Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RedFil

Roteador + Modem = Redes diferentes?

Recommended Posts

Eae galera!

Estou tendo um problema que deve ser comum, mas não consegui achar uma solução pra mim porque não sei como se chama o que devo aplicar  =/

Situação:

Tenho Vivo Fibra com um modem principal da Sagemcom, modelo "F@ST 5340 TFN", e um roteador da TP-LINK, modelo "TL-WR941ND";

O roteador está conectado diretamente com o modem principal via cabo (LAN), como um roteador normal;

Tenho 2 computadores Windows conectados diretamente no modem principal;

Tenho 1 Notebook conectado no WiFi do roteador.

Problema:

Os desktops não conseguem encontrar o Notebook na rede e nem o Notebook encontra os desktops na rede;

Mas os 2 desktops se encontram sem problema.

Dúvidas:

1 - A rede do roteador é diferente da rede do modem principal?

2 - Como se chama a solução para o meu problema para eu poder buscar como executá-la?

3 - Como se chama a tecnologia que lugares muito grandes fazem de ter vários pontos distribuindo a mesma rede e mesmo que você vá a dois pontos bem longes a rede não é perdida?

Obs.:

A princípio não consegui fazer um bridge com o roteador porque eu queria manter a conexão via LAN com o modem e no menu do roteador só havia a opção de fazer bridge de outra WiFi.

Agradeço qualquer ajuda.  =)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Respondendo as perguntas:

1) Ao que tudo indica, de acordo com seu relato, sim.

2) A solução seria colocar ambas as "sub-redes" (a cabeada do modem/router e a Wireless do roteador) na mesma rede.

3) Redes sem fio com repetidores de sinal.

Vou tentar ser o menos complicado possível, me desculpe se não conseguir. Vamos lá:

- Abra o Prompt de comando (em um dos desktops e no notebook);

- Digite ipconfig e anote ambos os endereços IP das máquinas;

- você deve notar que em uma delas deve estar como 192.168.0.x e na outra (deve ser) 192.168.1.x. O problema deve estar aí; para as máquinas "conversarem", ambas precisar ter endereços "iguais", mudando apenas o último dígito (ou seja, ambas precisam ter o endereço 192.168.0.x ou 192.168.1.x, onde x é um número entre 2 e 254).

- Como sugestão, acesse as configurações do roteador e altere o IP da Lan para um da mesma rede do seu modem router. Exemplo: caso você veja no ipconfig do Desktop um endereço com 192.168.0.102 e no notebook veja algo como 192.168.1.101, altere no roteador (onde está ligado o note via wireless) o IP da Lan (que deve ser 192.168.1.1 para 192.168.0.150).

Confundiu? Bom, tente e poste o resultado. Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Dúvidas:

1 - A rede do roteador é diferente da rede do modem principal?

2 - Como se chama a solução para o meu problema para eu poder buscar como executá-la?

3 - Como se chama a tecnologia que lugares muito grandes fazem de ter vários pontos distribuindo a mesma rede e mesmo que você vá a dois pontos bem longes a rede não é perdida?

1. Sim a rede pode ser diferente não apenas por estar com IPs diferentes, mas porque pelo que entendi usa a porta WAN do roteador. Toda vez que se usa esta porta, por padrão o roteador separa as redes.

2. Você teria que colocar ambos na mesma sub-rede IP conforme informado, mas usar conexão LAN-LAN (roteador como AP)

3. Depende, em grandes distâncias podemos utilizar VPNs, que no caso é criar um túnel dentro de uma rede qualquer para trafegar dados de sua rede. Se for em wireless, é o roaming, que é a comunicação por trás dos APs que é realizado para que você obtenha acesso a rede. É o que ocorre com o celular, quando você está utilizando a rede e se movendo, existem sistemas que determinam qual a próxima antena mais próxima e a prepara para receber sem que você perca o acesso. Como deve perceber, nem sempre funciona com velocidade boa suficiente, existem problemas onde a chamada cai, surgem ecos, etc. Mas depois de um tempo, você estabelece o handshake e está apto a acessar a rede novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite,

Respondendo as perguntas:

1) Ao que tudo indica, de acordo com seu relato, sim.

