Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R9 280X vs GTX 970


Posts recomendados

Olá amigos,

 

Estou querendo opiniões, bem tenho essas duas opções de GPU´s para escolher:

 

R9 280X Sapphire TRI-X OC Edition, a melhor 280X do mercado por 960 reais (frete e-sedex incluso)

 

Gigabyte GTX 970 G1 gaming, a melhor 970 do mercado por 1510 (frete e-sedex incluso)

 

Sei que a GTX tem desempenho superior e consome bem menos energia, mas gostaria de saber se acham que vale a pena investir esses 550 reais a mais pela placa da NVidia.

 

Comparativos aqui: http://www.anandtech.com/bench/product/1041?vs=1355(saliento que não jogarei nada acima de 1920x1080).

 

abs e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim a GTX 970 é sensacional, vai ser uma placa que vai durar MUITO tempo aí rodando tudo no Ultra...

 

Mas tenho que admitir que essa R9 280X que também é uma placa que ainda vai rodar muito jogo que está por vir no High em Full HD por esse preço de R$960 já com frete incluso e tudo mais é uma ótima opção.

 

Eu como sempre procuro custo-benefício e me contento em jogar no High e infelizmente não tenho muito dinheiro, ficaria com a R9 280X sem sombra de dúvidas, ainda mais por esse preço.

 

Agora se você quer performance acima de tudo, rodar tudo no Ultra e tem a grana, vai na GTX 970 que não haverá arrependimentos.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder Thund, estou com uma outra situação.

 

Meu gabinete é o PCYes Rhino e pelo que vi ele vai ficar no limite ou não caber nenhuma dessas placas monstro aí (3 cooler), tu já viu alguém com esse gabinete e com algumas dessas placas?

 

No site da PCYes diz que o Rhino cabe placas de 31cm,  no site da Sapphire e da Gigabyte eles informam que a placa é ligeiramente menor ou maior (30.8 e 31.2).

 

Estou muito preocupado agora  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a R9 280X vai ficar apertadinha mas vai caber... E a GTX 970 da Gigabyte por esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bVkTo8qajUU vai caber também, creio eu... Deu pra ver que ficou apertado pra caramba, mas coube.

 

Aproveitando THund, minha fonte é uma antiga (tt purepower psh550s-s 600w), algumas referências estão aqui:

 

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817153042

http://www.technic3d.com/review/netzteile/239-thermaltake-purepower-600ap-600w/4.htm

 

No newegg fala de 80% de eficiência e nesse review alemão fala de 90% de eficiência (o que sinceramente duvido), você acha que ela segura uma 280X?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pra ser bem sincero eu pegaria uma fonte nova... Essa aí que você tem é uma fonte de 8 anos atrás, ou seja, projeto antigo, provavelmente múltiplas linhas de 12V e por aí vai...

 

Eu se fosse você compraria uma fonte nova por segurança e pra garantir que você estará tranquilo pelos próximos anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pra ser bem sincero eu pegaria uma fonte nova... Essa aí que você tem é uma fonte de 8 anos atrás, ou seja, projeto antigo, provavelmente múltiplas linhas de 12V e por aí vai...

 

Eu se fosse você compraria uma fonte nova por segurança e pra garantir que você estará tranquilo pelos próximos anos.

 

Meu conhecimento em fontes é básico (potencia, certificação bronze, etc), O que seria essas linhas de 12V e quais seriam os problemas? o fato da minha fonte ter uma eficiência de fonte bronze e ter uma boa potência (é tb de uma boa marca vai), não seria suficiente pra suprir a demanda do pc novo?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As linhas de 12v basicamente alimentam seus principais componentes no PC, como CPU e VGA. Se você tem 40a em 2 linhas de 12v, serão duas linhas de 20a. Geralmente cada linha é responsável por um ou vários componentes e se a soma do consumo dos componentes ultrapassar o que a linha pode oferecer, vai ocorrer instabilidade. Tem gente que defende que isso não ocorre, tem gente que defende o contrário, enfim. Não sou nenhum @faller para tomar partido nesse assunto, mas eu preferi utilizar uma fonte com uma linha só de 12v no meu caso.

 

Recomendo a XFX 550w (TS ou Core Edition) que vai te atender em ambos os casos de VGA.

