uma elevação brusca de tensão na CPU e as queimou instantaneamente. Se houve uma elevação muito alta na tensão, com certeza não foram só transistores que queimaram e, o que não queimou, pode vir a dar problemas futuros.

Obrigado! Eu optei por comprar uma nova placa mesmo... Mas acho que estou sem sorte! 

A placa chegou, eu instalei e não deu vídeo (O monitor ficou sem sinal).

Como não estou usando uma placa de video penso que o problema seja ou na entrada VGA da placa-mãe ou nos graficos integrados do processador. Será que é isso mesmo? Caso seja no processador vou ter que trocá-lo?

Obs: ja troquei as memórias, troquei de slot, testei em outro pc e funcionaram tranquilo.... Troquei a fonte nada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!