2) A solução seria colocar ambas as "sub-redes" (a cabeada do modem/router e a Wireless do roteador) na mesma rede.

3) Redes sem fio com repetidores de sinal.

Vou tentar ser o menos complicado possível, me desculpe se não conseguir. Vamos lá:

- Abra o Prompt de comando (em um dos desktops e no notebook);

- Digite ipconfig e anote ambos os endereços IP das máquinas;

- você deve notar que em uma delas deve estar como 192.168.0.x e na outra (deve ser) 192.168.1.x. O problema deve estar aí; para as máquinas "conversarem", ambas precisar ter endereços "iguais", mudando apenas o último dígito (ou seja, ambas precisam ter o endereço 192.168.0.x ou 192.168.1.x, onde x é um número entre 2 e 254).

- Como sugestão, acesse as configurações do roteador e altere o IP da Lan para um da mesma rede do seu modem router. Exemplo: caso você veja no ipconfig do Desktop um endereço com 192.168.0.102 e no notebook veja algo como 192.168.1.101, altere no roteador (onde está ligado o note via wireless) o IP da Lan (que deve ser 192.168.1.1 para 192.168.0.150).

Confundiu? Bom, tente e poste o resultado. Espero ter ajudado.

1. Sim a rede pode ser diferente não apenas por estar com IPs diferentes, mas porque pelo que entendi usa a porta WAN do roteador. Toda vez que se usa esta porta, por padrão o roteador separa as redes.

2. Você teria que colocar ambos na mesma sub-rede IP conforme informado, mas usar conexão LAN-LAN (roteador como AP)

3. Depende, em grandes distâncias podemos utilizar VPNs, que no caso é criar um túnel dentro de uma rede qualquer para trafegar dados de sua rede. Se for em wireless, é o roaming, que é a comunicação por trás dos APs que é realizado para que você obtenha acesso a rede. É o que ocorre com o celular, quando você está utilizando a rede e se movendo, existem sistemas que determinam qual a próxima antena mais próxima e a prepara para receber sem que você perca o acesso. Como deve perceber, nem sempre funciona com velocidade boa suficiente, existem problemas onde a chamada cai, surgem ecos, etc. Mas depois de um tempo, você estabelece o handshake e está apto a acessar a rede novamente.

Primeiramente, muito obrigado pelas respostas.

Pesquisei um pouco sobre AP e muitos me redirecionavam pra WDS e Repetidores, e em um tutorial que eu vi o cara tava fazendo o mesmo processo que um outro dizia para fazer só que com nome de Bridge.

AP, WDS, Repetidores e Bridge são a mesma coisa?

Bem, pra testar um destes tutoriais de WDS eu desisti de manter o roteador diretamente ligado via cabo (LAN / WAN) e tentar fazer ele como um repetidor wireless.

Mas seguindo o tutorial deu problema exatamente por causa dos IPs/Gateways diferentes, um tava 192.168.1.1 e o outro como 192.168.0.1, descobri só depois de ler a dica de vocês.  ;)

Resumo do que fiz:

1 - Mudei o LAN IP do Roteador;

2 - Fiz o Wireless ser transmitido no mesmo canal que o modem principal;

3 - Desativei o DHCP Server e mandei ele usar o Gateway padrão de 192.168.1.1 (o IP do principal);

4 - Ativei uma opção chamada "Enable WDS Bridging" e colocando nas opções as informações do meu modem principal (SSID, MAC e senha).

Descobri depois, testando, que colocando o mesmo nome tanto para a rede do roteador quando no modem principal elas não se repetem nas listas de WiFi dos dispositivos...  =)

(É isso que faz com que ele tente detectar qual a próxima antena e a preparar, como o dwatashi disse?)

Resumindo, consegui fazer funcionar o que eu chamava até agora de Bridge apenas. Mas com medo de que tenha sacrificado a qualidade do(s) sinais...  =/

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais