Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona um decoder de sinal?


jpsan

Posts recomendados

Olá a todos.

Alguém, possui algum material técnico ou bibliografia, sobre como funciona a codificação de sinais (por exemplo de tv a cabo)? Sempre tive está curiosidade de entender o processo do embaralhamento do sinal... E agora conforme estou avançando no meu curso (eng. eletrônica), começo a entender mais ou menos o processo. 

Agradeço quem ajudar 

 

Obs: Não tenho intenção de decodificar nenhum sinal com direitos autorais, tenho somente uma curiosidade de entender o processo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai te ajudar! Mais possuo um deco e, como pesquisei muito sobre ele, acabei aprendendo algumas coisas. Tudo começa no tuner, onde os DVB-S suportam apenas resoluções NTSC/PAL (High Quality ou HQ); já os DVB-S2, que são mais novos, suportam resoluções 720 ou 1080 linhas sejam elas interlaced ou progressive scan (High Definition ou HD).
A codificação geralmente é baseada nos padrões Nagravision, sendo sua terceira geração a mais utilizada por operadoras aqui no Brasil (apesar de haver testes para introdução do Nagra4). Também existe o Conax, BISS (utilizado em sistemas de parabólica digital em caso de canais codificados com apenas uma senha).
Não me aprofundei muito no assunto mas, caso queira saber mais a fundo de tudo isso, tem um artigo na Wikipedia falando exclusivamente sobre o Nagra:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagravision

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jpsan

"Obs: Não tenho intenção de decodificar nenhum sinal com direitos autorais, tenho somente uma curiosidade de entender o processo"

 

Seja mais específico.

Sinais é um termo muito genérico..

Quanto a sua curiosidade sobre TV a cabo, mesmo tendo conhecimento, jamais poderíamos responder neste forum... ok

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!