Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um CPU - Migrando do Console para o PC


Posts recomendados

Primeiramente boa tarde, senhores. Este forum me foi recomendado por vários amigos, então, aqui estou!

 

Primeiramente, devo dizer que eu sou quase que completamente leigo no que diz respeito ao hardware de computadores, uma vez que eu desde criancinha fui sempre um gamer de consoles. Então, eu não faço ideia de como começar a construir meu primeiro PC pra jogos. Alias, nada muito extravagante, não vou abandonar os meus PS, obvio. Mas pretendo jogar WOW, alguns MOBA, Bioshoc, um BF aqui ou ali e etc, bom, chega de devaneio, vamos lá: 

 

Tenho duas viagens agendadas para os EUA no fim deste ano, já estou bem familiarizado com as taxas, isenções e cobranças da alfândega. A diferença é que vou em um voo especial, e, pelo que parece posso trazer quase tudo (no que diz respeito as placas). Por causa disso, eu estou seriamente interessado em comprar tudo o que for possível lá, uma vez que minhas pesquisas revelaram que os preços lá fora são absurdamente menores do que aqui. O problema é que eu não sei nada de placas, compatibilidade, e etc.

 

Vou ganhar de presente um processador Core i5 (não vi o modelo ainda) e uma GeForce GTX 750 Ti. 

 

logo.... se alguém puder ser uma boa alma e me auxiliar sobre o resto, eu seria muito grato. Preciso saber se compensa eu comprar tudo lá fora, uma vez que acho que não vou ter garantia se queimar aqui. Seria otimo alguem me dizer o que vale a pena comprar lá e o que é mais inteligente deixar e comprar aqui, mesmo que mais caro. Se alguem puder me ensinar como saber a compatibilidade entre as placas, atravé sde um site, ou como pesquisar sobre isso, eu ficaria grato também. 

 

Bom, é isso. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra iniciar qualquer coisa você deveria saber qual i5 você ganhará para indicarmos as placa-mães. As vezes indicamos um socket 1150 e você ganhou i5 de socket 1155 e aí já viu né? É improvável, mas pode acontecer.

 

Dizer o valor disponível para gastar também ajuda.

 

E sinceramente você consegue VGA bem melhor comprando lá fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o processador está aqui: Intel Core i5 - 3470 

 

A placa de video é uma EVGA - GeForce GTX 750 Ti com 2GB GDDR5

 

E desculpe minha falta de conhecimento, não faço ideia do que é um VGA melhor ou pior, ou sequer o significa, mas eu vou pesquisar!

 

Quanto ao dinheiro, vou ter uns 1000 dolares para gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí ó. Esse processador é socket 1155, terceira geração da Intel. Estamos atualmente na quarta geração, socket 1150 e ano que vem poderemos ter a quinta. Pouco muda em questão de desempenho, mas começar um PC novo do zero com uma geração ultrapassada não é um bom negócio na minha opinião.

 

Na verdade eu ainda não entendi se você já tem o processador e a GTX 750ti (que é a VGA citada no caso), se você ainda vai ganhar de alguém comprado aqui no Brasil ou se você ganhou de forma figurada, ou seja, ganhou o dinheiro pra comprar esses dois ítens a parte nos EUA.

 

Com 1500 doletas dá pra fazer um bom PC sim. Uma GTX 980 (a melhor VGA atualmente e recém lançada) custa algo em torno de 500~550 dólares. Com o resto você monta o PC tranquilamente, com SSD, fonte gold, memórias, mobo z97 e quissá até um i7 destravado e watercooler.

 

Tudo isso baseado nesse site aqui:

 

http://pcpartpicker.com/parts/partlist/

 

Única coisa que eu acho que você deve comprar aqui é o gabinete, pelo tamanho da caixa e o impacto que vai causar na sua bagagem isso hehehe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso você não tem um processador desbloqueado pra overclock e eu nem acho uma boa fazer, então uma placa mãe B75 te servirá bem, da marca ASUS ou Gigabyte. Uma correção: CPU as pessoas associam ao gabinete ou torre, mas CPU é central processor unit, ou seja, apenas o processador, que no caso é o i5 3470. Eu acho esse combo i5 e gtx 750 (claro, dependendo do resto também) uma boa, já roda qualquer jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado! Inclusive por esse site e pela correção a respeito do CPU! 