 

Só tome cuidado com essa versão TRI-X da 280x que deu muito problema por aí. O único modelo que eu não li reclamação foi a da HIS IceqX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As linhas de 12v basicamente alimentam seus principais componentes no PC, como CPU e VGA. Se você tem 40a em 2 linhas de 12v, serão duas linhas de 20a. Geralmente cada linha é responsável por um ou vários componentes e se a soma do consumo dos componentes ultrapassar o que a linha pode oferecer, vai ocorrer instabilidade. Tem gente que defende que isso não ocorre, tem gente que defende o contrário, enfim. Não sou nenhum @faller para tomar partido nesse assunto, mas eu preferi utilizar uma fonte com uma linha só de 12v no meu caso.

 

Recomendo a XFX 550w (TS ou Core Edition) que vai te atender em ambos os casos de VGA.

 

Só tome cuidado com essa versão TRI-X da 280x que deu muito problema por aí. O único modelo que eu não li reclamação foi a da HIS IceqX.

 

Estou entendendo, obrigado por explicar. Uma dúvida:

 

Ter mais linhas não é melhor do que ter só uma?

 

Que problemas ela teve, fiz uma pesquisa no google e não achei nada a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou entendendo, obrigado por explicar. Uma dúvida:

 

Ter mais linhas não é melhor do que ter só uma?

 

Que problemas ela teve, fiz uma pesquisa no google e não achei nada a respeito.

 

Sobre a R9 280x:

https://www.google.com.br/search?q=R9+280X+TRI-X+PROBLEMS&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=wt58VJmUGKGX8Qfd84GYCA

 

E aqui no forum no tópico oficial dessa VGA tem muita reclamação da 280x no geral também.

 

Sobre a fonte:

http://www.hardwarebenchnews.com/wp-content/uploads/2012/09/easy-rail.png

 

Essa explicação acima é muito mais marketing da XFX com o seu Easy Rail, mas explica mais facilmente como funciona essa questão das linhas 12v. Mas como há controvérsias nessas teorias, é mais fácil você se preocurar em pegar uma fonte de qualidade antes de mais nada, como essa XFX que eu passei que é feita pela Seasonic ou uma Seasonic mesmo de 520w que também vai te atender muito bem.

 

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte-xfx-550w-ts-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box

https://www.guerradigital.net/fontes/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

 

Depois dessas dá pra considerar Corsair ou EVGA também.

 

EDIT: Eu to recomendando fonte e nem sei sua config... passai aí pra termos uma ideia melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a R9 280x:

https://www.google.com.br/search?q=R9+280X+TRI-X+PROBLEMS&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=wt58VJmUGKGX8Qfd84GYCA

 

E aqui no forum no tópico oficial dessa VGA tem muita reclamação da 280x no geral também.

 

Sobre a fonte:

http://www.hardwarebenchnews.com/wp-content/uploads/2012/09/easy-rail.png

 

Essa explicação acima é muito mais marketing da XFX com o seu Easy Rail, mas explica mais facilmente como funciona essa questão das linhas 12v. Mas como há controvérsias nessas teorias, é mais fácil você se preocurar em pegar uma fonte de qualidade antes de mais nada, como essa XFX que eu passei que é feita pela Seasonic ou uma Seasonic mesmo de 520w que também vai te atender muito bem.

 

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte-xfx-550w-ts-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box

https://www.guerradigital.net/fontes/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

 

Depois dessas dá pra considerar Corsair ou EVGA também.

 

EDIT: Eu to recomendando fonte e nem sei sua config... passai aí pra termos uma ideia melhor!

 

Joguei exatamente esse termo no google, vi que ela é muito bem avaliada na amazon e entrei em todos os outros links da primeira página, não vi sinceramente nenhum relato de problema critico, algo alarmante e tal.

 

No fórum eu não pesquisei, mas acredito que essas coisas podem ser particulares de cada fabricante não? um problema na XFX pode não acontecer na Sapphire, ou até mesmo problemas na dual-x da sapphire podem não acontecer nas linhas superiores como na vapor-x.

