Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Considerando os jogos next-gen, vale a pena trocar um i3 3240 por um fx 6300? [vga r9 270x]


sr denis
Ir à solução Resolvido por DarkSideZin,

Posts recomendados

O que faz os jogos não serem otimizados a multi threads, ou multi-core, é a vasta linha intel dual core, e ter um processador intel quad core é caro. Graças a deus a AMD entrou vastamente no mercado com processadores de muitos cores e vai permitir jogos otimizados pra multi-cores.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Math.Pi @Bispo. Caros, o que vocês podem me falar sobre o cooler box da amd? O problema dele é só o barulho ou ele não resfria? E com um gabinete com outros coolers, um na frente pra jogar o ar frio, um atrás tirando o quente e outro em cima, ele aguenta bem?

 

Eu uso cooler box da AMD. Não tenho nenhum problema além do barulho.

Olha a config na assinatura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2011 comprei meu Phenom II X6 (hexa core real), confiando nessa conversa de que "os jogos usarão mais cores"... até hoje estou esperando isso, até agora nada mudou e nem há previsão de mudar. Os jogos ainda continuam pedindo núcleos eficientes que consigam alimentar as VGAs da melhor forma possível e nisso a AMD ficou para trás da Intel já há alguns bons anos. Não existe mais essa de "AMD é melhor para jogos", infelizmente.

 

Eu já disse isso aqui no forum, mas depois que eu vi um i3 de quarta geração surrar meu Phenom (que perde pouco para um FX) em um BF4 multiplayer da vida que exige multiprocessamento, eu simplesmente me deitei no chão do quarto em posição fetal e comecei a chorar. É sério.

 

Com um orçamento apertado e sem previsão de troca de peças a curto prazo, com certeza o FX é uma boa opção, não estou dizendo o contrário. Mas se há certa liberdade no orçamento, a Intel te trás muito mais benefícios, como TDP baixo, custo energético baixo, e possibilidade de upgrade para outros níveis de processador (i5 e i7). Em contrapartida a AMD só oferece o overclock, mas para ter um OC eficiente, precisamos de uma mobo mais cara e um sistema de refrigeração melhor que também custa uma grana... aonde está o custo benefício no final das contas?

 

A galera que só joga tem que parar de ficar vendo comparativos de benchmark sintéticos e começar a ver a realidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2011 comprei meu Phenom II X6 (hexa core real), confiando nessa conversa de que "os jogos usarão mais cores"... até hoje estou esperando isso, até agora nada mudou e nem há previsão de mudar. Os jogos ainda continuam pedindo núcleos eficientes que consigam alimentar as VGAs da melhor forma possível e nisso a AMD ficou para trás da Intel já há alguns bons anos. Não existe mais essa de "AMD é melhor para jogos", infelizmente.

 

Eu já disse isso aqui no forum, mas depois que eu vi um i3 de quarta geração surrar meu Phenom (que perde pouco para um FX) em um BF4 multiplayer da vida que exige multiprocessamento, eu simplesmente me deitei no chão do quarto em posição fetal e comecei a chorar. É sério.

 

Com um orçamento apertado e sem previsão de troca de peças a curto prazo, com certeza o FX é uma boa opção, não estou dizendo o contrário. Mas se há certa liberdade no orçamento, a Intel te trás muito mais benefícios, como TDP baixo, custo energético baixo, e possibilidade de upgrade para outros níveis de processador (i5 e i7). Em contrapartida a AMD só oferece o overclock, mas para ter um OC eficiente, precisamos de uma mobo mais cara e um sistema de refrigeração melhor que também custa uma grana... aonde está o custo benefício no final das contas?

 

A galera que só joga tem que parar de ficar vendo comparativos de benchmark sintéticos e começar a ver a realidade.

Tens toda a razão @DarkSideZin, é o que tento dizer em todo tópico que me aparecem com um FX-6300, mas nem sempre adianta, AMD se continuar assim vai á falência, não fazem nada novo desde 2012, reciclou o soquete, agora as placas de vídeo, já demitiram funcionários pra reduzir o custo, tentaram vender um terreno, tá fogo o negócio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil a amd ir pra falência, em relação a placas de vídeo o custo benefício é melhor que a nvidia, e sempre vai ter gente que não pode ou não está afim de pagar mais por desempenho equivalente, já em relação a processadores ela perde sim pra intel(o melhor da intel é muito superior ao melhor da amd), mas tem um custo benefício muito bom. Um i3 de quarta geração pode ser melhor que o fx, mas é um dual core do mesmo jeito, ele tá abaixo dos requisitos mínimos de lords of the fallen, que pede um core 2 quad, lógico que pode ser que rode estavelmente, mas se ele pede quatro cores e recomenda um octa, então pode significar alguma coisa. Meu i3 não vai lidar muito bem com uma r9 270, e eu não tenho por agora como ir pra um i5 muito menos i7, então vou de fx mesmo, ou o 6300 ou 0 8320, que ainda não tenho certeza.

O playstation 4 e o xbox one têm processadores de oito núcleos, se o i3 é assim tão maravilhoso porque não são 2 cores com hyperthreading nos consoles? O i3 é mais barato que o fx 8320, seria menos dinheiro pra eles e mais performance e mais lucro, não? Em jogos mais antigos o i3 vai vencer os benchmarks do fx 6300 sim, porque eles são de processamento em um ou dois cores, mas eu tenho visto uma tendência a cada vez pedirem mais cores nos requisitos recomendados em jogos na steam. Um i3 pode ser bom, mas ele só é bom pra jogos otimizados pra processamento em poucos cores, e se a única coisa que importa é desempenho por core individual um core 2 duo já tá ótimo pra uma máquina high end, né?


E os benchmarks, em jogos mesmo, não sintéticos, mostram que na r9 270 a diferença entre os fx e o i5 e i7 é muito pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil a amd ir pra falência, em relação a placas de vídeo o custo benefício é melhor que a nvidia, e sempre vai ter gente que não pode ou não está afim de pagar mais por desempenho equivalente, já em relação a processadores ela perde sim pra intel(o melhor da intel é muito superior ao melhor da amd), mas tem um custo benefício muito bom. Um i3 de quarta geração pode ser melhor que o fx, mas é um dual core do mesmo jeito, ele tá abaixo dos requisitos mínimos de lords of the fallen, que pede um core 2 quad, lógico que pode ser que rode estavelmente, mas se ele pede quatro cores e recomenda um octa, então pode significar alguma coisa. Meu i3 não vai lidar muito bem com uma r9 270, e eu não tenho por agora como ir pra um i5 muito menos i7, então vou de fx mesmo, ou o 6300 ou 0 8320, que ainda não tenho certeza.

O playstation 4 e o xbox one têm processadores de oito núcleos, se o i3 é assim tão maravilhoso porque não são 2 cores com hyperthreading nos consoles? O i3 é mais barato que o fx 8320, seria menos dinheiro pra eles e mais performance e mais lucro, não? Em jogos mais antigos o i3 vai vencer os benchmarks do fx 6300 sim, porque eles são de processamento em um ou dois cores, mas eu tenho visto uma tendência a cada vez pedirem mais cores nos requisitos recomendados em jogos na steam. Um i3 pode ser bom, mas ele só é bom pra jogos otimizados pra processamento em poucos cores, e se a única coisa que importa é desempenho por core individual um core 2 duo já tá ótimo pra uma máquina high end, né?

E os benchmarks, em jogos mesmo, não sintéticos, mostram que na r9 270 a diferença entre os fx e o i5 e i7 é muito pequena.

