Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema placa de video/mobo


doijaum

Posts recomendados

amigos preciso de ajuda ! nen tecnico muito bom que eu conheco sabe o que é ...

seguinte ...

eu jogava normal meus jogos ate q um dia comecou a travar e dava aquele erro de driver parou de funcionar e voltou ... eu ja li trocentos topicos sobre esse erro ...

ja tentei

formatar, atualizar bios , reinstalar driver com driver sweeper , usar varios drivers antigos de datas diferentes ... testei memory test por horas umas 12h .... processador com prime95 td ok ...

quando rodo benchmark com GPUTEST ou 3dmark trava e da erro ...

então pensei poatz minha geforce gtx 680 direct ***** top 2 esta com problemas ! testei a placa no pc do meu irmão ... um quad core com mobo p5qc ... rodo normal o jogo e os benchmark programs ...

então pensei o problema esta na minha placa-mãe ! 

dai testei a placa dele geforce gts 450 no meu pc i5370 com mobo asrock z77 extreme 4  e todo normal o jogo e programas de benchmark ..

então o problema esta em algum tipo de conflito entre minha mobo e minha gpu ... mas nao sei o que é .. ninguem sabe o que é ... ja testei minha gpu no segundo slot pci-e e tmb da o mesmo erro trava td ....

então apos pesquisar bst mudei o TdrDelay pra 60 ... agora demora mais pra travar ... mais ainda da umas travada ...

alguem sabe o que pode ser?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reinstalar driver com driver sweeper

 

Isso chamou a minha atenção. Não percebo quase nada de hardware "puro"

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1086046-eis-porque-sou-do-clube-desfa%C3%A7a-voc%C3%AA-mesmo/?view=getnewpost

 

Mas sugeria que tentasse algo com o Slim Drivers. A propósito, já testei muito programa (inclusivé shareware e comerciais) de actualizar / baixar / etc. drivers, e todos eles falharam bastante. O que se mostrou mais fiável e com menos erros e falhas foi o freeware Slim Drivers. Por favor teste-o. Eis como proceder.

 

1-) Baixe, instale e corra o freeware Double Driver. Faça o backup completo, total, de todos os drivers que tiver instalados.
E/Ou crie um ponto de restauro.
2-) Só depois deverá correr o freeware Slim Drivers (entretanto também baixado e instalado) e aceitar todos os drivers - ou APENAS o (ou os) que achar que estão atrapalhando - dos que o Slim Drivers recomendar. Ah, use também a função de backups do próprio Slim Drivers.
Por vezes, o Slim Drivers não instala os drivers preferíveis ou mais adequados, daí a recomendação do backup antes.
E pra mais segurança, aconselhava criar um ponto de restauro antes de instalar - ou correr - o Slim Drivers.
 
Boa sorte, caro @doijaum , e cumprimentos a ambos.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom dia!

 

Que lance bizarro que tá acontecendo aí...Não sei se já tentou fazer o que vou sugerir, Doijaum, mas lá vai: Na BIOS de sua Z77 Ex4, um parâmetro que pode estar um pouco fora dos padrões é o BCLK, do qual controla todas as frequências de CPU, RAM e pistas PCIex. Uma mudança sutil pode afetar, e muito, a frequência do slot PCIex, instabilizando a GTX680.

 

Mesmo configurada em "Auto", às vezes o valor não está conforme o padrão. Na seção "OC Tweaker", procure o fator BCLK e veja se o valor dele (mesmo em Auto) está em 100MHz. Para confirmar, "sete-o" manualmente em 100MHz, salve a mudança e inicie o PC normalmente. 

 

Com a ajuda do CPU-Z ( http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html ), pode-se aferir o BCLK (no campo "Bus Speed", na aba principal do programa). Doijaum, se o problema persistir mesmo com a frequência normal, aí fedeu!!

 

Boa sorte nos procedimentos! 