 

A Placa de vídeo eu já tenho mesmo, é essa GTX 750 Ti, o Processador eu vou ganhar, posso escolher qualquer um i5 eu acho, não sei a diferença entre eles.... então eu coloquei esse aí como um parâmetro, mas se quiserem me reocmendas os melhores processadores da Core i5 eu ficaria grato também!

 

A minha maior duvida é a respeito da placa mãe, saber se eles serão compatíveis... to morrendo de medo de trazer algo e não ser compatível. Eu to pesquisando bastante sobre as compatibilidades dos itens... mas é confuso e complicado... mas aos poucos eu to aprendendo! 


Bom, estou vendo neste site http://pcpartpicker.com/p/tWZBFT sobre as peças e os componentes, e cheguei a uma Build (é assim que chama? hehe) que parece caber bem no meu orçamento. Eu não preciso de um super computador, não faço questão em jogar no ultra nem nada dessas coisas.... Meu maior medo é saber se há compatibilidade entre todas as peças:

 

Intel Core i5-4590 3.3GHz Quad-Core Processor

 

Asus H87-PLUS ATX LGA1150 Motherboard

 

Cooler Master Hyper 212 Plus 76.8 CFM Sleeve Bearing CPU Cooler

 

Kingston 8GB (2 x 4GB) DDR3-1333 Memory

 

EVGA GeForce GTX 750 Ti 2GB Video Card

 

Seagate Barracuda 1TB 3.5" 7200RPM Internal Hard Drive

 

Cooler Master i600 600W 80+ Bronze Certified ATX Power Supply

 

O que os senhores acham deste esquema pro meu PC? Acha que há alguma peça que seja necessária trocar, que está bom assim, que alguma coisa seja desnecessária? Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como voce pode escolher,fique com o I5-4460 que tá no mesmo preço  dos mais fracos(?) e uma mobo (soquete 1150) Chipset B85 Gaming.Um SSD de 120GB é bem-vindo e a VGA,aproveite e pegue uma GTX 970 que é econômica e potente.Também uma fonte com selo Gold é recomendável de 450W até 500W no máximo,voce encontra barato lá fora.

Boa sorte! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como voce pode escolher,fique com o I5-4460 que tá no mesmo preço  dos mais fracos(?) e uma mobo (soquete 1150) Chipset B85 Gaming.Um SSD de 120GB é bem-vindo e a VGA,aproveite e pegue uma GTX 970 que é econômica e potente.Também uma fonte com selo Gold é recomendável de 450W até 500W no máximo,voce encontra barato lá fora.

Boa sorte! 

 

Perfeito, acho que dá pra partir pra uma build melhorzinha em se tratando de EUA. A diferença de preço é bem pequena se comparando a diferença de preço aqui no BR. Já que vai comprar de lá, ao invés do rei das recomendações que é o i5 4460, dá pra comprar lá sem medo o i5 4690.

 

---

 

Olha uma que eu fiz: http://pcpartpicker.com/user/efdarkside/saved/hPrqqs

 

  • Troquei para um chipset mais recente e poderá receber a nova geração de processadores futuramente;
  • Troquei a memória para uma de frequência nativa da Intel (1600mhz);
  • Troquei a fonte para um XFX Gold modular 550w que será o suficiente para o seu sistema.

Se você tem 1500 doletas pra gastar, dá pra colocar uma 970 + SSD tranquilamente, usando todo o resto da configuração sugerida acima.

 

Se ainda tiver dúvidas quanto à placa mãe, qualquer uma dos chipsets H81, B85, H87, H97, Z87 e Z97 aceitarão o processador socket 1150.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá nem pra comparar não é,@?/

voce é fera e eu só um simples curioso!Assim não tem quem aguente!!!hehehe

Como eu não tinha visto o seu link,escrevi pra ele não se perder.

E mais @; voce acha que é uma boa essa GTX 750 TI numa configuração destas??

Se ele quer jogar BF4 a VGA precisa ser mais forte.Economizando pode melhorar a VGA. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá nem pra comparar não é,@?/

voce é fera e eu só um simples curioso!Assim não tem quem aguente!!!hehehe

Como eu não tinha visto o seu link,escrevi pra ele não se perder.

E mais @; voce acha que é uma boa essa GTX 750 TI numa configuração destas??

Se ele quer jogar BF4 a VGA precisa ser mais forte.Economizando pode melhorar a VGA. 