É claro que a diferença é pequena, um FX-6300 segura a R9 270, agora bota uma R9 280X/GTX 770 pra tu ver a diferença, quero ver um FX-8350 segurar uma GTX 980, TITAN Z, 780 Ti, R9 295X2, uma empresa que faz processadores e placas de vídeo, lança uma placa de vídeo top mas não tem processador pra acompanhar a mesma, sentido não faz, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSideZin aliás, nesse vídeo que o i3 deu uma sova no seu phenom, você viu direito a qualidade em que a pessoa estava jogando? às vezes está em resolução menor, sem anti aliasing, sem filtro anisotrópico e etc.


Aqui a 280 x e a 980: 

 

Não segura tão bem quanto o i5 ou o i7, ok, mas melhor que o i3 eu garanto. E a questão aqui é só i3 3240 versus o fx.


Olha, eu não tinha visto o video da gtx 980 todo... e o i3 ficou melhor que o fx 6350.... velho... é sério... eu vim aqui me retratar... o i3 segura sim a 980... e agora eu fiquei bem confuso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom, vamos por partes, mas não pretendo me prolongar muito nessa discussão. No final das contas o seu bolso é seu guia, use as opiniões de cada um com sabedoria e faça sua escolha!

 

1 - A AMD ir a falência talvez seja difícil, ainda mais depois da parceria fechada com Sony e Microsoft. O problema é eles apenas focarem nos consoles, aí ferrou.

2 - Você está baseando sua opinião em requisitos mínimos de um único jogo. Um C2Q é muito antigo e tem uma arquitetura antiga... não é porque é recomendado um processador quad antigo que um dual atual não vai atender as exigências do jogo. Não se leva só em consideração os cores, leva-se em consideração a arquitetura, o processo de fabricação, a eficiência energética e vários outros fatores. Essa evolução ocorre no passar dos anos.

3 - Sobre os consoles, mais uma vez você se baseia somente em quantidade de cores. Essa linha Jaguar que equipa o PS4 e Xbox nada mais é que um processador específico para notebooks e tablets que está sendo utilizado nos consoles. Não compare esse mundo com os desktops, por favor, pois estes processadores Jaguar perdem até para os APUs de Desktop em questão de performance geral. Se você consegue jogar jogos da última geração em um console, agradeça à otimização (e gráficos grotescos).

4 - O teste que eu havia feito com um PC de um amigo meu utilizou a mesma configuração, qualidade e monitor. Foi uma experiência indiscutível e consegui provas depois em benchmarks de sites confiáveis.

 

Já que você gosta do Papa Hardware, olha aí (de preferência lá pelos 9 minutos):

 

 

Olha o FX perdendo aí de novo pro i3 e tomando sufoco do Pentiunzinho.

 

Mais uma vez reitero que a decisão final é toda sua e o dinheiro é seu. Apenas acho que você se preocupa demais com os requerimentos mínimos dos jogos que nem sempre refletem a realidade. O BF4 mesmo exigia uma config mínima absurda, mas depois de várias otimizações qualquer APU meia boca roda hoje em dia.

 

Espero ter contribuido e enriquecido o tópico com informações úteis. Boa sorte! :cool:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NigeriaMan @DarkSideZin Olha, eu to chocado, eu não sabia da força do i3, vocês realmente estavam certos. Talvez não valha a pena trocar agora. Vou esperar ou a amd lançar um processador melhor ou então esperar pra comprar um i5 mesmo. Ao invés de trocar de processador eu vou comprar uns cabos sata em L e ver se consigo por uma 270, uma 660 ou uma 750 ti aqui na minha mobo mesmo. Vou continuar com o i3 mesmo no final das contas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NigeriaMan @DarkSideZin Olha, eu to chocado, eu não sabia da força do i3, vocês realmente estavam certos. Talvez não valha a pena trocar agora. Vou esperar ou a amd lançar um processador melhor ou então esperar pra comprar um i5 mesmo. Ao invés de trocar de processador eu vou comprar uns cabos sata em L e ver se consigo por uma 270, uma 660 ou uma 750 ti aqui na minha mobo mesmo. Vou continuar com o i3 mesmo no final das contas.