 

Abraço a todos!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas dicas amigos driver nao é porque mesmo testando em outra maquina com os mesmos driver roda normal ...

cabelo você parece entender bst sobre hardware valeu !
esta setado o bclk 100mhz .... a solucao q eu encontrei foi fazer um underclock de 1202 padrão botei para 1111 ... parece que nao esta travando nos jogos mas o que me deixa bitolado é q isso nao resolve o problema meio que evita o erro ....

comprei uma maquina top e queria desfrutar o maximo de desempenho ... se pelo menos eu soubesse se o problema esta na placa-mãe ou na gpu seria bom porque c for na gpu eu ia mandar fazer um reballing nela ...se for a placa-mãe eu ia comprar outra ...

to ficando maluko ... td dia durmo tarde testando e procurando informações. .. tá ***** ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente...

 

O BCLK tá em 100MHz então... Tranquilo, Doijaum!

 

E a fonte? Está corretamente dimensionada ao micro? Tem algum equipamento entre o PC e a tomada? Pode acontecer a situação da placa de vídeo não estar sendo atendida plenamente pela fonte. Se puder passar o modelo da fonte e como o micro está ligado na tomada, dá pra analisar legal.

 

Abraço Doijaum!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa isso td influencia? hahaha nao sabia nao ....

minha maquina é essa

i5 3570 3.4ghz
geforce gtx 680 asus direct ***** top 2
4x 4gb corsair vengence
fonte ocz fatality 750w
mobo asrock z77 extreme4
ssd ocz 120gb
hdd seagate 500gb
cooler v8

 

a maquina é ligada apenas nun filtro de linha q tá junto da tv ... 

mas sempre rodo assim ... foi do nda esse problema ...

estranho que agora q instalei o virtu mvp rodo os benchmarks e nao gera artefato tá funcionando ... trava apenas no battlefield i o 3dmark 11 nen inicia da erro de driver ... no bf4 erro de directx ...

to quase mandando faze reballing na gpu e compra uma mobo nova =/ .... que raiva ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área!

 

Pelo que eu vi da sua GTX680, ela não é nem de longe uma placa padrão. Deve consumir bastante energia, se comparado ao mesmo modelo de referência. Por isso que é bom dar uma observada na fonte (e o que está entre a fonte a tomada) pra ver se não há nenhuma influência negativa.

 

Doijaum, o que achei estranho na OCZ Fatality é a quantidade de barramentos na linha 12V (4) e como estão distribuídas...uma zona só! Ainda bem que o CdH fez um teste extremamente técnico: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-OCZ-Fatal1ty-750-W/2015/6 . Barramentos alimentando parte do consumo da CPU e parte VGA...e com um limite tão baixo de 18A cada. O negócio é saber exatamente o que cada barramento está alimentando para poder separar uma linha 12V só para a CPU e periféricos e a outra exclusiva para GTX.

 

Um teste rápido que poderia fazer é, se possível, testar seu micro com a fonte do seu irmão, já que conseguiu ligar com a Asus sem problemas. Não precisa ligar todo o PC, somente o mínimo necessário para testar e ver se o problema persistirá ou não. Se rodar bem na fonte de seu irmão, isso sinalizará que a placa de vídeo e a CPU dividem o mesmo barramento, isso não é bom. Aí, Doijaum, experimente trocar os cabos modulares da VGA de conexões na fonte para ver se o uso da VGA se normaliza.

 

Abraço!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa dica a do @Cabelo75

Nas fontes de alimentação, potência não é tudo. Se for o mesmo modelo da fonte do teste CdH, me parece que esta usa uma especificação um pouco antiga, quando os barramentos de 12v eram separados por menos de 20A cada. As fontes com a especificação atual mantém um único barramento de 12v.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é a fonte foi a unica coisa que nao testei !

vou fazer esse teste e volto aqui pra dizer o resultado ....


tentei trocar os cabos de "slot" na fonte ... porém o encaixe é diferente .. tem 2 slot vermelho de 6 conectores onde eu uso os pcie que vão na placa de video .. os outros 2 vermelho sao de 8 conectores e tem mais 4 slot pretos de 6 buraquinhos ... mas o cabo pcie nao encaixa la ... é diferente ... agora eu pensei se eu fosse conectar mais uma placa de video e fazer SLI .... EM QUAL SLOT DA FONTE EU IRIA CONECTAR O MALDIDO CABO?


acho q entendi ... tem pci e de 8 e de 6 ....

mas o de 8 pinos nao encaixa na minha placa de video .... os slots da placa de video tem 6 + 2 e um de 6

estranho que esse que ja vem 4+4 nao encaixa na placa de video ...

mas o que eu nao entendo é que eu sempre rodei o pc do jeito que esta e do nda tá dando esses pau na placa de video ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2' to 0:00!

 

 

 

estranho que esse que ja vem 4+4 nao encaixa na placa de video ...

 

Esse cabo é da conexão EPS 12V para o processador, Doijaum. Ainda bem que não encaixa na VGA, porque a disposição dos cabos é diferente das PCIex.

 

Eu vi que a OCZ Fatality tem 2 conexões 6+2 pins e um par de conexões 6 pin para VGA (conexões em vermelho). Como sua GTX tem uma conexão 6+2 e outra 6 pins, troque para as conexões não utilizadas no painel da fonte anteriormente. Se nada der certo, vê se o problema persiste usando a fonte de seu irmão em seu micro. Sei que dará trabalho, mas é bem mais barato que pagar um "reballing" na GTX e comprar outra placamãe.

 

ocz_fatal1ty750w_5.jpg

 

 

mas o que eu nao entendo é que eu sempre rodei o pc do jeito que esta e do nda tá dando esses pau na placa de video ...

 

Pode ser por desgaste ou defeito. O lance é ter paciência para tentar isolar o defeito para não desembolsar uma boa grana e ver que a situação persiste. Se fosse a GTX, fatalmente teria problemas no micro do seu irmão.

 

Abraço!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce diz trocar para essas conexoes vermelhas de 6+2 pin na fonte?
o problema é q eu nao tenho os cabos ... minha mae jogo fora durante a mudanca i eu estava viajando -_-` ... osso !
é vou testa na fonte do meu irmão ...

caso com a fonte dele apresente os mesmo problemas o que poderia ser? placa-mãe? o estranho é que outra placa funciona normal nesse pc ... o que eu penso q talvez nao seja mobo ... mas tmb meu amigo me disse que nao da pra testa com uma placa de video fraga que nen a gts450 porque essa placa nao "passa o tanto de informacao que nen a gtx680" e por isso pode ate rodar normal com a gts450 mesmo se o problema for na mobo ...

isso é verdade?

porque se isso for verdade .... e o problema nao for fonte ... acho q vou mandar resoldar todos os componentes da mobo ... o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brakes!!

 

 

 

voce diz trocar para essas conexoes vermelhas de 6+2 pin na fonte?

 

Doijaum, só precisará destacar as conexões onde estão instalados os cabos PCiex na fonte e passá-los para as conexões vermelhas não usadas da mesma, usando o mesmos cabos mesmo. O lance é ver, com a mudança, se as conexões não usadas inicialmente estejam em um barramento 12V diferente das que estão conectadas neste momento.

 

 

 

o problema é q eu nao tenho os cabos ... minha mae jogo fora durante a mudanca i eu estava viajando  -_-` ... osso !

 

Putz!!! 

 

 

 

caso com a fonte dele apresente os mesmo problemas o que poderia ser? placa-mãe? o estranho é que outra placa funciona normal nesse pc ... o que eu penso q talvez nao seja mobo ... mas tmb meu amigo me disse que nao da pra testa com uma placa de video fraga que nen a gts450 porque essa placa nao "passa o tanto de informacao que nen a gtx680" e por isso pode ate rodar normal com a gts450 mesmo se o problema for na mobo ...

 

Sim, o fato da GTS450 não necessitar tanta largura de banda de transferência de dados como a GTX680 Top 2 é verdadeiro, no entanto, isto não quer dizer que sua placa de vídeo deve ser "capada" para poder funcionar na Z77 Extreme 4. Ainda mais a sua placamãe, que tem suporte SLI em duas pistas PCIex 3.0. No máximo, por limitação da Ex4, a GTX680 teria a revisão reduzida para PCIex x 8 3.0, isso em SLI (da qual atrapalharia em nada o desempenho de ambas). Sabendo que a demanda de energia do slot da placamãe para ambas as GeForce é a mesma (até 75W), diminui ainda mais essa suspeita.

 

Se fosse assim, eu teria os mesmos problemas, já que uso uma Z77 Extreme 3 tocando um SLI de GTX660 ti. Pode até ser defeito da placamãe em si, onde qualquer eletrônico tem esta possibilidade, mas o defeito não partiria de uma limitação prévia de sua Ex 4.

 

 

 

porque se isso for verdade .... e o problema nao for fonte ... acho q vou mandar resoldar todos os componentes da mobo ... o que acha?

 

É meio complicado dizer que uma ressoldagem completa da placamãe pode ser a solução, Doijaum. Eu creio que se fosse defeito mesmo da placamãe, aconteceria também na GTS450. O que não acontece em relação a fonte, pois a o consumo da GTS é apenas parte do que a GTX costuma "beber". E como a GTX funcionou 100% na fonte de seu irmão...

 

Tá brabo, Doijaum...até achar o que tá embaçando tem que ter paciência mesmo!

 

 

 

é lek e cada coisa .  ta difícil  vou dormi amanha vou ver direito e acompanhar esse caso q vou querer saber o q foi kk

 

Espero que o desfecho seja legal até lá, Renato!! 

 

Valeu rapaziada!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de testar aqui a fonte do meu irmão no meu pc ... nao adiantou em nada o problema persiste ...

aih é que tá o cabo que eu conectei só entra no slot pci 6 pinos ... a ponta que vai na fonte tem 6 pinos beleza ... o outro lado do cabo tem 6+2 ... porém se eu colocar no slot vermelho de 8 pontos o lado do cabo que tem 6+2 nao entra .. esses 2 cabos que eu uso na vga so entram nakeles especificos slots vermelhos de 6 pinos tentei colocar em outro slot mesmo com o outro lado e nao encaixa é diferente os buraquinhos ...

agora realmente ***** ... nao sei o que fazer hahaha


a fonte do meu irmão é uma corsair 500w acho que da conta do sistema todo ... então acho q posso descartar problema de fonte correto?


vou fazer mais um teste ... vou tirar meu ssd que fica o SO e vou colocar outro hd  1 tera que tá parado aqui e instala o windwos custa nda mesmo ... dps volto aqui com resultados !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ihhhh...

 

Sério mesmo?? 

 

 

 

agora realmente ***** ... nao sei o que fazer hahaha

 

(2)

 

 

 

aih é que tá o cabo que eu conectei só entra no slot pci 6 pinos ... a ponta que vai na fonte tem 6 pinos beleza ... o outro lado do cabo tem 6+2 ... porém se eu colocar no slot vermelho de 8 pontos o lado do cabo que tem 6+2 nao entra .. esses 2 cabos que eu uso na vga so entram nakeles especificos slots vermelhos de 6 pinos tentei colocar em outro slot mesmo com o outro lado e nao encaixa é diferente os buraquinhos ...

 

Doijaum...já que fez o teste com a fonte do seu irmão ligado tudo bacana e nada deu certo, pode-se dizer que fonte também não é. Complicado...mas vou observar a BIOS do PC daqui pra ver se observo alguma coisa plausível ao seu problema...Tem que ter fé!

 

Já volto!

 

Edição: Uma coisa que pensei: Pode ou nada tem haver, o lance de usar o Virtua MVP. Eu nunca aproveitei e chutei fora esta função da Extreme logo de cara, desabilitando-a pela BIOS. Não sei se faz uso de tal recurso ou fez o mesmo que eu, Doijaum, por isso, vou repassar as configs da BIOS em relação "ponte-norte":

 

Seção North-Bridge:

 

Primary Graphics Adapter - PCI Express

VT-d - Disabled

PCIE2 link speed - Auto

PCIE3 link speed - Auto

 

Share Memory - Auto

IGPU Multi-monitor - Disabled

Render Standby - Disabled

 

 

 

vou fazer mais um teste ... vou tirar meu ssd que fica o SO e vou colocar outro hd  1 tera que tá parado aqui e instala o windwos custa nda mesmo ... dps volto aqui com resultados !

 

Tranquilo, Doijaum! O que puder testar, tá beleza!

 

Abraço e boa sorte aí!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixei tudo igual as suas configs da bios ... na minha abaixo do render standby tem deep render standby tmb deixei disabled .... e nda mudou ...

bom amanha vou leva nun tecnico la na santa ifigenia ... eles fazem reparo de placa-mãe ... dai ja peco pra ele ver c o problema for na mobo vou tenta arrumar ela ...

Deus me ajude !

dps volto com noticias valeu cabelo !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom o hd que eu tinha sobrando aqui nao esta funcionando ... a bios reconhece mas na hora de instalar windows some ... tentei ja a solucao para erro gpt mas quando escreve disk list nao tem nenhum hd listado .... e dps volto na bios o hd nao é mais reconhecido pela bios ... to numa mare de azar viu ... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Epa...tá tarde ou cedo?

 

 

deixei tudo igual as suas configs da bios ... na minha abaixo do render standby tem deep render standby tmb deixei disabled .... e nda mudou ...

bom amanha vou leva nun tecnico la na santa ifigenia ... eles fazem reparo de placa-mãe ... dai ja peco pra ele ver c o problema for na mobo vou tenta arrumar ela ...

Deus me ajude !

dps volto com noticias valeu cabelo !

 

Caramba Doijaum...realmente esgotou as possibilidades que eu poderia imaginar, fora problemas por defeito. Vamos ver se a rapaziada da Santa Ifigênia tem mais sorte que a gente pra achar o que tá pegando em sua placamãe.

 

 

 

bom o hd que eu tinha sobrando aqui nao esta funcionando ... a bios reconhece mas na hora de instalar windows some ... tentei ja a solucao para erro gpt mas quando escreve disk list nao tem nenhum hd listado .... e dps volto na bios o hd nao é mais reconhecido pela bios ... to numa mare de azar viu ... kkkk

 

E mais essa?!

 

Chutou alguma oferenda na esquina? Bem, como não há nada a fazer a respeito, é ter pensamento positivo e não se abater...Sei que vale uma grana e é um saco, mas são só coisas. Que a sorte fortaleça seu lado lá na Ifigênia, meu camarada!

 

Abraço Doijaum!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

 

hd o tecnico testo pra mim e disse que nao é ... ele me falo q quando eu formato n apaga todo os registros e tal ele fez la os paranaue dele .. ele me afirmo que hd tá suave ....

 

Caro @doijaum , nmho o seu técnico está certo. Por favor veja aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1085279-como-formatar/

 

Abraços a todos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ae cabelo então cara levei la na Mboards na santa ifigenia ... me cobraram 120 reais dizendo que minha mobo tava c defeito trocaram uns componentes e falaram q ela estava ok !
fui testar bf3 ... rodei 3dmark e counter-strike go .... MEMA ***** KKKK

gastei 120 reais e nda ... nao recomendo a assistencia ...

vou mandar minha placa de video para o Paulo gomes de praia grande ele faz reballing o cara manja de gpu e tem um bom equipamento ...

depois eu volto para dizer se ele consegue arruma ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<br />

placa-mãe e placa de video tem altissima tecnologia que rarissimos laboratorios poderiam consertar.<br />

deu defeito tem que trocar, salvo rarissimos casos.<br />

você tem que identificar a peça com defeito e trocar, simples assim. <br />

E se ela funciona em outro micro então o problema não é nela<br />

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!