Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx 8150 Em 50ºc E Fan À 6000 Rpm


Posts recomendados

Galera bom dia,

 

Probleminha kkk, então, em idle meu pc fica numa temp. boa e sem ruído, porém em full load, "Jogando", ele chegou um máximo de 55ºC isso com mais de 5 horas de game, que é uma temp. dentro dos padrões, certo ?

 

Com menos tempo jogando, tipo umas 2 horas, ele fica em torno de 49 à 52ºC, o problema é que tirando o idle, em qualquer tempo de jogo a bendita fan fica de 5500 à 6000 RPM, e nossa, que baaaaarulhooooo infernal.

 

Na bios já esta ativo o Cool'n'Quiet, no monitoramento está com perfil Silent, no perfil AMD onde temmos: Power Saving, Normal e Turbo, deixei em Power Saving, pois o Silent predomina. Tem umas outras opções na bios que nao entendi direito, mais é algo falando sobre a menor taxa de rotação da ventoinha, tendo opção de 100 a 600 rpm, de fábrica veio setada em 600.

 

Queria saber se tem como fazer algo, sei lá, tive uma ideia de fazer um configuração no Speedfan assim:

 

Temperatura Velocidade FAN %

Até 30º 30%

De 40 a 50º 40%

De 50 a 60º 50%

De 60 a 70º 70%

Acima de 70º de 70 a 100%

 

Sendo que o meu ficaria nessa de De 50 a 60º 50%, porém não sei usar o Speedfan, e tabém não sei fazer isso na bios.

Meu gabinete é de fabrica refrigeração turbo, com 3 fans 120mm, uma na frente e 2 do lado, jogando ar frio. O cooler é box, já vi que outros tipo o Hyper tx3 resolve, mais agora to sem grana pra fazer isso.

 

Placa mãe: Asus m5a97 LE R2.0

 

Vaaaleu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, obrigado pelas dicas!!

Fiz ontem uma config. na bios, setei a fan para rodar no maximo 3200 Rpm, minimo 2000 Rpm, a temperatura deixei padrão 20ºc min e 70ºc max.

O ruído fico uma "uva" kk, mas me deu um outra dúvida, fui ver o monitoramento pelo HW Monitor, e ficou assim: CPU temperature bateu nos 65ºc, porém vi que tem um opção que mostra meu processador com o nome certinho, Fx 8150 [...], nele fico nos 37º a 40ºc, o que devo avaliar no HW, cpu temperature ou temperatura dos cores (processador fx 8150) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura que deve ser levada em consideração são as dos cores com o limite recomendado de 61C.

O Overdrive que pode ser baixado aqui é da própria AMD e ele mostra o Thermal Margin que são quantos graus faltam para atingir o limite suportado.

 

Eu pessoalmente manteria as temperaturas CPU Upper e CPU Lower padrões da bios.

Se o ruído for problema eu pessoalmente só diminuiria o CPU Fan Max Duty Cycle para por exemplo uns 70% ou 80%.

Dessa forma a rotação máxima da fan será diminuída mas se atente que obviamente é possível também a temperatura dos cores aumentarem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

A temperatura que deve ser levada em consideração são as dos cores com o limite recomendado de 61C.
O Overdrive que pode ser baixado aqui é da própria AMD e ele mostra o Thermal Margin que são quantos graus faltam para atingir o limite suportado.
 
Eu pessoalmente manteria as temperaturas CPU Upper e CPU Lower padrões da bios.
Se o ruído for problema eu pessoalmente só diminuiria o CPU Fan Max Duty Cycle para por exemplo uns 70% ou 80%.
Dessa forma a rotação máxima da fan será diminuída mas se atente que obviamente é possível também a temperatura dos cores aumentarem.

 

Amigo, foi exatamente o que fiz kk (que alívio)

como nao entendo muito, deixei o CPU Upper e CPU Lower da minha placa padrão, que é respectivamente 20º para mínimo e 70º para máximo.

Mudei as rotações da fan para mínimo 20% e máximo 32%, porque 70% ainda fez barulho pra K7, a dúvida é: no monitoramento os dados que verifiquei foi CPU Temperature = 65ºc e tenho quase certeza que os cores ficaram oscilando entre 35 e 40ºc.

O ruído que era meu "Vilão" sumiu quase por completo, mais devo me preocupar com esses 65ºc da CPU ?

 

Tenho dúvida, CPU Temperature que aparece no HW monitor é = Gabinete ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que dependendo da placa mãe o HwMonitor nem mostraria o CPU Temperature.

 

Eu pessoalmente nem sei dizer se essa temperatura é mesmo confiável.

Eu confiaria nas temperaturas dos cores ou no Thermal Margin do AMD Overdrive.

 

Eu também ficaria atento em deixar o máximo em apenas 32% quando o processador estiver em load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Creio que dependendo da placa mãe o HwMonitor nem mostraria o CPU Temperature.
 
Eu pessoalmente nem sei dizer se essa temperatura é mesmo confiável.
Eu confiaria nas temperaturas dos cores ou no Thermal Margin do AMD Overdrive.
 
Eu também ficaria atento em deixar o máximo em apenas 32% quando o processador estiver em load.

 

Certo,

 

Hoje vou instalar o overdrive pra conferir, mas ontem fiz um teste, joguei em torno de 2h e meia em 1920x1080 60FPS

e a temperatura do core oscilou entre 39 a 47ºc, a temperatura CPU oscilou entre 49 a 60ºc, a maior parte dessas 2 horas de teste, ficou estabilizada em 60ºc, depois disso passei a CPU fan max duty cycle para 45%.

 

Minha ideia é ficar nessa configuração até eu poder comprar o Hyper TX3, so fico com medo de comprar ele, e mesmo assim ainda continuar com problema de aquecimento e muito ruído.

 

Valeeeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!