 

Eu nunca vou me considerar certo em alguma coisa, não sou o dono da razão. Todos que postaram no tópico tem suas opiniões válidas. ;)

 

No seu caso nem precisa trocar a plataforma, ainda se vende o i5 3330 que já vai dar uma boa diferença de desempenho caso você precise futuramente.

 

E aproveite que tem a 270x da MSI por 679 (http://www.megamamute.com.br/produto/placa-de-video-amd-radeon-r9-270x-2gb-gddr5-pci-express-3-0-r9-270x-gaming-2g-msi-74087). Comprei a mesma essa semana, esperando por um gargalo danado no meu Phenom e para minha surpresa esse gargalo não foi tão ruim, exceto em jogos CPU bound (Arma 3 por exemplo). Na sua situação vai ser a mesma coisa e até melhor se pegar essa mesma VGA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSideZin o i5 3330 tá de 530, acho que não vale a pena por enquanto. Depois eu pego um da quarta geração, os haswell estão melhores que os ivy bridge e a diferença pra um da quarta é de 100 reais mais ou menos, e daqui a pouco vão parar de fazer mobo 1155. Agora que eu vi que o i3 não é uma falha eu vou ficar com ele. Vou agora ver se vou de 270 ou 660, quero ver qual a mais estável, vou comparar médias e mínimas e temperatura e consumo... Se bem que a 270 compete com a 760... Vou pesquisar direitinho. É confiável o megamamute? Até hj so comprei no kabum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSideZin o i5 3330 tá de 530, acho que não vale a pena por enquanto. Depois eu pego um da quarta geração, os haswell estão melhores que os ivy bridge e a diferença pra um da quarta é de 100 reais mais ou menos, e daqui a pouco vão parar de fazer mobo 1155. Agora que eu vi que o i3 não é uma falha eu vou ficar com ele. Vou agora ver se vou de 270 ou 660, quero ver qual a mais estável, vou comparar médias e mínimas e temperatura e consumo... Se bem que a 270 compete com a 760... Vou pesquisar direitinho. É confiável o megamamute? Até hj so comprei no kabum.

 

É bobeira você pegar uma 660 hoje em dia. Na mesma faixa de preço você pega um 750ti, r7 265 ou r9 270. A GTX 760 está mais para a r9 270x.

 

É uma boa loja sim e tem um dos melhores preços também. A minha VGA comprei na Guerra Digital, ótima loja, o Sr. Élcio Guerra é gente boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tinha deixado esse assunto pra lá... mas depois de ver alguns vídeos eu senti uma certa engasgada em vídeos com i3 que não vejo nos com o 6300, ambos com a r9 270x... E os testes do vídeo do papa hardware são benchmarks fixos... será que na hora de jogar mesmo não tem diferença? Porque sei lá, até um dual core simples vai rodar um jogo em um certo fps, mas eu vi um vídeo de um core 2 duo, eu acho, contra um i7, e os fps não eram muito distantes, mas as coisas eram bem engasgadas, no dual core elas não fluíam direito. Será que o i3 não sofre com isso? No batman arkham origins no jogo mesmo os fps eram bem diferentes do benchmark que eu fiz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tinha deixado esse assunto pra lá... mas depois de ver alguns vídeos eu senti uma certa engasgada em vídeos com i3 que não vejo nos com o 6300, ambos com a r9 270x... E os testes do vídeo do papa hardware são benchmarks fixos... será que na hora de jogar mesmo não tem diferença? Porque sei lá, até um dual core simples vai rodar um jogo em um certo fps, mas eu vi um vídeo de um core 2 duo, eu acho, contra um i7, e os fps não eram muito distantes, mas as coisas eram bem engasgadas, no dual core elas não fluíam direito. Será que o i3 não sofre com isso? No batman arkham origins no jogo mesmo os fps eram bem diferentes do benchmark que eu fiz...

 

Não sei como a sua grana está disponível, mas é fácil resolver. Compre a VGA primeiro e faça testes, assim como eu fiz com a minha VGA. Se você se sentir muito insatisfeito com a performance, eu aconselharia apenas trocar seu processador... vai gastar menos do que trocar a plataforma para AMD e a performance será infinitamente superior.

 

Gargalo, dependendo do jogo, acontece até em i7. As pessoas generalizaram esse termo sem antes entender que antes de mais nada, tem que se avaliar como cada jogo foi desenvolvido. No meu caso, senti uma diferença gigantesca de uma GTX 460 para uma R9 270x, mas isso em jogos que usam praticamente só a VGA. Em jogos que dependem do processador também e da eficiência de seus cores (Arma 3, Dayz, Multiplayer do BF4, por exemplo) eu senti muitos drops e até nenhuma diferença, como no caso do Arma 3.

 

Reitero que seu caso está bem fácil de resolver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSideZin minha mobo é bem mais ou menos, mesmo colocando cabos sata em L eu não sei se cabe uma vga dual slot, e eu tenho receio de comprar uma nova lga 1155 e depois ter que comprar outra 1150 + processador... ia ser dinheiro no lixo, porque quase não tem mais processadores ivy bridge pra vender. E pode ser uma ideia boa comprar a vga e testar... vou ver melhor se com os cabos em L sobra espaço aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSideZin minha mobo é bem mais ou menos, mesmo colocando cabos sata em L eu não sei se cabe uma vga dual slot, e eu tenho receio de comprar uma nova lga 1155 e depois ter que comprar outra 1150 + processador... ia ser dinheiro no lixo, porque quase não tem mais processadores ivy bridge pra vender. E pode ser uma ideia boa comprar a vga e testar... vou ver melhor se com os cabos em L sobra espaço aqui.

 

De olho e utilizando o cabo e a VGA de exemplo abaixo:

 

http://www.waz.com.br/cabo-sata-6gb-s-dados-45cm-conector-em-l-okgear-blue-ok18a3rub12-box.html

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx-750-ti-windforce-x2-2gb-128bits-gv-n75twf2oc-2gi-box

 

Eu tenho quase certeza que dá. Mas a ideia que eu te dei continua a mesma... compra a VGA primeiro e veja se cabe certinho. Se não der, você não gastou dinheiro à toa. E processador Ivy ainda tem sim, principalmente o i5 3330.

 

De qualquer forma, o dinheiro que você gastaria com uma mobo GA970 + FX 6300 daria para comprar uma H81 + i5 4460. Se for de i3, sai mais barato.

 

Acredito ser melhor comprar a VGA primeiro pra depois decidir o que fazer. Eu pessoalmente faria assim (como já fiz inclusive).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, o dinheiro que você gastaria com uma mobo GA970 + FX 6300 daria para comprar uma H81 + i5 4460. Se for de i3, sai mais barato.

Da onde tirou esses incriveis preços ? Porque quero comprar, se não for aquelas lojas tipo compreaquienuncavejaseuproduto.com .-.

Mesmo que eu tivesse dinheiro prum i5 eu compraria o fx6300, gastar mais 200 reais pra ganhar 0.8 segs de velocidade ou 6 fps pra mim é altamente desnecessario pra mim, usuario não entusiasta.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bispo. Eu nem tinha prestado atenção ao preço que ele falou kk na verdade, o fx 6300 + a ga970 é menos que um i5 sozinho sem a mobo. acho que o i3 haswell mais simples com uma h81 fica bem próximo o preço, mas o i5 é bem mais caro. E em placas mid a diferença é menor que 5 fps na verdade, a questão maior é só nas high end, que perde uns 10 ou 20.