 

Ele PRECISA trocar essa VGA na minha opinião, mas nosso amigo disse que já ganhou ela... Essa config precisa de uma VGA melhorzinha sim, no mínimo uma GTX 770.

 

E fera nada, sou mais curioso do qualquer coisa parecida com fera hehehe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

***** galera, eu tenho a GeForce 750 .-. que trágico, o que eu faço com ela? E tipo, esses 1500 dolares precisam entrar o gabinete, mouse, teclado e monitor. Quanto ao processador vou pegar o recomendado pelos senhores mesmo, mesma coisa com a fonte e a placa mãe já estou escolhendo. Vou olhar essa build que você montou no site sim! Mas... sinceramente, pagar quase 600 dolares na GTX 950 vai ficar pesado no meu orçamento, não sei se rola D: 

 

Mas, essa GeForce 750 ela é ruim?  (Desculpem, mas to pesquisando bastante pra aprender .-.)


Perfeito, acho que dá pra partir pra uma build melhorzinha em se tratando de EUA. A diferença de preço é bem pequena se comparando a diferença de preço aqui no BR. Já que vai comprar de lá, ao invés do rei das recomendações que é o i5 4460, dá pra comprar lá sem medo o i5 4690.

 

---

 

Olha uma que eu fiz: http://pcpartpicker.com/user/efdarkside/saved/hPrqqs

 

  • Troquei para um chipset mais recente e poderá receber a nova geração de processadores futuramente;
  • Troquei a memória para uma de frequência nativa da Intel (1600mhz);
  • Troquei a fonte para um XFX Gold modular 550w que será o suficiente para o seu sistema.

Se você tem 1500 doletas pra gastar, dá pra colocar uma 970 + SSD tranquilamente, usando todo o resto da configuração sugerida acima.

 

Se ainda tiver dúvidas quanto à placa mãe, qualquer uma dos chipsets H81, B85, H87, H97, Z87 e Z97 aceitarão o processador socket 1150.

Cara! você me salvou agora hehehehe. Sinceramente a configuração ficou excelente, eu acho. Uma média de 700 dolares é um valor bem dentro do meu padrão. Sinceramente eu nãou comprar essa GTX 970 :/, me compraram a outra e agora vou usar né? Mas quem sabe mais pra frente eu troque sim! Quanto a placa mãe eu já estou vendo esses modelos que você me falou (esse lance de soquete me confunde risos....) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

***** galera, eu tenho a GeForce 750 .-. que trágico, o que eu faço com ela? E tipo, esses 1500 dolares precisam entrar o gabinete, mouse, teclado e monitor. Quanto ao processador vou pegar o recomendado pelos senhores mesmo, mesma coisa com a fonte e a placa mãe já estou escolhendo. Vou olhar essa build que você montou no site sim! Mas... sinceramente, pagar quase 600 dolares na GTX 950 vai ficar pesado no meu orçamento, não sei se rola D: 

 

Mas, essa GeForce 750 ela é ruim?  (Desculpem, mas to pesquisando bastante pra aprender .-.)

Cara! você me salvou agora hehehehe. Sinceramente a configuração ficou excelente, eu acho. Uma média de 700 dolares é um valor bem dentro do meu padrão. Sinceramente eu nãou comprar essa GTX 970 :/, me compraram a outra e agora vou usar né? Mas quem sabe mais pra frente eu troque sim! Quanto a placa mãe eu já estou vendo esses modelos que você me falou (esse lance de soquete me confunde risos....) 

 

A VGA é boa sim, fez muito sucesso pelo desempenho, pouco consumo e alta capacidade para overclock. Só que tem muita placa acima dela e lá fora você pagaria bem menos. Você terá um bom desempenho sim, mas nada muito extravagante. Aproveite a chance da viagem e traga uma VGA melhor que você pagaria o dobro do preço aqui. E você pode vender essa 750 aqui ou em outros fórums, não é difícil.

 

Tá, agora que eu me toquei que a 750 estava na minha config... se você já tem ela, não precisamos coloca-la no orçamento, certo?

 

Segue uma nova com tudo o que você vai comprar:

 

http://pcpartpicker.com/user/efdarkside/saved/kHyH99

 

Total: $ 1444,83

 

O que você pode mexer quando for lá:

  • Pode pegar qualquer i5 dentro desses: 4430, 4440, 4460, 4590, 4690, 4690k (esse último só se pegar uma mobo Z97 para overclock);
  • Mobo pode pegar qualquer H97 ou B85, o que tiver disponível. Se pegar processador final K, pegue Z97;
  • Você pode arrancar o air cooler, se não fizer overclock. O coolerbox já dará conta dos processadores travados. Se fizer total questão do air cooler, procure pelos Noctua, são caríssimos aqui, mas são os melhores coolers que você pode encontrar.
  • Memórias procure pelas 1600mhz da Corsair, Kingston ou G.skill, todas de preferência CAS 9 (latência);
  • SSD é Samsung ou Corsair;
  • HD prefira Western Digital. Se você achar a versão Black por um preço bom, aconselho pegar;
  • VGA: Se não der pra pegar a 970, pode partir da GTX 760 / R9 270x / GTX 770 / R9 280x, mas aconselho fortemente para aproveitar a ida pra pegar a 970 que você pagará metade do preço da 970 aqui no Brasil;
  • Fonte: XFX, Seasonic, Corsair, Antec, Rosewill, todas marcas excelentes. Busque uma de 500-600 watts e aproveite que estará lá e pegue uma Gold;
  • Achei barato esse monitor da Asus, mas na faixa dos 200-300 dólares você pega qualquer outro monitor LED filé;
  • Sou ruim pra indicar periféricos, mas coloquei duas opções baratas da Razer. Nisso você terá que se virar lá hehehe;
  • Esse gabinete que eu te passei é excelente e é a versão com janela, que custa uns 400 pila aqui no Brasil. Lá fora gabinete de 100 dólares é top, equivalente a gabinetes de 500 reais aqui;

Fiz a lista acima de guia pra você, porque nesse site é fácil você pegar o preço mais baixo de vários lugares, mas na realidade você comprará de duas ou três lojas no máximo.

 

E acho que é isso, boa viagem!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pooo valeu turma!! Realmente, me falaram que esse era o melhor forum pra mim perguntar sobre essas coisas, e realmente é ! Agradeço pelo tempo dos senhores! Creio que estou sem duvidas, mas qualquer coisa eu volto aqui!

 

Quanto às lojas, eu provavelmente compre tudo pela Amazon, acho que o preço na loja física é praticamente o mesmo. Creio que agora eu já to manjando mais sobre as compatibilidades tambem :), mas vou comprar essa lista aí que você fez... e... what the hell, vou pegar a 970 hehehe. Mas também, espero conseguir jogar WOW no Ultra (risos). 

 

Quanto ao gabinete, monitor e teclado vou comprar aqui mesmo (ocupa muito espaço na bagagem). 

 

Ultima duvida: O Que é overcloak? Pra que serve? vocês me recomendam fazer isso? E como faz? .-.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pooo valeu turma!! Realmente, me falaram que esse era o melhor forum pra mim perguntar sobre essas coisas, e realmente é ! Agradeço pelo tempo dos senhores! Creio que estou sem duvidas, mas qualquer coisa eu volto aqui!

 

Quanto às lojas, eu provavelmente compre tudo pela Amazon, acho que o preço na loja física é praticamente o mesmo. Creio que agora eu já to manjando mais sobre as compatibilidades tambem :), mas vou comprar essa lista aí que você fez... e... what the hell, vou pegar a 970 hehehe. Mas também, espero conseguir jogar WOW no Ultra (risos). 

 

Quanto ao gabinete, monitor e teclado vou comprar aqui mesmo (ocupa muito espaço na bagagem). 

 

Ultima duvida: O Que é overcloak? Pra que serve? vocês me recomendam fazer isso? E como faz? .-.

 

É forçar o processador em frequências mais altas do que de fábrica, em teoria, aumentando o desempenho do mesmo. Porém isso gera calor e consumo de energia maiores. Se não tem experiência no assunto e não tem interesse, fuja do assunto para não fazer caquinha na sua máquina. Se tiver interesse, estude bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pooo valeu turma!! Realmente, me falaram que esse era o melhor forum pra mim perguntar sobre essas coisas, e realmente é ! Agradeço pelo tempo dos senhores! Creio que estou sem duvidas, mas qualquer coisa eu volto aqui!

 

Quanto às lojas, eu provavelmente compre tudo pela Amazon, acho que o preço na loja física é praticamente o mesmo. Creio que agora eu já to manjando mais sobre as compatibilidades tambem :), mas vou comprar essa lista aí que você fez... e... what the hell, vou pegar a 970 hehehe. Mas também, espero conseguir jogar WOW no Ultra (risos). 

 

Quanto ao gabinete, monitor e teclado vou comprar aqui mesmo (ocupa muito espaço na bagagem). 

 

Ultima duvida: O Que é overcloak? Pra que serve? vocês me recomendam fazer isso? E como faz? .-.

 

O processador funciona em determinada velocidade. Ele é quinem um relógio que vai dando amostras por segundo. Quando você tem um processador funcionando, por exemplo, em 2,5GHz (2500MHz) e você aumenta essa frequência para mais (ex: 2,7GHz) ai você fez overclock. Também existe o contrário onde você abaixa a frequência, ai é chamado de underclock (pode ser feito para abaixar a temperatura ou o consumo de energia, mas não recomendo, só deixa o CPU mais lento). No caso, você pode conseguir uma margem de overclock alterando apenas a frequência e sem alterar suas voltagens (tensão é tensão), quando você mexe nisso, ai já é mais perigoso de dar problema no CPU e até na placa mãe. Processadores existem os bloqueados e desbloqueados para overclock:

 

Os bloqueados são os que você precisa mexer em um clock interno da placa mãe e esse clock é multiplicado por um valor lacrado do CPU, isso aumenta as memórias RAM também e mexe diretamente na placa mãe, no FSB ou Bus.

Os desbloqueados são os que possuem multiplicador destravado, então o Bus pode continuar como está, você só altera quantas vezes ele será multiplicado, alterando apenas a CPU.

 

Apenas recomendo a prática se você for entendido do assunto, do contrário eu deixaria isso quieto. O CPU Intel se não for -K não é desbloqueado, fica a dica. Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa, quanto ao gabinete... Caso eu não ache exatamente esse modelo aí da Corsair, como eu faço pra saber qual deles é compatível com minha placa mãe? 

 

Obrigado e valeu, quando eu montar mando uma foto pra vocês!!

A placa mãe que o @ recomendou é formato ATX.Este é o maior tamanho de placa mãe e é padrão.tem também o Micro ATX e o Mini ATX,menor que o micro ATX.

Quando for comprar o gabinete veja se ele é padrão ATX,pois cabe os outros formatos também.

Boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa, quanto ao gabinete... Caso eu não ache exatamente esse modelo aí da Corsair, como eu faço pra saber qual deles é compatível com minha placa mãe? 

 

Obrigado e valeu, quando eu montar mando uma foto pra vocês!!

 

É o que o amigo perfeito falou. Procure por Corsair, Cougar, Zalman, NZXT, CoolerMaster e evite os gabinete específicos para Mini-ITX. De cara você vai identificar eles, pois são quadrados e menores. São legais, mas muito apertados e vamos querer refrigeração nessa sua máquina!

 

Quando for comprar o gabinete, peça ajuda na área específica que iremos ajuda-lo.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera! Mais uma duvida surgiu. Tô pesquisando sobre as peças e vi essa SSD de 250GB... ela custa 120 dolares e o meu HD já vai ter 1TB... nao é meio que gastar dinheiro à toa? (Pelo que eu vi ela faz a mesma coisa que o HD, a unica diferença é que é um pouco mais rápido) 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só um pouco mais rápido não @Ankrahmun RáThep. O SSD faz toda a diferença em programas de renderizações e edição de vídeos.Em jogos o carregamento sim é otimizado,mas se voce usar vai querer jogar fora o HD!

Compra uma menor de 120GB e pronto,vai dar para o sistema e mais alguns programas.

O Dark sabe que voce vai querer os 240GB quando experimentar.

Boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera! Agora que eu me toquei... não é preciso comprar placa de som também? E eu também preciso de um driver gravador de CD/DVD! 

 

Eu li que a fonte recomendada pra GTX 970 é de 550Watts, potência igual da fonte que me foi recomendada... vocês acham o suficiente ou vocês me recomendariam pegar uma de 600W pra ficar um pouco acima das especificações recomendadas, ou acham que essa de 550W ja ta suficiente mesmo? 

 

Quanto ao processador, tem alguma diferença significativa dos chips i5 para os i7?

 

Obrigado de novo, hehehe... e desculpa tantas dúvidas, mas to aprendendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!