Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga e liga mas não inicia


Ir à solução Resolvido por Hencigano,

Posts recomendados

Comprei e montei um PC faz uns 15 dias, abaixo a configuração dele:

 

Processador: Intel Core I5 4460 3.2Mhz

Placa mãe: Gigabyte GA-H87M-D3H

Placa de Video: Nvidia GTX760 (gigabyte GV-N760WF2OC-2GD Windforce)

Fonte: Corsair CX600

Memoria: (2) Memória Corsair 4GB DDR3 1600MHz (comum).

Cooler: 2 de 120mm insuflar (com filtro), 1 de 120mm e 1 de 200mm para exaustão.

Drivers atualizados.

 

O Problema:

 

Estava jogando e de repente o PC desligou e reiniciou logo em seguida, examinei com o AIDA64 de não vi nada fora do normal. Voltei ao jogo e depois de 1:30h ele desligou de novo, tentei ligar mas o PC só ligava a fonte mas não iniciava, depois de uns 30min desliguei o PC da energia e o abri removendo a placa de vídeo, e conectando no vídeo on-board e ele ligou e iniciou, pensei é a placa de vídeo, porém conectei-a de volta e ela voltou a funcionar normalmente, fiz os testei com o AIDA64 e não acusou nada de anormal fora a temperatura do vídeo que chegou a 77°C no teste de stress (mas o dia estava quente 38°C, e na sala não tem Ar condicionado). Normalmente ela não chega nessa temperatura.

 

No outro dia ele apresentou o mesmo problema durante o jogo, então fui direto remover a placa de vídeo, porém o problema persistiu, ligava a fonte mas não iniciava, então deliguei o PC da energia e removi um dos pentes de memória e nada do PC iniciar removi o outro e coloquei o anterior, ai o PC iniciou, desliguei e limpei com borracha os contatos da memorias e da placa de vídeo e tudo voltou ao normal.

 

No próximo dia aconteceu a mesma coisa, e repeti os passos anteriores até as chegar nas memorias e nada do PC iniciar ai desconectei tudo o que não fazia o PC ligar e depois de uns 10seg, ele ligou e começou a bipar continuo (Erro de memória, porque eu tinha removido), desliguei e conectei as memorias o HD, o DVD, a placa de vídeo) e tudo voltou a funcionar normalmente.

 

Agora as minhas dividas:

 

Será que é problema na Placa mãe? Na fonte? Nas Memorias? Na placa de Vídeo (que eu estou começando a descartar)?
As peças ainda estão na garantia porém eu preciso descobrir qual é a que está dando o defeito?
 

Nota:

A fonte está enviando +12,06V (leitura do AIDA64)

Temperaturas estão ok para um dia quente.

 

O jogo é o WOW e jogo com gráficos no ultra, quinta-feira ele atualizou para WoD e os gráficos melhoraram muito exigindo mais da placa de vídeo, mas em fórum sobre o jogo a placa de vídeo diz que é para aguentar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom tu vai ter q isolar o problema ou seja testar peça por peça pois a maquina ai esta na garantia ^^ quando  o pc reiniciar pode ser esses acontecimentos : falta de energia (a fonte pode ter vindo com algum defeito de fabrica quando o pc demanda energia e o pico aumenta a fonte n aguenta e reiniciar isso pode ser uma possibilidade) , outra pode ser a memoria q pode esta com algum problema baixe o memtest86 faça um pendrive bootavel e teste as memorias pente por pente, e outra pode ser aquecimento porém pelo q da para ver tua maquina é cheia de fans meio difícil ser porém n pode descartar a possibilidade ^^ vai fazendo todos os testes ai ate achar o problema é  meio demorado porém so assim tu vai achar o problema abrass

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom tu vai ter q isolar o problema ou seja testar peça por peça pois a maquina ai esta na garantia ^^ quando  o pc reiniciar pode ser esses acontecimentos : falta de energia (a fonte pode ter vindo com algum defeito de fabrica quando o pc demanda energia e o pico aumenta a fonte n aguenta e reiniciar isso pode ser uma possibilidade) , outra pode ser a memoria q pode esta com algum problema baixe o memtest86 faça um pendrive bootavel e teste as memorias pente por pente, e outra pode ser aquecimento porém pelo q da para ver tua maquina é cheia de fans meio difícil ser porém n pode descartar a possibilidade ^^ vai fazendo todos os testes ai ate achar o problema é  meio demorado porém so assim tu vai achar o problema abrass

Fiz os teste com o Memtest86+ pente por pente e não acusou nada, hoje o dia esta mais ameno vou testar novamente, abaixo estão dos dados dos sensores feito pelo AIDA64, eu não vejo nada de errado com eles, agora se for a fonte o problema pode ser intermitente e ai fica difícil de achar.

Propriedades do sensor    

Tipo de sensor    ITE IT8728F  (ISA A30h)

Tipo de Sensor GPU    Diode  (NV-Diode)

Nome da Placa Mãe    Gigabyte 8-Series

    

Temperaturas    

Placa mãe    31 °C  (88 °F)

Processador    30 °C  (86 °F)

CPU Package    38 °C  (100 °F)

CPU IA Cores    37 °C  (99 °F)

CPU GT Cores    38 °C  (100 °F)

CPU 1 / Núcleo 1    36 °C  (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 2    36 °C  (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 3    36 °C  (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 4    37 °C  (99 °F)

Diodo PCH    46 °C  (115 °F)

Diodo GPU    33 °C  (91 °F)

ST1000DM003-1ER162    31 °C  (88 °F)

    

Coolers    

Processador    1364 RPM

Chassis 1    553 RPM

Chassis 2    395 RPM

Chassis 3    602 RPM

GPU    1200 RPM  (33%)

    

Valores de voltagens    

Núcleo CPU    0.792 V

CPU VRM    1.728 V

+3.3 V    3.324 V

+5 V    5.070 V

+12 V    12.024 V

No modo de espera +3.3 V    3.360 V

Bateria VBAT    3.144 V

DIMM    1.548 V

iGPU    0.804 V

Núcleo GPU    0.862 V

    

Potência Dissipada    

CPU Package    13.52 W

CPU IA Cores    2.35 W

CPU GT Cores    1.12 W

CPU Uncore    8.63 W

DIMM    1.41 W

GPU TDP%    11%

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Olá @Hencigano , nunca podemos confiar 100% nos requisitos , podemos considerar que a fonte entre em picos de surto quando esta com sua carga máxima ... a VGA pode estar apresentando problema de alimentação,

não acha?? Isso acontece somente quando esta jogando ???

