Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração - 212 plus, testes 0% e 100% CPU - I7 4790k


Ir à solução Resolvido por Marco A de Avila,

Posts recomendados

Boas pessoal!!
 
Possuo uma Mobo Gigabyte Z97m-D3h - CPU i7 4790K - 2x 8MB Corsair 1600, um sistema Cooler Master 212 Plus com 01 ventoinha e fonte Seventeam 620 real.
 
Meu gabinete é antigo e possui 02 aberturas para ventoinhas ao fundo de 80mm cada e uma na lateral de 120mm.
Toda as aberturas estão sem utilização, porém as do fundo (80mm), podem ser utilizadas e a da lateral (120mm), esta inutilizada pois o sistema cooler 212 Plus ocupou todo o espaço.
 
Realizei o seguinte teste abaixo com o Aida 64 em meu 212 Plus e i7 4790K, sendo o Tcase de 72,72ºC.
 
TESTE 01

Temperatura ambiente 20ºC e 3 minutos em cada etapa (CPU+FPU Stress ºC).
 
CPU%               RPM               CPU ºC              SYSTEM ºC

  0                        700                  24                        30

  0                      1000                  23                        30

  0                      1500                  22                        29

  0                      2000                  22                        28

100                    2000                  59                        30

100                    1500                  62                        31

100                    1000                  65                        32

100                      700                  70                        32

 

TESTE 02

Temperatura ambiente 20ºC,5 minutos em cada etapa e ventoinha a 2000 RPMs.

 

                    CPU Stress ºC               CPU+FPU Stress ºC               FPU Stress ºC

Mobo                   30                                      32                                        32

CPU                    51                                      70                                        86

Core 01               60                                      80                                        91

Core 02               58                                      80                                        95

Core 03               60                                      79                                        93

Core 04               53                                      76                                        89

 

Minha utilização principalmente é para trabalho de escritório (Office 2013), (Photoshop CS6) para correção de fotografias e backup no (Acronis 2010).

 

Minha dúvida é se o sistema de refrigeração está bem. Ou se adiciono outra ventoinha de 120mm no sistema 212 Plus como Exaustão e nesse caso se poderia adaptar esta ventoinha extra no soquete da CPU FAN para haver o controle pleno pela MOBO no sistema de refrigeração (cada ventoinha possui a corrente de 0,36A e consumo de 4.32W de máximas e assim perfazendo um total de 0,72A e 8,64W, em ambas as ventoinhas em máxima), será que sobrecarregará a Mobo? Ou então adicionaria nas aberturas traseiras 02 ventoinhas de 80mm de 4 pinos, sendo uma em exaustão e outra soprando, ligando as nos soquetes 01 e 02 Fan System, o problema é que é muito apertado para essa segunda opção e será que com mais duas ventoinhas não aumentará o barulho?

 

Muito obrigado pelo interesse.

 

 

Grato, Marco A de Avila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não tenho familiaridade com o teste de stress do AIDA e o 4790K.

 

Veja o resultado de outro colega que tem o I7 4790K e o 212 Evo:

 

fu49j6.jpg

 

No teste, a temperatura máxima de um dos cores atingiu 75C,

Se os testes que você fez foi com o turbo ativado eu diria que os seus resultados estão de acordo também.

 

Eu tenho o Hyper 212 Plus com o I5 3550.

Em teste de stress pelo Prime95 as temperaturas máximas dos cores ficam em torno de 55C em temperatura ambiente de 20C.

Os resultados são idênticos usando uma ou duas fans.

 

Eu creio que esses processadores da quarta geração acabem mesmo tendo temperaturas mais altas quando comparadas com as gerações anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre instalar ventoinhas há que se ter um critério, não se pode instalar em todos os pontos existentes nos gabinetes, porque na minha opinião eles não obedecem nenhuma regra técnica a não ser fazer furação onde tiver espaço.

Existem normas a serem seguidas em se tratando de vazão de ar, onde os valões de sucção e expiração tem que serem equilibrados sob pena de entrar em colapso e se anularem.

Considerando que tudo aquece no computador e os hds aquecem tanto quanto processadores mas poucos se importam com isso, inclusive não adianta ter um cooler para o processador poderoso se não tiver um sistema eficiente como um todo porque será aspirado ar quente sob o processador. 

Creio que ao colocar um ou dois no frontal, estará aspirando ar ambiente para o interior inclusive refrigerando os hds, e outro na traseira do pc, assim o ar aspirado irá percorrer todo interior do gabinete e irá refrigerar todos os componentes.

Cooler na lateral também funciona bem, mas para injetar ar para o interior porque a ventoinha do processador aspira o ar, de modo que se o cooler lateral também aspirar compromete o processador.

Segundo a lei de física, onde o ar quente sobe, comprei um gabinete com fonte na parte inferior do pc, com um cooler de 120 mm no frontal e outro da mesma capacidade na traseira, isso aumenta a eficiência do conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boas,

 

 

Muito obrigado pela orientação e explicações. Para o momento não pretendo trocar o gabinete, mesmo porquê o sitema não ultrapassou os 32 graus. O meu trabalho não exerce alta performance como utilizei nos testes acima, agora somente programei a ventoinha a 2.000 RPMs (máxima) ao chegar aos 44 graus. Mais a minha dúvida foi sanada e pelos comentários acredito que o sistema está estável e portanto agradeço as disposição de vocês.

 

Grato, Marco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!