Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, devido a enrrolação da operadora vir instalar a minha internet na minha casa, estou usando a internet da minha vizinha. Porém o sinal de lá chega muito fraco em minha casa, então resolvi tentar colocar o meu roteador, um D-link DIR600 como um repetidor de sinal, porém desde então só estou tendo dor de cabeça tentando e não conseguindo.

Minha vizinha possui um Wireless N ADSL2/2+ Modem router enviado pela Oi, quando contratada a internet, fazendo algumas pesquisas, descobri que para usar o DIR600 como um repetidor, precisaria atualizar o firware do roteador para o dd-wrt, ciente dos riscos, resolvi arriscar hoje, a fazer a atualização no mesmo, já que estava cogitando a compra de outro roteador que já possui a opção de repeater (TP-Link/TL-WA901ND).

Consegui realizar essa atualização sem problemas, e então tentei novamente configurar o roteador.

Tentei diversas vezes, mas sempre algo dá errado.

Atualmente, a primeira coisa que faço, é alterar o Local IP Adress do roteador, para não ser igual ao do AP principal, (normalmente 192.168.1.2 (também tentei com o final 1.3)). Alguns tutoriais que tentei seguir, diziam para alterar também o Gateway para 192.168.1.1, outros não falavam nada, tentei das duas formas.

Em seguida desativo o DHCP, salvo as alterações e sigo para a aba de configuração do wireless.

E é ai que a coisa começa a ficar estranha. Nesse momento deve-se colocar o modo do wireless como "Repeater Bridge" e as demais opções como o SSID, Channel, etc igual ao AP principal. Após essas alterações, se eu apenas as salvo, posso continuar a prosseguir com os proximos passos, se eu aplico as alterações, a página não carrega, (nem no IP alterado "192.168.1.2, nem no antigo) vindo até mesmo a perder a conexão por wireless, onde eu estava utilizando para acessar o router, e não conseguindo reestabelecê-la, apenas se eu reseto o router para as configurações de fábrica. Caso eu apenas salve as alterações, consigo prosseguir para a parte do Wireless Security, para então colocar os dados de senha e etc igual ao do AP principal, mas em seguida ao ter que aplicar as alterações, acontece o mesmo descrito anteriormente. Também cheguei a seguir tutoriais onde dizia para criar um "Virtual Interface" que ficaria com um SSID diferente do AP principa, mas com a mesma senha e etc. Porém, ocorria os mesmos problemas ao aplicar as configurações.

Poucas vezes consigo avançar para a próxima etapa, antes que perca a conexão. Porém, ao entrar na seção "Status > Wireless" para associar o segundo roteador com o AP principal no "Wireless Nodes > Site Survey" não aparece o router que quero associar. Uma única vez, chegou a aparecer a opção onde cheguei a clicar no "join", mas logo aconteceu o problema, já descrito anteriormente.

Devido a toda essa dor de cabeça, tentando configurar o DIR-600, estou com medo de comprar o TP-Link/TL-WA901ND, e não conseguir configurá-lo como repetidor também, já que não sei se estou fazendo algo errado ou se o problema é no meu roteador ou no roteador da minha vizinha.

• Membro VIP
Postado

Acesse o fórum do dd-wrt para saber qual a melhor versão para este fim, porque como é um projeto aberto algumas funções ficam instáveis ou indisponíveis com determinada versão.

O Repetidor não faz milagres, como disse que o sinal chega baixo, se o mesmo for baixo para o repetidor ele pode não funcionar corretamente.

Postado

Não sou muito bom em inglês, tentei procurar algo, mas não consegui encontrar..

A minha intenção é puxar um cabo de Ethernet da minha vizinha, para que possa ligar o router aqui na minha casa, para tentar não perder sinal, ou pelo menos o minimo possível, mas antes de comprar um cabo longo, eu queria ter certeza de que funcionari, então estava tentando fazer a configuração na casa dela, mas sempre acontece os problemas já citados. E como disse antes, tenho receio de comprar um TP-Link/TL-WA901ND, que apesar de ja está nas descrições do produto, que possui a opção de repeater, acabar não funcionando também...

• Membro VIP
Postado

Se vai colocar um cabo da vizinha até seu roteador, não necessita da função repetidor.

Basta fazer o cabo, conectar no roteador e pronto. Você cria sua rede sem-fio e compartilha para outros dispositivos.

• Membro VIP
Postado

Acontece que o modem dela, é um desses modem com roteador embutido, então apenas conectando o roteador, não me da acesso a internet.

Sim, mas isto não impede de ser compartilhado. Se no modem+roteador tiver porta LAN e conectando em outro roteador, você deve conseguir compartilhar. Basta configurar corretamente o 2º roteador.

• 2 semanas depois...
Postado

Acredito então que eu não esteja conseguindo configurar o segundo roteador, pois já tentei de inúmeras maneiras, e continua aparecendo sem conexão a internet quando me conecto ao segundo roteador.

• Membro VIP
Postado

Acredito então que eu não esteja conseguindo configurar o segundo roteador, pois já tentei de inúmeras maneiras, e continua aparecendo sem conexão a internet quando me conecto ao segundo roteador.

Se você conectar um notebook por exemplo no cabo, ele acessa a internet?

Se sim, com quais configurações de IP?

Postado

Se for o cabo do modem/roteador sem passar pelo meu roteador, sim conecta-se normal, mesma coisa para a conexão pelo wifi. Mas a partir do momento que tento passá-la pelo roteador não da acesso a internet... Estou prestes a comprar o TP-Link/TL-WA901ND, que é um Acess Point/repetidor, pois estou precissando muito resolver esse problema, e o DIR-600 não está resolvendo de jeito nenhum... Tentei agora voltar o roteador para o firmware do fabricante e conectá-lo diretamente da porta LAN do modem/roteador para a WAN e na LAN do DIR-600, e nada...

Como assim configurações do IP?

Se for dos roteadores, o da minha vizinha está como 192.168.1.1 e o meu roteador como 192.168.0.1

• Membro VIP
Postado

Se funciona ao conectar o cabo diretamente no notebook, veja a configuração de "Internet Dynamic" do suporte Dlink DIR-600.

Se não funciona, pode ser que a porta WAN de seu roteador esteja com defeito, logo ele não vai funcionar.

Desta forma você pode tentar utilizar o roteador como AP, usando uma das portas LAN, conforme o tópico destacados.

Postado

Tentei fazer pelo modo AP antes de mandar a msg anterior, mas mesmo assim não tive sucesso.

Provavelmente vou comprar o repetidor que disse anteriormente.

Saberia me dizer se esse repetidor é necessário que faça a conexão do modem para ele com o cabo de ethernet? Se não, eu consigo usá-lo com o cabo para preservar o sinal?

Postado

Algo tão Simples no Lugar de Ficar Sofrendo com configurações Complexas.

Algo Simples Pegue um Cabo de Rede Conecte na Porta LAN do Roteador da sua Vizinha e Traga ate o seu Roteador Onde Conecta na Porta WAN .

Ai você Pega e Des-liga o Firewall e UPNP no seu DD WRT simples a Internet vai funcionar.

O Cabo de Rede Categoria C5E ah venda na Internet a Caixa Fechada sai R$150,00.

• 4 semanas depois...
Postado

Dir 600 como repetidor wifi, ele vai por wifi copiar o sinal de um roteador e emitir o sinal wifi sem uso de cabos, isso amplia a rede sem fios, siga esses passos.

Preciso saber as informações do roteador que será repetido, são elas

Nome da rede - ssid

canal do wifi

senha da rede

tipo de chave , wep, wap2, preferência por wap2 personal AES, facilita o repetidor.

numero do ip do roteador.

no processo de configuração do dir 600, conectar o cabo de rede nele e no pc,

Reset o dir 600, conecte o cabo de rede, no navegador 192.168.1.1

na primeira tela aparece usuario e senha, passe o mouse, apague o conteudo e coloque o seu usuario

e sua senha, repita a senha embaixo.

na aba setup do ddwrt troque o ip do dir 600, vamos usar como exemplo que o roteador que sera repetido tenha o ip 192.168.1.1

então o dir 600 troque o ip para 192.168.1.2, clica em save e apply settings, 2 vezes,

o dir 600 vai reiniciar com o novo ip 192.168.1.2, coloque esse ip no navegador e entre novamente nas conf do ddwrt,

na aba wireless,

mode, repeater bridge

mode b,g

ssid , nome da rede que sera repetida

clica somente em save,

vai na aba wireless security,

security mode, wap2

AES

e o senha da rede do roteador que sera repetido,

clica somente em save,

na aba setup, marque a opção assign WAN ports to switch, essa opção habilita as 4 entradas de cabo do dir 600

clica em save, depois apply settings duas vezes o dir 600 vai reiniciar agora como repetidor.

se for o caso desligar o cabo de energia dir 600 por alguns segundos, ligar aguardar um pouco e ver se esta repetindo.

• 2 meses depois...
Postado

Dir 600 como repetidor wifi, ele vai por wifi copiar o sinal de um roteador e emitir o sinal wifi sem uso de cabos, isso amplia a rede sem fios, siga esses passos.

Preciso saber as informações do roteador que será repetido, são elas

Nome da rede - ssid

canal do wifi

senha da rede

tipo de chave , wep, wap2, preferência por wap2 personal AES, facilita o repetidor.

numero do ip do roteador.

no processo de configuração do dir 600, conectar o cabo de rede nele e no pc,

Reset o dir 600, conecte o cabo de rede, no navegador 192.168.1.1

na primeira tela aparece usuario e senha, passe o mouse, apague o conteudo e coloque o seu usuario

e sua senha, repita a senha embaixo.

na aba setup do ddwrt troque o ip do dir 600, vamos usar como exemplo que o roteador que sera repetido tenha o ip 192.168.1.1

então o dir 600 troque o ip para 192.168.1.2, clica em save e apply settings, 2 vezes,

o dir 600 vai reiniciar com o novo ip 192.168.1.2, coloque esse ip no navegador e entre novamente nas conf do ddwrt,

na aba wireless,

mode, repeater bridge

mode b,g

ssid , nome da rede que sera repetida

clica somente em save,

vai na aba wireless security,

security mode, wap2

AES

e o senha da rede do roteador que sera repetido,

clica somente em save,

na aba setup, marque a opção assign WAN ports to switch, essa opção habilita as 4 entradas de cabo do dir 600

clica em save, depois apply settings duas vezes o dir 600 vai reiniciar agora como repetidor.

se for o caso desligar o cabo de energia dir 600 por alguns segundos, ligar aguardar um pouco e ver se esta repetindo.

Valeu @uizarde!

Segue este passo-a-passo e deu certinho.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...