Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Considerando os jogos next-gen, vale a pena trocar um i3 3240 por um fx 6300? [vga r9 270x]


sr denis
Ir à solução Resolvido por DarkSideZin,

Posts recomendados

Velocidade de boot, usb 3.0, sata 3, optimizações que você ganha numa placa mãe de porte médio (bem jogo de mercado, tipo você guardar uma joia no banco e eles te gratificarem com uma conta mega master plus gold kkk) como o Asus Lan boost, que me parece verdadeiro. Enfim, essas coisas, além da possibilidade de crossfire, a beleza da placa, qualidade de som, outras coisas que podem ser minimas pra alguns, mas quando eu montei o pc eu pensei, quero um upgrade pra daqui a 4, 5 anos; e não montar um pc agora e no proximo ano achar um componente obsoleto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, acho que o post poderia ser renomeado para "guia para quem quer migrar de i3 pra fx 6300" kkkkkk

Mas será que aquela mais barata não ia dar conta? É Asus também. E a 970 da gigabyte, dá pra confiar?

Dar conta que eu digo é segurar o fx sem overclock, sem dar muitos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a 970 é mais ""luxo""atualmente, porém, vai lançar DDR4, processadores com 5.0Ghz e o HHD está migrando pro SSD. Revolução dos computadores. Computadores batem no tic-tac, tic no alto, tac no baixo, e agora estamos no Tic de novo. A DDR4 roda a 2400mhz por padrão, o SSD transfere 6.0Gbps , HD sata3 também, só demora a executar mais. Enfim, são coisas pra você não se sentir obsoleto futuramente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas será que aquela mais barata não ia dar conta? (...) Dar conta que eu digo é segurar o fx sem overclock, sem dar muitos problemas.

 

É muito arriscado, porque essa M5A78L-M LX/BR sequer tem dissipador no VRM. Vai trabalhar quente e pode dar problemas, sim, mesmo sem overclock. Na verdade, já foi comentado aqui no fórum que ela está na lista negra de placas-mãe que dão problemas com o FX-6300, por ser muito fraca.

 

O ideal é comprar a 970 da Gigabyte, que está barata e é boa. A da ASUS está 100 reais mais cara. Eu não comparei as duas, mas se você não quer nada de específico da ASUS, não tem por que gastar mais. As duas marcas são muito boas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei aqui e realmente tem muita reclamação dela. Vou de gigabyte mesmo... Eu lembro que a b75 dela tinha muitas reclamações. Mas tudo bem. O preço me parece bom por ser o chip 970. Mal posso esperar pro upgrade kk

 

Bom, se serve de estímulo, eu tenho a GA-970A-D3P, que não me deu problema nenhum. O micro está lá, rodando macio com o FX-6300.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bispo.

Nossa... nesse post eu aprendi tanta coisa kkk

Fico feliz em não precisar formatar... economiza um bom tempo... Muito obrigado a todos pela ajuda. E tomara que o post ajude outros usuários também.

 

Cara, você vai trocar a placa-mãe e o processador Intel para tudo novo da AMD... Eu reformataria, sim. Você teria que desinstalar todos os drivers da mobo e da CPU da Intel, o Windows pode não aceitar a mudança de plataforma, serial, uma porção de coisas. Pode ser que nem dê o boot. Acho que uma pessoa fera em Windows poderia resolver todos esses problemas, caso eles aparecessem, mas uma pessoa leiga pode não saber o que fazer. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Ok, então de volta à leitura kkk

Pelo que vi até agora não é tão difícil assim formatar, tem posts aqui no fórum mesmo :)

 

É simples, sim. Os procedimentos que eu mencionei acima seria se você não quisesse formatar.

 

Mas para formatar você teria que fazer um backup dos seus arquivos pessoais, pois vai apagar tudo. Na verdade, a "formatação" é reinstalar o Windows e pedir para formatar o HD antes da instalação. Isso faz parte de um dos processos de instalação. Pode abrir um tópico na seção de Sistemas Operacionais e pergutar como fazer uma instalação limpa do Windows, com o HD zerado. Depois você também teria que reinstalar os programas que você usa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar de i3 pra 6300 é andar de lado e voltar no tempo, você vai melhorar em alguns pontos, piorar em outros e não terá opção de upgrade nenhuma. Sem falar no cooler da AMD que parece um ventilador, tamanho barulho que faz, a não ser que você acrescente uns 70~100,00 para a compra de um outro cooler. Complicado falar em jogos next gen e comprar processador de 2012.

 

Se você quer trocar seu i3 de qualquer forma, eu te indicaria juntar mais grana e evoluir para qualquer i5 da geração mais recente, não tem comparação nenhuma.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de jogos next-gen é o uso do processamento multi core em detrimento do uso de single ou dual core, lords of the fallen mesmo tem requisito mínimo do core 2 quad, que tem 4 núcleos físicos, então não dá pra saber se o i3 funcionaria bem. Eu entendo que o melhor seria sim esperar e pegar um i5, ele hoje em dia tá dominando os benchmarks, mas o fx dava pra eu colocar um 8350 depois se eu quisesse(não é o caso, se eu quiser um upgrade mesmo eu prefiro comprar um i5 e outra mobo mesmo). E eu não quero, por enquanto (próximos 3 anos), montar um pc high end, e pelos testes que eu vi o fx 6300 não dá gargalo nas placas até 280x em single, minha intenção é uma 270 ou a 270x, então eu ia tá pagando 3 vezes o custo do fx por 5 frames na média. A questão do cooler eu já sabia e já planejo comprar um.