Não, aconteceu usando normalmente também, eu estava monitorando com o AIDA64 (janela dupla) e ele desligou, tentou dar voltar automatico na primeira vez e caiu, na segunda ele voltou como se nada tivesse acontecido as temperatura estavam normais e a tensão também (11.9V). sera que é a Fonte?

Nota: hoje o dia esta mais fresco (24°C).

Propriedades do sensor    

Tipo de sensor    ITE IT8728F  (ISA A30h)

Tipo de Sensor GPU    Diode  (NV-Diode)

Nome da Placa Mãe    Gigabyte 8-Series

    

Temperaturas    

Placa mãe    31 °C  (88 °F)

Processador    27 °C  (81 °F)

CPU Package    36 °C  (97 °F)

CPU IA Cores    36 °C  (97 °F)

CPU GT Cores    34 °C  (93 °F)

CPU 1 / Núcleo 1    33 °C  (91 °F)

CPU 1 / Núcleo 2    36 °C  (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 3    34 °C  (93 °F)

CPU 1 / Núcleo 4    34 °C  (93 °F)

Diodo PCH    46 °C  (115 °F)

Diodo GPU    32 °C  (90 °F)

ST1000DM003-1ER162    30 °C  (86 °F)

    

Coolers    

Processador    2045 RPM

Chassis 1    1012 RPM

Chassis 2    643 RPM

Chassis 3    1087 RPM

GPU    1200 RPM  (33%)

    

Valores de voltagens    

Núcleo CPU    0.792 V

CPU VRM    1.728 V

+3.3 V    3.324 V

+5 V    5.070 V

+12 V    11.952 V

No modo de espera +3.3 V    3.360 V

Bateria VBAT    3.144 V

DIMM    1.548 V

iGPU    0.804 V

Núcleo GPU    0.862 V

    

Potência Dissipada    

CPU Package    13.60 W

CPU IA Cores    2.49 W

CPU GT Cores    1.01 W

CPU Uncore    8.69 W

DIMM    1.42 W

GPU TDP%    10%

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tento um problema parecido. Ontem mesmo, tentei iniciar o computador mas só as ventoinhas ligavam, desligava da energia e tentava ligar mas sem sucesso. Só consegui quando removi a bateria da placa mãe por uns 5min e coloquei novamente. Mesmo assim, ao iniciar já travou a tela. Removi a placa de vídeo, removi uma placa de memória e liguei novamente. 

 

Não havia travado até piscar a energia! -.-'

 

Depois não liguei mais.

 

Segundo o arquivo de compatibilidade da placa mãe, o modelo da minha memória não está listado, creio eu que possa ter algum problema envolvido com isso também.

Penso em atualizar a BIOS pra ver se ajuda quanto a questão da memória RAM, mas não sei se só isso já resolve o problema.

 

Talvez seja problema na fonte também, pois cai muito a energia em casa e só está ligado no estabilizador. Fico na mesma dúvida Hencigano.... Vou acompanhar ver se consegue resolver o problema e caso eu consiga, volto aqui relatar como fiz.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, vamos la, você tem q deixar o pc ligado na placa de video onboard por mais tempo pra saber se vai reiniciar ou nao... se nao reiniciar e porque a placa de video ta com problema, se  reiniciar e porque pode ser outra coisa.... caso reiniciar, você monta fora do gabinete placa-mãe processador(com cooler obvio) e fonte deixa ligado por um tempo pra ver se vai parar. depois vai montando peça por peça pra sber onde e o problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Muito obrigado pelas respostas...
O problema era o seguinte:

Quando eu estava jogando a tensão do PC caia para 11.352 V  e o normal é que ela fique em torno dos 12V com variação de 5% (11.4V e 12.6V), o PC operando nessa tensão (11.352V) por alguns tempo (em torno de 1h30min) desligava sozinho por causa da proteção da fonte e não voltava a ligar, porque ele não estava recebendo energia suficiente para se manter, com isso eu 1° removia a placa de video e assim ele voltava a funcionar, porque o consumo caia e a tensão voltava para 12V de novo, então eu desligava colocava a placa de video e voltava ao normal ate eu jogar de novo. e assim repetindo o ciclo.

O que eu fiz: O PC estava ligado num filtro de linha velho (o mesmo do PC antigo, que era menos potente) que, devido a ter varias coisas ligado nele, ele não conseguia enviar corrente em tensão suficiente para o PC se manter e fazendo-o desligar. Assim removi ele do filtro e liguei diretamente na energia e pronto, a variação de tensão agora fica entre 12.024 V e 11.986 V nos jogos. e o PC não desligou mais.
Agora tenho 3 soluções: trocar o filtro de linha e por um descente (tenho medo de gastar dinheiro à toa e voltar a dar problema), trocar a fonte por uma  de 750W (que eu acho que não adiantaria) ou manter ele direto na tomada (que até o momento esta dando certo, mas é meio perigoso devido a descargas eletricas na rede).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!