Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fixar ventoinha em um chipset ? Criar gambiarra para diminuir aquecimento


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

  • Solução

A ideia erra apenas uma mola entre o dissipador e a porca de aperto, se voce colocar molas pelo outro lado da placa mãe, o parafuso pode ficar meio alto e encostar na carcaça do gabinete,

 

O que não é bom, pois deixaria o dissipador com potencial de terra, e o contato da parte de aluminio com a finissima camada de oxido  de silicio que isola o chipset pode acrecentar alguma capacitancia parasita, causando mal funcionamento; dai a impórtancia de manter o dissipador isolado.

 

Outra ideia mais simples é apertar o dissipador nomalmente e deixar a ventoinha meio que suspensa por molas, creio que desse modo o amortecimento seria melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae galera, conforme a recomendação do @F4b10 adicionei 2 molas em cada parafuso, 2 embaixo da ventoinha e 2 entre o dissipador e a porca de aperto: 

 

bRCJt2P.jpg

 

 

Falando sinceramente, ainda há algum risco de danificar a solda BGA do chipset  ? Porque segundo o membro @F4b10, agora entendi a ideia: quanto mais longe a ventoinha ficar do dissipador menos chance tem de danificar a solda BGA, vale ressaltar que quanto mais longe menos refrigera o dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não tera problemas com vibraçoes, e quanto ao barulho? porque tem umas ventoinhas que são bem barulhentas, e acabam incomodando com o tempo... uma gambiarra que ameniza o barulho seria usar uma pequena chave H-H para reduzir a tensão e a rotação dessa ventoinha... isso se voce realmente achar necessario.

 

agora pelas fotos, o dissipador dessa placa mãe é bem pequeno, acho que um dissipador mais alto tambem teria resolvido o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não tera problemas com vibraçoes, e quanto ao barulho? porque tem umas ventoinhas que são bem barulhentas, e acabam incomodando com o tempo... uma gambiarra que ameniza o barulho seria usar uma pequena chave H-H para reduzir a tensão e a rotação dessa ventoinha... isso se voce realmente achar necessario.

 

agora pelas fotos, o dissipador dessa placa mãe é bem pequeno, acho que um dissipador mais alto tambem teria resolvido o problema.

 

Ventoinha sem problemas com barulho, está bem silenciosa. Um dissipador mais alto tem mais espaço para a transferência de calor do chipset ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dissipadfor maior tem maior area de troca com o ar, pelas aletas serem maiores, sendo mais eficiente, o ruim é achar um modelo com a mesma furação do original...

 

Se a ventoinha resolveu o problema, otimo, pelo que eu vi essa é uma ventoinha de 10mm de profundidade, esses modelos não ventilam muito, mas creio que ainda dão conta de um chipset, na minha placa eu havia usado uma ventoinha de 40x40x20mm, de servidor 1U; essa sim parecia uma turbina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoal resolvido nada... peço que não façam isso em suas placas pois pode dar mer%%, eu perdi minha placa mãe por causa disso mesmo com as molas a solda BGA deve ter ido pro espaço.

 

Não aparecia imagem de jeito nenhum mesmo testando outra fonte ou outro processador...  tive que comprar a mesma placa mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Sei que o tópico é antigo mas, a título de colaboração e para quem tem grandes problemas de aquecimento do chipset, uma solução que aparenta ser boa(não testei) é esta do link abaixo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694427471-bloco-water-cooler-chipset-placa-me-northbridge-southbridge-_JM

 

Porém vai haver um custo maior de instalação pois será necessário a compra dos outros componentes para completar o "water cooler".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!