Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre capacitores para alimentação do circuito.


ctechdx

Posts recomendados

Amigos,

 

Sou iniciante em eletrônica... estou montando um projetinho de áudio DIY para pegar experiência. Tenho uma dúvida, já procurei muito mas não encontro a resposta.

 

O projeto que estou fazendo utiliza dois capacitores eletrolíticos de 1000uF / 35v na entrada do transformador na placa. O transformador entra na placa duas saídas de 15v ligadas em série. Passa por uma ponte retificadora de 4 diodos e vai para os eletrolíticos que mencionei. 

 

Minha dúvida é a seguinte...

 

Eu vi que algumas pessoas que montaram este projeto, substituiram os capacitores de entrada por modelos de 1000uF / 63v. E outros alteraram para 2200uF / 63v. 

 

Eu imagino que a intenção é trabalhar com bastante sobra nestes capacitores, mas queria saber se isso altera alguma coisa na prática. A questão com estes capacitores seria a redução do ruído da fonte que algumas pessoas tiveram este problema. O capacitor de maior valor trabalhando com folga consegue um resultado melhor como filtro do transformador?

 

Obrigado,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a capacitância, melhor a filtragem.

Fora a questão de filtragem, de nada vai interferir no circuito.

Obrigado, xykote.

 

A intenção é filtrar bem mesmo para evitar ruídos, já que se trata de um projeto de áudio. 

 

Mas me diga uma coisa... o que importa então é somente a capacitancia ou a tensão máxima suportada conta também? Pergunto isso pois eu tenho aqui um par de capacitores com os mesmos 1000uF do projeto original... só que com 63v. Vale a pena utilizar eles ou o ideal seria aumentar a capacitancia colocando algo como 2000 ou 2200uF?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Além de capacitores maiores existem alguns detalhes que fazem diferença no quesito ruído. Alguns:

-um bom filtro e/ou regulador de tensão pra parte preamplificador

-circuito ampl. entrada longe do trafo. Campo magnético interfere

-técnicas de layout evitando correntes parasitas no ampl. entrada

-fios ou circuitos blindados longe do trafo (já falei isso?)

-fio terra ligado no TERRA M-E-S-M-O.

-etc

Quanto ao capacitor meio que depende da potência do aparelho, sugiro que uses o que tens pois pode atender inicialmente suas expectativas. Depois coloque maiores se necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A tensão de trabalho de um capacitor só é importante até o limite da tensão que ele será submetido.. Imagine que seu capacitor ai vai receber até 28 Volts DC máximos, digamos.. Pode se colocar um capacitor com isolação de 35 Volts (valor comercial típico), mas nunca menos que aqueles 28 Volts.. Colocar um capacitor com isolação para tensões maiores, 40 Volts ou 63 Volts em nada, absolutamente nada melhora o desempenho e nem a segurança do uso do mesmo.. Só vai custar mais caro e será u componente de maior tamanho.. Mas também em nada atrapalha a operação do componente ou do circuito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que Ninguém falou detalhes verdadeiramente técnicos...

Os eletrolíticos não eliminarão ruido, ao contrário, vai piorar se colocar capacitores enormes por terem maior indutância!

Tem que pensar nos calculos, nao pode ser pouco e nem maior do que o necessário! É isso!

Ripple de 60 ou 120hz no eletrolítico n vai atrapalhar em NADA no amplificador! Desde que o sinal amplificado n exceda a menor tensão do ripple.

Um exemplo, a fonte é de 30V, o sinal amplificado max tera 15Vp, então você pode ter um ripple de uns 10V (5V de sobra para o amplificador).

então o valor do capacitor deve ser feito para ter esse ripple, nem mais e nem menos.

Usar valores absurdos de capacitor é burrice: primeiro que você vai gastar caro, segundo que a corrente nos retificadores aumenta proporcionalmente com o aumento da capacitância de filtro... E terceiro como eu disse, esse ripple n interfere em NADA no amplificador!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal obrigado pelas respostas. Eu vou testar o valor indicado originalmente no projeto... e se não tiver problemas de ruídos eu fico com eles mesmos. 

 

Me tirem uma última dúvida... 

 

Como se chamam aquelas chaves rotativas infinitas que vemos em alguns aparelhos eletronicos? Eu tenho uma mesa de som que tem uma dessas para trocar o efeito. É uma chave q você gira como um potenciometro, só q ela não tem fim e tem várias pequenas posições como uma chave rotativa. Ela mexe no valor do visor, mas não tem uma posição determinada. Sabem me dizer que tipo de componente é este e onde encontro?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rotary encoder.

Exato, mas tem que usar um microcontrolador para decodificar o sentido da rotação do encoder e também o amplificador tem que ter a capacidade de controle de volume DC ou alguma forma de controlar a potência de saída digitalmente.

https://www.google.com.br/search?q=rotary+encoder&ie=utf-8&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gws_rd=cr&ei=eYE1VNWPE4WSgwT7_4DIDg

http://playground.arduino.cc/Main/RotaryEncoders

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!