 

Eu concordo com suas ponderações e do Thund a respeito de sempre ter uma fonte de qualidade, principalmente que fontes ruins podem colocar todo o sistema a perder, mas sinceramente, minha fonte é velha mas pelo relatos ela é bem eficiente e vou tentar utiliza-la, sua potência de 600W segura muita coisa. Você fala das controvérsias a respeito desse lance de linhas, vou procurar mais informações para entender melhor a coisa toda, mas muito obrigado por ajudar.

 

No momento meu sistema é:

 

Processador:Core 2 Quad Q9650 (Stock)

Memória: 4x2GB DDR2 800 (Stock)

Placa Mãe: MSI P45 Neo (MS-7519)

Placa de vídeo: 9400 GT

SSD PNY 120 GB

2xHD's de 500GB

1 Fan extra (80 ou 90mm no máximo).

 

Com o Upgrade pretendo deixar o sistema assim:

Processador: i5 4690k

Cooler: water cooler antec kuhler h2o 650 (já comprado)

Memória: 2x4GB Kingston HyperFury-X (CL 10) (já comprada)

Placa mãe: MSI Z97-G45 Gaming (já comprada)

Placa de vídeo: Tendendo comprar a GTX 970 G1 Gaming

SSD PNY 120GB (já comprado)

1xHD 1TB Sata 3 64mb de cache (WD ou Seagate)

Gabinete PCYes Rhino com 3 Fans Azuis (já comprado)

 

No meu pouco conhecimento uma Corsair de 500W ou a EVGA 500B são suficientes para esse sistema, o que acha?

 

Edit: mas antes disso vou pegar esse meu (ótimo) Core 2 Quad Q9650 e vou fazer um overzin até 4.2 GHz vê como ele se comporta com uma nova placa de vídeo, o famoso gargalo. Pelo que já pesquisei ele chega no nível de um FX 6300 e i5 2500k em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei mais reclamações na gringa mesmo, mas enfim. Me desculpe ter insistido no assunto, é que mesmo eu sabendo dessas reclamações eu havia insistido e comprado uma 270x da MSI mês passado e tomei naquele lugar... em 1 semana tive que fazer RMA e voltei pra NVIDIA com uma GTX 760. Se antes da experiência eu já ficava com o pé atrás em recomendar a AMD, agora então... :(

 

Só posso te recomendar comprar na Guerra Digital. Lá o RMA funciona MUITO rapidamente, caso você venha a ter problemas.

 

Sobre sua config, usando esse site: http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

 

Sua config atual usa na média 330w já com o OC em 4.2ghz.

Sua config atual com o OC + 280x vai pra 500w em média

Trocando para o i5 de quarta geração sem OC + 280x fica 450w em média

Trocando para o i5 de quarta geração sem OC + 970 fica 370w em média

 

Olhando sua fonte atual percebi que ela tem 2 linhas de 18a, totalizando 36a. Exatamente como a minha OCZ 500w. Quando troquei minha VGA para uma 760 e comecei a fazer OC no meu processador, percebi muitas instabilidades. Resolvi o meu problema colocando uma fonte de qualidade e ATUAL. Acho que vale a pena você testar, mas muito provavelmente vai ter que trocar a fonte sim.

 

Espero ter ajudado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei mais reclamações na gringa mesmo, mas enfim. Me desculpe ter insistido no assunto, é que mesmo eu sabendo dessas reclamações eu havia insistido e comprado uma 270x da MSI mês passado e tomei naquele lugar... em 1 semana tive que fazer RMA e voltei pra NVIDIA com uma GTX 760. Se antes da experiência eu já ficava com o pé atrás em recomendar a AMD, agora então... :(

 

Só posso te recomendar comprar na Guerra Digital. Lá o RMA funciona MUITO rapidamente, caso você venha a ter problemas.

 

Sobre sua config, usando esse site: http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

 

Sua config atual usa na média 330w já com o OC em 4.2ghz.

Sua config atual com o OC + 280x vai pra 500w em média

Trocando para o i5 de quarta geração sem OC + 280x fica 450w em média

Trocando para o i5 de quarta geração sem OC + 970 fica 370w em média

 

Olhando sua fonte atual percebi que ela tem 2 linhas de 18a, totalizando 36a. Exatamente como a minha OCZ 500w. Quando troquei minha VGA para uma 760 e comecei a fazer OC no meu processador, percebi muitas instabilidades. Resolvi o meu problema colocando uma fonte de qualidade e ATUAL. Acho que vale a pena você testar, mas muito provavelmente vai ter que trocar a fonte sim.