Bem, eu vi umas coisas aqui e descobri que os fx não são cores independentes, parece que dois cores compartilham o processamento... algo assim... são cores físicos, nada de hyper threading como a intel, mas trabalham juntos... então acho que se for assim o 8320 é melhor, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o fx 6300 é um bom processador, como o 8320 é, mas andam juntinhos, e é um dinheiro gasto à toa. E sim, o fx6300 almeja sim evoluções, já que a AMD ja lançou diversos processadores, lançou recentemente o fx 9570 no mesmo soquete, e como fizera com os antigos fx, lançou o fx 4100, foi no 8120, posteriormente lançou o 6100, 8150, 4100, 6300, 8320, 8350, 9570, 6350, 9590, ele ainda deverá ter outros processadores, pois é um soquete bem feito, e que se for trocado pela AMD, será mais por luxo. Essa historia de cooler barulhento é muito blablabla apoiado de fans da Intel. Na hora de concluir o processo pra instalar o cooler e o dissipador, tem que usar um pouco de força na trava do dissipador. Nessa hora, sua mão quase sempre empurra o cooler e ele desregula a posição. Como se você pegar um ventilador e instalar ele a 45 graus, ele não estará aplicando força igual em todas as helices, o que fará ele tremer e fazer barulhos, além de tirar sua eficiencia total. Na hora de instalação, confira se o cooler está bem preso e reto, e n terá problemas. Tenho um fx 6300 (segundos alguns, um dos mais quentes) e ele é normal, já coloquei pra rodar League of Legends e Battlefield 4 e a temperatura não passara de 50 graus.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100 reais pra mesmo desempenho que terá com um fx 6300, talvez uns 6 fps a mais, 100 reais que você junta mais uns 300 e compra um ssd e dispensa um HD, e tendo uns 15/20 segundos de execução de um sistema operacional, ganha uns 8 segundos em diversos programas. 100 reais que você compra um jogo que você gosta, 100 reais que você sai com sua familia, convida uma garota pro cinema, 100 reais que podem te proporcionar horas de diversão em algum jogo, 100 reais são mais que 5 fps. Abraços :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bispo.

Calma, cara kk 

A questão do 8320 não é pelos fps, mas pelo upgrade futuro só. Porque se realmente os novos jogos, como lords of the fallen, que pede como requisitos recomendados um octa core, forem evoluindo pra multi core o 8320 vai ter um pouquinho de vantagem, e futuramente não vou precisar me preocupar tanto de trocar de novo de processador. Comprando ele eu posso ganhar um tempo a mais antes de ir pra outro processador. Mas isso é talvez, só talvez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, como você fala tanto em "futuramente" se tá comprando processador de 2012 de 32nm?

Cara, confia, junta uma graninha aí e vai de i5, sair de i3 3240 pra FX 6300 é coisa de doido, eles concorrem em milhões de situações, não acho que compense a troca.

 

Com 850,00 você compra o i5 4460 e uma placa B85 (H87 em promoções). Para de esquentar a cabeça com essas coisas aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Essas coisas " um processador sair bom de fábrica e um outro um pouco mais fraco não quer dizer que ele vai ser sempre mais abaixo. O bugatti veyron, carro mais rápido do mundo, tem em sua versão mais pontente dois motores. Mas você pode comprar só com um se não tiver dindin, e ele fica ainda com uns 600 cv. Uma ferrari sai com 700cv e isso a torna "melhor". Mas no futuro, você vai na fábrica e eles instalam o outro motor e vualá, seu carro é o mais potente do mundo. Upgrade nos carros, é o overclock no computador. Pegue um fx, dá um overclock nele e a maioria dos Intel's não bate ele. E não venha com papo de "intel também faz over". Pra desbloquear um processador é algo minimo, mas a intel cobra mais 200/300 reais por isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bispo. Olha, eu concordo com você. Não sou fanboy da intel, apesar de ter um i3 o que eu quero mesmo é um fx... Minha intenção é ir full amd (fx + r9).

Mesmo que o i5 seja melhor que o 8320, o 8350, ou quem sabe melhor que o 9590, eu acho os processadores da intel muito caros. Se eu fosse fazer um crossfire ou sli eu pensaria em um intel, mas pra uma placa single eu prefiro amd. O 8320 é mais barato que um i5 3330 (no kabum), e é octa core. Ok, ele é de 2012, mas um dual core de 2014 não vai ter uma performance melhor que um octa core  de 2012 se os jogos começarem a usar processamento multi core, e olhe que eu desconfio que vão começar, porque o mínimo pra lords of the fallen é um core 2 quad e o recomendado é um i7 da terceira geração. E os novos consoles, ps4 e xbox one, usam processadores octa core.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!