Eu agora só to em dúvida em relação à suavidade nos jogos, qual dos dois é mais estável e tem menos engasgo. Você sente engasgos/travadas quando joga, bispo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-fx-6300-3-5ghz-8mb-six-core-box

 

R$ 678,48

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-asus-h81m-a-br-chipset-h81-lga-1150-box

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i5-4460-haswell-3-2ghz-6mb-quad-core-box

 

R$ 801,68

 

Tá, forcei em dizer que era o mesmo preço, mas R$ 120,00 (pesquisando melhor cai pra uns 100) é totalmente justificável. Já dei minhas opiniões sobre as plataformas, não vou aqui ficar postando novamente as mesmas coisas. Espero ter ajudado!

 

De um usuário também não entusiasta, mas realista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-fx-6300-3-5ghz-8mb-six-core-box

 

R$ 678,48

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-asus-h81m-a-br-chipset-h81-lga-1150-box

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i5-4460-haswell-3-2ghz-6mb-quad-core-box

 

R$ 801,68

 

Tá, forcei em dizer que era o mesmo preço, mas R$ 120,00 (pesquisando melhor cai pra uns 100) é totalmente justificável. Já dei minhas opiniões sobre as plataformas, não vou aqui ficar postando novamente as mesmas coisas. Espero ter ajudado!

 

De um usuário também não entusiasta, mas realista.

Concordo totalmente, se realmente for trocar de processador, que acho desnecessário, não troque para um com desempenho semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sinto engasgo nenhum, nunca travou cmg, a não ser quando usei o photoshop, sony vegas e cinema4D juntos, abri o gerenciador de tarefas e notei que o uso da memoria estava em 98% e o uso do cpu estava apenas 8% . Sobre barulhos de cooler, nunca sequer ouvi algum barulho, a não ser do cooler do meu modem de internet k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha nossa

Ainda essa discussão

 

dorys, é sério que você ainda tá cogitando gastar 680,00 numa config semelhante à sua ao invés de 800,00 numa superior????

 

Olha o que eu falei lá na 2ª página:

 

Trocar de i3 pra 6300 é andar de lado e voltar no tempo, você vai melhorar em alguns pontos, piorar em outros e não terá opção de upgrade nenhuma. Sem falar no cooler da AMD que parece um ventilador, tamanho barulho que faz, a não ser que você acrescente uns 70~100,00 para a compra de um outro cooler. Complicado falar em jogos next gen e comprar processador de 2012.

 

Se você quer trocar seu i3 de qualquer forma, eu te indicaria juntar mais grana e evoluir para qualquer i5 da geração mais recente, não tem comparação nenhuma.

 

Abraços!

 

Ainda tá valendo até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um porsche carrera 1990 é mais economico que qualquer carro popular atual, tendo muito mais potencia, e conforto. O que importa para um produto, seja uma bolsa plastica ou um tanque de guerra, é sua qualidade e não o seu tempo, desde que este permaneça em bom estado.<br />

Não comprei outro cooler, meu cooler não faz barulho (todos falam isso, talvez por meu processador tem um mês, por enquanto tá ok). . Nunca tive superaquecimento, gargalo, travamento e nada do tipo. Compraria um i5 se eu já tivesse gastado o máximo possivel em coisas que eu pudesse realmente notar alguma diferença, que seria pegar essa economia e aplicar num SSD, tendo um ganho de velocidade absurdo, ou gastar 200 reais em uma placa de video, trocando de uma r9 270x pra uma 280, trocando um monitor LCd por um de Led de qualidade, enfim, coisas que eu notasse a diferença, e não mais 2 fps ingame ou uma renderização num programa x com ganho de meio segundo de velocidade. Gasto 200 reais adicionando um pouco e comprando um SSD, gasto 200 reais comprando 3 jogos na origin, gasto 200reais comprando mais um pente de memoria decente, gasto 200 reais em um shopping, comprando ou fazendo algo prazeroso, gasto 200 reais juntando e viajando no final de ano. Algo mais louvavel do que micro-segundos de velocidade 2% de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!