 

Espero ter ajudado!

 

Pô cara, não peça desculpas e nem me entenda mal, fico grato com você estar me ajudando. Lendo seus comentários sobre problemas da 280x e mais a questão do consumo bem elevado dela eu praticamente a descartei, fico muito bolado que a AMD tanto na linha de GPU's quanto na de CPU's não consegue uma eficiência energética, seus produtos consomem demais (vide o FX 9590).

 

E tu acredita que tinha como plano C uma Sapphire R9 270X Dual-X, fiquei até a madrugada para tentar boletar uma no kabum e consegui, saiu por R$ 599 reais (um preço ótimo), qual era a sua 270X?, tenho um conhecido que tem uma e reclama da qualidade dos drivers da AMD, e realmente nessa questão a NVidia é superior. 

 

Atualmente não estou fazendo o OC no C2Q, o Water foi comprado mas não chegou ainda.

 

Que bom que essa minha fonte velha tem alguma semelhança com uma fonte boa como a OCZ 500W, espero que não tenha que trocar ela, mas se tiver paciência.

 

Vou fazer isso mesmo e se der problema vou pegar uma fonte atual, pelos seus cálculos uma de 500W teria uma folga de mais de 30%, pra mim é suficiente, não pretendo fazer Cross/SLI.

 

Acho que é isso, vou comprar a G1 Gamming mesmo, que pena a 280X pedir tanta energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A que eu tinha pegado era o da MSI modelo Twin Frozr. Me decepcionei totalmente e não estou muito certo se com a AMD ou com a MSI mesmo. Essa que você citou "Dual-X" é Sapphire. Eu nem cheguei a testar a qualidade dos drivers da AMD... não deu tempo! :D

 

Vá de 970 sem medo de ser feliz. E essa G1 Gaming é a melhor de todas de acordo com todos os reviews que eu já li.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Revivendo o tópico.

 

@DarkSideZin, acabei comprando uma Sapphire Dual-X R9 270X, decidi economizar a grana e aguardar o movimento da AMD e uma possível reduzida dos valores das GPUs dessa geração em 2015, até lá me divirto com uma 270X midend.

 

Pois bem, ainda estou sem a GPU, mas brincando de fazer overclock e com algumas dificuldades para estabilizar com clocks maiores que 3.7 GHz (que minha mobo segura com tudo no auto, testei no prime por 8 horas, testei algumas horas jogando e tudo liso, sem tela azul nem nada de errado).

 

Mando um print aqui pra começar minhas dúvidas:

 

JgCKkSb.png

 

Tem algo de errado com o que destaquei ou não tem nada a ver essa tensão acima do valor padrão (3V e 5V)?

 

Sistema:

 

Core 2 Quad Q9650

Antec kuhler h2o 650

Artic Silver MX-4

MSI P45 Neo

3 Fans de 120mm com led

SSD 120GB

2x HD 500GB

 

A fonte ainda é a antiga que citei anteriormente (tt purepower psh550s-s 600w)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JgCKkSb.png

Todas as tensões positivas, tem uma tolerância de 5% pra mais ou pra menos..

 

Se reparar bem, tá tudo fora do padrão.. Olha a tensão de 12V.. Com 10 Volts, seu PC estaria bem instável, provavelmente nem funcionaria.. 2,05 de VRAM é muito.. Nem DDR usava isso..

 

 

Se possível, teste com um multímetro, pra confirmar. Medição via software não é muito confiável..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as tensões positivas, tem uma tolerância de 5% pra mais ou pra menos..

 

Se reparar bem, tá tudo fora do padrão.. Olha a tensão de 12V.. Com 10 Volts, seu PC estaria bem instável, provavelmente nem funcionaria.. 2,05 de VRAM é muito.. Nem DDR usava isso..

 

 

Se possível, teste com um multímetro, pra confirmar. Medição via software não é muito confiável..

 

Não tenho multímetro pra testar, no HWMonitor está dizendo a mesma coisa.

 

Talvez testar outra fonte, não é?

 

Com relação a estabilidade, está tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!