Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre capacitores para alimentação do circuito.


ctechdx

Posts recomendados

Amigos,

 

Sou iniciante em eletrônica... estou montando um projetinho de áudio DIY para pegar experiência. Tenho uma dúvida, já procurei muito mas não encontro a resposta.

 

O projeto que estou fazendo utiliza dois capacitores eletrolíticos de 1000uF / 35v na entrada do transformador na placa. O transformador entra na placa duas saídas de 15v ligadas em série. Passa por uma ponte retificadora de 4 diodos e vai para os eletrolíticos que mencionei. 

 

Minha dúvida é a seguinte...

 

Eu vi que algumas pessoas que montaram este projeto, substituiram os capacitores de entrada por modelos de 1000uF / 63v. E outros alteraram para 2200uF / 63v. 

 

Eu imagino que a intenção é trabalhar com bastante sobra nestes capacitores, mas queria saber se isso altera alguma coisa na prática. A questão com estes capacitores seria a redução do ruído da fonte que algumas pessoas tiveram este problema. O capacitor de maior valor trabalhando com folga consegue um resultado melhor como filtro do transformador?

 

Obrigado,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a capacitância, melhor a filtragem.

Fora a questão de filtragem, de nada vai interferir no circuito.

Obrigado, xykote.

 

A intenção é filtrar bem mesmo para evitar ruídos, já que se trata de um projeto de áudio. 

 

Mas me diga uma coisa... o que importa então é somente a capacitancia ou a tensão máxima suportada conta também? Pergunto isso pois eu tenho aqui um par de capacitores com os mesmos 1000uF do projeto original... só que com 63v. Vale a pena utilizar eles ou o ideal seria aumentar a capacitancia colocando algo como 2000 ou 2200uF?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Além de capacitores maiores existem alguns detalhes que fazem diferença no quesito ruído. Alguns: